Teorias existem muitas, entretanto, cada um aplica de acordo com o interesse da tese defendida. No caso nosso, dos Torcedores, a única intenção é ver e ter um time aguerrido e vitorioso, como sempre caracterizou o nosso Clube Atlético Mineiro em seus já quase 110 anos de existência. Nunca é demais repetir, com o mesmo nome e as mesmas cores.
Ao longo deste tempo, formamos equipes imbatíveis, e orgulhosamente somos os únicos entre todos os clubes mineiros que sempre disputamos a primeira divisão no Estado. Todos os demais, da capital e do interior, já experimentaram o gosto de ficar fora da elite do futebol mineiro.
Pois bem, depois de anos extraordinários sob a batuta do ex-presidente Alexandre Kalil, atualmente ocupado com a condição de Prefeito da Cidade do Galo – que atende também pelo nome de Belo Horizonte –, seus sucessores não vêm obtendo o mesmo sucesso. Embora, ambos (o anterior e o atual) tenham sido indicados e apoiados por Kalil.
Surgem, então, as teorias que chamei a atenção no início. Os defensores e pertencentes a este grupo político interno afirmam que “time que está ganhando não se mexe”, daí, as vitórias esmagadoras numa eleição onde votam menos de 400 conselheiros, escolhidos a dedo pelo mesmo grupo que comanda o Galo.
Não só nas eleições para a diretoria, também na aprovação de propostas orçamentárias e suas execuções. Outras deliberações, como a recente venda de 50,1% do Diamond para fazer frente às despesas da construção da Arena do Galo (o nosso estádio próprio).
Do outro lado, a oposição defende a alternância de poder no clube. Enumeram casos de sucessores eleitos sob a chancela de determinados administradores ou governantes que não conseguiram o mesmo sucesso do líder desta facção. Ocorre que, aí é opinião pessoal do blogueiro, infelizmente dois fatores têm sido prejudiciais.
O primeiro deles é que os pequenos grupos de oposição no Galo são pulverizados, inconsistentes e ocasionais. O outro, seguramente o mais complexo. O colégio eleitoral, nos termos estatutários, pode e deve ser considerado “contaminado”, uma vez que o Conselho é montado praticamente ou, até mesmo, realmente sob a mesa do presidente em exercício. No caso de momento do Galo, com a participação ativa e efetiva do ex-presidente Kalil. Falo isso com tranquilidade, uma vez que fui conselheiro por três mandatos, eleito e retirado do Conselho, nestas condições, embora noutro momento.
Qual a melhor e única maneira de sair desse círculo vicioso? Ampliar o colégio eleitoral, claro. Não sei se com a participação dos associados dos clubes ou com todos os sócios-torcedores e de todas as categorias. Isso é assunto para juristas e pessoas mais qualificadas que este blogueiro para discutir e avançar. “Eu sou apenas um rapaz, mineiro do Araxá, sem dinheiro no bolso, sem parentes importantes e vindo do interior”, fazendo plagio ao saudoso Belchior. Mas, entendo que a discussão é válida.
Vou mais além. A acomodação – por melhor que sejam as intenções de qualquer mandatário – gera a sensação da falta de necessidade em dar satisfação aos interessados. No caso, os Torcedores. Ainda, para omitir eventuais e possíveis falhas, procurar responsáveis em momentos de crise. Sem entrar no mérito filosófico e ideológico, isso vale para todo e qualquer grupo político, independente de que lado esteja neste contexto.
Só para fechar, tivéssemos dois grupos definidos e fortes dentro do Galo, seguramente não estaríamos experimentando este sabor amargo de início de temporada. E mais, uma nova gestão – se eleita pela oposição ou situação – deveria, ao assumir, promover uma minuciosa auditoria do que encontrou. Só assim, com este tipo de zelo, o maior e grande patrimônio do clube estaria sendo respeitado. O Torcedor!
Em tempo: Kalil, o Alexandre, com aquele seu jeito mal-humorado e assustador, tem algo que outros não conseguem entender e repetir. Empatia com o Atleticano. Assim é admirado e respeitado, diferente dos Mauricinhos, engravatados e vaidosos. Essa última, então, não cabe do lado de cá da Lagoa.
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
Bom dia, só hoje li a coluna. Não tenho nada a acrescentar nos primeiros comentários(excelente, Paulo Silva). Acho, sem querer dizer o óbvio, que é dinheiro que faz o time; portanto, vamos ter paciência- a direção do Kalil nos deixou orgulhosos, mas não seria nada sem a injeção de dinheiro dos investidores. E ele é e sempre vai ser doidão, meio irresponsável. A nova diretoria quer dar um basta em dívidas eternas. E concordo com o Max: Edgardo Bauza é um grande nome.Eu sou um pouco suspeito , conheço o Marcelo Oliveira, sei que ele é atleticano e que precisaria de tempo- pelo menos um ano e meio a dois- para montar uma equipe que seja organizada e vencedora .
