Exatos 13 – cabalísticos – dias após conquistar o Brasileiro, o Galo confirmou a condição de melhor time do Brasil ao vencer também a Copa do Brasil. A festa prossegue hoje pela manhã e, seguramente, pelo dias que restam desse 2021. Eu voltei por volta de 3h30m dessa noite, deixando a porta da sede ainda lotada e no caminho vendo muita gente pelas ruas no trajeto pra casa. Levantei cedinho, para o exercício dessa missão de postar uma resenha para nossa prosa do dia seguinte. Foram três títulos, além dos dois nacionais, também o Mineiro. Alguns preferem chamar de tríplice coroa. Respeito, a hora é de comemorar.
Pois bem, o jogo não foi diferente do imaginado. Exatamente às 19h51m recebi uma ligação do nosso amiGalo Ricardo Galuppo, que nos brinda quinzenalmente com seu belo texto recheada de invejável memória. Se dizendo tranquilo, porém – igual a mim e sem assumir – ansioso pelo apito final da partida que nem havia começado. Acordamos que era de se esperar um adversário pilhado, provocando e abusando da violência.
Nem imaginava, que nesse mesmo tempo que estávamos ao telefone, marginais travestidos de torcedores estavam apedrejando o ônibus da delegação Atleticana no trajeto para o estádio. Esses mesmos tipo de bandidos, ao que soube, já haviam atacado até com arma de fogo parte da Torcida Atleticana que viajou de Belo Horizonte até Curitiba – via terrestre – por mil quilômetros e cerca de 13 horas. Treze de novo!
Se a falta de cordialidade e reciprocidade do tratamento recebido no domingo em Belo Horizonte, era explícita nas ruas, no estádio a direção paranaense seguiu o mesmo roteiro. Aqui foram bem tratados, lá mostraram o espírito antiesportivo. Pois o jogo começou e a previsão do Galuppo e minha se confirmou. O jogador Kayser (lembra uma calopsita), que em Belo Horizonte tentou tumultuar a partida, repetia seu desespero tentando provocar e até machucar jogador do Galo. Saiu contundido e chorando, comprovando que o castigo chega a quem deseja o mal.
Em meio a esse roteiro proposto pela equipe paranaense, o Galo foi – aos poucos – acalmando o furacão e fazendo o adversário transformar numa brisa em campo. Foi assim que saiu o primeiro gol Atleticano, frente ao time que fez uma cerveja perder a letra H no nome, num ataque fulminante que passou pelos pés de Vargas, depois Zaracho até a finalização do iluminado Keno. O jogo continuou intenso, mas com amplo domínio do nosso Galo carijó. O Paranaense, embora abalado com a elasticidade do placar agregado, seguia com um absurdo de número de faltas cometidas.
Veio o segundo tempo, o Galo cozinhando o cronômetro, cedeu espaço e chegou até a ser ameaçado, mas a ineficácia do ataque adversário – comandado por Pedro Rocha, que frente ao Galo se empolga (fez um gol por um time mineiro num chute casual e parece se motivar com o feito) – colaborava com as nossas pretensões. Até que veio o segundo gol do nosso Galo. Um precioso passe de Savarino deixou o letal Hulk na frente do goleiro. O artilheiro do Brasileiro e agora da Copa do Brasil repetiu o toque por cobertura, na saída afoita e desesperada do goleiro, dando início a festa da conquista. No final, acho que caprichosamente, para consolidar os seis a um, tomamos o tento do adversário.
Assim como no Brasileiro, o Galo mereceu o título. Foram dez jogos, com nove vitórias e uma única derrota – ou seja – 90% de aproveitamento. Superou todos os recordes em conquistas dessa competição. Marcamos 22 vezes e sofremos apenas seis gols. Hulk foi o artilheiro com oito tentos assinalados. Destaque para toda a equipe, muito bem comandada pelo Cuca, registrando as duas belas partidas do Igor Rabello nas finais. Chamado para substituir Nathan Silva e Rever – que seria o imediato – o zagueiro foi perfeito.
Duro foi assistir na TV, comandada por gente do eixo, daí sintonizo uma emissora mineira – cujo dono é benfeitor do Galo e o locutor é meu amigo com quem eu presto meu trabalho profissional – tendo de ouvir esse abestado comentarista de arbitragem. Esse moço, quando árbitro definiu três brasileiros com erros absurdos, num deles em prejuízo do Galo em 1999. Voltei para a TV, pois o Galo vencendo o jogo, no intervalo o locutor exaltava a possibilidade do “milagre de Curitiba”. Foi o mesmo, que com essa equipe, transmitiu jogo do Vasco – pela série B com adversário de Minas – e não percebeu gol anulado dos cariocas. Só após o final da partida, advertido, pediu desculpas. Que profissionalismo. Valha-me!
