Ontem, no primeiro comentário deste espaço, do amiGalo Ângelo Lages registrei – imediatamente – que merecia reflexão contratar ou promover a garotada. É que nosso imediatismo, condição minha e de muitos Atleticanos, cobra resultados em todos os jogos. Daí quando perde, via de regra, são os bois cansados ou os meninos que subiram sem fazer a adequada transição. Foi nessa que perdemos e só se revelaram na Europa jogadores como Mancini e Lincoln. Agora até o Savinho. Nossa impaciência e cobrança!
Pois que, aliado ao chamado do Ângelo – decano querido e apreciado neste espaço – passei a sexta-feira nesse exercício da efetiva necessidade convivendo com a urgência de resultados. Até penso, que noutros clubes essa situação possa existir, como vivo tão e somente Galo admito a supervalorização desse embate. Só que, aliado a esse conflito, vivemos um dia cheio de especulações.
Gente que chega e gente que sai. Me lembrei de certa ocasião, um desses tantos diretores de futebol que passaram pelo Galo, que me ligou sobre determinada menção que fiz aqui no blog. Conversamos, foi até uma prosa bem boa, mas ao final ele sinalizou que quando houvesse alguma contratação bombástica pela frente que me adiantaria para dar o furo. Da mesma maneira que assento diariamente aqui para redigir nossa resenha diária, quero dizer desarmado e sem ansiedade, disse a ele que o Canto do Galo não tem preocupação e intenção dessa ordem. Aqui, desde o início, o propósito e resenhar e fazer um bom debate em favor do Galo.
Ontem, pelas redes sociais, saíriam Paulinho e Arana. Por outro lado, a lista de contratações – faltando pequenos detalhes – estava recheada. Se Bernard já treina, Lyanco só aguarda a troca da documentação, Veras já se despediu dos companheiros do Corinthians, Alonso vai antecipar com a eliminação do Paraguai e Tales Magno está praticamente fechado. No final do dias as “fontes” informaram que o zagueiro esfriou e o atacante não vem mais para o Galo. Ah! E se fulano vem, significa que sicrano vai. Beltrano não seria a posição que necessitamos e se fosse noutro setor do campo temos os meninos que brilharam frente ao Internacional. Enfim, nada confirmado, muito dito e amanhã já temos o xará de Goiás pela frente. Com elenco curto, novamente com meia dúzia de jogadores no banco de reservas.
Reafirmo minha confiança que, seguramente, algumas novas caras irão chegar na janela e contando com o retorno dos contundidos e convocados, vamos ter um bom segundo semestre. Sobretudo, nas duas Copas (Libertadores e Brasil), mas não descarto uma surpreendente – para a mídia do eixo – recuperação no Brasileirão. Contratação, a meu entendimento, serão bem vindas, só após confirmadas e que sejam em setores que temos urgência. Confio nos garotos, sempre registro isso, como os quatro que se destacaram na quarta-feira. Matheus Mendes até merece ser mantido. Rômulo também. Já Paulo Vitor e Cadu, em setores congestionados, tem tudo para desbancar alguns que tem tido pouca utilização e quando entram zero de produtividade. Portanto, todos pedem passagem.
Mas, afinal, e esse é o objetivo dessa provocação. Contratar ou dar chance e rodagem aos meninos? Parece sim contraditório, mas como quero ver o Galo sempre favorito, arrisco em afirmar que não seria mal se todos brigassem por vaga no time. Queremos e precisamos, como aconteceu em 2021, contar com 20 jogadores em condição de titularidade o tempo todo. São dois jogos por semana e em três competições. Poupar jogador com excesso de jogos, vide Saravia – estourou pela sequência -, contusões e suspensões. Convocações não, quero que selecinha e outros países se danem, penso é só no meu (nosso) Galo. Até amanhã, cedinho aqui no blog e logo depois na nossa casa.
