Categories: blogueiros

Precisando vencer, temos de novo Ricci em nosso caminho

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Antes de dizer o que penso sobre este apitador de futebol, vamos falar do Galo e de nossos sonhos ainda para esta temporada. Começo homenageando o amiGalo Frederico Bolívar, que ontem recebeu o certificado de conclusão de seu mestrado, em Toulouse, na França, e poderá ser muito útil ao Galo de volta a Belo Horizonte. Ele, num post pelo Twitter, dizia que “a utopia nos faz caminhar, sempre com trabalho e fé!”. Assim seja!

Noto, tanto aqui pelos comentários quanto pelas ruas da Cidade do Galo (Belo Horizonte), que a Torcida está dividida com relação à temporada de 2018. Alguns preferindo reorganizar e pensar em ampla reformulação, e outros desejando a sexta Libertadores seguida. Permito-me recorrer ao extraordinário Ariano Suassuna. “Não sou otimista, nem pessimista. Os otimistas são ingênuos, e os pessimistas amargos. Sou um realista esperançoso. Sou um homem da esperança. Sei que é para um futuro muito longínquo. Sonho com o dia em que o sol de Deus vai espalhar Justiça pelo mundo todo.”

Pois é assim, realista esperançoso e também caminhando pela utopia, que vou hoje à noite ao Horto. Vencer e sinalizar que vamos lutar até a última hora em busca da classificação é o mínimo que estes jogadores podem fazer ao Atleticano. Ontem, ouvindo o treinador Marcelo Oliveira, ficou evidente sua mágoa com a maneira em que foi dispensado ao final do ano passado. Gosto muito do ex-jogador Atleticano e acho que faltou respeito ao antigo dono das camisas 10 e 11 do Galo.

Longe do ideal e daquilo que o Torcedor esperava, é verdade que o time sob o comando de Oswaldo de Oliveira vem rendendo muito mais que com seus antecessores, principalmente em Belo Horizonte. Apesar da derrota para a Chapecoense, o aproveitamento tem sido melhor. Vamos entrar em campo com quase todas as partidas que nos interessam terminadas, aí é vencer e fazer contas. Depois, ainda temos que ir à casa do campeão, Corinthians, e fechar aqui com o Grêmio.

Confio na vitória de hoje, apesar do treino secreto e de o time ainda não ter sido anunciado, uma bobagem que Oliveira estava imune até recentemente. O Coxa vem com desfalques importantes e o Galo, depois de dois jogos fora, tem todos os profissionais à disposição do treinador. Não vale resultado diferente da vitória e três pontos na classificação.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

A partida terá a medição do árbitro Sandro Meira Ricci. Mineiro, de Poços de Caldas, este analista de comércio exterior se notabilizou ao longo de sua carreira de árbitro por prejuízos aos clubes de Minas Gerais. Já pertenceu à Federação Brasiliense, onde sequer futebol existe, depois passou pela Pernambucana, até ceder aos encantos da Federação Catarinense, e se firmar neste estado nas últimas temporadas. Se a premissa está correta, ele continua o mesmo no apito.

Bem articulado e com prestígio (nem vou entrar no mérito desta questão), sempre é convocado pela FIFA para competições internacionais. Temos no Brasil alguns árbitros muito mais interessantes que ele, mas os critérios talvez não sejam observados pela Federação Internacional. Esteve vetado por outro clube mineiro por mais de cinco anos, após prejudicar – vergonhosamente – o time em uma partida frente ao Corinthians. Em jogos do Galo são incontáveis atuações desastrosas.

Em 2012, deixou de apitar penalidade a favor do Galo em partida com o Flamengo, quando o empate foi decisivo ao título do Fluminense. Recentemente, neste mesmo segundo turno de 2017, deixou de dar outra penalidade para o Galo frente ao Botafogo. Um passarinho me disse que ele guarda mágoa da Massa, desde o Marrocos, quando apitou a final daquele Mundial de clubes. Na partida entre o Bayern e o Raja, ouviu-se todo aquele xingamento dirigido aos árbitros. Vinha das arquibancadas, em português, e era protagonizado por Atleticanos, que disputaram a partida preliminar que decidiu a terceira colocação naquela competição da FIFA.

