Que o Atlético é o clube mais paradoxal do planeta não é novidade até para o mais incauto dos observadores. Não, nada é simples e descomplicado no mundo atleticano. Passional ao extremo o torcedor atleticano vai dos 8 aos 80 em um piscar de olhos. É céu ou é terra arrasada e o Galo, como sempre, vai aos trancos e barrancos andando e se equilibrando no fio da navalha.
O Atlético possui hoje um dos elencos mais qualificados de sua história, considerado por muitos senão o melhor, um dos três melhores do futebol brasileiro da atualidade, está vivo na disputa do titulo brasileiro desta temporada e também na maior competição do continente e, ainda assim, vive mais uma de suas eternas crises. Dentro de campo o time atleticano não consegue convencer e, tampouco, encantar a sua torcida. Pouco paradoxo é bobagem.
E aquilo que praticamente 100% de sua torcida exigia acabou acontecendo na manha desta última sexta-feira. O turco Antônio Mohamed não é mais o treinador do Atlético. E caberá ao eterno auxiliar Lucas Gonçalves dirigir o time alvinegro no confronto diante do Corínthians neste próximo domingo no Mineirão.
A última entrevista coletiva do contestadíssimo treinador argentino foi uma das mais melancólicas da historia do clube, talvez do futebol brasileiro. Triste, profundamente abatido, turco falou o óbvio: vem faltando à equipe alvinegra intensidade, vigor, capacidade de decisão e contundência e ele seguramente não sabia mais o que fazer para reacender o brilho nos olhos de seus jogadores e, provavelmente, nem um diagnóstico exato dos problemas que estão afetando o rendimento da equipe ele saberia fazer.
Só o tempo nos dirá se Mohamed, senão o único, era mesmo o maior responsável não só por esta queda brutal de rendimento da equipe, mas e, principalmente, pelo enorme desgaste mental e emocional de um número significativo de atletas que perderam a alegria de jogar. A resiliência e aquela capacidade de superação, somadas a uma vontade de vencer e de ser campeão que o time exibiu à larga na temporada passada se evaporaram e o que se tem visto em campo é um time sem alma, sem energia, sem inspiração e, em consequência, sem a intensidade, sem o vigor, sem o poder de decisão e sem a contundência reclamados pelo Turco em sua ultima coletiva como treinador do Atlético.
Não tenho a menor dúvida de que a continuidade de “El Turco” à frente do time atleticano se tornou indefensável. Não havia mais clima para mantê-lo no cargo. Uma demissão necessária, inevitável e, cá entre nós, que demorou a acontecer. Mas, independentemente de quem vier para o seu lugar não tenho certeza de que, de médio para longo prazo, os problemas que estão minando ao ambiente interno e que efetivamente são a causa deste desempenho fraquíssimo que tem irritado sobremaneira todo e qualquer atleticano, estarão definitivamente resolvidos e o time atleticano voando como é o desejo da Massa.
Já há algum tempo neste e em outros espaços venho cobrando do comando atleticano a produção de diagnostico profundo e holístico dos problemas que estão sacudindo o Atlético e claramente comprometendo a temporada, tanto do ponto de vista dos resultados esportivos, quanto dos financeiros, vez que, a exemplo da Copa do Brasil, outras fontes de premiações, se nada mudar, também secarão.
A desorganização tática, as limitações cada vez mais evidentes da capacidade de criar do time, o excessivo número de escolhas e de passes errados, o futebol moroso e burocrático, a irritante postura dos jogadores que só querem receber a bola nos pés e cada vez menos se movimentam uns em relação aos outros, tem sido as características inescondíveis de qualquer onze que o Turco tenha escalado de uns tempos para cá. É claro que tudo isso gera desgaste físico, emocional e mental. Mas, a recíproca pode ser mais do que verdadeira. Ou seja, todo esse desarranjo tático pode perfeitamente ser consequência dos problemas que estão afligindo a equipe e não a sua causa. Aqui, mais uma vez se impõe perguntar: quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?
E quem vai ser o substituto do Turco? Qual será o perfil ideal do treinador que o clube deve buscar e contratar neste momento? Fala-se muito em um treinador tampão para comandar o time até o final deste ano, já que o clube estaria mirando um nome de peso para 2023. O Atlético deve ou não entregar a chave da cidade do Galo para este treinador de renome? Renato Gaúcho é solução ou mais problemas? E Lucas Gonçalves pode e deve ser o comandante interino ideal para fechar esta temporada? Muitas perguntas, poucas respostas.
