Categories: blogueirosfutebol

O buraco é mais em cima

Não só a preocupação de quem vem para ocupar o comando do Galo para a temporada, mais ainda, como será daqui por diante. O distanciamento da Massa é algo inegável, como nunca visto dantes na história Atleticana. E já passamos por muitos perrengues ao longo dos tempos, sempre tendo como âncora a devoção do Atleticano. Exemplos não me faltariam para justificar, mas vou me ocupar sobre o momento atual. Se não mudarem internamente estarão jogando pelo ralo quase 120 anos de história, tradição, enfim de uma relação até recentemente inabalável.

Mas o que estaria acontecendo? Onde sobra arrogância, falta empatia e quem paga é o rompimento de uma relação historicamente estável. Time/Torcida! Nem me refiro tanto, embora seja o pano de fundo dessa resenha, sobre a prepotência e chatice do treinador demitido. Veio por pressão de boa parte da Torcida, mas demonstrou o mesmo comportamento da vez anterior, nunca admitindo sua responsabilidade sobre a falta de resultados. Não tinha outro caminho que não fosse o “olho da rua”, sob pena de fazer repetir na temporada o mesmo roteiro dos dois anos anteriores. O Atleticano quer saber sobre o impacto financeiro desse rompimento. Curiosidade!

Mas, olhando para o futuro, me vem duas situações. A imediata é quanto ao nome a ser anunciado para a vaga em aberto. Quase parecido com a chegada de Milito, que foi entre o primeiro e segundo jogo da decisão que levou ao penta, quem assumir tem a missão de fazer esse elenco entender o significado e importância de um eventual hepta estadual. Aliado, claro, nas outras três competições – BR, CB e SA – que estão na pauta do Torcedor. Já erramos demais com tantos que passaram pelas bandas do Galo recentemente que a importância e necessidade do tiro certeiro é inegociável. É preciso resgatar a confiança e, consequentemente, a parceria das arquibancadas.

Porém, como sinalizei acima, essa empáfia e autoimportância nunca existiram no Galo antes de se transformar em saf. Fico daqui pensando, dos meus tempos – entre os leitores somos muitos – quando a relação de algum superior com aqueles de menor valor importância econômica era respeitosa. Hoje o poder do dinheiro contaminou relações que poderiam, e deveriam, ser melhor curtidas e vividas por todos. Lembro de situações de demissões, quando o trato com o demitido era respeitoso e a vida seguia com harmonia. Nos tempos atuais essa gentileza deu lugar a postura de superioridade ao dono do dinheiro, que se esquece a importância do consumidor nesse processo capitalista.

Parece devaneio, mas é a realidade. Quando se vai despedir de um colaborador e apresentar o outro, ambos deveriam ser colocados no mesmo patamar. E é nas entrelinhas que percebemos a condição do rei morto e rei posto. Por exemplo na comunicação, aquele que sai é tratado como inferior e o que assume como a salvação. “Vitor, vem cá”! “Bruno, senta aí”! E louvas ao que vai começar o desafio da missão que, na verdade, não teve êxito por responsabilidade das diretrizes e metas superiores. É fácil perceber isso. Entre nós aqui, aqueles da velha guarda que resistem em preservar nossa história e tradição, entendem o quão anda difícil repassar aos herdeiros que antigamente éramos mais respeitados. E nessas entrelinhas é que vão minando nossas forças. Mas somos teimosos, mais que o Sampaoli, enfrentando mais essa mudança de treinador.

Portanto, dito isso e com o perdão das divagações, espero que o escolhido tenha um perfil que se identifique com as nossas cores. Que chegue empregado e o dia que for saia Torcedor. Que respeite e saiba ouvir o grito e a leitura do Atleticano. Telê e Cuca nas passagens de 13 e 21, que o digam. Estarão para sempre em nossas lembranças, apesar de passagens posteriores nem tanto vitoriosas de ambos. E por fim, é importante e decisivo perceber que o problema maior não era o treinador (nem os outros que o antecederam), mas o conjunto de tudo que envolve o Galo. Diretoria de futebol, jogadores, Torcida. Ficar mudando a todo momento, leva a essa situação caótica de três temporadas. Entretanto, se a cabeça não funciona, o resto fica comprometido. Refiro a saf Atleticana, que chegou cheia de pompas e conversas criando expectativas irreais, que até o momento ainda não aprendeu sobre gestão de um clube gigante que tem uma Torcida apaixonada. Trocando em miúdos, se os dois Rs (são eles que decidem e mais ninguém) não calçarem a tal sandália da humildade, nós não vamos dar conta de carregar como no passado. Acorda!

