Categories: blogueirosfutebol

O Galo de Mohamed não é o Galo de Cuca

Paulo Peixoto

Esqueçam o Galo de Cuca. É hora de o CAM começar a viver o Galo de 2022, o Galo sob Antonio Mohamed. Não é uma continuidade, é um novo trabalho com (quase) o mesmo elenco.

Não sou daqueles que quer a cabeça de Antonio Mohamed após os três empates quase que seguidos. Longe, mas muito longe mesmo de ver terra arrasada no CAM sob Mohamed.

Esse Galo de 2022 tem oscilado muito durante seus jogos. Isso é fato. Tropeçamos feio após o Galo estar vencendo seus adversários em 2 desses 3 jogos que empatamos. Pior é que empatou tendo o controle do jogo e cansando de perder gols. Menos mau.

Mas se não defendo mudanças, também não acho que el Turco não deva ser questionado. Ele precisa ser cobrado porque deixou de ser normal esse elenco do Galo tropeçar seguidamente em três oportunidades contra times reconhecidamente inferiores tecnicamente.

É preciso discutir internamente táticas de jogo, atitudes, relaxamento excessivo e mais coisas. Mesmo com a conquista da Supercopa sobre o Flamengo, o que foi extraordinário para o atleticano, o Galo de 2022 está a alguns passos atrás do Galo do final do ano de 2021. Isso está evidente cada vez mais.

Mas é preciso racionalizar sobre o porquê disso.

Esse elenco do Galo veio de uma forte pressão por títulos, pressão que foi ainda maior depois da eliminação da Libertadores na semifinal contra o Palmeiras.

Me lembro muito bem, depois dos títulos do Brasileirão e Copa do Brasil, das declarações dadas por Hulk e Cuca em diversas entrevistas, falando do peso gigante que todo o grupo estava carregando sobre suas costas. O time e o treinador estavam fisicamente e mentalmente cansados, esgotados.

Aí vieram as festas da celebração, os prêmios, o reconhecimento nacional e internacional, o êxtase, as férias e o sentimento de alívio com a missão cumprida. Tudo muito compreensível.

Então veio 2022, um novo treinador e a declaração de Hulk, reiteradas vezes, em muitas entrevistas, sobre o ambiente “mais leve” no clube com a chegada de Antonio Mohamed. Até hoje essa declaração me intriga demais.

Será que o imprescindível Hulk e o grupo consideravam Cuca exigente demais, “pelinha” demais, detalhista demais, a ponto de deixar o time estressado e sob pressão? Eles não gostavam dos métodos de trabalho de Cuca? Seria ele sisudo demais? Eu gostaria muito de ouvir Hulk discorrer mais sobre sua colocação.

A questão, então, foi que o grupo voltou merecidamente relaxado para cumprir os seus compromissos em 2022. Mas isso influi de que maneira nesse Galo de Mohamed? O Galo continua até hoje relaxado, ainda mais depois de ganhar a Supercopa e o Mineiro em cima dos maiores rivais? Se sente desobrigado? Será que paira no grupo uma certa soberba?

Essas são indagações, não afirmações.

Na quinta-feira passada um fato um tanto inocente chamou a minha atenção. O lateral Arana postou no seu Twitter uma foto com um garotinho, que não sei se é seu filho, no qual dizia que “depois de dois empates” aquele garotinho “foi no ct cobrar os jogadores”.

A leitura que fiz desse post foi que Arana tentava demonstrar um ambiente leve e despreocupado no grupo, apesar da bronca ácida da torcida, apesar dos pífios resultados.

Só que na sequência veio o terceiro empate, contra o Goiás… Que fase!

Por essas coisas e outras específicas do trabalho de Mohamed é que eu penso que o Galo precisa parar para refletir. Elogiar, cobrar e criticar deve ser um exercício diário em qualquer instituição.

Uma questão importante é como cobrar. Parte da torcida faz disso um cavalo de batalha, é agressiva, destemperada e até grosseira. É possível criticar com argumentos, científicos e técnicos. Dá para cobrar sem jogar contra o time e o clube. Para isso já temos os nossos rivais.

É claro que quando o time joga mal deve, sim, ser criticado. Quando joga bem e não vence, deve ser questionado. Quando os atacantes perdem gols em demasia, precisam ser cobrados. E quando a zaga começa a ser vazada seguidamente, também é preciso haver questionamentos e cobranças.

Questionamentos e cobranças devem existir sempre, ganhando ou perdendo, naturalmente. Eles nunca depõem contra o grupo, que, aliás, é muito bom. O problema da crítica é quando se perde a ternura.

Por fim, pode até ser que as intrigas que tenho e as leituras que faço sejam viagem minha sem qualquer fundamento. Mas fato mesmo é que não é normal esse elenco multicampeão empatar três vezes praticamente em sequência, da forma como aconteceu e contra adversários tecnicamente inferiores. Isso não é normal, não -em que pese Mohamed ter somente três meses de trabalho.

Amanhã já tem mais Libertadores. A vida segue e o Galo não pode parar. Vai firme, Galo!

Blogueiro

View Comments

  • A realidade é cruel e deve ser analisada. A soberba, aqui citada pelo bloqueiro, é real! Basta ver a quantidade de cartões que o time está recebendo. Estamos indo para a rodada de número 5 e já temos dois jogadores suspensos e outros com dois cartões amarelos. O comportamento dos jogadores em campo tem que ser analisado.

