Categories: blogueirosfutebol

Semana de decisão

De hoje até quinta-feira Belo Horizonte vive o clima de mais um clássico regional. Mesmo depois do confronto, seja qual for o resultado, por alguns dias esse ambiente ainda vai dominar as vias públicas e bares da capital dos mineiros. Seja qual for a torcida a comemorar, não irá determinar o fim da outra, notadamente se prevalecer a lógica pela situação de momento deste mata mata eliminatório. Digo isso, pois nós Atleticanos, que não carregamos no caso a condição de favorito, jamais deixamos de usar a camisa do Galo e gritar esse nome de guerra do nosso time do coração. Estou, e somos quase unanimidade – tem um ou outro – que não esconde a cara nos maus momentos. Isso é coisa de torcedor modinha.

O favoritismo do outro lado da lagoa é incontestável, nem por isso o Atleticano se entrega. Galo é de briga, não perde e tampouco morre de véspera. Já vi de tudo nesse confronto. O Galo entrar completo e o adversário sem dez jogadores que foram expulsos em rodada anterior, pois perdemos o jogo. Ganhamos a semana toda, na hora H, a soberba e o favoritismo foram derrotados. Na via contrária, igualmente pude assistir a arrogância debochar de um time vingador e voltar para casa camuflado e discretamente. Que o diga um tal de Ricardo Goulart, aquele da “quarta-feira tem mais”. É jogo imprevisível.

Nem por isso, ser de difícil prognóstico, tira o favoritismo de quem fora de casa construiu uma considerável vantagem de dois gols. Durante esse final de semana participei de muitas resenhas sobre o jogo da semana. Percebo a maioria dos amiGalos tranquilos com relação à partida. Tem uns poucos, os mesmos de sempre, já derrotados e cheios de razão para essa condição. Nem diria derrotistas, até porque entre eles estão aqueles que em 2021 criticaram durante a bela temporada, apontando erros e defeitos, mas depois dos títulos sumiram. Perfil de quem torce contra, em nome de outras razões inconfessáveis quanto ao Galo. Politicagem interna.

Tem os otimistas, até exagerados, acreditando que Sampaoli já vai chegar fazendo milagres. Isso me dá um sentimento de dubiedade. Medo de ser assim e concomitante desejoso que seja dessa maneira. E muitos, onde estacionei meu pensar, que será uma missão dificílima, porém não impossível. Uma certeza eu tenho, seja qual for o resultado final da disputa dessa vaga para as semifinais da Copa Brasil, o Torcedor do Galo está de volta com sua confiança. Graças a contratação do Sampaoli, que – ao que ouço – tirou muita gente acomodada da zona de conforto. Parece que, diferente do interino Lucas Gonçalves, já vai mandar a campo uma formação com alterações daquilo que vinha sendo insistência do Cuca. Fausto Vera, nosso único volante de ofício, deve fazer a cabeça de área, setor muito vulnerável nas recentes derrotas que colecionamos.

Não espero milagres, mas confio numa mudança de postura e – mais que isso – comprometimento e brio dos jogadores que forem escolhidos pelo novo treinador. Adoro a ideia de os jogadores no gramado motivarem o Torcedor na arquibancada e não a via contrária. Nos jogos recentes, a Massa tentava e tentava, mas em campo não havia reação. Se essa mudança acontecer, anotem, vamos surpreender muito cornetarista de obra pronta. Sobretudo quem sequer conhece o caminho de Minas Gerais. Gente que tem outras razões e motivações para atacar ao Galo. Intensidade e suar nosso manto é o mínimo que esses profissionais, bem pagos e com os salários em dia, podem oferecer aos dez milhões de Atleticanos em torno do mundo.

Com uma consideração, temos um bom elenco – ainda que totalmente desequilibrado -, que não poderá ser reforçado até o final do ano. São com esses que nós vamos em busca de reverter na Copa do Brasil, avançar na Sul-americana (dias 17 e 24 próximos, valendo vaga nas semifinais) e recuperar no Brasileirão. Até porque, para a temporada seguinte, nosso planejamento depende das colocações em cada competição. Vaga na Libertadores, pelas Copas só com o título e no nacional tem de ganhar várias posições na tabela. Sul-americana? De novo? Não! Ou pior, nada disso e ainda seguir flertando com medo da parte de baixo. Tá nas mãos do Sampaoli e como já disse nos pés dos jogadores. Se tudo der certo, no melhor possível dos mundos, depois sim virando a temporada ouvir os pedidos do treinador para as competições do ano seguinte. Que assim seja!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

Blogueiro

View Comments

  • Bom dia,

    A coisa começa a melhorar quando percebemos jogadores pedirem pelo técnico, foi o caso explícito do Alonso e Hulk, simplesmente dois líderes do grupo, seguido por Arana que em momento algum destes anos deixou de elogiar o ganho em seu futebol na era Sampaoli1, Everson é outro que demonstra gratidão.
    Se isso não contagiar o grupo ainda temos os excluídos e porque não dizer queimados pelo Cuca, por um esquema esquisito ou sendo claro, a falta de um esquema, que podem renascer das cinzas.
    Eu acredito muito, como todo Atleticano.
    Não me iludo de uma virada na quinta, mais uma virada de chave e um final de ano com um time de dar gosto ao atleticano.
    Expectativa criada e alimentada novamente, assim deve ser o sentimento do torcedor, então vamos apoiar e torcer.
    Aqui é Galo!