Em tempo: Existem mais considerações sobre maus tratos ao Atleticano, desde aqueles que estavam impedidos de ir aos jogos ($$$) e quem se esforça para ser participativo. Os critérios superiores não são justos, mas é assunto para outra resenha. Explicam a ausência das arquibancadas.

*fotos: Atlético

Blogueiro

View Comments

  • Boa tarde Mestre Eduardo e Massa Atleticana.

    Hoje ouvi do meu filho, e um Atleticano escreveu aqui hoje nesta coluna,que andam falando no na vinda do RENATO GAÚCHO pelo amor de Deus este NÃOOOOOO. E também chega de gringos. Tem tantos treinadores bons no Brasil vejam os times pequenos fazendo sucesso no Brasileirão, nos campeonatos regionais com jogadores deconhecidos.

    Chega de sofrimento principalmente para quem tem 7 décadas, como é o meu caso. Não consigo aguentar mais.

    Aqui é Galooooo p****

  • Chegou aque momento recorrente de procurar técnicos, aí toma 4 nãos e acerta com a quinta opção que vai ser demitido em 6 meses

  • Que alívio deve estar sentindo o Sampaoli neste momento! Assim como seus 11 antecessores - de 2020 até ontem - ele finalmente está livre - de conviver com essa gente escrota,soberba,vaidosa entre outros adjetivos q prefiro não pontuar q estão à frente dessa saf que se enfiou no CAM.
    Já a Massa Alvinegra continuará vendo aventuras de bracks e da família menin até q seja tudo consumado e não tenha mais volta, aliás,tarde demais está tudo consumado só não vê quem não quer. Como disse Nelson Rodrigues em sua estupenda crônica num GALO x mingau em 1980: "A disciplina foi feita para o soldadinho de chumbo, não para o homem". Ironia? Não! Fato...

  • Bom dia MASSA!

    Mais um técnico passando pelo triturador chamado 9ALO. Quem será que arriscaria vir para um clube, onde o tempo máx de trabalho são 6 meses? Só aqueles que querem ganhar dinheiro sem trabalhar.

    O problema não é só técnico, é presidente, diretoria, técnico, jogadores e torcida. Todos são culpados sobre o que vem acontecendo. Os 2, ou 4, Rs tem de afastar do futebol e deixar para quem entende do riscado. Fiquem ali só como investidores e torcedores. Se não contratarem um "Kalil-da-vida" para ser o dono do clube, nesse caso SAF, esquece, nunca dará certo essa forma de gestão, tipo empresarial.

    Futebol é amor, paixão, algo fora do normal, da realidade é passional. Só quem é realmente do ramo, que vive intensamente essa vida, sabe o que e como fazer. Não adianta nada trazer outro técnico, jogadores novos, se quem faz a gestão não participa, não vive, não repire futebol.

    A fmaília Menin ficaou 3 bi mais rica depois que comprou o 9ALO. Se perder algum dinheiro, se, vai voltar a ser o que era e pronto. Ou um pouco mais rica.

    Simples, falta a presença do dono do time, aquele que viveu e vive sentado nas arquibancadas, que vai pra casa chateado, perde o sono, que nós perdemos, qdo o time perde ou empata um jogo.

    Para a substituir a ausência do dono do time, aquele que relamente manda, é necessário um diretor com toda liberdade e autoridade para ir lá no vestiário e mandar todo mundo VTNC, vai a PQP, ou joga ou pega o boné e some daqui. "Eu estou falando é com vc que ganha 350 / 500 / 800 mil / 1 / 1,5 / 2 milhões e num fez porra nenhuma".

