Com a volta de Cuca ao comando do Galo, tenho a sensação de que a partida contra o Palmeiras pela Libertadores, amanhã, será o prosseguimento daquele 1 a 1 que tirou o CAM da final da competição sul-americana, em pleno Mineirão.
Essa sensação ocorre porque os dois elencos são praticamente os mesmos, salvo poucas saídas e chegadas de atletas. Os treinadores e suas comissões também são os mesmos e, portanto, detêm todas as informações que precisam do adversário.
O que mudou de lá até aqui foi que Cuca saiu do Galo e retornou apenas na semana passada, perdendo todo o ritmo e a própria evolução do trabalho realizado no ano passado. Nesse aspecto, é evidente que o Palmeiras leva alguma vantagem em relação ao Galo.
Mas devemos fazer essa avaliação separando o Brasileirão da Libertadores. Se no rali de regularidade que é o campeonato nacional o Palmeiras é destacadamente superior ao Atlético até aqui, na Libertadores a disputa no sistema de mata-mata coloca Galo e Palmeiras em condições de igualdade. Não vejo favoritos em condições normais.
Contudo, a situação tende a deixar de ser normal para o nosso lado quando temos a real possibilidade de não podermos contar com atletas importantes por questões médicas e suspensão, casos de Arana e Allan, respectivamente. São desfalques muito importantes. E resta ainda saber se Zaracho estará na sua melhor forma.
Mas é aí que entra a virtude de um treinador estrategista que tem demonstrado nos últimos anos uma excelente condição de armar taticamente os times que dirige. Foi assim com o Santos, em 2020, que tinha um elenco bastante voluntarioso, mas muito jovem e inferior ao do Galo em 2021, por exemplo. Cuca já deu mostras do que é capaz.
É claro que nenhum trabalho repete outro trabalho nas mesmas situações. E, seguindo esse raciocínio, Cuca terá que se desdobrar para passar pelo Palmeiras tendo tido muito pouco tempo para recolocar esse time do Galo-2022 nos trilhos novamente.
Penso que as duas últimas derrotas no Brasileirão podem ter muitas lições para serem tiradas e aproveitadas nos dois jogos contra o Palmeiras nos 17 jogos que ainda restam no campeonato nacional.
Uma das lições que eu vejo envolve o bom meio-campista Nacho Fernández. Por que contra o Corinthians o Galo foi muito bem no primeiro tempo e mal no segundo tempo? Por que contra o Internacional foi o inverso?
Contra o time paulistano, Nacho foi muito bem. Contra o time gaúcho, não foi bem. É importante observar que contra o Corinthians o argentino jogou como um terceiro atacante, desobrigado da marcação afeita aos meio-campistas.
Contra o Internacional, Nacho jogou como terceiro jogador do meio de campo do Galo, tendo a sacrificante tarefa de impedir os avanços do adversário. É claro que o Galo foi mal, porque Nacho não é um bom marcador nessa função.
Como Hulk, Ademir e Keno também não marcam, apenas cercam e tentam incomodar, o Galo ficou demasiadamente capenga no setor defensivo. E bastaram três ataques do adversário para saírem os três gols. Que fase!
Nacho jogando mais livre é um grande jogador. Tanto é assim que o experiente Marcelo Gallardo, técnico do River Plate, o escalava quase sempre como 1 dos 3 atacantes do time argentino, que foi nos últimos anos o rei da América. Nacho era titularíssimo.
Então, isso, para mim, ficou muito claro nos dois últimos jogos do Galo. Se puxarmos pela memória, nas escalações do Turco Mohamed com Nacho no meio-campo e outros três atacantes na frente, o Galo também se mostrou frágil defensivamente e enfrentou dificuldades nas partidas que disputou.
A questão é que com Nacho jogando como terceiro atacante o time teria que abrir mão de um velocista e muitas vezes faria um jogo mais centralizado. São muitas as variáveis, mas que exige tempo de treino e muito trabalho.
Não sei o que Cuca pensa sobre esse raciocínio. Mas na reta final de 2021, com a volta de Keno após suas contusões, Nacho acabou perdendo a titularidade.
Com Nacho ou sem ele no time titular, ainda acho que, por mais que o Palmeiras esteja mais bem organizado neste momento, o Galo é capaz de equilibrar essa disputa. Basta que os jogadores tenham a cabeça fria, paciência e muita determinação.
