Categories: blogueirosfutebol

Ser Atleticano é um Ato de Fé

Max Pereira
@pretono46871088
@MaxGuaramax2012

Há 62 anos assisti, pela primeira vez em minha vida, o Atlético jogar ao vivo, sentado nos ombros do meu velho e saudoso pai. Era uma noite fresca e com ar de chuva de uma quarta-feira que lá vai distante. Onde? No velho estádio Antônio Carlos, onde hoje se ergue o Shopping Diamond Mall. Naquela época 95% da população de BH era atleticana. Por isso, e até hoje, Galo e povo é uma coisa só. Para mim e para todo o sempre, amém. Embora os tempos sejam outros, com crescimento e diversificação da população, a massa do Galo continua absoluta em Minas. E a paixão cada vez mais desmedida e inexplicável.

O vermelho foi sempre uma cor que me chamou a atenção. Sempre foi a cor de minha preferência. Meu lápis de cor preferido era vermelho. E o casamento com o preto e branco tatuado em meu coração foi perfeito. Afinal, qual é a cor da crista do Galo? Vermelha, claro.

Lembro também de uma manhã de outra quarta-feira. Não era a quarta-feira do Goulart. Mas não era uma manhã de quarta-feira como as outras. Do outro lado do mundo o rival entrava em campo para disputar o título mundial interclubes, também conhecido, na época, como Copa Toyota, contra o Borussia Dortmund da Alemanha, então campeão europeu. Com um 2 x 0 que não deixava dúvidas, o Borussia entrou para sempre nos corações atleticanos. Um foguetório varreu os céus cujo horizonte ficou ainda mais belo do que nunca. Após o jogo assisti a uma das cenas mais lúdicas, emblemáticas e impressionantes de toda a minha vida. Uma demonstração de que, para a paixão atleticana não existe limites e, principalmente, barreiras.

De um lado, um senhor negro, de aproximadamente cinquenta e poucos anos, maltratado pela vida e, provavelmente morador de rua, bailava feliz, ora cantando o hino do Atlético, ora entoando o grito de Galo. A par da velha camisa preta e branca suja e surrada, a alegria estampada naquele rosto coberto por uma barba crescida e suja, um sorriso de um gozo profundo revelava os poucos dentes enegrecidos que ele ainda tinha em sua boca, não deixava dúvida de que aquele corpo já decrépito e, profundamente marcado por uma vida dura e difícil, era sacudido por um espírito atleticano.

De outro, uma senhora, balzaquiana, aboletada ao volante de seu carro caríssimo, estava absolutamente igualada a ele pela mesma paixão. Ela abriu totalmente o vidro de sua janela e esticou os braços finos e elegantes, pontuados por um solitário que se destacava em seu anular esquerdo. Sorrindo e também bailando como podia a aquela senhora também entoava o grito de Galôôôô.

E o que era impossível em condições normais de temperatura e pressão, aconteceu diante dos meus olhos. Aqueles dois seres, completamente diferenciados pelas vidas que levavam, por alguns momentos que pareceram eternos, transpuseram todas as barreiras que a escala social lhes impunha e, acredite quem quiser, deram-se as mãos e bailaram juntos, cantando o hino mais lindo do mundo. Eles eram atleticanos e isso bastava. Nada mais importava. Toda e qualquer diferença não tinha, naquele momento, nenhuma importância. Por um breve é mágico momento foram absolutamente iguais.

Ao final desse texto quero render uma homenagem a uma atleticana fantástica que tive a honra e alegria de conhecer: Lambreta, folclórica moradora de rua e mascote dos estudantes de engenharia naqueles tempos nada dourados, que viveu sua vida em preto e branco e nada mais importou.

Com estas memórias, embaralhadas, dentre outras, pelas lembranças do queixo no peito e no ombro do Beija-Flor Dadá, da genialidade do Rei e da magia do bruxo R10, confesso que ainda acredito no título. Quem quiser saber mais desses personagens e conhecer outras historias do Galo acesse https://www.falagalo.com.br/preto-no-branco/marcas-de-uma-paixao-em-preto-e-branco-historias-ou-estorias-quem-sabe/ e leia o artigo “MARCAS DE UMA PAIXÃO EM PRETO E BRANCO: HISTÓRIAS OU ESTÓRIAS? QUEM SABE?”, Coluna Preto no Branco no Fala Galo.

