Categories: blogueirosfutebol

O Galo não pode ficar aí parado…

Foto: divulgação/Atlético
Paulo Peixoto

O Galo tem uma porção de coisas grandes para conquistar e ele não pode ficar aí parado. Esse é um sentimento real no mundo do CAM hoje, e eu tomo emprestada a frase do roqueiro Raul Seixas, na canção Ouro de Tolo, para adaptá-la a esse momento. É um tempo que exige ação e compreensão de toda a comunidade atleticana.

Vemos um turbilhão de coisas acontecendo desde o ano passado e nada pode parar. Tudo tem que andar firme, lépido e com poucos erros. Nos deram uma expectativa enorme de que o Galo está em mutação para a glória, e nós passamos a acreditar nisso.

Vivemos das expectativas criadas com o elenco montado, com a construção do estádio e, principalmente, com os títulos a caminho. É uma porção de coisas que impede o Galo de ficar aí parado no tempo e no espaço.

Precisamos todos entender esse momento e acompanhá-lo, sempre com o olhar crítico, como em tudo na vida. Mas ser crítico não significa desrespeitar o trabalho que vem sendo implementado. É apontar dúvidas, erros, mas também esforços e acertos. É também ter uma boa dose de paciência com quem comanda e com os comandados. Gostemos ou não do treinador ou de determinado jogador, todos precisam de tempo para executar bem o seu trabalho. Treino, treino, treino…

Fiquei surpreso com o que aconteceu desde a saída de Jorge Sampaoli e a chegada de Cuca. Me surpreendi com a resistência de muitos atleticanos ao nome do treinador, por eu achar que ele seria sempre bem-vindo depois de comandar o time na Libertadores de 2013, nosso maior triunfo.

Foto: divulgação/Atlético

Uns o consideram desatualizado e sem alternância, outros não o quiseram por ele ter acertado sua saída às vésperas do mundial de clubes e ter sido o comandante daquele vexame. Outros o destratam por ele não ter disputado aquele incômodo clássico como deveria. Tem uns que devem implicar por ele usar gel no cabelo um dia e em outro usar boné, que esconde o cabelo. Motivos é que não faltam.

Não compartilho de nenhum desses, mas acho legítimo que todos pensem o que quiser sobre o Cuca, o Hulk, o Guga, o Nacho, o Tchê Tchê, os investidores, a diretoria, sobre quem quer que seja. Pensar, criticar, xingar, cobrar, ainda mais quando se perde ridiculamente, é do jogo do futebol, é da paixão. O que não dá é fazer disso uma batalha que prejudique o trabalho que vem sendo feito.

Defender o Cuca após a derrota para o Fortaleza logo na abertura do Brasileirão, em casa, com o time titular, é impossível. O que eu vi no domingo foi simplesmente uma patacoada. Cuca foi incapaz de recompor o meio-campo perdido. Foi ridículo o que presenciei, tanto no passeio do Fortaleza pelo meio-campo quanto na falta de ação corretiva.

Não gosto de cornetagem típica de torcedor que fica naquela: “Tira fulano e põe sicrano; fulano não sabe marcar e sicrano não sabe recompor; só esse treinador não vê isso, tira o treinador”. Mal sabem os corneteiros como eles falam bobagem.

O Guga, que muitos cornetas já teriam mandado embora ainda no ano passado, agora é agradável, pra ficar só em um exemplo. O Guga era ruim ou Sampaoli que o tolhia em um esquema diferente? Foi o Cuca quem o ensinou? Essa resposta não cabe aqui. O exemplo era só para ilustrar como isso não ajuda em nada. Agora já vejo gente gritando contra o Tchê Tchê, que não agradava antes, agradou na fase de grupos da Libertadores e depois de domingo não serve mais. E o Nacho, hein? Pelo menos não ouvi ninguém gritando “fora Nacho”. Ainda bem.

Foto: divulgação/Atlético

Acho que o Cuca ainda não conseguiu organizar o meio-campo atleticano para que ele seja mais eficiente desde a saída de bola e marcação ao adversário. Vejo o problema ali. Aliás, já disse aqui neste espaço, faltam alternativas de jogo ao Galo. Por enquanto temos apenas um time e um esquema-base limitado.

No domingo, me pareceu que Tchê Tchê e Nacho não deram conta sozinhos de ajudar o Allan na contenção. Por isso eu credito a derrota unicamente ao Cuca, incapaz de corrigir isso com toda a sua experiência. Como corrigir? Eu tenho o meu palpite, mas ele é meu. Cada um tem o seu, e por aí logo vemos que palpite de fora não é solução. O problema é do Cuca, que é muito bem pago para resolver.