*fotos: Pedro Souza/Atlético
Sem público ou a liminar – apressadamente despachada pelo presidente do stjd – será revogada…
Depois de um primeiro tempo horroroso, pior que nas três derrotas seguidas para o mesmo…
Deveria estar aqui hoje, ainda que lamentando a justa perda da Copa do Brasil, focado…
“Serei Galo mesmo que a bola não entre, mesmo que a nossa casa se cale,…
Apesar do comportamento imbecil de alguns poucos torcedores, o Galo sai grande da competição. Essa…
Faltando nove jogos para o encerramento da temporada, o Galo tem dois deles como primordiais.…
View Comments
O Cadu está numa maré, hein...fez um golaço numa dessas partidas e o VARgabundo roubou o gol do garoto, depois fez outro belo gol mas estava realmente impedido. Já na última partida, subiu igual gente grande e deu uma cabeçada fulminante, mas tinha uma moleira do Igor Rabelo no caminho e o fidumaégua do juiz deu autoria do gol pro zagueiro do Galo.
Ô Cadu! Mete uns três amanhã no xará de Goiás.
Nobre Guru e demais amigos de fé no Galo. Decerto que o futebol aqui semeado por Mister Charles Miller nasceu com a
pureza e o romantismo que tornou o esporte a paixão tupiniquim. E outros "ismos" foram se agregando deste então , perfeccionismo, profissionalismo, capitalismo e o focado imediatismo. Um time de futebol hoje é uma casa açoitada por esses e outros ventos brabos e incessantes. E a única camisa a primordialmente habilitada a desafiá-los é a nossa, estendida destemidamente nas tempestades desde Roberto Drummond. Dos novos, Palácios também merece oportunidades.
Bom dia!
Teremos um pós jogo amanhã?
Savinho está jogando o fino da bola, mas era "foguete molhado". Eu acredito muito nos moleques que Milito tem lançado. Acredito também que a partir de julho nosso time vai ganhar e encantar.
Galooooooooo!
Bom dia xará e amigalos. Essa Copa América e as contusões tem sido prejudiciais para a regularidade das atuações do time do GALO mas benéfica aos garotos da base. Concordo com o Guru que Matheus Mendes e Rômulo já pedem passagem à titularidade. Quanto a Cadu e Alisson a coisa já é mais complicada tendo em vista a concorrência. Quanto aos reforços a carência de laterais é visível mas não é prioridade no entendimento da SAF e diretoria. Vamos aguardar o início de julho para tenhamos um elenco para realmente disputar os títulos da temporada.
E Paulo Vitor? Vejo grande potencial nele.
Verdade Guru. Paulo Vitor deveria ser mais utilizado nesse momento.
Na minha modesta opinião, embora tenhamos um elenco bom, podendo melhorar um pouco, ou seja, tal como disse o blogueiro democrático,para que tenhamos 20 jogadores em condições de jogar e bem, a diretoria, assessorada por gente competente, deveria contratar um jogador (não igual a um Ronaldinho Gaúcho ou Hulk, porque isso é praticamente impossível no mercado), mas que fosse próximo dos dois, para liderar e trazer mais libertadores prá nós. Digo isso, não porque entenda que o Hulk já acabou para o futebol, até porque sendo um atleta dos que mais se cuidam fisicamente que já vi, ainda tem lenha prá queimar. Porém, convenhamos, pela idade, e simplesmente pela idade, já não é e nem será o mesmo, torcendo eu para que encerre sua carreira no Galo, deixando sua marca indelével (que já está na nossa memória para sempre), como um dos maiores nomes da história do glorioso Galooooo! Vejam a selecinha ontem: foi carregada nas costas, praticamente, pelo genial Vini Jr, que agora deslanchou, o que vale dizer, bastou UM jogador para chamar o restante à responsabilidade!
Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
Sempre fui defensor da utilização da base, como solução economico- financeiro de qualquer time. O que adquirimos de bois cansados, com valores exorbitantes de salários e com pouca entrega, nos leva ao questinamento como você Ávila colocou:"imediatismo ou paciência ". Será que não foi o imediatismo que levou o galo à situação financeira caótica atual?
É um tema para uma boa reflexão!
Hoje é sempre, galo!!!