    É isso que falta no 9ALO. Infelizmente não tem ninguém. Nem começou o brasileiro, já tivemos erros de arbitragem que nos prejudicou. E alguém falou alguma coisa? Esbravejou? Soltou uma nota de repúdio? Foi lá na casa bandida do futebol, cbf, chutar o pau da barraca? Não. Nem lá, nem aqui em MG alguém fez isso.

    Se vcs acompanham as redes sociais. O Remo saiu da Arena já postando nas redes sociais que foi roubado, que não pode acontecer o que aconteceu nesse jogo. Esperneou pra todo lado. Deu o recado. Por que até hoje não fizemos o mesmo? Por falta de quem manda.

    A cada dia que passa esse povo mingua ainda mais nossas raizes, nossa Atleticanidade.

    Sou 9ALO até muito além dessa vida e das próximas que virão. Mas as novas gerações não tenho certeza se terão os mesmos sentimentos.

    BOOORRRAAA 9999AAAAALLLLLÔOOOOOOOOOO...........

    PS.: Guru, finalmente, hein: csa-MG.

  • O zagueiro experiente dá um pisão desnecessário e comete um pênalti. Culpa do Sampaoli.
    O atacante corredor recebe 30 bolas. mas não consegue finalizar uma sequer dentro do gol. Culpa do Sampaoli.
    O lateral vai recuar e entrega no pé do adversário. Culpa do Sampaoli.
    O meia erra passes de 2 metros. Culpa do Sampaoli.
    O juiz e o VAR erram de forma descarada. Culpa do Sampaoli.
    A diretoria não consegue contratar um volante há mais de 1 ano. Culpa do Sampaoli.

    Enfim. Mandamos embora o culpado por todos os problemas. Tudo resolvido. E segue o baile.
    Não quero nem saber quem será o próximo teinador.

  • Até o presente momento ninguém que responde pelo Atlético divulgou nenhum nome que poderia estar sendo procurado para assumir o cargo de técnico. Logo, logo, membros da imprensa, youtubers, influencers, blogueiros e corneteiros em geral estarão divulgando que o Atlético procurou o João, o José, o Pedro e o Afonso, mas todos eles recusaram a proposta feita. Na sequência, o Atlético apresentará o Rogério como técnico e terão início as falas dos "sabe tudo" dizendo que o cara nunca foi prioridade do clube; que não há planejamento; que a SAF não tem crédito com os treinadores; que ninguém quis aceitar as propostas; etc, etc, etc. Com o caos instalado, o coitado do Rogério não terá um minuto de paz e nova crise estará instalada, antes mesmo do início do trabalho do cara. Obviamente tudo isso alimentado pelos çábios de plantão que já devem estar com o discurso pronto: "não vai dar certo"; "eu já sabia"; "eu avisei"; "quatro ratos"; "ninguém quer trabalhar porque o Atlético não paga". E lá pelo mês de junho o Atlético estará à procura de novo técnico, porque a SAF não tem planejamento. O interino Lucas Gonçalves assumirá o comando por 1 mês, até que o novo técnico seja apresentado e o processo "moto contínuo" será ativado até dezembro, quando o clube sairá em busca de um outro técnico para o início da temporada 2027.

  • Bom dia!
    Que situação a nossa, estamos na terceira rodada do campeonato do flamidia e stjd e já estamos falando em permanência nesse campeonato.
    Como erram esses caras da SAF.
    Sampaoli nunca deveria ter voltado ao Atlético, assim como o Dudamel do 7 peles. Coudet, Turco,Milito ( esse último me enganou em dado momento).
    Essa escola argentina só tem técnicos com setores defensivos,fracos, vulneráveis, fofinhos demais pros atacantes adversários. Com exceção do Simeone.