Mas nem por isso vou atacá-lo, desacreditá-lo, dar o trabalho por comprometido. A torcida atleticana precisa aprender a julgar o trabalho não pelas atitudes em poucos jogos. Precisamos ter paciência com o esforço a médio prazo, ao menos. Claro que sem deixar de exercer a crítica. Afinal, tem gente que só funciona com pressão, e a crítica que serve para alertar é importante na construção de um trabalho.

Temos que controlar a passionalidade. É difícil, tentemos. Ainda mais quando nos incomoda demais perder pontos em casa para um time inferior tecnicamente (não foi o caso do Fortaleza do ponto de vista tático). Esse tem sido o nosso calcanhar de Aquiles no Brasileirão dos pontos corridos. Isso tem que mudar! Hoje eu não acho o Galo favorito. Mas acredito ainda que esse time pode evoluir e se credenciar ao título.

Então ficamos assim: o Galo tem uma porção de coisas grandes para conquistar e ele não pode ficar aí parado, e nós atleticanos temos que seguir junto dele. Criticar, podemos. Cornetar e derrubar, não. Vai Galo, toca Raul que dá rock…!

Blogueiro

View Comments

  • Boa noite,

    Kkkkk, por aqui quase tudo pode, excluindo política é claro e correto e cornetar, os cornetas é claro.
    Cornetar, corneta é ditar regras ....
    Eu também corneto, fato.
    Por falar nisso, estou gostando muito do futebol do Tchê Tchê, mas o tratamento diferenciado que o Cuca da a ele só pode trazer problemas para o grupo, e no mínimo desagregador, junto a ele coloco o Vargas que só pode mesmo é ter cláusula em contrato que garanta sua minutagem em campo.
    Precisamos é exatamente de presenciar alguns jogadores aproveitarem as oportunidades, nestes coloco Sávio e Marrony que não engrenam e o Neto e Echaporã que nem tem oportunidades.
    Libertadores com caminho tortuoso para o nosso galo, Boca Jrs, River Plate, Palmeiras ou SP, mas que vantagem é essa que nos nossos domínios não ganhamos nem do Fortaleza. Vixi.
    Foco no Remo, na Copa do Brasil espero convencermos e ter o caminho mais suave.
    Ai vem a velha máxima, "Quem quer ser campeão não pode escolher adversários", mas quem quer também ganhar uma grana na competição pode sim querer um Cerro Porteño ou Olimpia que ficaram exatamente com o quinto melhor e o oitavo melhor, julgo injusto, mas e a regra do jogo.
    Boa noite a todos!

  • Boa tarde!

    Galo enfrentará o Boca pelas oitavas da Libertadores.

    Os jogos estão previstos para as semanas do dia 14 e 21 de julho.

    Se passar, o Galo poderá enfrentar o River Plate nas quartas.

    Desde o Fortaleza, acabou a moleza...

  • Galo X Boca
    Vai ser uma disputa emocionante, daquelas de tirar o fôlego. Vamos ter a oportunidade de eliminar um dos maiores times do mundo. Haja coração. Libertadores é outra coisa. Confio na vitória, lá e cá, pra assombrar os outros adversários.

    Já no campeonato brasileiro, nada espero desse torneio que quase nunca nos favoreceu. Quero mesmo é ser Bicampeão da América e enfrentar o Chelsea no Japão.

  • enfim o galo não pode parar. infelizmente com este futebol de várzea vamos ser umilhados pelo boca Juniors. ficar em 1 lugar geral para encarar logo o boca Juniors. a cuca e seus amontoados de peladeiros começam a jogar a sério que a onça vai beber água. diretoria levanta o rabo da cadeira e traz reforços para ontem. se vocês não sabem qual os jogadores então vai a lista.goleiro para ser titular. zagueiros urgente para ser titulares. meio campo pitbull titular. lateral direito titular. camisa 9 que sabe fazer gols. a galo sempre nos decepcionando. vá galooo.

  • Boa tarde a todos! Caro Sr. Paulo Peixoto, perdoe-me pela sinceridade mas quem é o senhor para ditar regras ao torcedor? No futebol cada um entende e se comporta da maneira que achar melhor, desde que não prejudique o outro. Se gosto ou não de um jogador/técnico ou dirigente é problema meu. Na arquibancada vale tudo: gritar, xingar, se desesperar etc. Como vários já disseram; a "goumertização" e o politicamente correto no futebol vão acabar com o esporte ou afastar aqueles que realmente lhe são apaixonados. Quem joga, dirige ou escala em clubes como o Galo, aliás ganhando milhões, deve estar pronto para aguentar a pressão ou então pegue seu boné e suma, pois a pressão será constante e não admitimos sermos controlados. Sou corneta e ninguém me controla. Passar bem!

