Os recentes fiascos do Atlético, derrotas e empates teoricamente inesperados ou ilógicos, sempre doídos, as atuações pífias, sempre frustrantes, e tudo o mais de ruim que vem acontecendo tem explicação. O comando faliu. E quando falo em comando falo da alta direção. E, ao escrever isso tenho a consciência de ter mexido em uma caixa de marimbondos porquanto criticar os próceres atleticanos é para muitos, mais que uma ingratidão em razão dos resultados auferidos na temporada passada, uma blasfêmia, um pecado mortal.
Já escrevi aqui e ali que qualquer pessoa que ocupe cargos executivos em clubes de futebol, na esfera publica, no mundo da politica, na arte, na comunicação, no jornalismo ou em qualquer outra área ou atividade, artistas, atletas, etc., torna-se naturalmente uma vidraça sujeita a tiros e trovoadas. Esperar apenas flores, elogios e afagos é uma ilusão pueril.
E o que já era ruim com o Turco ficou ainda pior, bem pior, depois de sua saída. O ambiente apodreceu de vez com a volta de Cuca que, tenso, se vendo obrigado a lidar com um elenco muito machucado e insatisfeito, com um ambiente que ele próprio ajudou a ruir a níveis mais que preocupantes e com um vestiário já perdido por ele e pelo comando central há algum tempo, se mostra completamente perdido. Colocar, por exemplo, Ademir no lugar de Dodô na lateral esquerda, como Cuca fez diante do Palmeiras, mais que uma irresponsabilidade e uma inconsequência do treinador, escancara de vez a grave crise interna que tem corroído os alicerces atleticanos. Ah! E o jogador não tem culpa nenhuma e nem deve ser crucificado por isso.
Confesso que não eu não esperava esse que é considerado por muitos o melhor treinador do Atlético de todos os tempos fracassasse de forma tão retumbante. Sabia que não seria fácil e que dificilmente o Galo seria campeão de alguma das competições que disputava. Mas, confesso, também, que para mim o que está acontecendo, no nível em que as coisas estão se desenrolando, é surpreendente e, claro, bastante revelador, pois deixa à vista de todos que o clube tem problemas intramuros muito graves e que o Atlético ainda está muito longe de encontrar uma solução satisfatória. A sorte é que o risco de rebaixamento AINDA não é real e, ironia à parte, graças aos pontos que o clube somou na era do Turco, um claro atestado do erro que foi a volta de Cuca.
Tenho exortado o clube para que produza um diagnostico profundo e holístico das causas dos problemas que arrasaram o futebol do time nesta temporada, elevaram as dividas, fizeram a direção mudar o discurso e tornaram 2022 tão diferente de 2021. Tenho também cobrado da torcida que ela faça a sua parte fazendo o que eu chamo de jogar junto, ou seja, vigiando, criticando e cobrando proativamente, com inteligência e sem se permitir instrumentalizar promovendo aquelas caças às bruxas que não levam a lugar nenhum.
Os desafios que o momento atual do clube impõe aos seus dirigentes, conselheiros, funcionários, treinador e atletas e também à sua massa torcedora são muitos e complexos. Resgatar o passado romântico do futebol como deseja ardentemente uma legião de saudosistas, não é solução e nem é possível. Tampouco, em nome da atração de investimentos e para fugir da pressão dos credores, vale a pena expor o clube ao risco de ver a sua identidade corrompida e a sua historia rasgada.
Sou daqueles que viu Pelé e Garrincha jogarem das arquibancadas, gerais e atrás dos alambrados de velhos estádios como o Independência, Pacaembu, General Severiano e Vila Belmiro. Vi a arte e a genialidade em seu estado mais puro e tenho saudades. Vi com a camisa do Atlético Laci, a Pérola negra, Beto Bom de Bola, Buião, o Garrincha de Minas, Lola, os gols de Dadá Maravilha, o Peito de Aço, Ubaldo e seus gols espíritas, o Rei Reinaldo, Marcelo, Paulo Isidoro, Cerezo, os chutes de Éder e de Nelinho, Luizinho, Marques, Guilherme, Petkovich, Ricardinho, Valdo e Ronaldinho Gaúcho e tenho saudades. E sempre que ouço algum formador de opinião ou especialista dizer que Garrincha não jogaria e nem teria espaço no futebol de hoje, eu me pergunto: o que mudou, por que mudou e para onde o futebol está indo?
