Antes de entrar nas considerações que trago hoje à nossa resenha, reafirmo – como deixei expresso no final de janeiro ao retomar o blog – que minha disposição permanece de dois a três posts semanais. Nos últimos dias, em função de tanta instabilidade da equipe e ainda na política do clube, esse compromisso acabou sendo quebrado para permitir e dar voz ao Atleticano.
Ontem, caríssimas e caros, muito se especulou antes da reunião do Conselho á respeito de hipóteses que poderiam ser colocadas pela diretoria, especialmente sobre a possibilidade de alienar o que resta do Diamond. Fiquei ali pelos cafezinhos do shopping, ao lado da sede, ouvindo conselheiros que entravam e saiam da reunião na sede do Galo.
Mesmo tendo a prestação de contas tendo sido aprovadas, com apenas um voto contrário, percebe-se pela boca miúda uma grande preocupação com a intenção que vem sendo – gradativamente – trabalhada pela direção Atleticana. Silenciosamente, se é que podemos assim dizer, um ou outro elemento com estreitas ligações com o grupo que comanda o clube, tenta convencer que é o caminho para o saneamento “definitivo” das combalidas finanças do nosso time do coração.
Acho que tanto importante quanto equacionar esse grave e antigo problema, é mostrar – escancarar mesmo – como foi que essa divida chegou aos incríveis valores que superam a casa dos 600 milhões de reais. Mais de meio bilhão. Quem foram os responsáveis por este absurdo e desmando. Ao que me disseram, cotas de TV foram adiantadas deixando a atual direção sem essa receita no ano anterior e no corrente. Como? Onde foi parar essa grana?
Outra informação que me foi passada, embora eu seja péssimo em matemática (sobretudo financeira e avaliação imobiliária), diz respeito à mágica pretendida para a busca dessa solução. Disseram que os 49,9% do Diamond que ainda pertence ao Galo estaria avaliado em 400 milhões de reais. Ora, como isso? Se quando 50,1% tem menos de dois anos, foi transferido por 250 milhões.
Se os números forem reais, tem algo que não fecha. Em menos de dois anos aquele patrimônio valorizou 60%? Estão supervalorizando ou, pior, aquela transação anterior foi maléfica aos cofres do Galo. Qual aplicação, nesse período, teria valorizado tanto assim? Imóvel então, jamais!
Disse uma, mas uma segunda questão me ocorre. Como pagar mais de 600 milhões com 400 milhões, se fosse o caso do Conselho autorizar essa venda? Ficaria ainda mais de 200 milhões em aberto e sem patrimônio. Tudo bem, não sou do mercado financeiro, tampouco imobiliário, mas minha ignorância no assunto não me impede de questionar o que estão fazendo com o meu Galo. Meu, seu e de toda a Massa. Somos os últimos, a saber, e, sempre, com notícia ruim.
Por fim, ao Torcedor – os oito milhões que somos – o que interessa é futebol, que as pessoas eleitas, ainda que por um minúsculo colégio eleitoral que não tem a participação da Massa, busquem soluções sérias, honestas, transparentes e convincentes. Amanhã tem o Vasco pela frente e o time carioca veio de uma lavada na rodada inicial para o time que tem Nikão e Tomaz Andrade, dispensados pela cúpula do Galo. O mínimo que se pode esperar é uma vitória e com relativa tranquilidade.
Ontem, entre essas resenhas já no início da noite naquele patrimônio que até recentemente era todo do Galo, uma prosa se estendeu entre nós indignados Atleticanos. Por qual razão, todos os times brasileiros tem jogador da base sendo lançados e sendo destaques, enquanto no Galo nenhum único vem atuando. O que acontece com os treinadores, o atual está repetindo o que outros já fizeram, não dão oportunidade aos meninos para mostrar seu potencial.
Alerrandro era artilheiro do Mineiro e perdeu o lugar para um centroavante que vem perdendo gols incríveis. Bruninho quando lançado, deixou boa impressão, mas aquele lugar é vitalício de um jogador que recebe centenas de milhares de reais. Alessandro Vinícius, nas duas vezes que teve chance de entrar, arrasou e agora nem no banco tem ficado.
O mesmo acontece com o promissor e muito jovem Neto, que numa rara oportunidade demonstrou personalidade. Nesse dia, depois de entrar e mostrar que tem futuro, em função de uma expulsão, foi recuado para a zaga e mostrou a mesma maturidade. Depois, como tantos outros, sumiu da equipe.