  • Boa tarde, se o Turco entrasse em campo para fazer os gols que ficaram faltando e também desse uma canja na zaga que anda entregando a paçoca estava tudo resolvido. Acontece meus amigalos que do outro lado tem os adversários que também querem o mesmo que nós, a vitória. Então, vamos esperar que as coisas se acertem e melhore para nosso lado. Temos sim grandes jogadores que também podem falhar na marcação e errar gols, por erros de decisões mal tomadas ou por falta de sorte. Esperamos que os bons ventos da Alterosas voltem a soprar com força para nosso lado. O ano está só começando, com trabalho vai dá certo e teremos grandes chances de ser campeão de novo. Abraços.

  • boa tarde Eduardo e massa e Paulo Peixoto. o galo do EL turco não é igual do cuca é simplesmente igualmente do dudamerda. treinador fraco que simplesmente parece uma estátua na beira do campo. daqui a pouco aparece os passadores de panos elogiando o EL turco. não duvido nada o galo ressuscitar o mequinnha amanhã na libertadores.abre o olho EL turco sua batata está queimando. quero muito queimar minha língua mas com este treinador vamos ficar nem no cheirinho. ótima semana a todos amigalos. vai galooo.

  • Seo Turco fosse técnico de um time mediano ou fraco..... certamente iria para a série B

  • Boa tarde Peixoto, xará e amigalos!
    Na verdade El Turco não sabe "segurar" resultado favorável durante as partidas. Vai trocando peças e parece perdido. Os jogadores são praticamente os mesmos mas o esquema defensivo de Cuca era eficaz, o atual não. Quem sabe El Turco aprende isso rápido.

  • Boa tarde a todos!
    Discordo em parte. Com o Cuca nas primeiras rodadas do brasileirão de 2021 uma boa parte da torcida estava tbm pedindo a cabeça dele. Na quarta rodada de 2021 tinha o galo 09 pontos e nas três rodadas seguintes tropeçou e a torcida não perdoou o Cuca. Vamos apoiar o Turco Mohamed que vai dar certo. Imagina se estivesse perdendo?

    • Quem tá pedindo cabeça do treinador realmente pode estar precipitado, mas não dá pra apoiar repetição de erro não. Errar é humano, persistir no erro é burrice! Se o rodízio não está dando certo, se tem que melhorar as substituições, parar de perder gols feitos e de tomar gols bobos, não dá pra ficar calado! E amanhã é a primeira final da Libertadores pra nós: temos que ganhar de qualquer jeito, não importa como nem o placar, mas se queremos classificar em primeiro no grupo e será um vexame não conseguir isso, tem que ganhar do América amanhã e pronto!

  • SEM QUERER CRITICAR NINGUÉM , MAS ACHO QUE OS COMENTÁRIOS DEVERIAM SER MAIS CURTOS .
    AQUI TEM COMENTÁRIOS MAIORES ATÉ QUE A COLUNA DO BLOGUEIRO.

    • E já solicitei, algumas vezes, que dividissem em duas ou mais versões distintas. Em vão, o pior, ao que é sabido, textos grandes não são lidos até o final. Se a pessoa insistir estará quase que falando pra ele mesmo. Enfim, para evitar isso, teria uma solução. Limitar o número de toques de cada comentário. E, se tiver de chegar a isso, adicionar ainda um cadastramento prévio com checagens dos dados pessoais e emails. Preferia, assim como sempre funcionou, que cada um tivesse seu próprio discernimento.

      • Peço perdão (mais uma vez) ao Eduardo e aos leitores de twitter pela extensão dos meus comentários. Eduardo, você não precisará limitar o número de toques dos comentários, pelo menos não para mim. Pretendo não incorrer no mesmo erro. (P.S.: não identifiquei aqui nenhum comentário maior que a coluna do dia, de qualquer forma é mesmo cansativo ler muito. Peço desculpas).

      • Concordo sim, temos que nos policiar quanto a isso. Outra coisa que deveria ser evitada é comentar em caixa alta, fica parecendo que tá gritando ou querendo impor a opinião, não acho educado também.

  • O técnico do Coritiba, mexeu no time durante o jogo deu um nó tático no turco.

    O técnico no Equador, fez a mesma coisa.

    O técnico do Goiás, deu outro nó tático no Turco e avisou isso na entrevista antes do inicio do jogo.

    Agora, vamos ver o incompetente do Mancini fazer a mesma coisa nos jogos com o América que é o melhor destes times.

    Acho que o Turco veio aprender táticas por aqui.

    Sei não.... ele não vê o jogo que está sendo jogado e mudado.

  • A avaliação sobre o Turco é feita pelos resultados.

    Não mentem..... o time está ladeira abaixo e o pior, são as escalações e as malditas
    substituições. O cara desmonta o time em campo e não aparecem que as modificações
    são modificações táticas.... que não existem.

Recent Posts

O Atleticano não abandona o Galo

Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…

15 horas ago

Kardec reacendeu as chamas da esperança

Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…

2 dias ago

O primeiro confronto da série de decisões

O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…

3 dias ago

Bons ventos sopram a favor do Galo

Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…

4 dias ago

Momentos que antecedem grandes decisões

Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…

5 dias ago

Passada a euforia agora é pés no chão

Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!