Mas ao que interessa a mim e a você, caríssima Atleticana da gema e caro amiGalo, estamos vivendo o início de um ciclo vitorioso. Que assim seja! Ao presidente e sua diretoria, comissão técnica e jogadores só me cabe expressar e externar meu reconhecimento e agradecimento por – como grafei no título do post de ontem – nos proporcionar o melhor ano de nossas vidas. Que 2022 seja ainda melhor. Isso foi só o começo!
*fotos: Pedro Souza/Atlético
Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…
Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…
O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…
Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…
Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…
Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…
View Comments
Ir do inferno, com a eliminação para o AFOGADOS, ao céu com a gloria de 02 bicampeonatos incontestáveis!!!
kkkkkkk, somente o Galo !!!
Estamos sempre juntos!
VAI GALO!!! AGORA VAMOS RUMO O TRI!!
De fato o CUCA é o melhor treinador do Brasil, ótimo!
Mas não podemos esquecer que o Sampaoli com toda sua doideira e safadeza solicitou bastante jogadores que constituem a espinha dorsal do time.
Galo jogou com calma e inteligência. 1o jogo - Retranca: foi p cima e meteu gols. Recuou, viu o desespero do Valentim e meteu mais gols.
2o jogo: só aguardar... Uma bola e gol. Outra bola e gol de novo. O Valentim deve estar sem saber o que aconteceu até agora.
Não só o Cuca como todo mundo evoluiu neste ano. Cuca aprendeu a enfrentar retrancas. Hulk ao valorizar mais os pênaltis, Nathan ao não vacilar mais na zaga, zaracho absurdamente, Keno... time hj está muito azeitado, com esquema de jogo definido. Queria p o ano que vem mais um zagueiro, um lateral direito e que o Diego Costa não se vá... Se ainda o Edenilson vier daí fechou. Dá gosto de ver os jogos, como na era R49.
Desculpe, prezado
Mas o time de 2021 é infinitamente superior ao de 2013.
Melhor dizendo, o time de 2021 é o melhor Galo de todos os tempos.
Só como exemplo, o Galo de Cerezo (que já livrou o CSA de um rebaixamento nos anos 90, fazendo até um gol), Reinaldo, Paulo Isidoro, Palhinha, Eder era excelente, mas ganhou o que ?
Acho que em 2022 tá pintando um mundial por aí.
Quem viver verá.
A ficha ainda vai demorar a cair com relação aos recordes e feitos históricos desse Galo 2021.
Já entramos pra história. Estamos vivendo um momento único, inesquecível.
O Atlético não é apenas o melhor time do país, ele é o melhor time da América do Sul, não tenho nenhum dúvida. E a partir de agora, nossa ambição, (ou melhor, nossa obsessão) passar a ser a reconquista da Libertadores.
Tudo indica que os próximos anos serão tão vitoriosos quanto este. Temos gestão altamente profissional, aliada à enorme capacidade e qualidade dos jogadores e comissão técnica.
Meus amigos, tenho fé que vamos impor uma dinastia no futebol brasileiro. Isso é Clube Atlético Mineiro! Tantas vezes humilhado e sacaneado, agora estamos no topo. E de lá não sairemos tão cedo!
Gaaaalloooooooooooooo
Boa tarde Eduardo e Atleticanos! o ano de 2021 esta marcado com um dos mais vitoriosos do Galo e e para ser comemorado com uma grande celebração do natal. Alias ontem parecia que o time tinha total domínio de consciência de correr o suficiente para conquistar o título . se tivesse se empenhado faria outros quatro a zero.
Agora é acompanhar se haverá grandes mudanças no elenco e se, elas acontecerem, teremos reposições a altura? Pelo que venho acompanhado se fala em Vidal, Marcelo, Edenilson. Para mim não traria de jeito nenhum Vidal e Edenilson, Um por estar em final de carreira e não ser jogador decisivo . O outro por ter um preço de aquisição absurdo que não compensa o investimento em relação ao que poder entregar ao Time. O Marcelo se vier sem custos talvez poderia ser uma boa opção, mas somente se negociar ou o Arana ou o Dodô.
Se vier alguém para melhorar o elenco creio ser jogador de destaque internacional e com alto investimento . vamos aguardar. Saudações campensíssima do Galão da massa
O Galão ganhou mais uma vez, ai credo!
O Galão ganhou mais uma vez, ai credo!
O Galão ganhou mais uma vez, ai credo!
Foi preciso passar 50 anos no deserto para entrar na terra prometida. É bem verdade que no meio do caminho foi nos dado um refresco. Afinal, era 2013 e 13 é Galo. E a força para ganhar era tão incontida que se espraiou em 2014.
Mas o período de provação foi concluído. Cheio de sinais. Fomos campeões brasileiro, confirmado matematicamente, quando chegamos aos 81 pontos. Para lembrar do maior roubo da história do futebol mundial que ocorreu em 1981.
Depois fechamos com 84 pontos. Apenas para abrir 13 do segundo. E treze é Galo.