Blogueiro

View Comments

    • Será que um dia alguém ainda vai ter coragem de "botar a boKa na lata" e denunciAr quem Levou rios de dinheiro com a Ida do Atlético para aquela pociLga?

  • Oi Eduardo, Max e Amigos, boa tarde!

    Legal o texto de hoje. Sempre é bom refrescar a memória.

    O Galo do passado me empolgava mais. Talvez pela raça e o amor que aqueles jogadores, quando em campo, honravam a nossa Instituição e o nosso Manto Sagrado.

    Hoje é diferente, o próprio futebol mudou muito.

    Na maioria das vezes, os times como um todo são formados por jogadores forasteiros.

    Vida que segue. Amanhã é o confronto com o falecido Vasco. Aí é que mora o perigo. O Galo adora ressuscitar defuntos.

    Sem esperanças pelo título, permaneço na torcida para que conquistemos uma bela e convincente vitória.

    Com o secador ligado, torço também para que os principais concorrentes tropecem e que nossas chances de título estejam vivas.

    Cinquenta anos de bico seco me incomoda demais.

    Boa sorte para todos nós.

    Saudações Alvinegras,

  • De férias estou, graças a Deus. Mas o futebol, não. E o Galo, como sempre, indo para o buraco a passos largos, capitaneado, como sempre nessas empreitadas, por Ricardo, o Pior. Isso é razão suficiente para eu vir aqui nesse blog fazer novas suposições acerca do futuro nada promissor do clube.

    E faço isso, claro, sem ter que dar satisfação a ninguém. Quanto mais a gente por quem não nutro qualquer simpatia. É livre aqui? Acho que ainda sim.

    E se venho ou deixo de vir, isso é assunto exclusivo meu. Venho quando quero, quando quero me vou. É bem simples.

    Hoje, necessário dizer algo inédito. FORA SAMPAOLI. E eu aqui fiz até um mea-culpa, dizendo que Sampaoli meio que me "enganou", mas acho que nao. Sampaoli só passou a ser péssimo dos péssimos quando 7C, o segundo pior, já sabia que nada mandava, e que o clube estava, de fato, nas maos de Ricardo, o Pior.
    Daí, dá-lhe Tiki-Taka a la Tite, o Péssimo. Se aquilo é técnico, eu sou o Papa.
    Marketing puro.

    Pode trazer DEUS, que nas maos de Ricardo, o Pior, vira o capeta.

    E Tardelli é melhor que qualquer atacante do Galo escalado para o jogo contra o vascaindo.

    Apenas Fora Sampaoli.

    A situação do Galo é tão ruim que julgo ser relevante registrar minha insatisfação aqui. Faço-o, portanto.

    Apenas Fora Sampaoli. Horroroso.
    Mas nao ao ponto de ser um Ricardo. Isso nao.
    Por que, como dizia minha antiga professora de Educaçao Artistica, o que é perfeito, é arte. Até o perfeito incompetente.
    E, nisso, Ricardo, o Pior, é imbatível. É um artista, e é pura arte.
    Me lembra aquela obra, O GRITO... Horrível, e perfeita. Perfeitamente horrível.
    Esse é Ricardo, o Pior.

    Apenas Fora Sampaoli.
    E, Kalil... me ajuda aí, né?
    Você é o melhor, mas tá devendo.

  • Salve, Massa, Max e Guru!

    Já com o pensamento no próximo jogo e ainda confiante de que estamos firmes na disputa do título, sigo também confiando no time.
    Jogo de extremos: ou vamos ressuscitar nosso complexo de Robin Hood (tira dos ricos e dar aos pobres) ou vamos ter uma vitória acachapante, porque o desespero do time Cruzmaltino pode servir de arapuca para eles, se partirem pra cima do galo.
    A figura chave neste jogo será Sampaoli que se usar da sensatez, coerência e principalmente inteligência, poderá sair de São Janu com um ótimo resultado.
    Para tanto deverá não só escalar bem, mas principalmente se tiver que mexer no time, que escale jogadores compromissados e capacitados.
    Aliás, falando em coerência. Não foi El pelado que pediu jogadores experientes porque o elenco era muito jovem? Ai num jogo de suma importância e pegado na hora de substituir me coloca o Calebe e Borrero.
    Se liga “Sampaoli”

