Categories: blogueirosfutebol

Recuperar o Turco perdido

Foram sete meses, com duas conquistas medianas – Mineiro e Supercopa -, que construíram uma falsa ilusão nos nossos sonhos Atleticanos. Tenho por norma de conduta, buscar apoiar ao time do Galo sejam quais forem os dirigentes, treinadores e jogadores. Já vivenciei Paulo Cury, Nedo Xavier e tantos jogadores medíocres, sem perder, por um instante, a minha paixão em preto e branco.

Os tempos agora são outros, felizmente, sendo que o Galo caminha a passos largos – salvo melhor juízo – para um futuro irreversível. Refiro a gestão financeira/administrativa e como consequência no futebol que é o carro chefe dessa paixão de milhões de Atleticanos. E, buscando corrigir o desvio de rota, ontem (re)começou a terceira era Cuca no comando do time.

Vitorioso em suas duas passagens anteriores (Libertadores na primeira e Brasileiro com Copa do Brasil na segunda), o treinador terá a difícil missão de – em prazo curto – resgatar o futebol que o recente comandante jogou pelo ralo. Flávio Domenico, que mencionei aqui domingo, fala em memória tática. Creio que se aqueles jogadores que atuaram com o treinador ano passado colocarem em prática o que fizeram, começamos a recuperação já no domingo dentro do Beira-Rio.

Em sua (re)apresentação, Cuca foi muito sincero ao responder jornalistas em entrevista coletiva. Consciente da grande expetativa que o Torcedor deposita no seu trabalho, não tangenciou nas respostas. Disse que conhece o elenco e o potencial da maioria dos jogadores, que trabalharam com ele até dezembro. Reconheceu ainda, que o elenco atual é mais forte ainda que o da última temporada com as contratações desde o início do ano e as recentes que já atuaram nas duas últimas partidas.

Sobre a reação, no caso do Brasileiro, faltando um turno – 19 rodadas – o treinador disse que o desafio é vencer 15 partidas. Lembrando que no mesmo número de jogos do primeiro turno, o Galo foi vitorioso em apenas oito deles, empatando outras oito e perdendo três jogos, somando 32 pontos. Ano passado, fechou o primeiro turno com 42 pontos em 13 vitórias, apenas três empates e igual número de derrotas.

Coincidentemente no segundo turno esses números se repetiram e ao final fomos campeões com 84 pontos, somando 26 vitórias, seis empates e seis derrotas. O desafio é enorme! Repetir essa façanha é impossível, reconheço. Mas, caso o time demonstre reação imediata e esqueça o desmonte e desmanche que o argentino/turco deixou, não acho inviável sonhar com o título. Em condições, claro, muito mais complicadas que no ano passado.

Por outro lado, mesmo considerando que a equipe precisa melhorar muito, temos o desafio da Copa Libertadores. Já daqui exata uma semana, vamos para o mata mata com o Palmeiras, com a primeira partida em Belo Horizonte. Caso Cuca consiga devolver a confiança ao elenco, definir a equipe e dar ritmo aos jogadores, não seria surpresa vencer e encaminhar a classificação na Libertadores. Basta uma única coisa. Comprometimento!

Sou extremamente confiante, as vezes sofro muito com isso, mas é meu jeito Atleticano de ser. Quem já viveu as decepções dos anos 70, 80, 90, o rebaixamento de 2005 (uma temporada apenas) também já comemorou 1971 (BR), 2013 (LIB), 2014 (CB) e 2021 (BR/CB) – este duplamente – e ainda as duas taças Conmebol (1992/1997), Campeão dos Campeões (1978), Série B (2006), Supercopa (2022) e dezenas de Mineiros.

Com esse espírito e pensamento, declaro e decreto a mim mesmo que o ano de 2022 recomeçou ontem. Ou melhor, na sexta-feira, quando a diretoria – finalmente – demitiu o fraco El Turco pela manhã e no início da noite do mesmo dia anunciou o retorno do Cuca. Eu e milhões de Atleticanos superamos a dor e a revolta da maneira que ele – Cuca – nos deixou no final do ano passado e vivemos agora a melhor expectativa para o restante de uma temporada que anunciava perdida.

Que assim seja. Afinal, aqui é Gaaalooo, po##@!