Se a troca de treinador se tornou algo imperativo porque a situação de Mohamed se tornou insustentável e é preciso fazer o elenco atleticano refletir em campo o seu potencial e impor a sua qualidade, o clube ainda me parece bem distante de saber lidar com os seus paradoxos.
Se há um diagnostico sério e bem feito buscando identificar a raiz de todos estes problemas não sei e, por isso, apesar de entender necessária, paradoxalmente preocupa-me uma troca de treinador neste clima de pressão que normalmente sempre leva a soluções açodadas e inadequadas.
De paradoxo em paradoxo, o Atlético sempre firme em sua sina de testar a autoestima de seu torcedor, tem agora que resgatar o moral e a confiança de seus atletas. Sem isso, não há esquema tático que resista. E sem organização e estratégia de jogo não há autoestima e confiança que consigam prevalecer. Ah! E, em meio a esta barafunda, desgaste físico e as contusões explodem em progressão geométrica. Ter um grande elenco e não jogar um futebol condizente com a qualidade e o potencial de seu grupo é o paradoxo atleticano do momento. Coisas de Atlético.
Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…
Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…
Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…
Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…
Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…
View Comments
Lendo alguns comentários hoje aqui, chego a uma conclusão: Tem alguns aqui que estão precisando de ajuda urgente, um psiquiatra, pastor, padre. Meu Deus!!! Quanta besteira.
Não entendo certos torcedores, estão reclamando da volta do Cuca, o cara que ganhou tudo com nosso manto. Será que iriam gostar se Renato fosse contratado. É cada coisa, pra mim que gosto do Galo e não de futebol, não teria um técnico melhor para o momento do que o Cuca, conhece o clube e o elenco, e ainda estamos vivos em duas competições. Vamos parar de mimimi e apoiar, a última coisa que eu quero na vida é ser torcedor de resultado, nós atleticanos nunca fomos assim, eu estava chateado porque o time não estava jogando nada, podemos até perder, mas agora com o Cuca vamos perder sempre buscando a vitória, isso pra mim é ser Galo, morre mas morre atirando.
Boa tarde amigos do Galo. Parabéns a diretoria pela volta do Cuca, sem dúvidas o melhor técnico brasileiro. Lamentavelmente o El Turco vai ficar marcado na história do NOSSO GALO como pior treinador de todos os tempos, nos fez sentir saudades do Dudamelda.
Só falo uma coisa:
O CAMPEÃOOOO VOLTOOOOOU!!!!
Graças a Deus o EL BURRO foi embora, agora vamos disputar esses dois títulos, se vamos ganhar, não interessa, o que interessa agora é sabermos que voltamos ao páreo, que o tesão de torcer e de poder fazer a pergunta: "E O GALO??? O GALO GANHOU!!!" está de volta!!!
Já comprei o manto sagrado novo e o ingresso para 3x0 pro Galo amanhã!!!
Como é bom voltar a ter esperança, em acreditar novamente no meu amado GALO!!!
GAAAAAAAAAAAAALOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!
Obs.: O novo treinador ser o Cuca foi só um plus, pois, com esse elenco, qualquer outro técnico com contrato até o fim da temporada, eu estaria feliz do mesmo jeito!!!
Sr. Stival O Cuca legal,
...sem sombra de dúvida, um dos maiores treinador da história do CAM, os fatos n mentem ..
.. a ANTIATLETICANA disfarçada na rede fica desesperada com a possibilidade REAL de conquista novamente, basta uma pesquisada na opinião dos "atleticanos VIRTUAIS"...
VENCEDOR é o q é, honra o NOSSO refrão VENCER VENCER VENCER!!
Providências imediatas:
Resgatar o SISTEMA DEFENSIVO do time..no futebol em todos os tempos é o q GANHA CAMPEONATO...e é o q não tá funcionando e o Turco gente fina não conseguiu detectar..
SISTEMA DEFENSIVO ñ é jogar defesa, na RETRANCA, é adaptação ao jogo do momento.
(CADA JOGO UMA DECISÃO), essa a mentalidade q deve ser resgatada, URGENTE.. e esse o erro do Turco, esse um erro histórico do NOSSO GALO, anunciar prioridade de competições...nada disso, ENTRAR em todas para COMPETIR forte...pra q o bom plantel? E Jamais MENOSPREZAR qq torneio ou competição.