    • RONAN ,

      adorei a "gourmertização" do futebol !
      Aplaudo e peço bis pelo que escrevestes .

  • Pra toda paciência existe tbm um limite...

    50 anos na fila de um Campeonato Brasileiro e contando...

    Haja paciência!!!!!

    OBS.: o Sr. CUCA aceitou o convite pra ser o Treinador e com ele o nosso CAM vai seguir, então, que ele dê o jeito de acertar o time pois é muito bem pago pra isso, independentemente de ser criticado ou não!!!!!

  • Nada como viver sem o contraditório, é só tocar a corneta q tudo fica bem. Como dizia o "seu Joca, corneteiro profissional", prá ele, o futebol não é alegria do corneta e sim o corneta q é a alegria do futebol. Dito isso, qqr técnico q saia minimamente do lugar comum e faça uma mudança tática na forma de jogar de seu time além de dar um nó na cabeça dos cucas,esfrega na cara de todo mundo o tanto q esse time tem graves limitações e é extremamente dependente da individualidade de determinados jogadores. Qdo eles não são anulados,por serem os poucos q resolvem de fato, a bola não é tanto maltratada e o téquinicu é tratado como sendo o diferentão da coisa toda. É triste ver um canhão sendo manuseado,e muito mal, por um canhoneiro míope.
    Ah! Sou um corneta assumido forjado ali no portão 09 do bom e velho Mineirão. Onde a coruja sempre piou,quem viveu aqla "vibe" sabe bem como era a forja da corneta Alvinegra.
    Se liga vivente:
    [•••]" agora eu também resolvi dar uma queixadinha
    Porque eu sou um rapaz latino-americano
    Que também sabe se lamentar
    E sendo nuvem passageira
    Não me leva nem à beira
    Disso tudo que eu quero chegar
    -E fim de papo!"[•••] _ Raulzito.
    CADÊ os reforços necessários p*###@@@@..!!!
    Saudações Atleticanas

  • VIVA O GALOOOOOOOOOO
    O GALO MAIS LINDO DO MUNDO.
    TODO MUNDO TE XINGANDO MEU GALÃO DA MASSA.
    É A MISTURA DO AMOR E ÓDIO ESSA RELAÇÃO ALVINEGRA.
    VIVA O GALÃO DA MASSA.
    FELIZ PELA SUA SIMPLES EXISTÊNCIA.
    VIVA O GALÃO DA MASSA.
    VIVA O GALÃO DA MASSA
    O AMOR DE UMA NAÇÃO PRETA E BRANCA
    VIVA VIVA O GALO MAIS LINDO DO MUNDO
    ALGUÉM TEM QUE TE EXALTAR MEU GALO
    PRA RECLAMAR JÁ TEM MUITOS
    VIVA O GALÃO DA MASSA
    MEU AMOR MAIOR
    AMANHÃ MEU DIA SERÁ DE ALEGRIA
    POIS TERÁ O GALÃO DA MASSA
    VIVA VIVA O GALO DOIDO

  • Concordo que temos de largar a famosa "bipolaridade" do Atleticano, sobre a qual o Levir Culpi tanto falava enquanto foi nosso treinador. Por causa dela trocamos de técnicos em curtos espaços de tempo que até hoje pagamos o preço disso.
    Quando na coluna está rescrito que "....que o Cuca ainda não conseguiu organizar o meio-campo atleticano para que ele seja mais eficiente desde a saída de bola e marcação ao adversário...", quer dizer, para você, que o 1º tempo do jogo Galo x Fortaleza também foi muito ruim?
    Não estou fazendo defesa do Cuca, mas é claro e óbvio que ele já tem o time base. Os jogadores ainda buscam o entrosamento. Estão se conhecendo. E a torcida é para que, numa sequencia maior de jogos, encontrem a famosa "sintonia fina". O ideal seria em treinamento, mas o calendário do futebol brasileiro não permite.
    Ainda confio no treinador no pouco tempo, ou melhor, nas poucas partidas até aqui dirigidas por ele.

Recent Posts

Chegou a minha vez

Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…

6 dias ago

“Nada e não estão com pressa”

Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…

7 dias ago

O CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA DO ATLÉTICO

Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…

1 semana ago

O Galo e novo desenho do futebol brasileiro

Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…

1 semana ago

A desilusão dos iludidos

Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…

1 semana ago

Fim de semana sem tensão e estresse

Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…

2 semanas ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!