ATLETICO 2018 - DISPENSARAM OS FIGURÕES QUE LEVAVAM FORTUNA DO CLUBE E NÃO JOGAVAM MAIS, OTIMO. TEM QUE RESOLVER LOGO A SITUAÇÃO DO FRED, SENÃO O CRUZEIRO VAI QUERER IDENIZAÇÃO.
OS REFORÇOS ANUNCIADOS SÃO TODOS RESERVAS ENCOSTADOS NOS CLUBES, QUE ALIAS PAGAM PARTE DE SEUS SALÁRIOS PARA FICAREM LIVRES DELES. (INCLUSIVE 3 DELES FOI REJEITADO PELO CUCA, AGORA OS APRESENTAM COMO REFORÇO, OBVIO QUE O CUCA VAI ESTAR FORA.)
ATLÉTICO ESTÁ COM MENTALIDADE E TIME DE SERIE B, COMO VAI ENCONTRAR TÉCNICO DE RENOME E CAPACIDADE SE O TIME NÃO CORRESPONDE.
Bom dia a todos,
OUTRO DIA FIZ O SEGUINTE COMENTÁRIO AQUI: SERÁ QUE ALGUM TREINADOR VAI QUERER ASSUMIR O GALO?
PELO QUE VEMOS, NINGUÉM ESTÁ QUERENDO... NÃO É POR CAUSA DO PROTESTO DA ASSOCIAÇÃO DOS TREINADORES NÃO. É SIM POR DOIS MOTIVOS;
1- O GALO NÃO TEM TIME PARA BRIGAR POR NADA ESSE ANO. NEM O MINEIRO. E O TREINADOR QUE PEGAR A BARCA, VAI ASSUMIR SUPER PRESSIONADO, POIS SABE QUE A TORCIDA QUERIA O CUCA.
2- O TREINADOR QUE PEGAR A BARCA, SABE QUE EM FUNÇÃO DA PRESSÃO, PELO FRACO ELENCO E PELA POSTURA DA DIRETORIA DO GALO, SEUS DIAS NO COMANDO, SERÃO POUCOS. ASSUMIRÁ SABENDO QUE SERÁ DEMITIDO EM BREVE.
ATÉ ACHO QUE POR ISSO, QUEM ASSUMIR A BARCA, VAI FAZER UM CONTRATO, SE RESGUARDANDO, SOBRE A PREVISÍVEL DEMISSÃO, OU SEJA, VAI COLOCAR UMA MULTA MUITO ALTA.
REZEMOS SENHORES!!! QUEM TEM FÉ...
Olá, amigos confrades atleticanos!
A minha sugestão para treinador do Galo é o argentino Edgardo Bauza. Enquanto esteve no São Paulo, tirou leite de pedra de um time apenas medíocre. Ainda acredito que nosso elenco é superior àquele do São Paulo que nos eliminou naa quartas da Libertadores. Um grande abraço a todos
"Kalil, o Alexandre, com aquele seu jeito mal-humorado e assustador, tem algo que outros não conseguem entender e repetir. Empatia com o Atleticano. Assim é admirado e respeitado, diferente dos Mauricinhos, engravatados e vaidosos"
Mas ele comanda esse bando de incompetentes que aí estão, qual a diferença deles para os paulo afonsos (com minúsculas mesmo) da vida?
Paulo Afonso foi presidente do América, décadas atrás. Nada tem a ver com o Galo.
Todos as posições do time , que foram trocadas , não são a altura dos que sairão deste de 2014 , ano da copa brasil ...Inclusive a ´´Diretoria´´ ...Com a desculpa que são do mesmo nível E NÃO SÃO . Para quem vai em todos os jogos do galo é simples assim......Obrigado .
Que notícia boa! Enquanto estamos mergulhados nesse mar de incertezas, o Botafogo da Paraíba está invicto na temporada. Em outros tempos isso jamais seria uma variável que nos tirasse o sono ou mesmo merecesse atenção, contudo na conjuntura atual... Chegue logo comandante! Tome o controle da barca e não nos deixe afundar. ?