Entendo sua escalação em jogos do Galo como uma afronta da CBF ao nosso time. Citei apenas duas situações de interesse dos cariocas, mas, coincidentemente, três times do Rio de Janeiro têm interesse e disputam vaga conosco para a Libertadores. Que ele hoje seja diferente do que sempre foi e se notabilizou. Um carrasco!

Fechando nossa resenha deste domingo, estive ontem nos dois jogos da base. De manhã, no interessante estádio da Cidade do Galo, mesmo perdendo por um gol, o sub-14 conquistou o título da categoria. Nem o sol e nem o calor insuportáveis diminuíram a alegria da meninada e do bom público presente. Agora é definitivo, fizemos a quina na temporada. Conquistamos todos os Campeonatos Mineiros: sub-14, 15, 17 e 20, que somados ao profissional, confirmam que em terra mineira que manda é o Galo. É quina! Ninguém tasca!

Já à noite, no Horto, com um público razoável se considerarmos o horário e a chuva, ficamos no zero naquela disputa de quem vai representar o Brasil na Libertadores sub-20. Até merecemos a vitória, mas bola na trave (duas) não vale gol. O time foi muito melhor que o adversário, principalmente no primeiro tempo. Temos bons e promissores valores. Voltarei ao assunto, bem como sobre técnicos, que prometi durante a semana.

Blogueiro

View Comments

  • Fico perplexo com este time RIdÍCULO que pede para a torcida comparecer apoiar!!!
    Valha me Deus!
    O time e diretoria pararam mesmo no tempo.
    Como bom ATLETICANO que sou,me pergunto sempre:
    Porque não conseguimos emplacar e ou ganhar o Brasileiro por 2 ou três vezes...
    Se a quantidade de sócios aumentam,meu TESÃO com este time,não é o mesmo.....

  • Hoje, 19 de novembro, é dia histórico para nós e para o futebol, embora eu não goste de associar o Galo a futebol: ele é muito mais que isto.
    No dia 19 de novembro de 1971 vencemos o Botafogo no Maracanã com um gol de Dario, de cabeça, aos 19 minutos do segundo tempo. Meu aniversário cai num dia 19. O que será que isto quer dizer? Certamente nada... Dois anos antes, no dia 19 de novembro de 1969 Pelé fazia, de penalty, conta o Vasco do excelente goleiro argentino Andrada, o milésimo gol de sua carreira, o Santos na ocasião vencendo o time cruzmaltino por 2x1, de virada...
    AmiGalos, é sério, está ficando muito difícil uma conversa entre nós, se ela não vier dividida, este grupo aqui, aquelo grupo lá... e não é este o espírito do nosso blog. Claro que ninguém aqui vai pensar igual, não há jeito de não haver diferenças, mas pelo menos coerência é preciso que haja...
    Vou dar apenas um exemplo entre tantos outros possíveis: é sabido que todo mundo que vem ou está no Atlético é estagiário. Juventude, o que antes era sinônimo de gerador de grandes expectativas de repente virou motivo de dúvidas e pé atrás: o jovem é estagiário.
    Agora leio críticas a respeito da contratação de Bebeto de Freitas e Gallo, os críticos os chamando de naendertais... Gente, presta atenção: está ficando difícil demais conversar com o Atleticano.
    Para terminar quero dar um pitaco (objetivo) eu vai provocar rangimentos de dentes. O AmiGalo Jandir disse que teme apedrejamentos. Eu os desafio. Então vamos lá: no ano que foi e será considerado perdido, caótico, terrível... que mais? me faltam termos... Neste ano de 17, que muitos querem logo terminado (Eu não. Gostaria que estas três derradeiras rodadas durassem até janeiro. Acho difícil demais ficar sem o Galo), vejam bem, ganhamos tudo o que era possível em Minas... kkkkk ... Querem ouvir o que tenho a lhes falar: quando alguma coisa estiver sendo programada pra desandar pro nosso lado, peço ao Sobrenatural de Almeida que se lembre de 17 e repita tudo igualzinho... CAMPEÃO MINEIRO EM TODAS AS CATEGORIAS!!!
    EH GALO!!!

