Categories: blogueirosfutebol

O fracasso anunciado

Depois do sucesso, por três anos consecutivos, o quarto Manto da Massa versão 2023 foi quase um fiasco. Não posso assim tachar, uma vez que a venda de 35 mil peças supera em muito a comercialização das camisas de jogo por muitas equipes de série A. Inclusive de time mineiro. Porém, se comparado com as edições anteriores, ficou muito distante do potencial da Massa.

A primeira edição foi em 2020, quando foram vendidas 108 mil camisas. No ano seguinte, 2021, passou para 119 mil. Já ano passado, 2022, 132 mil peças do Manto da Massa foram comercializadas. O lucro de cada temporada aos cofres do clube – segundo informações – foi de nove, oito e seis milhões em cada edição. Interessante, as vendas cresciam, mas o valor da receita diminuía. Agora, seguramente, o líquido apurado ficará longe da previsão.

Tenho lido e ouvido, seja por veículos de comunicação ou nas redes sociais, as razões dessa queda brusca na comercialização. Atraso na entrega do ano passado, preço, modelo eleito democraticamente pela Torcida, tema, entre outros menos citados. Fico com o primeiro e outro que me foi mencionado pelo Teobaldo no nosso cafezinho da sexta-feira. Na verdade, nem foi justificativa e sim uma sugestão que poderia ter facilitado ao Atleticano. Ele, na verdade, destacou ter ouvido em algum lugar. Eu que não me lembro.

Vamos lá. Eu mesmo, quando do atraso na entrega ano passado, jurei que não mais ia me aventurar nessa longa espera. Ocorre que, como o coração Atleticano sempre fala mais alto, acabei aderindo e assim a coleção minha e da filha não foi penalizada. Adquirimos a quarta versão do Manto. Porém, inegavelmente, a maioria dos Atleticanos ainda está ressentido com a bagunça na entrega de 2022. Consideração pessoal. Até, no meu dia a dia, uso mais essa camisa que a de jogo. Detesto aquele abadá cheio de propaganda. Não sou outdoor ambulante. Gostaria de uma coleção da camisa oficial sem anunciante.

Some-se ao fracasso da vendas outros fatores – destacadamente a campanha do time na temporada – que dá uma brochada na motivação do Torcedor. O preço, claro, considerando a realidade que passamos ficou bem salgado. Foi sobre isso que o Teobaldo – sensibilizado com os dois lados (clube e Torcedor) – disse. Para ele, faltou um plano de venda que facilitasse a aquisição. Dez ou mesmo 12 vezes, criando até um hábito que fosse compatível com a realidade e possibilidade de cada Torcedor/consumidor.

Não tenho, como nunca tive, a intenção em ser dono da verdade. Não existe racionalidade quando se pensa no nosso time do coração. Amamos e xingamos jogador, treinador e diretoria, mas sempre queremos o melhor para o Galo. E o projeto Manto da Massa, na pior das hipóteses, é meia folha salarial do elenco. Receita que não pode ser desprezada. Já o Torcedor, que é o maior patrimônio do Galo – antes e mesmo agora com a SAF – não pode ficar no vácuo. Em 2022, o atraso na entrega, chegou a ser desrespeitoso. Agora é oportunidade de repensar. Até quem sabe, se tiver jeito, salvar o Manto de 2023. Sigamos!

Em tempo: amanhã, terça-feira, depois desse longo período com assuntos paralelos e fora do campo de jogo – ante véspera de retomar a competição – voltamos a debater futebol. Foi um curto período sem bola rolando que o espaço pôde resenhar sobre assuntos que margeiam o gramado.