Sacar 3 ou 4 jogadores do time imediatamente, entre eles os fraquíssimo e intocáveis do Turcão FUMACINHA e o ESPANTALHO NACHO...esses 2 são certo...
Chamar na responsa o SUPER HERÓI, chacoalhar igual da outra vez, dizer q é O Negócio é futebol, ñ bate papo e firulas com adversários e arbitro dentro de campo...É FUTEBOL jogado...se o cara n quiser jogar, server para qualquer um, o BANCO é a opção!
UM AGRADECIMENTO:
Obrigado MECENAS por ñ ter trazido para dentro do CAM o queridinho dos ANTIATLETICANOS, o desprezível, o mequetrefe PERSONA NON GRATA Renato Gaúcho...
É Deus no Céu e Galo na Terra!!!
Um pedido:
O Diamond Mall, a Pérola de Lourdes, VALE MAIS UM BRASILEIRO, no mínimo!
VAI MECENAS, não esquecer ou desprezar os bastidores da CBF, é lá q o jogo é prorrogado!!!
Quanto tempo,hein,sr VIANA?
Você voltou ao blog,assim como o MAIOR CAMPEÃO voltou ao GALÃO.
Seja ( ré) bem- vindo!
Mas pare de provocar o Guru,please!
E a chacota continua !!!
No Olé do Brasil :
"Pouco depois de ser anunciado , Cuca alega questões familiares e deixa o Atlético ; Cuca é opção para assumir o cargo novamente"
O Atlético virou , definitivamente , motivo de piada .
E eu aqui , cheio de ressentimento , de ódio e rancor , tal qual marido traído .
Só rindo mesmo !!!
boa tarde Eduardo e massa e max Pereira. o péssimo treinador é passado. preferia o Lucas Gonçalves mas o cuca voltou e sabemos que vá ficar até novembro espero eu e milhões de torcedores. então cuca se tirar o nacho preguiça e Guga avenida do time já é um começo. e por favor acabar com as mordomias destes acomodados jogadores. espero que dar certo mas a diretoria cega e muda acordou tarde e deixou os porcos disparar no brasileirão. então é raça e muito trabalho. vai galooo.
Olá amigos da bola!
Não gostei!
ELENCO poderoso como o nosso, merece treinador de ponta! Ofensivo/estrategista. NÃO É O LIMITADO CUCA.
Cuca conquistou ano passado, por causa do baita elenco.
Dentro de casa, coloca Galo pra frente, ótimo!
Mas quando sai para jogar fora, recua demais. Maioria das vezes começa perdendo e vira no segundo tempo, óbvio, se vê obrigado a atacar!
Como nosso elenco é fortíssimo, muitas vezes consegue.
Pelo menos, é menos pior que Mohamed, e acho que o pereba Nacho vai para reserva! Graças!
Cara! Tanta gente boa por aí
Tem Vojvoda
Tem Sampaoli
Tantos outros.....
Difícil
Sem dizer que esse sujeito nos abandonou por duas vezes, SACANAGEM. Tomara que seja só até fim do ano.
Sampaoli?? Aquele que perdeu um campeonato que tava em nossas mãos, por 3 pontos, deixando o Mariano de reserva do Guga o campeonato inteiro?
Você só pode tá de brincadeira…
Não tá lembrado do segundo turno? Time totalmente previsível e dependente do Keno?
Treinador totalmente lunatico, o time dele tem o melhor ataque e a pior defesa das competições.
Definitivamente não dá pra te levar a sério
Vokvoda, aquele que está com o Fortaleza na vice-lanterna do Brasileiro? Só pode ser piada....
Bom dia !
Tem que saber do Cuca se ele cumpriu a promessa de ir até a igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no distrito do Pires , município de Congonhas. Telê ficou no meio do caminho e ficamos 50 anos esperando o segundo brasileiro. Se não cumpriu é melhor dar uma dura nele para cumprir, pois se não serão mais 50 anos de espera. Eu, pela minha idade, não tenho mais condições de esperar tanto tempo. Melhor dia para pagar essa promessa é no domingo, que não tem o trânsito dos caminhões das mineradoras. Junta uma turma boa de apoio, com saúde em dia, para não ficar no meio do caminho.
Agora é o Telê o culpado. Pra mim sempre foram e serão culpados o wrigth, oarsgão, a cbd, a cbf, etc...
O Galo nada mais ganhará nesta temporada, fruto do trabalho desse treinador paspalhão, "el turco tonto". Já foi tarde, quem nunca deveria ter vindo.