Sei que é impossível resgatar “ipsis litteris” o futebol daqueles tempos. Sei que o futebol de hoje é um negócio multibilionário, que os clubes para jogar e concorrer de igual para igual precisam se alicerçar em estruturas cada vez complexas e onerosas. Sei, igualmente, que a relação dos atletas profissionais com os seus clubes é também cada vez mais intrincada e que os jogadores estelares, além de onerarem significativamente as folhas de pagamento, trazem em torno de si uma “entourage” que, seja para o bem, seja para o mal, inevitavelmente interage com o clube, influencia as decisões de seus comandantes e até mesmo as suas politicas diretivas e estratégicas.
Se não dá para voltar ao passado e revivê-lo na pratica, o que é doído para muitos, a experiência de outros tempos, ao contrário, deve se preservada e servir de base para no presente construirmos o futuro que almejamos. Um homem sem memória não vai a lugar algum. E, muitas vezes, só conseguimos caminhar para frente se voltamos em busca de respostas, do conhecimento de nossas origens, do saber de onde viemos e como chegamos até aqui. Só assim, saberemos para onde vamos e para lá caminharemos com segurança.
O futuro do Atlético hoje é um oceano de incertezas, duvidas e preocupações para seus aficcionados. Conhecendo a origem de seus problemas o clube que, ainda tem contra si o fato de ter cultivado uma terrível e corrosiva desimportância política ao ter-se tornado um zero à esquerda no jogo dos bastidores, poderá fazer as correções de rota necessárias.
Se tudo o que acontece dentro de campo é consequência direta do que ocorre fora das quatro linhas resta obvio e incontroverso que as coisas intramuros do clube não andam boas. E, se alguém ainda acredita que é possível resgatar os tempos românticos e plásticos do futebol e resistir às mudanças que os novos ares impõem compulsoriamente, lembro que o advento da SAF veio para por uma pá de cal definitiva nesta ilusão.
E, por falar em SAF, aqui vale um alerta que nos faz o grande atleticano Arnaldo Duarte, mestre em controles internos, em controladoria e em “compliance”, preocupado com as questões ainda nebulosas e as muitas perguntas sem respostas que cercam a legislação e a constituição das SAF’s no futebol brasileiro, particularmente no trato do passado dos clubes, agora chamados de instituições ou associações originárias.
Não se pode falar em “Compliance”, explica ele, esquecendo o passado em virtude de uma pseudo nova situação financeira e um novo CNPJ. Se isso acontecer estar-se-ia segregando os ativos e passivos bons dos problemáticos. E pergunta: “Isto é transparência?”. E emenda: “Não adianta uma boa “Governança” se a meta é dar calote nos credores antigos e manter um novo status a partir da formação da SAF”. Sempre haverá um passado que o futuro jamais poderá e nem deverá apagar. Sempre haverá o que preservar e cuidar.
Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…
Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…
Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…
Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…
Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…
View Comments
Caros atleticanos.Realmente concordo com o comentário da confraria de Lourdes,que vendeu quase tudo prometendo levar-nos, ao pódio da America do Sul.Construindo um estádio acanhado e agora vendendo fake news de SAFs estrangeiras ,e outros investidores mil,fatiando o clube,uma instituição centenária,de milhões de apaixonados torcedores,como se fosse o Império deles.E no embalo prejudicando a trajetória do time e até a performance dos jogadores .O que me espanta até o momento,que nossa imensa torcida nada diz e não contradiz em nada,dos feitos e ações da cúpula Atleticana.Será que ficaremos calados enquanto destroem o que restou de nosso orgulho e história?!abraços
Vamos rir um pouco mais.