Caro bloguero,
Vc tá de parabéns, sem dúvida, condução democrática. VIVA A DEMOCRACIA. Se for candidato a algum cargo no condomínio, conte com o meu indisfarçável apoio e da família em peso...Qnt ao nosso CAM tá à deriva. A turma reaça q sempre acha q a torcida é a culpada vai começar a encher o saco de novo, prá blindar. Torcida é prá apoiar e ficar quieta: "SENTA AÍ!" Isso é ideológico, irmão. Preferem tirar a responsabilidade das péssimas escolhas e do SEM PROJETO das costas de quem tem a caneta mão...a situação é bem antiga no clube e é a mesma q levou o Clube à derrocada 2005 e viveu o auge das conquistas recentes. Querem separar, esse joio é melhor q aquele...O q separa Kalil dos outros é q investiu no time, no elenco e no Clube. Mas agora temos q remar de novo...o time atual, formatado dessa maneira, fatalmente nos levará à queda. Ñ é isso q queremos...REFORMULA 7. E vamos em frente...
um comuna reclamando de democracia, olha como eu estou surpreso!!
Ia citar uns dados históricos para o Sr. Walter, que parece desconhecer ou ignorar, mas em respeito ao "já deu" do prezado blogueiro, vou deixar pra lá.
Repito a você o mesmo apelo feito a ele, vamos falar de Galo.
Queridos, melhor guitarrista do brasil: Lucio MAia!
Não disputo eleição, caro. Já o fiz duas vezes, eleito na primeira e derrotado na segunda. Vale dizer, prazo de validade venceu. Mas, aquele momento foi muito valioso, aprendi o verdadeiro e real sentido da democracia e liberdade. Até quando isso te agride. Faz parte. E me ajuda muito no blog. Sigamos. Aqui é só Galo, por#@!
Caro Barba,
AQUI É GALO, mas qnd agride um nosso irmão, fico puto. Tá lá, no desfile da Paraíso da Tuiuti, q mostra um TUCANO na gaiola...Além do parentesco, achei esquisito por causa da "causa", "a defesa dos animais", " a defesa dos inocentes e justos", x "crimes ambientais". Alguém aí já viu um TUCANO preso? Vaza, irmão, a jato!...
Li certa ocasião que a democracia é péssima, mas - entretanto - ainda não inventaram nada melhor.
Convivo bem com pessoas muito diferentes e confesso que uma dificuldade que encontro é perceber que todos jogamos iguais. Gente que pensa, filosofica e ideologicamente como eu, faz o mesmo que condena naqueles que pensam e agem diferentes.
Uma pena. Quanto ao que enviou, se me permite, o assunto está fora do contexto e acho que "já deu". Doravante, lamentavelmente, terei de fazer o que tanto condeno. Talvez seja essa a intenção. À proposito, o termo JABA no jornalismo é um tanto diferente do que imagina estar aplicando.
Abraços e Galo Sempre!
Boa tarde. Este time do Galo pratica um futebol LESMA, assim como é LESMA essa Presidencia e Diretoria de Futebol. Vou repetir quantas vezes forem necessárias. Desde Marcelo Oliveira, este time, que teve algumas alterações, não sabe marcar. Passaram-se alguns treinadores e as deficiências na marcação continuam as mesmas. Nepomuceno não percebeu isso e nem o Sr. Sette Camara parece que não percebe. Leo Silva, Gabriel, Fábio Santos e o péssimo Xavier fazem o mesmo futebol defensivo da época de Marcelo Oliveira. Os mesmos defeitos.No quesito meio de campo a mesma coisa. Sem marcação e sem criação há alguns anos. Nepomuceno e Sette não entendem do riscado e enquanto alguém da diretoria não enxergar isso vamos correr sérios riscos no Brasileirão. O que menos me incomoda neste momento é o nome do novo treinador. REFLITAM: ACHAM MESMO QUE O NOVO TREINADOR VAI FAZER A ZAGA E OS DOIS FRACOS LATERAIS JOGAREM BEM COMO NUM PASSE DE MÁGICAS? SE NÃO ABRIR O BOLSO E CONTRATAR JOGADOR PARA SOMAR NO TIME VAMOS AFUNDAR COMO NUM MAR DE LAMA!!!
AMIGALOS.... infelizmente o mundo do futebol é nebuloso e bandido. Não existe e não vai existir transparência. As negociatas envolvendo jogadores, técnicos, dirigentes, empresários, federações, midia e algumas torcidas organizadas não se baseiam em valores éticos, mas no que cada um vai ganhar, independente do objetivo e interesses dos torcedores verdadeiros, apaixonados. Essa turma só olha para seus umbigos, assim como ocorre na nossa politica de governos, SÃO inescrupulosos, vaidosos e egoístas. O bem maior que é a torcida, não é considerada na maioria das vezes. Muitos acreditam que o clube deveria ser uma empresa, com objetivos e administração transparentes, com profissionais remunerados através de metas alcançadas, sejam eles dirigentes, funcionários, integrantes de comissão técnica e jogadores. Mas isso está longe de acontecer com o NOSSO GALO....Portanto, nos cabe gritar e exigir, ao menos para fazer uma pressão e colocar um medinho nessa turma pra que eles façam menos m....