  • 1 - O ex rival na B e o Galo campeão BR... O final dos sonhos de todo atleticano. Oh Galão, faz essa - Massa feliz, joguem por nós. Agora temos 8 finais. Chegou a hora da onça beber água. São aqueles jogos que o Guardiola diz que decidem o campeonato.
    2 - O Fla embalou, acho difícil perder mais pontos, desponta como favoritaço. O que resta ao Galo é somente preocupar com si próprio, fazer a sua parte. Vamos lá, 8 vitórias. E isso passa pelo jogo de sábado contra o Vasco. Só a vitória interessa.
    3 - Preocupa a quantidade de jogos em que o Galo toma gol depois de 30 do 2t. O time se desconcentra. E isso vem de muito tempo. Tendo chance, mata o jogo logo. O time precisa ser mais malandro pra segurar resultado, tem que "furar" a bola. Dois exemplos: empates contra inter e Grêmio.
    CHEGOU A HORA DA VERDADE. o EX RIVAL preparando festa para os 50 anos sem título do BR, já pensaram que balde de água fria??? EU ACREDITO NO GALO.

  • Boa tarde a todos!
    05 pontos de diferença do líder com um jogo a menos. O CAMpeonato ainda está aberto.
    Que o GALO pare de se sabotar;
    Que o Iluminado, e estudioso treinador não fique de invencionices e que coloque esses caras pra treinar finalizações;
    Que os atletas entendam a importância de levantar um BR, tanto para o currículo deles e principalmente para nós torcedores. Eles passam, o legado fica...
    Que o GALO esqueça desse complexo "Robin Hood" e passe o trator no Vaxxco, como fez no 1º turno . Nada menos do que a vitória amanhã. Nada menos do que os 03 pontos.
    Um jogo por vez. Uma final por vez.
    Vamo GALO.. Vamo GALO!!
    Saudações!

  • PARABÉNS MAX PEREIRA PELO BELO TEXTO.
    MAS , COM UMA RESSALVA , GALO DE VERMELHO , NÃO DÁ , CRUZ CREDO , DEUS NOS LIVRE.
    O GALO É PRETO E BRANCO , AS DUAS CORES DA MINHA PREFERÊNCIA , E DEVE CONTINUAR ASSIM , PARA TODO O SEMPRE. AMÉM.
    QUE SAUDADE DO MINEIRÃO COM MAIS DE 100.000 PESSOAS , ATRÁS DE UM MAR DE BANDEIRAS ALVINEGRAS EM LISTAS COMO DEVE SER. UM ESPETÁCULO À PARTE. UM SHOW.
    OBS - NÃO GOSTO DESSAS BANDEIRAS DE HOJE DE ALGUMAS TORCIDAS ORGANIZADAS. SÃO DESCARACTERIZADAS E FEIAS. PÉSSIMO GOSTO.
    ANTES DO JOGO CONTRA O GRÊMIO EU ESCREVI :
    SE NÃO GANHARMOS DO GRÊMIO É PORQUE NÃO TEMOS TIME PARA SER CAMPEÃO.
    REPITO :
    SE NÃO GANHARMOS DO VASCO É PORQUE NÃO TEMOS TIME , NEM "TÉCNICO" PARA SER CAMPEÕES .
    SAMPAOLI ERROU FEIO NAS SUBSTITUIÇÕES , O TIME VINHA BEM , APÓS AS MUDANÇAS CAIU DE PRODUÇÃO.
    ALÉM DISSO , O GALO ESTÁ CANSANDO NO SEGUNDO TEMPO. O PREPARO FÍSICO ESTÁ A DESEJAR.
    E VOLTO A DIZER , TIME SEM UM EXTRAORDINÁRIO GOLEIRO NÃO GANHA TÍTULO E NÃO TEMOS ESSA IMPORTANTÍSSIMA PEÇA .
    EM 1971 TÍNHAMOS O EXCELENTE RENATO E EM 2013 / 2014 TÍNHAMOS VÍTOR FAZENDO VERDADEIROS MILAGRES.
    A DIRETORIA NÃO PODE IR NA ONDA DE SAMPAOLI ,
    "PRECISAMOS DE UM GOLEIRO " .

    • Prezado Paulo.,

      Jogar excepcionalmente com a camisa vermelha da FMF e por de joelhos a seleção canarinha tricampeã do mundo não tem preço e ficou na história.