BBRUZEIRO E SUA SAGA NA SERIE BBB
"Ano que vem a gente sobe"
Mariada iludida depois de derrotas sucessivas em 2020
"Ano que vem a gente sobe"
Mariada iludida depois de derrotas sucessivas em 2021
"Isso chama-se Loop Temporal"
Tony Stark sobre a situação vivida pelo BBBruzeiro em 2020, 2021, 2022
"Viajei por 324 universos e em todos eles o BBBruzeiro era Tri-rebaixado e com louvor na serie B"
Doutor Estranho em suas anotações no Sanctum Sanctorum
"P.S: também era: falido, caloteiro, chacota, etc, etc...."
Doutor Estranho ampliando suas anotações diárias sobre o atual CSA/MG
"Coitada!! A Rainha Elizabeth II viu de tudo nesta vida, menos o acesso do CSA/MG"
Charles III sobre a morte de Elizabeth Regina, monarca da Grâ-Bretanha
"Com esse time lutaremos para não cair!!"
Penosaco, treineiro do CSA/MG já prevendo o tormento infernal em 2023
Lutará não! Vai cair para a serie B em 2023"
Lene Sensitiva, famosa vidente, já prevendo o Tetra-rebaixamento do CSA/MG
"Demora não, viu!!"
Dona Segundona se despedindo de seu maior amor, o CSA/MG, em Dezembro/2022
"Tri-rebaixado na serie B"
Tatuagem marcada a ferro em brasa no lombo de cada simpatizante do CSA/MG para que, apesar da vaidade e arrogancia, elas nunca se esqueçam de sua 2ª maior humilhação (a 1ª foi o eterno 9x2)
"Ano que vem teremos 6 pontos garantidos na serie A"
Todos os 19 participantes da Elite do Futebol Brasileiro sobre a volta do saco de pancada azul
"Eles vão ter preferido ficar na segundona a subir para a serie A para servirem de exemplo de humilhação, chacota, vergonha, etc, etc..."
PVC analisando o acesso do CSA/MG e já prevendo um ano de torturas medievais para o CSA/MG e seus simpatizantes
"Nós vamos rasgar a sua alma!!"
Pinhead, o cenobita servo de Leviathan, o demonio do Labirinto dos infernos em sua câmara de tortura segundos antes de começar a torturar o CSA/MG com as mais hediondas formas jamais imaginadas
"NÃOOOOOOOO!!!!!!!!!!"
CSA/MG chorando em profundo desespero diante dos cenobitas do Labirinto
"Oh!!! Não desperdice lágrimas de bom sofrimento!!"
Pinhead "consolando" o CSA/MG enquanto arrancava sua pele
"Time grande não cai!"
Mentira deslavada que não saia da boca das antigas marias (atuais ronaldetes)
"Time pequeno (leia-se CSA/MG) não sobe!
Verdade muito repetida desde 2019 em todo o Brasil
"Se um dia nós cairmos subiremos com os pés nas costas, mas nunca seremos campeões da serie B"
Simpatizantes azuis no alto de sua vaidade arrogante latindo aos 4 cantos
"É CAMPEÃO!!!"
Sofredores do CSA/MG comemorando titulo da Segundona
"Uai, não entendi!!!"
Guria retardada depois de ler os comentários acima e não entendendo toda a euforia do CSA/MG na expectativa de ser campeão da Segundona
"O mundo da voltas..."
Capitão Sarcasmo sobre o comentário acima
"Como diz o ditado: quem desdenha quer comprar"
Velho que joga dama na Praça 7 morrendo de rir das simpatizantes do CSA/MG
"Esse troféu de campeão da Segundona tem de estar em evidencia na sede do CSA/MG; é o mais importante de todos nos ultimos 30 anos!!"
Os comentaristas (leia-se bobos alegres) da itatizeiro querendo dar importância para algo que os simpatizantes do CSA/MG nunca deram valor
"Ai meu Deus!!! meu coração está explodindo de tanta alegria...é campeão!! É campeão!!"
Pequitito (igual ao time que ele torce) ............... comemorando o titulo da serie B
"Agora eu posso morrer em paz!!!"