PS: Estarrecido estou lendo e me informando sobre a reunião de ontem dos clubes das séries A e B com esse presidente da Comissão de Arbitragem. Se tiver tempo e saco, posto à tarde – naquele horário de 13h13m – algo sobre mais essa farsa da cbf.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

Blogueiro

View Comments

  • Boa noite.
    Não faz parte do assunto do post, mas achei importante alertar.
    Tem uma matéria na Globo, na qual uma comentarista mostra revolta com o retorno do Cuca, criticando veementemente a direção e a torcida, que pediu o Cuca. Critica a falta de memória da Massa, comparando os afastamentos de Cuca da Comissão Técnica do Galo e do Palmeiras, SEM MOTIVO JUSTO. e ainda imiscuiu o assunto do processo contra o Cuca no assunto,
    Para mim, uma pseudo-jornalista, que quer aparecer e não aceita a soberania do Galo em 2021.

    • E no Flamídia omitem casos muito mais cabulosos de gente contratada. Enfim, isso é o que faz a imprensa do eixo.

  • O time precisa de ajustes defensivos urgentes. Nossa fraqueza está em gols tolos que temos tomado. Tenho visto Flamerda e parmêra jogar. Sempre que possível, eles matam com falta as tentativas de saída rápida dos adversários. Usam muito as faltas táticas para interromper os lances. O Galo precisa aprender a usar mais. E pra isto ocorrer entendo que deve fazer o mesmo do ano passado, sacar o naX0000 imediatamente, é uma figura quase sempre nula em campo, os adversários já perceber isto,....passa tbm em recuperar o bom futebol do Jair e principalmente do Arana que até agora faz uma péssima temporada, parece que está se achando o Roberto Carlos,....e claro, o ataque não pode ficar só na dependência do Hulk né!! Pra vaga do Nacho, acho que temos 3 boas opções; Rubens que inexplicavelmente foi encostado pelo MULAMED e ninguém questionou; temos tbm o Pedrinho que possui características semelhantes ao argentino e o Pavon que parece estar com sede de jogar,....meu time;
    Everson
    Mariano
    Qq um menos Rever
    Alonso
    Arana
    Alan
    Jair
    Zaracho
    Rubens (Pedrinho, Pavon);
    Hulk
    Keno.

  • Palmeiras tem CÚrintia, Flamídia e FLORminenC nas rodadas 22ª, 23ª e 24ªalém do GALO na 28ª dos quais três são na casa do adversário, incluindo contra o GALO; ganhar domingo GALO porr......vou arrumar uma vaga na comissão técnica do CAM viu!!!!

  • Bom dia! Esta derrota domingo foi uma lástima!! Três pontos de extrema importância pra brigar pelo título, portanto se quisermos ainda sonhar acordados com o tri, ficamos na obrigação de ganhar domingo lá em Porto Alegre; vai ser sofrimento com certeza; time está muito preso, se conseguir jogar com mais naturalidade, pode sim vencer! Acho que o Palmeiras não ganha do Ceará em Fortaleza domingo, e como disse, temos uma sequência de 6 jogos dentro/fora contra adversários muito inferiores e os porcos além do confronto direto aqui, têm jogo contra o CÚrintia no Itaquerão,....enfim, é ruim ficar fazendo projeções, mas agora é pagar pela cagada do Rodrigo Caetano ao insistir em contratar e manter um incapacitado pra treinar o CAM, lamentável!!!!

  • Achei sensacional o título da postagem de hoje... sem pedância, parece que foi escrito por mim... Rsssssss! Abraços, blogueiro!

  • Bom dia xará e amigalos!
    Atitude, comprometimento, determinação, vontade de vencer mesmo que por 1x0. Isso tudo que não vi no Mineirão durante o segundo tempo é o desafio de Cuca no comando do GALO. Vamos aguardar....

  • Prezados AmiGalos
    O Cuca tem que acertar a defesa com urgência. Tomamos pelo menos 4 gols com bolas lançadas da direita pra esquerda e os caras marcando na pequena área ( 2 contra o Flamengo, 1 contra o Curitiba e 1 contra o Corinthians). Não temos uma cobertura eficiente. Com o Guga jogando então... . Aliás o que o Guga fala com os jogadores na hora das batidas de falta? O cara não sabe cruzar, não sabe bater escanteio e nem falta. E fica dando conselho. Trouxemos vários jogadores e nem um reserva pro Mariano. Um dos problemas urgentes pro Cuca resolver.
    Um abraço a todos

  • Bom dia!
    Que o Galo ganhe tudo o que ainda resta nessa temporada, mas é muita sacanagem que o senhor Cuca fez com o Galo. A diretoria tinha tudo planejado até a inauguração da Arena, o time azeitado, contrato com o treinador em vigor, aí o cara simplesmente, mais uma vez abandona o barco e agora chega como salvador da pátria, derramando "amores" pelo Galo e faz um outro contrato astronômico. E a diretoria aceita um absurdo desse e ainda distribui certificado de otário pra todo mundo.
    Ê Galo!! Estão "te amando demais!"