      O Galo já jogou também de camisa amarela e calção azul anil e, por mais de uma vez. Para quem não sabe ou não se lembra o Atlético envergou por mais de uma vez o uniforme da seleção brasileira e dobrou algumas das melhores seleções do mundo na época. Yoguslávia, antes da guerra fratricida que a dividiu em quatro países, Rússia, Hungria e também o Spartak da antiga Checoslováquia, outro país cindido após a queda da União Soviética, experimentaram o poderio do Galo canarinho.

      O time tcheco era na época base da forte seleção de seu país e um dos mais poderosos do velho continente.

      Em todos estes jogos, embora a casca não fosse preta e branca, o sangue e a crista vermelhos do Galo Forte vingador estavam presentes.

      Um momento, porém, eliminou qualquer dúvida que por ventura ainda restasse de que quem estava em campo de fato era mesmo o alvinegro das Gerais. É que, após balancar as redes de Félix, fazendo o gol da vitória do Galo sobre o Brasil. Dário Peito de Aço comemorou mostrando para a massa que por baixo da camisa vermelha ele usava o manto sagrado. O Mineirão explodiu.

  • Por vezes falo que não vou mais participar desse Blog, mas volto. A minha “desculpa”, sem enrubescer, é dizer que estava de TPM quando fiz tal afirmação. Já outros aí...
    Desculpa esfarrapada, volto porque textos como esse de hoje deixam meu coração quentinho.
    Eu amo conhecer histórias da minha gente Preta e Branca, obrigada, Max.
    Dia desses o Viana, carinhoso como só ele sabe ser (né Vuvy) me disse entender não ter sido um bom negócio a troca do Paulo Isidoro pelo Éder. Eu era muito pequena não entendia (ainda não entendo) nada de futebol para opinar se foi bom ou não. São dois Gigantes.
    Essa lembrança disparou um gatilho em mim: Éder foi meu primeiro ídolo como jogador, como muso também. Oh, homem bonito!
    Então pensei, fato é que as crianças de hoje não têm um ídolo para chamar de seu, o último foi/é São Victor que nos ajudou a termos a “Libertação”, e não foi apenas com Fé.
    Precisamos do Título para fidelizarmos as crianças de hoje, sobretudo para confortarmos as crianças que um dia fomos e tanto sonhamos. Mas só o “ Ato de Fé” não basta, pois “a Fé sem obras é morta”.
    Pra cima deles, Galo!

    -
    Paulo Silva,
    Você sempre tem razão, devo me poupar. O Time (e Sampaoli) já consomem minhas energias por demais.

  • Pergunta que não quer calar...

    Porquê a Diretoria Atleticana não apresenta um projeto para um ZAGUEIRO que jogue pelo lado direto da defesa?????

    Nada contra o Hulk vir jogar no nosso CAM, mas nesse momento, a defesa precisa ser reforçada por um ZAGUEIRO de respeito, do tipo chegar e assumir a posição de titular ao lado do Alonso, simples assim!!!!!!

    Daqui a pouco começa outro Brasileirão/Libertadores/Copa do Brasil e com Rever em fim de carreira, Rabelo e Gabriel, as chances de conquistas diminui bastante!!!!!

  • Imagino que hoje seja um grande dia para o blog e para qualquer atleticano que crie conteúdo e se posicione de forma crítica!
    O CAPACHO SANGUESSUGA que ficava ligando em jornal e mandando tirar faixa foi DEMITIDO!
    Obrigado Sergio Coelho, nessa você acertou!
    Salário? 50 mil reais
    Adeus, Domenico, seu COVARDE! NÃO VOLTE NUNCA MAIS!

Recent Posts

Hoje é dia de pescar Dourado

Nessa caminhada, jogo a jogo, em três frentes e numa delas até buscando credenciar a…

14 horas ago

Pitacos Atleticanos e patacoadas dos outros

Nesse curtíssimo intervalo sem jogos, pós vitórias seguidas pelo Brasileiro e Libertadores – adicionadas ao…

2 dias ago

Maratona desafiadora para quem é Forte e Vingador

Nossa quarta-feira, diferente de tempos recentes filipinos, foi de alto astral. É que sob o…

3 dias ago

Três sofridos pontos

Estão no dia a dia Atleticano, frases que se eternizam e misturam com a nossa…

4 dias ago

Nas três frentes hoje é dia de Libertadores

Time grande e favorito em todas as competições que participa, sequer tem tempo para comemorar…

5 dias ago

Ainda sobre a vitória e focando noutra competição

Início de semana, segundona animada – expressão que ameaça outros e não a Atleticanos -,…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!