..... gagá ......., depois de ver o CSA/MG campeão da serie B
"Graças a Deus!!! Esse velho já estava fazendo hora extra na terra!!"
Qualquer um sobre a afirmação acima
Outro Viana? Ninguém merece!
Alguém resume aí pra mim.
Tudo isso é de fato cômico e deve ser esfregado na cara dos marias que bateram o recorde de três anos na Segunda Divisão, coisa que até hoje nenhum time considerado grande fez. Todos os outros caíram e voltaram no ano seguinte, a maioria como campeões! Agora, já vou falar de uma vez e podem escrever: neste ano, só não vamos cair pq vamos enfrentar ainda Juventude, Cuiabá, Ceará e Botafogo em casa e não é possível que não façamos mais 6 pontos nestes 4 jogos, e olha que nem estou contando com pontos fora. Mas em 2023, se permanecermos com Cuca e não renovarmos este time velho, cansado, desmotivado e ruim, vamos sim repetir 2005 (bate na mesa) e voltar pra Série B!
Vamos rir um pouco meus amigos:
MEQUINHA NA SERIE A EM 2023
"No God, please. No! No! Nooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"
Salum, o rebaixador desesperado em ver que suas artimanhas não conseguiram fazer o mequinha cair para a segundona
"Minha amada mãezinha morreu por causa desta porcaria de time que não caiu para a segundona"
Rei Charles III culpando o mequinha pela morte da Rainha Elizabeth e pensando seriamente em declarar guerra ao Estado de MInas Gerais para destruir com o mequinha-que-queria-ser-grande
"Aproveita e manda dois misseis apontados para a toca dos falidos 1 e 2"
Eu mandando um email para a Casa Real Britânica
"Me vingue, meu filho!!"
Ultimas palavras de Elizabeth Regina, monarca britânica no seu leito de morte em conversa com Charles pouco depois de saber que o mequinha continuaria na serie A
"No meu tempo as crianças pediam benção aos mais velhos, os jovens dormiam cedo, as moças eram virgens até o casamento, lugar de bandido era na cova rasa, o BBBruzeiro era um timeco de 5ª categoria e o mequinha era um time fora de serie (leia-se jogava na várzea). Bons tempos aqueles..."
Velhinho que joga dama na Praça 7 (este não é torcedor do mequinha) refletindo sua vida
"O mundo tá se acabando, Zé!!"
Vicente, matuto do interior da Paraiba ao saber que o mequinha vai ficar mais um ano na serie A
"Pelo amor de Nosso Senhor.... alguem tire esta porcaria daqui...."
Serie A enojada com a presença do mequinha em sua casa desde 2021
"Vai piorar!!! Ano que vem o CSA/MG vai estrear na sua casa!!!"
Bêbado frequentador de um "copo sujo" na rua Guaicurus, perto da atual sede administrativa do CSA/MG sobre a estreia do time do gorducho na serie A
"No God, please. No! No! Nooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"
Serie A se descabelando ao ouvir esta noticia
Melhorou muito, hein blogueiro?
Ainda bem que você admite que sem os pontos do Turco, estaríamos hoje de passaporte comprado e carimbado para a série B.
Coisas dessa torcida de m........
torcedor de merda é você viúva do EL turco. aliás pensei que já tinha acompanhado ele para Argentina, México ou china. aliás se fosse o Eduardo já tinha bloqueado a tempos no blog por falta de respeito as pessoas no blog. ok.
Vamos falar , sim , do passado , de nossa história .
Vamos falar do "Galo raiz , gutural" , não é mesmo ? , PAULO SOARES .
Afinal , não somos robôs , entes manipulados por oportunistas que usam o Atlético para seus próprios objetivos .
Vamos relembrar , sempre , nossas grandes atuações que elevaram o futebol à categoria de um espetáculo ímpar , não importando se veio um título ou não , porque o deslumbramento pela arte está ACIMA de qualquer outra emoção .