Enquanto isso, temos de tolerar essa draga de jogadores descompromissados, especialmente, trazidas pelo antigo diretor Alexandre Tadeu. O que esse funcionário deixou como seu legado aqui no Galo, será necessário muito tempo para consertar. Tem jogador (?) com contrato até 2023, que não serve para jogar em time de quinta divisão.
*fotos: Bruno Cantini/Atlético
Depois de um primeiro tempo horroroso, pior que nas três derrotas seguidas para o mesmo…
Deveria estar aqui hoje, ainda que lamentando a justa perda da Copa do Brasil, focado…
“Serei Galo mesmo que a bola não entre, mesmo que a nossa casa se cale,…
Apesar do comportamento imbecil de alguns poucos torcedores, o Galo sai grande da competição. Essa…
Faltando nove jogos para o encerramento da temporada, o Galo tem dois deles como primordiais.…
Vez por outra, seja no dia a dia ou em cada momento decisivo, nossa Atleticanidade…
View Comments
Doutora LUCY ,
não se vitimize , não é o seu feitio .
Os comentários que iluminei não têm nada
de ataques pessoais .
E outra , e para terminar , pelo menos para mim :
onde foi que deturpei suas palavras ?
Onde está escrito que a senhora apoia a falta de
transparência ?
Em nenhuma de minhas palavras .
Debati e argumentei com FATOS , com dados reais
e públicos , o ato da doação cantada em prosa e
verso , em CONTRAPONTO ao que é divulgado , no
mais estrito entendimento da Lei , que RESPEITO .
Sem relevância o histórico da família doadora , se
filho , irmão ou pai , não muda nada .
E não discordei de SUA OPINIÃO . dei meu parecer,
apenas e tão somente , repito , baseado em fatos .
Se outros entraram na discussão , pouco se me dá.
Seguidores ,aplausos, relevâncias , ironias, desdém
tudo isso faz parte da convivência humana .
Que cada um expresse o que tenha para ofertar .
Pratico São Paulo : não combato o mal com o mal !
PAZ E BEM !!!
Senhor Barata,
De novo essa de "vitimização"? Faz-me rir. Da última vez respondi com uma máxima do OC que o senhor muito admira.
Os comentários que citou, um diz que são pagos 50milhões anuais de juros por uma dívida de 160milhões, nem merece ser citado. O outro foi feito por alguém que vive a atacar os colegas de blog, se acompanha deveria saber que nada que esse cidadão diz serviria de parâmetro pra eu formar convicção sobre algo. E, no caso, disse que por ser banqueiro RG é ruinzinho.
Quando sugere que eu busque comentário de quem cobra transparência no Clube, entendi que insinuou que – por pensar diferente sobre os Menim e RG – sou contra transparência. Se não foi, ok.
Sobre as questões Legais que envolvem o terreno, repito que não invalidam o fato de que foi doado. E as despesas para a legalização têm sido pagas, em sua maioria, pelo Rafael. Em caso de não conseguirem as autorizações necessárias, ele ficará com o prejuízo maior.
A finalização da venda do shopping está condicionada ao inicio das obras, sem as licenças, sem obras. Não vejo o porquê o estresse em seu parecer.
Sim, “cada um expresse o que tenha pra ofertar”! Lamento que o senhor tenha se expressado apenas sobre os problemas do CAM, que são muitos e graves; e pouco ou nada sobre Atleticanidade, algo que conhece bem.
Mencionou o Sempre em nosso diálogo, uma boa lembrança. Deveria nos brindar – especialmente os mais jovens – com suas histórias do Drummond, Júlio e a turma da Charanga e tantos outros.
Falar só de problemas, adoece.
Paz e Bem!
Doutora LUCY ,
todas as suas explicações constam do , diremos ,
"release" que a comunicação do clube passou ao
torcedor , para dar uma satisfação à MASSA .
Já que a senhora se dispôs e nosso administrador
consentiu , vamos dialogar .
Eu pergunto :
sobre uma nota extraída de seu texto que diz que
o irmão sugeriu e o outro comprou a área , como
um pessoal de altíssima qualificação no mercado
se dispõe a comprar um terreno AFETADO que é
por rígidas normas ambientais - Conama 369 - e
faz uma doação do mesmo ?
É surreal !
Doa um abacaxi e que o clube o descasque ?
A utilização do espaço está CONSAGRADA em
Lei , haja vista a constitucionalidade que admite
a força legal das resoluções emanadas pelo dito
Conselho Nacional de Meio Ambiente .
O que temos a discutir , minha preclara Lucy , é
o fato concreto , pelo qual o Atlético foi buscar
em um decreto estadual uma solução para o
disposto nos Incisos I e II da aludida Resolução ,
que trata da "utilidade pública" e do "interesse
social" e , se bem lido , lá não se encontra NADA
que justifique edificações de tal monta na área
em tela .