  • Bom dia, Guru e amigos Galo! Como sempre brilhante a coluna de hoje.
    Você tocou no ponto certo da causa, eu diria, do entretecimento da massa ou o pertencimento da torcida que foi e será sempre fiel ao Galo. Essa saf veio em boa hora, quando o Galo mais precisava. Aí, veio as promessas não compridas e caiu no esquecimento deles(Rs) , e não da Massa. Nos iludiram com um Hulk por ano, estádio, time mais poderoso da América.
    O grande problema desses donos é o carisma que eles não tem, são metidos e arrogantes, não são participativos estão sempre escondidos. Eu, nos meus mais sete décadas, já vi muitos presidentes ruins, aliás, no Galo, como teve presidente ruins, os bons eram exceções, mas não se escondiam e não tinham uma emissora para ser porta voz e passar o pano, esse é
    ponto que os deixam antipatizados perante à massa. Hoje é sempre um executivo que da poucas explicações, principalmente sobre as finanças, até para demitir é nota oficial. Nós Atleticanos, nunca nos furtamos de colaborar com o nosso Galo, até na compra de jogador, já houve, se não me engano, foi um beque Ronaldo(?).
    Nós Atleticanos nossa referencia foi e será a humildade, quem não se lembra do Independência, que as guloseimas eram sanduiche de pernil, cachorro quente, suco em pó e/ou laranja, que depois de chupada servia para acertar a mamucha na cabeça daqueles que assistia o jogo em pé, atrapalhando à visão do torcedor atrás. A massa do Galo é homogênea entre Brancos, pretos, pobres e ricos. Então veio essa saf, que cobra um absurdo do estacionamento, um tropeiro caro e sem aquela qualidade que outrora era a melhor coisa do Mineirão acompanhado de uma cerva(Garrafa)bem gelada. Acho, eu, que isto tudo não seria impedimento para nossa torcida incentivar e lotar o estádio dos Rs. Eu, gostaria, que eles(os Rs) enfiasse à mão no bolso e pagasse essa dívida onerosa e a massa ficaria feliz e retornaria a confiança nessa saf.
    Quanto ao técnico, esse não deveria nem ter chegado. Torço para ser um brasileiro, pq esses gringos, não estão dando certo no Galo. Estamos na sindrome do dedo podre com Donos, dirigentes, jogadores e técnicos. Vamos ver se a acertam dessa vez, eu acredito!!! Aqui sempre Galo

  • Antes tarde do que nunca. Este pseudotreinador levaria, com certeza, nosso querido GALO à segunda divisão em 2027. Oxalá nunca volte à cidade do Galo. O que não presta morre por si.

  • Bom dia! Muito bem colocado, ja disse aqui, quando a cabeça falha i corpo padece. É FATO que o problema nao é o técnico, apesar de qur o Sampaoli nao dava mais. O problema está na mentalidade perdedor da SAF, os jogadores sabem que o treinador vai rodar e fazem corpo mole quando sao ptessionados a entregar resultado (mínimo dado que recebem muito para isso). Nao ha contundencia e cobrança por parte dos donos. Vibem repetindo que o elenco é bom, que investiram muito e melhoraram o elenco, que temos 3 volantes e 6bzagueiros e que nao buscam volante pegador.

    Daí vem esse estado de coisas, tenho zero expectativa com o Galo, esse virou motivo de sofrimento e razao para passar raiva desde 2022.

    Nao vejo nada muda enquanto os donos forem esses que ai estao. Veja m a mentalidade e postura do dono do time do outro lado da lagoa. Aqui do nosso lado, é só fazer com menos e gastando mais. Ninguém muda, sobretudo gente ja formada, bem sucedida e arrogante, donos da verdade. Podem anotar aí, ano que vem será a série B, nao tenho duvidas de que esse caminho está pavimentado. Parabéns aos envolvidos.

    Abs

Recent Posts

Galo e carnaval…tudo a ver!

“Pergunte ao João”! “O Galo mora no meu barracão”! “Vou festejar, vou festejar”! E dezenas…

4 horas ago

Chegou no limite

  Considerando só os jogos da atual temporada, desprezando a campanha pífia sob o mando…

2 dias ago

Acorda Galo, vitória já!

E lá vou (vamos) eu (nós) pela imensidão do mar – digo – da esperança…

3 dias ago

Verdades incontornáveis

Que a arbitragem brasileira, notadamente a mineira, são horríveis é fato. A cbf anunciou que…

4 dias ago

Em uma rodada tudo pode mudar

Quem não se lembra do slogan da Rádio BandNews, “em 20 minutos tudo pode mudar”,…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!