Só por curiosidade: no fatídico jogo do 1 a 1 em 28 de setembro do ano passado, Cuca escalou o Galo com Éverson; Mariano, Nathan Silva, Alonso e Arana; Allan, Jair, Zaracho e Nacho; Vargas e Hulk. Nacho foi o terceiro atacante naquele jogo em que o Galo jogou muito bem: fez 1 a 0, deixou de fazer o segundo com Vargas, mas viu o pecado capital de Nathan Silva que nos custou a eliminação.
Emoção e estratégia não faltarão nesses dois confrontos.
Outra emoção foi a perda ontem do grande atleticano, jornalista e amigo Márcio Renato. Por 27 anos nos acostumamos a lê-lo nas páginas do extinto Diário da Tarde, periódico dos Diários Associados, sempre falando sobre o nosso Galo, atento aos desmandos e oportunismos no CAM e demonstrando sua atleticanidade sem deixar o rigor profissional que o jornalismo exige.
Grande Márcio Renato, descanse em paz! As homenagens hoje são para você, que deixa o pay-per-view para ocupar o camarote celestial em boas companhias.
Ao Sérgio e à Renata, seus filhos e jornalistas como o pai, deixo o meu abraço e os meus sentimentos.
Fiquem em paz! Vai, Galo!
Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…
Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…
O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…
Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…
Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…
Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…
View Comments
boa tarde Eduardo e massa e Paulo Peixoto. a lambança que o manso fez contra o inter foi demais. por acaso o manso estava acompanhado o galo? pela equipe que ele pos jogar contra o inter acredito que não. entrar com nacho preguiça e morto.ademir fumacinha que não joga nada. Allan butineiro. jair morto. alonso entregador e Nathan silva peladeiro ai foi demais. se entrar com estes amontoadas de peladeiros vamos ser engolidos pelos porcos amanhã. abre olho manso.aff.alias vejo passar pano neste péssimo nacho preguiça não tem como devolver a equipe argentina como este jogador engana muitos iludidos. aff.então manso e jogadores ok sobrou para nos foi a libertadores é foco total se formos eliminado pelo porcos será o fim de 2022.acorda porraa.vai galooo.
Acredito que o CUCA e sua comissão técnica sabem muito bem como joga esse poderoso e favorito Palmeiras, bicampeão da América e líder isolado do BRASILEIRÃO, com 10 pontos a frente do GALO. NÃO TEM DISCUSSÃO, O PALMEIRAS É O FAVORITO, mas não está decidido, cabe a CUCA e seus jogadores surpreender e classificar o GALO, lembrando que são 2 jogos. CUCA tem que apresentar um FATO NOVO, algo que surpreenda o ABEL, já que ambos se conhecem, se estudam. O Palmeiras hoje é o time MAIS COPEIRO DA AMÉRICA. A comissão técnica é catimbeira, aquela reclamação com arbitragem durante o jogo faz parte, uma hora é o ABEL, outra hora o auxiliar, depois o outro, aí vem um jogador do banco, o terceiro goleiro reclama, tudo orquestrado. Dentro de campo, os campeões da catimba são o goleiro WEVERTON (cai cai), zagueiro GOMES (covarde e simulador), RONY e WESLEY (principais simuladores de faltas). Mas esse time joga bola, muda de estratégia durante o jogo, gosta da bola aérea, do contra-ataque, tem preparo físico e lideranças em campo. Como ABEL, possivelmente, escala o time contra o GALO: WEVERTON, ROCHA, GOMES, MURILO e PIQUEREZ. (esses 4 dificilmente vão passar do meio de campo). DANILO e ZÉ RAFAEL. (esses 2 jogam mais fixos mas atacam também). VEIGA, SCARPA, DUDU e RONY ou WESLEY. ( aqui está uma das armas do Palmeiras, DUDU e SCARPA estão jogando muito, SCARPA, além de meia, durante o jogo se transforma num lateral direito e ROCHA vira terceiro zagueiro, DUDU, RONY e VEIGA voltam pouco, aí está o contra-ataque mortal). E o GALO, como CUCA vai se armar para barrar esse poderio verde? Acho que deveria vir com: EVERSON, MARIANO, NATHAN, ALONSO e DODÔ. (4 defensores para dificilmente passar do meio de campo, segurar mesmo). OTÁVIO, NACHO, ZARACHO e PEDRINHO. (4 meias para combater e jogar com intensidade e coragem). KENO e HULK. (KENO não precisa voltar tanto, já que o ROCHA é terceiro zagueiro, e HULK tem que jogar dentro da área, pisar na área, quero ver zagueiro fazer falta nele, uma hora o VAR pega, o juiz apita). Enfim, é jogo de paciência, de estudo, de estratégia, se sair pra cima, é tudo que o ABEL quer, tá planejadinho esperando isso. Acho que RABELLO está abaixo de ALONSO, NATHAN e JEMERSON. Penso que RUBENS, como MEIA é apenas esforçado, até agora só vi transpiração. Como LATERAL, não sabe fazer a função, não é especialista.