*imagens: Divulgação

Blogueiro

View Comments

  • Bom dia. Não sei pq a turma esta preocupada com o dinheiro...entrando tantos milhões pro
    galo (clube??)...gente dinheiro não é mais problema, entrando ou não entrado grana (pode vender um jogador de 500 milhões que nada garante agora que essa grana será reinvestida no "clube"). O dinheiro tem? ou não tem? Falando nisso kd as contas da SAF, o dinheiro entrou, pagou as dívidas? Acho que ainda tem muita gente refletindo sobre a SAF (comprar uma camisa pra dar lucro pro galo ou pra empresários?) Pq agora dinheiro tem né, não é mais problema segundo a turma. Se antes quase não tinha transparência, agora ela é zero, acabou...nem boatos e fakes...kkk. Saudações, só uma reflexão que ainda me pesa...Preocupar com o time em campo, pois dinheiro e negócios agora é com os donos do clube.

  • Na minha opinião, o fator brochante número um em qualquer situação é o fracasso dentro de campo. Estivesse o time voando, disputando fases finais de Libertadores e Copa do Brasil e nas cabeças no Brasileiro, o torcedor perdoaria a maracutaia financeira e cronológica do ano passado e compraria a caríssima e sem graça edição atual. É interessante observar as várias sugestões deixadas aqui para que a peça bordada a ouro (só pode ser, com esse preço) deveria ter a opção de ser adquirida em suaves parcelas que caberiam no Bolso da Massa. Interessante porque dois dos felizes proprietários do Clube Atlético Mineiro SAF são banqueiros! Que atestado de incompetência!! Não conseguem nem faturar em causa própria, dirigindo a compra parcelada exclusivamente para os cartões de suas instituições. Isso explica muita coisa no Galo...

  • E um detalhe que poucos estão comentando e que acredito que também refletiu nas baixas vendas é o fato de a camisa não ter um fornecedor oficial definido, como foi a Le Coq e poderia ser a Adidas. Sem saber quem irá se responsabilizar pela qualidade, não temos a garantia de uma camisa de qualidade. E isto pesou e pela 1ª vez eu não comprei o Manto da Massa!

  • Boa tarde, Ávila e Massa,
    Essa diretoria acabou com um projeto de sucesso. Adiciono ao texto do Blogueiro:
    1)Preço de 169,00 do Manto 1 para 269,00 (399,00) para este, subiu mais que gasolina, pqp!
    2)CALOTE, pegaram o dinheiro dos atleticanos e gastaram com outras coisas.
    3) Todo dia tem uma camisa nova, time simpático tem que fazer uma camisa diferente a cada causa social... imagina se fizerem uma camisa azul para comemorar o NOVEMBRO AZUL, pqp! Espero não ver está hecatombe!
    Mudando de pau pra cavaco, contando os minutos pra esse retranqueiro treinador ir embora, que esse covarde não jogue na retranca contra as meninas!
    Rejuvenescer Galo!

  • Bom dia!
    Essa diretoria, esse treinador, esse time brocharam tanto o torcedor, a ponto de um efeito dominó. Os pobre coitados dos youtubers, caçadores de likes, já não sabem mais o que fazer, o que falar, é um tal de "bomba", "bateu o martelo", "acabou de sair"...se você for abrir (já não cometo mais essa sandice), não vai ver nada de interessante. Aí ele diz: "se você gostou, deixa seu like, comenta e compartilha. Tamujunto." Os mantos, um fiasco. Daqui a pouco, se essa diretoria incompetente não tomar uma atitude pra ontem, a Arena vai começar a receber uns poucos turistas, porque torcedores vão começar a repensar se vale a pena gastar com ingressos caros e futebol de quinta categoria.
    Acorda menins!

    • Amigalo, onde assino?

      o pior que com tanta gente no clube incumbida de identificar o descontentamento do torcedor que é a maior razão de existência do clube, ainda assim as coisas cada dia pioram mais.
      Mas nós torcedores aos poucos vamos aprendendo a dar o troco.

  • Salve Massa e Guru

    Um dia da caça outro do caçador, simples assim.
    O Clube deu uma banana bem grande pros torcedores que compraram o manto III. Isso mesmo tendo conhecimento dos problemas de logística e fornecedores das edições anteriores.
    Gastaram o dinheiro, não pagaram os fornecedores, atrasaram a entrega e tudo quanto foi trairagem e detalhe, nunca, eu disse nunca, vieram a público se explicar e pedir desculpas à massa pelos problemas ocorridos.
    Tai o troco cambada!
    Com tanta gente entendida em assuntos comerciais e finanças dentro do clube, simplesmente mataram a galinha dos ovos de ouro com este lançamento inoportuno do novo manto.
    Eu que adquiri todas as versões anteriores, comprando pra toda a família, em média 5 a 6 mantos, desta vez resolvi ficar de fora, até que a seriedade e compromisso volte a esta campanha.