O campeonato brasileiro está totalmente em aberto. Acredito muito no galo , todos times terão fases ruins , campeonato longo que premia a regularidade . Nunca podemos, com um terço do campeonato , jogar a toalha . Lembrando que , é o caminho obrigatorio pro time disputar a libertadores do ano seguinte , ficar fora desta copa não é opção , nunca. Apequena o time, em todos os sentidos. Olhemos a zona de rebaixamento atual , com gigantes do nosso futebol lá , atolandoa cada rodada , inclusive o atual campeão , fluC , ostentando a lanterna. O alento que tenho é que parece que nossa diretoria está enxergando isto e buscando os tão necessarios reforços. Até aqui , jogadores, que na minha humilde opinião de torcedor, irão acrescentar ao nosso bom elenco tirular e os garotos da base pedindo passagem.A expectativa, de julho , que já chegou , é ótima , um tecnico que busca a vitoria e um time , pelo que pudemos ver, motivado . Acredito muito , amanh~, se Deus quiser , muita luta e a vitoria.
O horizonte que se anuncia é promissor. Teremos bons nomes na janela de julho: Bernard, Alonso, Fausto Vera, talvez mais 1 zagueiro e 1 atacante.
Nosso time titular é ótimo, mas faltam algumas peças de reposição. Todos sabem que um time campeão é formado por pelo menos 16 titulares. Foi assim em 2013 e também em 2021.
Os jovens do elenco precisam de tempo e oportunidades. Eles têm muito potencial e podem assumir papel importante no desenrolar do ano, mas sem pressão excessiva.
Portanto, com a chegada dos reforços e a maturação adequada dos crias da base, o Galo se torna real postulante aos títulos no segundo semestre.
Por agora, ainda é necessário paciência e sabedoria. Estamos no meio da tempestade. Mas vamos atravessá-la e veremos o Sol brilhar logo ali.
Amanhâ será jogo duro, e quarta-feira outra prova de fogo. A torcida tem obrigação de jogar junto! Deixem as vaias e chiliques para as redes sociais. Dentro do estádio é apoiar e gritar no ouvido dos adversários.
Saudações!
Parte 2
Contratar jogadores ou lançar a base? Esta dúvida não existe, pois a resposta certa são as duas coisas.
O problema está em ter um técnico que saiba administrar estas duas vertentes, mas como ultimamente somos moedores de técnico, quem chega, precisa dar resultado rápido e portanto ao invés de dar oportunidade para a base, precisa é colocar o time titular pra jogar.
Mas o lançamento da base tb tem um dedo na ferida e o paternalismo, camaradagem e proteção dos jogadores tidos como lideranças do time, que protegem os bois cansados que estão em eminente perigo de perder o seu lugar. É o que por exemplo aconteceu com o finado Edenilson e hoje vem acontecendo com Pedrinho.
E o maior exemplo é o Palmeiras, que tem um técnico consolidado, que lança jogadores e não dá preferência para os tidos medalhões.
E para finalizar, colocar a culpa na falta e paciência da torcida é tampar o sol com a peneira porque a impaciência da torcida é com qualquer jogador e se o cria da base estiver em um time que está jogando mal, com certeza será cobrado como os outros atletas. Isto faz parte do amadurecimento.
Salve Massa e Guru
Parte 1
As categorias de base do Galo são um fracasso, porque não tem gente competente para administrá-la, simples assim.
Enquanto em outros times se investe a cada dia mais, por aqui as coisas vão minguando e sem dinheiro e ousadia, a busca por talentos se torna mais difícil.
E nem vou falar da tal panelinha (já denunciada) de empresários que têm como certa a presença de seus jogadores no clube, com isto, qualquer garoto que tenha talento, mas não tem costa quente, prefere jogar em outros times, principalmente no micróbio verde.
Há dois dias pergunto por aqui: o que este tal de Damiani ainda está fazendo no clube, pois nunca mostrou resultado em seu trabalho.
O Clube quer melhorar? Ponha dinheiro no bolso e vá atrás dos melhores. Busque um diretor de base bom e técnicos de base que realmente saibam revelar jogadores, feche a porta aos empresários e façam capitação de talentos em qualquer lugar, inclusive no exterior se for o caso.