E este Decreto , a meu ver , não tem o poder de
modificar tal Resolução , amparada esta em
preceitos constitucionais .
Por favor , estou disposto a ser convencido por
estrita interpretação legal da matéria , e não por
afirmações propagandísticas que visam impor a
todos uma ideia fixa .
Quanto ao fabuloso Ricardo Guimarães , queira
por gentileza acessar os comentários de nossos
companheiros de blog , o ALBERTO MTC2 , o
GERALDO GALODOIDO e outros que entendem
que chegou a hora de cobrarmos transparência
total dessa dinastia que impera em nosso clube.
E que nos levou ao fundo do poço .
Senhor Barata,
O Rafael é filho, não irmão do Rubens.
Sobre o terreno ser um “abacaxi” que o Clube teve que descascar, ao meu ver, não muda o fato de que foi feita uma doação, e muitas dessas despesas o Rafael vem pagando. Quanto as questões Ambientais e Constitucionais , se tem algo que o CAM tem de melhor é o seu corpo jurídico. Inclusive o -péssimo - vice presidente que é Doutor em Direito Constitucional.
Não seria o senhor – que discordou de minha opinião – quem deveria me convencer de que estou errada? Também estou disposta a tal...Eu não tenho que convencê-lo de nada!
Quanto aos comentários dos terceiros citados, li apenas opiniões pessoais sem argumentos. Eu não tenho que “achar” RG bonzinho ou ruinzinho por ser banqueiro, debato fatos e não achismos. Diferente do senhor que já conheço de outros tempos e sei o nível do interlocutor que é, ignoro-os, não perco tempo com quem pensa que argumentar é fazer ataque pessoal.
Até o momento o que eu disse não foi desmentido/corrigido com fatos.
Obs.:Não deturpe minhas palavras, eu nunca disse que apoio falta de transparência.
Senhor Barata,
Procurei em meu texto e não encontrei nada que sugira que RG seja mais Atleticano que outros, ou que por ser rico tenha direitos a mais, aponte-me. Guerra de classes?! Não faz meu estilo.
Eu disse, em outras palavras, que apesar de ele ter tido uma passagem ruim que nos levou ao rebaixamento, fez e faz muito pelo CAM. Digo mais, além de Investidor que é, ajuda pensando em obter lucros, é também MECENAS! Não, em MINHA opinião, “messiânico” como o senhor sugere.
Bem, levando em conta que o senhor disse, sobre Menin, que:
1. O terreno foi doado e a empresa dele seria responsável pela construção do estádio. Isso NÃO corresponde a verdade, a MRV não construirá a Arena.
2. Na troca da doação a MRV iria administrar o estádio por 30 anos ou mais. Isso NÃO corresponde a verdade. Não houve troca, tanto que procuraram outra empresa disposta a pagar mais. E o acordo não são de 30, são 10 prorrogáveis por mais 5.
Demonstra que o senhor desconhece dados de acesso a todos os Torcedores, não?
Corrija-me, por favor. Terei imenso prazer em dizer que me equivoquei:
É mentira que em 2001 ao chegar no CAM RG encontrou o Clube afundado em dívidas e sem crédito até pra material médico? Tendo feito empréstimo para quitar dívidas com moratória até 2012?
A dívida é de 600 milhões, com RG 170milhões. É mentira que desse valor o CAM paga cerca 300mil mensais de juros, quantia considerada pequena para um Clube com orçamento anual de 300milhões, mais 15% da venda de atletas para o abatimento da dívida. Por vezes não descontados como no caso do Pratto, pois o Clube estava precisando muito da quantia integral?
RG não doou um terreno avaliado hoje em 25milhões de Reais para expansão do CT?
Empréstimos como os 30milhões para a compra de reforços (trouxeram Chará) não foram como pessoa física com juros muito abaixo dos praticados no mercado?
Por fim, não misture alhos com bugalhos, eu não disse que a folha é satisfatória, que o Time é bom, que a Diretoria é um primor. Eu não disse que o Torcedor representante legítimo da Massa não possa e deva participar do Conselho ou até chegar à presidência. Se reler com calma vai entender que eu disse que: HOJE apenas RG ou a família Menin teriam força política dentro do CAM para destituir Kalil e seus asseclas.
P.S.: Com todo o respeito e carinho que tenho pelo Sempre e sua linda história, nem ele, nem ninguém é mais Atleticano que o outro.