Bom dia, pessoal da fofoca
O problema era o Turco....
Agora vai!
Everson.mariano,rabello.alonso.dodo.otavio jair zaracho e rubens hulk e keno
BOA TARDE A TODOS.
O PROBLEMA DO BURACO NO MEIO CAMPO DO GALO , NÃO É CAUSADO POR NACHO , MAS POR JAIR QUE É UM JOGADOR MUITO LENTO E DE POUCA PEGADA.
CONFIO NO CUCA E TENHO CERTEZA QUE O TÉCNICO VAI ESCOLHER A MELHOR ESCALAÇÃO PARA DERROTARMOS O PALMEIRAS AMANHÃ.
Olá amigos da bola!
Nacho é PE-RE-BA!
Prezados Amigalos
Realmente existe alguma coisa muito errada com o Zaracho. Um jogador jovem que se machuca em treino? Recuperação física: de que? Quase não jogou este ano e precisa se recuperar fisicamente, não dá para engolir. Acho que a diretoria precisa esclarecer a imensa torcida do Galo. Gente como eu que acha que sem o Zaracho não temos time competitivo. Matam o Jair e o Allan e ainda por cima prejudica o jogo da ponta direita e do próprio Hulk pois ficam sem o vai e vem do Zaracho. Não temos um reserva para o Zaracho, poderíamos treinar o Otávio para a função, sei lá.
Mas vamos para dentro do Palmeiras do mesmo jeito.
Um abraço a todos
Bom dia Massa, PP e Guru
Paulo, sou admirador assíduo de suas postagens, que sempre trazem boas análises e otimismo, porém desta vez vou discordar.
Negar que Nacho é um bom jogador, não vou, mas não acho que ele mereça a titularidade no time.
Se a presença dele em todas as partes do campo para uns é digna de elogios, para outros trata-se de um jogador que não sabe o que fazer, uma verdadeira barata tonta.
Na realidade quando Nacho veio, esperávamos que ele fosse aquele camisa 10 que tanto a massa pedia, mas infelizmente não é.
Portanto cabe ao jogador entender a sua função dentro de campo e só fazer o que realmente está ao seu alcance, porque do jeito que tá, ele está queimando seu filme.
Se teve algo de positivo nas derrotas para Corinthians e Inter, digo então que por terem sido pelo Brasileirão, passa batido pois esse torneio já era pra nós, agora, amanhã com mando do nosso CAM e a MASSA em peso pra apoiar, os jogadores precisam dar uma resposta dentro de campo pois uma derrota e já era a Libertas também!!!
Cuca não vai fazer mágica pra remontar os cacos deixados pelo tal Turco, toma um tempinho pra acertar um time que era muito mal treinado mas todo e qualquer Atleticano têm um fio de esperança que já pra esse jogo de amanhã, algo melhore e que venha uma vitória, mínima que seja, amém!!!
E os jogadores ?
Keno fez aquele gol e a turma, empolgada, disse que ele "resgatou" o futebol do ano passado .
Deve ser a tal MEMÓRIA TÁTICA .
E o NACHO ?
A diretoria trabalha pra trazer as informações do RIVER que contêm as LEMBRANÇAS do futebol que ele jogava por lá .
RABELLO e NATHAN disputam preferência NEGATIVA , RÉVER é melhor que eles ( tem muita MEMÓRIA arquivada ) , ALONSO é o XERIFE da Cidade do Galo , é o nosso JOHN WAYNE ,
ALLAN é o quê mesmo ?
Não sei .
Assim é o Atlético hoje :
um time medíocre , que não jogou bola esse ano !
Só tem um ingrediente que pode mudar alguma coisa :
VERGONHA NA CARA , que está em falta em LOURDES !