  • Bom dia xará e amigalos. É esperar pra ver o elenco responder as mudanças em tão pouco tempo. Tomara que Sampaoli consiga tirar leite de pedra de alguns jogadores e fazer com que o time do GALO jogue coletivamente. Em se tratando do clássico o outro time joga com regularidade e tem um bom treinador. E Cuca entregou parte da rapadura e a classificação antecipadamente mas milagres acontecem....Quem sabe o milagre de Sãopaoli vai calar a mariada e teremos 3 x 0 gols com dois gols de Júnior Santos e um de Bernard!!!

  • Bom dia, Atleticanos, Sampaoli é adepto do jogo posicional (que nada tem a ver com jogar parado, mantendo posição, é justamente o contrário. Milito tbm jogava assim, Guardiola talvez seja o maior expoente dos usuários desse sistema. Com isso, alguns jogadores que haviam perdido espaço, como o Fausto Vera, poderão ter outras oportunidades. Estou confiante, porém não estou iludido. Nossas chances aumentam consideravelmente, mas ainda é difícil. De qualquer forma, mesmo sendo contrário a troca de treinador durante a temporada, vejo muitos aspectos positivos na chegada do Sampaoli, principalmente pelo seu perfil agitado e intenso, penso que apenas alguém assim seria capaz de chacoalhar nosso acomodado elenco. Vamos que vamos, GALO SEMPRE! SAN

  • Bom dia Amigalos.
    Momento importante no time do Atlético que tem pela frente várias empreitadas, a primeira delas será a decisão da vaga para as semi-finais da Copa do Brasil. Serão 8 títulos em campo, apenas 2 do CAM. Mas sem falar na parte da arrogância, soberba do "quarta-feira tem mais", agora seria assim né: quinta-feira tem mais. Ricardo Goulart a parte. Vamos ao confronto. Esse tal de favoritismo é muito perigoso, não acho que seja apenas do Cruzeiro, como vocês sabem, eu respeito e muito o Atlético-MG. Sampaoli é um treinador que foi revelado para o futebol brasileiro pelo Atlético, por isso digo que os dois possuem uma grande identidade. Se o Atlético já faz 1 X 0 nos primeiros 15 minutos a coisa já muda muito. Então o certo é ter respeito pelo adversário e seguir naquela máxima, futebol é pescado e lambari é jogado.

  • Salve Massa e Guru

    O que esperar de Sampaoli?
    Espero que ele nos tire do buraco que Cuca nos meteu, que é o perigo da zona da degola, simples assim.
    Tenho dito que esta é nossa meta para 2025 e que qualquer coisa que vier a mais será lucro.
    Ai sim, em 2026 limpando a casa com uma barca cheia e trazendo reforços na concepção real da palavra, poderemos almejar voos mais altos.
    Já em relação ao jogo, entendo que o outro lado só tem a vantagem do placar, porque o campo não é deles e a torcida modinha, já foi frustrada várias vezes pelo Galo e foi um Chororô danado.
    A nosso favor a incógnita: como virá o Galo para esta decisão? Tente do lado de lá que nem tá dormindo direito.
    Perderam o Mineiro nas mesmas condições de agora.
    Quando se fala de Galo, alguém duvida que o raio possa cair no mesmo lugar?

  • Na minha modesta opinião, se perdermos a CB na quinta-feira próxima, a única esperança será a SA. Acho que estou dizendo o óbvio, embora, para o nosso Galo, mais que os outros concorrentes, as coisas sempre foram muito difíceis e não será surpresa alguma que ganhe até os dois certames. Aí, se perder, só restará o brasileirão, para o qual ainda estamos longe dos 45 pontos, mas, repito, que em se tratando do Galo, novamente pode entrar num fase boa e até entrar no G-6. Elenco fechado e é com ele que teremos de contar, sempre torcendo muito para que algo dê certo neste tenebroso 2025. Aqui é Galo enquanto vivermos!

    • Quase sempre a mudança de treinador traz benefícios imediatos para um time de futebol e convenhamos, o que se via com o Cuca no comando era de doer o coração e arder os olhos.

      Vida nova com a chegada do Sampaoli que têm para o momento, mudar tudo de ruim que o time apresenta dentro de campo como falta de entrosamento, de conjunto, de jogadas ensaiadas, de atitude com e sem a bola, de fazer gols e por aí vai.

      Pior do que estava com certeza não fica e com esse pensamento, o torcedor Atleticano têm sua esperança renovada para uma arrancada de vitórias.

      Na minha humilde opinião, Sampaoli aceitou o convite pois sabe que têm condições de acertar esse time já agora com o que têm disponível e depois, ao final da temporada, montar um elenco mais qualificado de acordo com suas idéias.

      Eu acredito!!!

Recent Posts

A arbitragem segue um escárnio

É histórico, mas nada é tão ruim que não possa piorar. Lá na cbf, onde…

9 horas ago

Faltando dois jogos para definir semifinalistas

O desenho está bem rascunhado, ainda que tenha suspeições de coisa mal feita. Faltando essas…

1 dia ago

Está de volta o time da virada

Não fosse aquela safadeza da arbitragem na quarta-feira, frente ao Palmeiras pelo Brasileiro, estaríamos comemorando…

2 dias ago

Sem dar chance ao azar

Sem Lodi, Maycon, Dudu, Hulk e até os discutíveis Alonso e Bernard, o Galo viajou…

3 dias ago

“Diga-me com quem andas”

“E eu lhe direi quem tu és”. É um provérbio que me foi dito pela…

4 dias ago

Galo roubado mais uma vez

Fazer abordagem histórica dessa putaria da cbf, stjd e arbitragem já não me estimula. Esses…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!