  • Bom dia!
    Lendo o texto do Ávila e os comentários me lembrei da música,Regra Três, dos geniais Vinícius e Toquinho.
    São tantas pataquadas que nem a PAIXÃO ATLETICANA "quenta".
    As piores são: esse elenco de bois cansados e esse treinador que, embora vencedor no passado, não deu liga no Galo.

  • Do seu texto de hoje, quando diz que as vendas aumentaram e as receitas cairam, temos que lembrar de decadas atrás , o que disse o nosso antigo "guarda metas ", Kafunga , nas horas vagas, filosofo contemporaneo : no galo , o errado é o certo. Meses atrás, outro exemplo de matematica que não fecha: a venda do shoping, patrimonio valiosíssimo do clube , com sua venda alardeada para sanar , ou pelo menos, amortizar boa tarde da eterna divida do clube. Perplexos, aterrorizados , após a venda do mesmo , assistimos a divida triplicar. Todos ganharam , o comprador , os atravessadores , os espertos de sempre , sempre a espreita da sombra do clube,para de alguma forma , se beneficiar (ou beneficiarem , como queiram). Ganham todos, menos nosso amado clube. Por isto, não largam nunca o osso , a briga politica dos mandatarios é uma briga de poder, que envolve muito dinheiro e , ajudados pela criminosa falta de transparencia , tudo escuro, nebuloso. E no campo, nas quatro linhas, este verdadeiro espetaculo de terror , a começar pelo gramado da arena , um Bilhão de gastos e nem um gramado decente

  • Concordo, novamente, com udo que diz o blogueiro democrático no tocante as camisas cujo preço está fora dos padrões normais e a venda caiu e muito, mas em especial dois pontos: preço e apatia mesmo por parte do torcedor! Eu mesmo, tenho várias (não diria todas), mas desde a clássica de cordão branco e escudo diferente, até a mais moderna, saltando algumas que não gostei, possuo quase todas. Também não gosto e não tenho as que mais parecem "penteadeiras das sofredoras do sexo" (chamadas de p.....) de tanta propaganda! Meu filho, torcedor doente, mesmo residindo em Santa Catarina onde é magistrado, também é doente e TEM TODAS, para quando, eventualmente de férias ou o Galo joga em Curitiba nos fins de semana, viaja pra ver o jogo... Minha neta, bisneta de um dos fundadores do Cruzeiro - e que tem avenida perto da Toca com o nome dele - é atleticana, por livre e espontânea vontade minha, e já tem três camisas.... Enfim: continuamos a torcer, embora um tano tristes com essas mazelas de ultimamente, que faltam ao glorioso, em especial a TRANSPARÊNCIA!

Recent Posts

Irregularidade e exigência de reação

Por mais compreensível que sejam os desfalques – de toda natureza -, o histórico dos…

23 horas ago

Nem tanta esperança e nem tanta desconfiança

Sou, me sinto bem assim, sempre otimista. Não só com relação ao nosso Galo, mas…

2 dias ago

Não abdico da minha Atleticanidade

Sou, com muitos, também bipolar. Isso, na verdade, embora seja muito dito por nós Torcedores…

3 dias ago

Julino começou como foi junino

Ontem, dentro de casa, vivi talvez um dos dias (na verdade, noite) mais tristes das…

4 dias ago

O que esperar de um clássico que já foi o maior do BR

Galo e flamídia, ao longo dos tempos, foi o grande jogo do futebol brasileiro. As…

5 dias ago

Imediatismo do torcedor X responsabilidade de gestão

Por força desse compromisso em assinar esse espaço, já por mais de oito anos, tenho…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!