    • GALO ROBERTO ,

      ouvi ou li outro dia torcedor a dizer : " vocês viram o que o Cuca fez ? Esnobou o Flamengo e disse que o Galo era o ÚNICO time que o faria deixar a aposentadoria de lado" .

      E enalteceu mais uma vez o poder que o Atlético tem em conquistar os corações ( ?!?!? ) dos profissionais que por aqui passam .

      Aí o cara chega SEM NENHUM COMPROMISSO , dado às dificuldades do time nos torneios que disputa , e tem a complacência da torcida , que aceita tudo sem questionar nada .

      Se colar , colou .
      Assim é fácil demais da conta !
      Oportunismo aí é mato !

      É PRACABÁ !!!

      • Pois é, caro Barata. É o amor "Tardellico", que sempre deixou sua "paixão atleticana" pra fazer seu pé de meia.

      • Detesto concordar com algo, Barata, mas desta vez não tenho escolha... Sacanagem!!!! Abraços, querido!

  • Assisti a live de Breno Galante e voce , Eduardo de Avila , espetacular. O seu justo e oportuno desabafo sobre a bandidagem do apito ,pode saber, calou fundo. Sem meias palavras, embasado nos vergonhosos fatos que cercam esta corja que comanda nosso futebol. O grito de basta term que ser assim, digo e repito , que somente temem a opiniao publica , vide 2021, quando arrefeceram nas recorrentes falcatruas , com nosso presidente colocando a boca no trombone, exigindo um basta. A sua indignacao , justa, pode crer, traduziu nossa revolta com este tipo de coisa. Parabens , e pelas palavras do Breno , voce , personna non grata na cbfdp , motivo de orgulho para nos, para saberem que nao concordamos com esta sujeira que tentam nos enfiar goela abaixo. Na outra parte da live, Breno discorreu sobre nossas chances no brasileirao, digo que estamos vivissimos no campeonato , concordo sobre a tabela, estamos vivos, sim, PRINCIPALMENTE AGORA QUE TEMOS TREINADOR

  • Sobre ser torcedor de um time e o que eu espero dele em campo eu não tenho essa de ser forjado em nada .

    A história do Clube foi sendo contada e a gente foi vivendo o que tinha pra viver .

    Sucesso , alegria , raiva (ódio, nunca) decepção , tudo faz parte .

    Hoje em dia , já bem rodado , eu vejo o Atlético , como TIME , ser usado e abusado por uma gente tão MEDÍOCRE que é um espanto .

    A última da "galera" :
    se o MANSO recuperar a MEMÓRIA TÁTICA ( seja lá o que isso possa ser ) do ano passado, já será meio caminho andado para a recuperação.

    Crendeuspai !!!

    • Amigo Barata , apesar de nao concordarmos em algumas coisa, respeito sua opiniao e o seu sagrado direito de falar, voce , aquele tipo de torcedor "forjado" no alambrado , no cimento da arquibancada , o tipo de torcedor que ama o clube, mas nao abre mao da corneta, do que pensa , se Deus quiser um dia sentaremos numa mesa de bar e resenharemos coisa do galo, causos das nossas decadas de torcedor.Quando leio os termos futuristas nas cronicas, penso em como voce deve estar soltando cremDeuspai, epracaba e rio bastante. memoria tatica , mais uma perola. Ate mais , amigo

    • Relaxe, tente relativizar. Uma vida leve e suave supera tudo isso. Vivemos uma era de transição, isso requer paciência e permanente reciclagem, atualização e aceitação. Caso contrário, corremos o sério risco da condenação à ranzizice, o que só nos faria muito mal. Estou beirando os 65 e reciclo diariamente. Meditação é um bom caminho.

      • Caro Barata

        Primeiramente bacana nosso embate acerca de Allan ontem. Cada um expondo suas ideias e opiniões sem agressões e sem imposição. Ontem vc me questionou que se havia escutado algum comentarista não elogiar jogador.
        Vc em parte está certo, mas quando o jogador não é digno de elogios ele simplesmente não é citado. Este é meu argumento na defesa do jogador. Mas isto não quer dizer que ele não merece críticas ou pelas suas jogadas ou pelo seu comportamento ao levar cartões.

Recent Posts

A quem interessa a pilhagem

Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…

11 horas ago

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

1 dia ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

2 dias ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

3 dias ago

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

4 dias ago

É com isso que eu vou?

Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!