    • Discordo que haja falta de coerência nas críticas. A uniformidade é patente: tudo errado, nada presta, qualquer tentativa está fadada ao fracasso.

      Tá certo que as razões dos argumentos podem parecer contraditórios. Mas quem liga para a razão? Quem acha que argumentos precisam ser coerentes? São como objetos descartáveis. Utilizado numa direção, descarta-se e usa o seu oposto em outra direção. O importante é manter o que é realmente importante: a certeza que nada que se faça será bom o suficiente para agradar ao corneta convicto!

    • Você disse muito bem Amigalo, Rubens. Dizem que todos são estagiários e quando vem alguém com grandes passagens pelo futebol, dizem ser ultrapassado. Estamos chegando ao ponto do Muricy Ramalho ser contratado e alguém dizer que ele não presta porque é "delicado" como uma maria. Tenha dó, gente! Como o Rubens disse está ficando difícil...

  • Prezado Eduardo, sempre fomos "garfados", "roubados" pelos homens de preto, hoje amarelos, vermelhos, verdes, não podemos desistir nunca. somos mais de 8 milhões de fanáticos torcedores pelas cores preto e branco do Clube Atlético Mineiro, Eu Acredito, hpje é ecoado em todos os cantos do mundo, gritando pelo coração do atleticano.
    Para 2018, precisamos de zagueiro, reserva para Marcos Rocha, dois velocistas e um bom camisa 10.
    Ai, vai dar muitas voltas com Taças na mão.
    Vamos Galo Paixão do Povo

    • Necessita principalmente de dois bons volantes. As falhas dos laterais tem sido muito em decorrência dos péssimos volantes. Todos pesados e sempre chegam atrasados na cobertura dos laterais. E sempre estamos perdendo o meio de campo.

  • Um amigalo teve a excelente idéia de uma enquete , para ver quem sai e quem fica.
    Este blog , eu sei de fonte segura é lido por muitos atleticanos da cúpula , eu vou dar meu voto agora.
    Vitor --- Fica, claro , com um treinador de goleiro que o ensine a jogar com os pés.
    Efetivar o menino da base, geovani, vaza.
    Marcos Rocha --- Fica, fechando a avenida que leva seu nome.
    carlos cesar vaza, patric renovar emprestimo por uma década
    Mancine zagueiro fica , leonardo silva fica como banco , gabriel venda, otamendi volta.
    Fabio Santos fica, sem jogar pra torcida e procurar finalizar corretamente uma jogada, coisa que raramente acontece
    cazares vaza , para poder dedicar integralmente ao que faz melhor:farra.
    Otero fica, na reserva, jogador para segundo tempo
    Luan claro que fica , jogador para segundo tempo também por causa da lesão
    elias vazar nunca mais passar nem na porta do Galo , enganador, mais uma do nepomusono
    robinho fica se reduzir em sessenta por cento seu salário
    valdivia devolver rapido
    marlone dar para roger machado
    fredcone oferecer para o flamerda , nossa vingança será maligna

  • Eduardo, será que não dá para pleitear a posição de primeiro campeão mundial ? Em 1950, o Atlético foi convidado para representar o futebol brasileiro no exterior. Pela primeira vez uma equipe das Alterosas e do país iria jogar na Europa, enfrentando adversários temíveis e tendo no frio o seu principal obstáculo. Boa parte da imprensa combatia e criticava essa excursão temendo um fracasso do time mineiro no exterior. Mas a torcida confiava no Galo. A equipe vinha de um título muito bem conquistado em 1949, estava armada e com moral excelente. Tinha condições de alcançar bons resultados. Acho que deveríamos lutar para resgatar nossas justas conquistas. O Galo tem de ir a FiFA. Aguardo retorno.