Resposta com fatos e argumentos concretos. Acredito que convenceu o Atleticano que se equivocou e o que não é Atleticano (claro!), e que concordou com o Atleticano equivocado. Sigamos. SAN
Doutora LUCY
não sendo aqui no blog do ÁVILA , por respeito ao espaço ,
travarei com a senhora , dentro dos limites da reverência e
do respeito indispensáveis , um embate sobre o que penso
sobre a transação da área do estádio e sobre as meritórias
obras messiânicas do ex-presidente .
Gostaria , mesmo , de conhecer essa forma de empréstimo
para socorrer o clube amado do coração em infindáveis e
nem sempre quitadas prestações .
É muito amor pra dar , quanto carinho deste senhor , não é
mesmo ?
E quanto ao terreno comprado e doado.... ( neste momento
deletei o que havia escrito para não me estender )
E, permita-me , minha senhora , a quem é dirigida a questão
da lembrança do rebaixamento ?
Ao torcedor fervoroso , que viu o time ser aniquilado dentro
de campo ? Como agora ?
Esse torcedor NUNCA fez nada pelo Atlético ?
Que elitização é essa ?
Por acaso o dinheiro do Guimarães dá a ele a estatura de ser
mais atleticano que o pobre e sofrido torcedor , que conta a
sua moeda no bolso para estar presente no estádio ?
Nessa toada , existe alguém mais atleticano que o SEMPRE ?
Não , minha cara , uma dívida de 600 milhões , e contando ,
não é para amadores , ainda mais com uma folha salarial no
volume que é divulgado, para remunerar atletas desprezíveis
e sem compromisso .
Caro Barata Boa noite.
As lentes desfocadas da paixão veem um banqueiro "bonzinho" e grande atleticano..
Adilson Havaiana!
Será que metade dos comentaristas aqui estarão vivos pra inauguração da Arena? Afinal, boa parte aqui diz ter visto o Galo campeão em 71.
2020, 2021, 2022...
Cadê o diretor de futebol? O cara não vai fazer nada? Não vai contratar treinador, lateral esquerdo, camisa 10, nada? Quanto ele ganha pra não fazer absolutamente nada? E o Marques, o que ele ainda faz no Galo, além de receber?
Se o interino tivesse carta branca, peito e ousadia pra colocar a molecada, que ele tem a obrigação de conhecer, até daria pra apostar, mas não é o caso. Ele é pau mandado da diretoria, da quadrilha de jogadores que se instalou no Galo (Fábio Santos, Elias, Patric, Ricardo Oliveira). Tem um mistério no Galo. Alerrandro e Alessandro Vinícios vinham bem, além de Bruninho e Neto, mas não se sabe porque, os caras sumiram. A situação no Galo tá podre. O único conselheiro que não concordou em aprovar esse balanço ridículo, está sendo ameaçado de ser expulso. Será que é o coronel Kalil que está por trás disso?
Dois nomes são controversos entre os Atleticanos, há quem os considerem mocinhos, outros dizem que são vilões:
RUBENS MENIN: Ele NÃO tinha o terreno, comprou a pedido do Rafael para doar ao CAM. 30milhões (hoje avaliado em 60milhões)+ 12milhões doados pelo Rafael Menin para a execução do projeto. A MRV não tem nenhum terreno ou outro projeto próximo à Arena, nem participará da construção. A MRV deixou em aberto a possibilidade de outras empresas pagarem a “cota master” da Arena, assumindo o pagamento de 60milhões por 10a prorrogáveis por mais 5 caso o CAM não encontrasse proposta melhor. NÃO houve exigência alguma. Nem da diretoria eles participam.
RICARDO GUIMARÃES: Encontrou o Galo em 2001 em situação de penúria, não tinha dinheiro nem para material médico. Foi quando emprestou como PESSOA FÍSICA dinheiro ao Clube para que se quitasse as dívidas, instituindo moratória até 2012, ou seja, o valor do empréstimo foi CONGELADO, sem juros e correções. Hoje essa dívida é paga em pequenas parcelas mensais e percentuais na venda de atletas, vez por outra esses valores nem são pagos regularmente.
Teve, entre tantas ações de Ricardo, a doação de um terreno que compõe o CT, avaliado em 25 milhões em valores de hoje. Desde sempre esse senhor, na condição de pessoa física, vive a socorrer o Clube, por isso é seu maior credor.
Ano passado, por exemplo, RG TORCEDOR, preocupado com nossos fiascos, procurou Sette e ofereceu 30 milhões à juros módicos para que trouxessem um reforço. Sette aceitou e comprou o “crack” Chará.
Mas pessoas que NUNCA fizeram nada pelo Clube apenas lembram do rebaixamento.