Vamos falar de Lacy , de Lôla ( que uma grave contusão praticamente encerrou a sua carreira que já nos sinalizava um gênio em campo ) , vamos falar de Bougleaux , de Amauri Horta , de Vaguinho , que fez o gol de mão contra os azuis e interrompeu a série de derrotas que nos impunham , vamos falar , sempre , sobre todos que colaboraram para que a "mística do Galo Forte Vingador" se tornasse nossa marca inconfundível que , no entanto , essa nova geração despreza em nome de um FUTURO sem a paixão ardente que nos motivou até aqui .
Prezados, boa tarde.
Vamos falar sim do passado para aprendermos com ele e para jamais esquecermos o que somos e de onde viemos. É o conhecimento e a memória de nossa essência que nos faz fortes e resistir àquelas mudanças que, se introduzidas sem nossa reação, rasgarão nossa história e nossa identidade.
Caro BARATA!
Onde assino?
Bom dia amigos Atleticanos,na entrevista pós jogo o Cuca disse que o psicológico do Time está frágil,como pode um jogador ganhando,800,900,um milhão por mês estar abalado, está faltando vergonha na cara para esses mercenários, bando de vagabundos que não honram os altos salários que recebem,com um salário desse eu como grama, até a bosta do quero quero,tem que sumir com esses medalhões sem compromisso,a barca é grande, acorda Diretoria omissa
Fábio, boa tarde.
Já escrevi e defendi um sem número de vezes nesse e em outros espaços que salário, status, riqueza, não são garantia de equilíbrio emocional e nem imuniza, ninguém de problemas emocionais e mentais. Se fosse assim ricos, bilionários, não contrairiam câncer, depressão e nem cometeriam suicídio.
bom dia Eduardo e massa e max Pereira. simplesmente estamos na merda a meses e fundo do poço
é mais fundo que imaginava. culpo simplesmente a pífia diretoria que jogou o clube na mão deste peusudo diretor omisso. treinador e jogadores. deixaram no início do ano jogadores entrarem com salto alto nos jogos e fazerem ok quiserem aí esta o resultado de 2022 brigando para não cair para série B. amanhã é outra derrota no lombo para a flor. não temos diretoria. treinador e jogadores estamos com a corda no pescoço. a galo simplesmente virou um saco de pancadas na mão destes incompetentes. aff.vá galooo.
Da série EU ACREDITEI , que a imprensa nos vendeu :
- o Hulk tem um vasto repertório na cobrança de faltas ( acho que acertou uma ou duas nesse tempo todo )
- o Nacho é o homem da bola parada
( nunca acertou um escanteio sequer)
- sobre o mesmo Nacho tem aquela do "põe o companheiro na cara do gol" ( talvez uma ou duas por ano )
- o Allan é um dos melhores "passadores" do futebol brasileiro
( acho que isso foi uma piada que inventaram para nos distrair )
- Guga tem muitas qualidades ( não marca e não apoia , mas os "comentaristas" acham assim )
- Everson joga com os pés
- no um contra um o Keno é imbatível
- ainda sobre o Keno : ele tem uma característica própria , que é vir ciscando para o meio e batendo de direita ( aprendeu com o Tiago Ribeiro )
- Alonso é o Xerifão , apesar de nunca ter conseguido impor contra qualquer atacante aquela marcação que o Murilo do Palmeiras fez/faz contra o Hulk ( o calção do zagueiro tem um bolso onde coloca o Clorofila em todo jogo que disputam )
E vamos nessa toada ...
Fora Cuca.
Alô , GIBSON STUART ,
muito boa a sua réplica ontem , na resenha que trocamos .
Você a finalizou de maneira contundente , quando expôs a cortina de fumaça que foi lançada para inebriar a torcida e fez parte dela acreditar que aqueles jogadores lá citados compunham " o melhor elenco do Brasil " .
Essa situação me fez lembrar do
Jô Soares que interpretava um tipo que, ao ser confrontado com a realidade sobre o lhe fora vendido como uma cereja do bolo mas que não passava de uma farsa , dizia , com aquela cara de enganado e desiludido olhando para a câmera :
" ... e eu acreditei ! "