  • Caros,
    Dé, o Aranha, foi um centravante no futebol carioca dos 70, segundo consta, bom. Hj parlamentando no insuspeito Sportv global, o Aranha explicitou o termo "boi cansado" falando do CAM e tocou a ferida. Alguns ñ gostaram do cognome, mas Dé ñ o usou. Falou simples e direto do problema atual do plantel Alvinegro em termos claros: foram bons sujeitos, trabalharam muito na juventude e é chegada a hr de curtir a melhor idade...lugar melhor ñ há prá fazer esse esforço do q no melhor CT do Br, com DM de primeira linha e públicos mínimos no "cai no Horto" e cobrança nenhuma pq aqui torcemos mesmo é contra o vento. E ficamos mesmo putos q alguém de fora venha dizer o q tem q ser feito na nossa casa...Quem ele pensa q é? Aqui é diferenciado, sô. E Conca entrou na mira da turma Jabazeira. Nosso DM tá avisado ou é ele quem pede? Cruz credo!... Vou tirar o prefixo JABÁ. q significa porra nenhuma. Vem aí o prefixo CRÜ!
    Reformula Galo!
    QUEREMOS UM TIME PRÁ 18. QUEREMOS O BR18. Quem ñ apoia é ou ñ é?...
    Galo é luta, garra, resistência! No céu e na Terra, GALO SEMPRE!

    RIP, MALCOLM YOUNG, grande ritmista das cordas eletrizadas, GODS SALUTE YOU!

    • Apenas corrigindo... Quem deu ao time do Galo a providencial alcunha de "Bois Cansados" não foi o Dé, foi o Sormani. E ninguém questionou isso, pois sabemos ser a mais pura verdade... ?

  • Vi o jogo de ontem dos meninos da Base. Acredito que temos boas promessas.
    Devido a crise financeira que assola o país e também os clubes (exceto o Palmeiras que vive ostentando e querendo comprar todo mundo), a dinâmica dos clubes para 2018 deverá ser alicerçada em "troca-trocas" e na busca de promessas da Base.
    O Galo possui jogadores de nome que poderiam ser boas moedas de troca.
    O futuro Diretor Gallo tem em mãos o raio x de diversos jogadores jovens e desconhecidos que poderão reforçar o time, sem gastar muito. Nos bastidores, ele e o nosso futuro Presidente já estão trabalhando.
    Precisamos de rejuvenecer o time, com uma reformulação geral e irrestrita, sem endividar o Clube. Fazer tudo diferente do que foi feito em 2017.
    Hoje, temos jogadores de MUITO NOME e POUCA BOLA.
    Ah, ia me esquecendo, mesmo não sendo seu fã, manteria o Oswaldo. O problema não é o Técnico e sim o Elenco veterano e sem comprometimento.
    Vamos subir, GAAALOOO!

  • Bom domingo a todos. Hoje começa a caminhada para a LA, se perder já era.Vamos ter que jogar com o que faltou o ano todo,RAÇA,AMOR e PROFISSIONALISMO. Aqui é GALO...

  • Caro blogueiro por sua representatividade na frente deste espaço e de nós Atleticanos , não haveria a possibilidade de pedir uma enquete ao Superesportes do quem sai , quem fica para ver se pelo menos através desta pesquisa alguém nos ouça . E possamos democráticamente e de maneira pacífica votar em quem não queremos ver mais em nosso Galo

    Obg

  • Jogador que começa a jogar quando o contrato esta no final , jogador que faz gol pelo galo e não comemora junto a torcida , nem olha para a massa .... NÃO SERVE PARA VESTIR O NOSSO ´´´´ MANTO SAGRADO ´´´´ . Esses dois , são estrelas apagadas . Vão embora com Deus. Kbô....Obrigado Eduardo....
    Quanto ao apito de hoje ....Se jogamos bem nem vamos lembra quem apitou....
    Se jogarmos mal , lembraremos dele ....Kbõ.

Recent Posts

Chegou a minha vez

Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…

4 dias ago

“Nada e não estão com pressa”

Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…

5 dias ago

O CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA DO ATLÉTICO

Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…

6 dias ago

O Galo e novo desenho do futebol brasileiro

Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…

1 semana ago

A desilusão dos iludidos

Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…

1 semana ago

Fim de semana sem tensão e estresse

Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…

1 semana ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!