E se era pouco, 13 dias depois, campeão também da Copa do Brasil.
Tudo isso num ano em que fizemos o 'triplete alvinegro' enquanto o outro lado garantiu a 'tríplice coroa da vergonha'.
Pois é. A urucubaca mudou de lado. Para nós, a porteira se abriu.
Porque depois da tempestade vem a bonança. Que significa 'tempo calmo, com vento fraco'. Nada de furacão à nossa vista!
E depois da caminhada no deserto, por cinquenta anos, vem aí 50 anos de prosperidade e glória.
Vai Galo! Vai para o seu lugar de direito. Nós que nunca te abandonamos estaremos junto com você por onde você for. Mesmo quando não estivermos mais aqui para ver suas glórias. Porque você é eterno!
O Galão ganhou mais uma vez, ai credo!
O Galão ganhou mais uma vez, ai credo!
O Galão ganhou mais uma vez, ai credo!
O torcedor Atleticano merece demais esse momento mágico e portanto, venho aqui somente para parabenizar a todos nós por nunca termos desistido do nosso time do coração, o tão amado CAM!!!
De tantas sacanagens que nos fizeram ao longo da nossa história, mal sabiam eles que tudo isso só iria nos fortalecer mais e fazer do Atleticano, o torcedor mais apaixonado do MUNDO, fato!!!
E como no hino, uma vez até morrer!!!
Feliz Natal a todos e um 2022 repleto de saúde e mais alegrias!!!
----CUCA , APOIEI A CONTRATAÇÃO E DIGO , É O MELHOR TÉCNICO DO FUTEBOL BRASILEIRO.
E O MAIOR TÉCNICO DA HISTÓRIA DO GALO , AO LADO DO GRANDE TELÊ SANTANA.
BOA TARDE A TODOS .
É TRI - BI - CAMPEÃO.
E A GRANDE CONQUISTA DA TRÍPLICE COROA (NÃO TENHO NENHUM PROBLEMA) , É TRÍPLICE COROA SIM (PORQUE NÃO?)
----ALLAN NESSA TEMPORADA CONFIRMOU O EXTRAORDINÁRIO JOGADOR QUE É , UM CRAQUE , MAS COM MUITA RAÇA .
----ALLAN É A CARA DO GALO , ENCARNA A MESMA RAÇA DO GRANDE CINCUNEGUI .
-----E DE HU...HU...HU... HULK , O QUE FALAR ??? SIMPLESMENTE O MELHOR JOGADOR DO FUTEBOL BRASILEIRO.
----MARIANO , QUE GRANDE LATERAL DIREITO .
----KENO , NA MELHOR FAZE DE SUA CARREIRA.
----NACHO FERNANDES , UM SUPER CRAQUE , MAESTRO NO MEIO CAMPO.
----ARANA , O MELHOR LATERAL ESQUERDO DO BRASIL.
----ZARACHO , JAIR , VARGAS ,
TODOS GRANDES CRAQUES.
---- RÉVER , NATAN SANTOS , RABELO , JÚNIOR ALONSO , EXCELENTES JOGADORES .
----EVERSON , EU ME PENITENCIO POR CRITICAR TANTO ESSE GOLEIRO , QUE EVOLUIU E SE TRANSFORMOU EM UM DOS MELHORES DO BRASIL.
----SAVARINO , O SAVALIZO , E OUTROS , TODOS ESTÃO DE PARABÉNS.
AQUI É GALO.
GAAAAAALÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔ.
AmiGalos, que ano ESPETACULAR!!! ESTAMOS VENDO A HISTÓRIA PASSAR EM FRENTE DE NOSSOS OLHOS.
Na minha opinião, o melhor Galo de todos os tempos... Sensacional.
Eu acompanho este blog desde o início, como foi complicado nos anos anteriores, péssimas gestões Nepomuceno, Sette Câmara, Alexandre Gallo, Rui Costa, estagiários como técnicos, (sim é preciso lembrar deles), para nunca mais acontecer.
Agora é outro momento, o Galo está em outro patamar, como diria um atleticano que joga num time do Rio. Mas uma coisa reconheço, não fosse o Sette bater na porta do Menin, hoje não estaríamos vivendo estas conquistas.
É hora de comemorar, mas é hora também de planejar 2022. É logo ali. Acredito que 4 reforços pontuais resolvem bem (mais um zagueiro, um volante e dois atacantes de velocidade), já prevendo que alguns vão sair.
Os outros times vão se planejar, principalmente o Flamengo. Eles não se conformam de perder pro Galo. Palmeiras e Corinthians virão fortes também. O Galo tem tudo para continuar brilhando, o Caetano sabe o que faz. E agora, essencial, que o Cuca permaneça, não tem outro no Brasil com a qualidade dele.
Confio num 2022 muito bom, objetivo Libertadores e Mundial.