Que tem uma corja de falidos mamando no CAM, isso é fato. Sem achismos, digam-me será que o dono da maior construtora da AL e um banqueiro, igualmente BILIONÁRIOS, precisam mesmo usar - de modo escuso - o Clube pra amealhar alguns milhões a mais?
Obs.: Já “engoliram” o Cadar. Dada sua péssima experiência RG não voltará à presidência. Hoje o único nome que tem força para tirar o grupo que está no poder é a família Menin. Rubens, Menin, Rafael Menin, João Victor Menin. Resta saber se eles querem, parece que não.
o dia em que um banqueiro fizer benesses o Brasil e o Mundo estarão salvos. O Galo paga R$ 50.000,000,00 de juros anuais pela divida. Se devemos R$ 160.000.000,00 a particulares e bancos, então a conta é simples. 30%. Se for isto vendo até minha casa e empresto o valor para receber esta quantia módica anual.
E dá-lhe Lucy! Essa pegou na veia e acertou na gaveta!!!
Excelentes argumentos. Penso da mesma forma e não demonizo nem Menin e nem Guimarães. SAN
T-R-A-N-S-P-A-R-Ê-N-C-I-A e competência são palavras que não fazem parte do cotidiano dessa irresponsável diretoria.
Boa tarde a todos,
A que ponto chegamos aqui no Blog...
Se a pessoa fala em apoio incondicional ao clube, vem uns e falam que nunca irão apoiar esses que estão aí...
Se a pessoa fala que vai cancelar o GNV e deixará de ir ao campo por protesto pessoal, é tachado de maria ou não é "apaixonado pelo Galo"...
Se as organizadas fazem protesto, são cooptadas, se não fazem são acomodadas...
Se colocam 22.000 na caixa de fósforos, a renda é pífia, se leva para o Mineirão o público não agrada...
Se a pessoa fala que independente do momento, a saída é exigir mudança de posturas e que apesar de tudo os títulos são obrigação, chamam-no de iludido...
Se tem shopping, querem estádio...
Se tem estádio, é porque venderam metade do shopping... e mal...
Se tem shopping e estádio, alguém se beneficiou em algumas transações...
Se deve, tem que equacionar; se fala em equacionar, tem é que contratar...
Se contrata, não sabe contratar, se não contrata, perderam a oportunidade...
Se escala o cara da base, ele é perna de pau e não tem experiência; se não escala, o técnico não lança e pra que serve ter categoria de base se não lança ninguém...
Se joga na caixa de fósforos, querem Mineirão que é onde cabe a torcida; se joga no Mineirão, é melhor a caixa de fósforos porque lá a pressão é maior. (até a arena ficar pronta...2020? 2021? 2022? 2023?...)
Até a manifestação dos colegas do blog agora estão sendo julgadas!
Discordou da opinião, é torcedor do outro time; concordou e apoiou a opinião de algum colega do blog também é torcedor do outro time...
Tá difícil...
Enquanto isso, lá em Vespasiano...
-O Adilson está fora do jogo do Vasco por lesão (de novo)...
- O Guga vai perder a posição devido às más atuações... pra quem?? Pra esse mesmo que vocês estão pensando...
- E tem jogador pedindo pra dar tempo ao técnico porque ele é... Educado!
- A gente joga com o Vasco na quarta, volta pra BH na quinta, dispensa os caras, afinal ninguém é de ferro, e embarca sexta para Fortaleza pro jogo de sábado.. Daí como não tem tempo de treinar a gente entra com o mais do mesmo que já tá entrosado...
- Vai ter jogo na Venezuela??
Enquanto isso em Lourdes...
Rui Costa!!! Cadê você?? Cadê o Técnico??? - Estamos trabalhando...
- R$ 600.000,00 em dívidas? Vende o resto do shopping e paga só 60 % desse valor e depois a gente vê como fica..
7C...7C ? Provavelmente terminando o tour pelo Azerbaijão...
E o conselheiro Cadar sofreu reprimenda depois de divulgar o balanço, podendo ser excluído do Conselho!!
E como diria o narrador daquela rádio: ÊÊÊ Galo!!!
"Seria Cômico, se não fosse trágico" - Hélio Rubens Batista;
Saudações..
RICARDO PEREIRA ,
bom demais da conta !
Descrição fiel do Atleticano dos últimos tempos.
Parabéns, este post merece ser guardado.
Boa noite Ricardo Pereira! Fantástico o seu comentário!
Torcer sempre sem nunca perder a capacidade de julgar!
Somente hoje vi o post do Fred Melo Paiva publicado em 27/4/19 neste mesmo portal. É um verdadeiro tapa na cara de todos nós Atleticanos.