Categories: blogueiros

O Atleticano pede transparência sobre contratações

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

A sequência de jogos, considerando que falamos sobre a partida na data e no dia seguinte em que ela ocorre, acaba impedindo outros debates acerca do nosso Galo. Alguns assuntos, verdadeiros abacaxis que a diretoria tem para descascar, não passam à margem das observações dos Torcedores. Vou trazê-los ao nosso debate diário. A começar por jogadores que vieram da gestão passada e não estão nos planos, e outros que vieram agora e que não têm segurança de continuidade.

O atual presidente, ao que percebemos arredio a entrevistas – especialmente a veículos sem grande alcance –, tentou jogar o assunto sobre futebol no colo do seu confiável diretor. Ocorre que em função daquelas trapalhadas decorrentes do péssimo jogo no Acre, que decretou a queda do então treinador, se viu obrigado a mostrar a cara e preservar o seu assessor para assuntos das quatro linhas.

Por mais que tente se esquivar, falando pouco, algumas considerações não nos escapam. Apesar de sempre poupar qualquer manifestação sobre a gestão anterior, fica evidente que o buraco a ser administrado é muito grande. Ao revelar ter o Galo pago mais de 50 milhões apenas a dois ex-jogadores, deixou claro que não concordava com a política adotada até dezembro. Já disse e vou repetir, uma auditoria seria saudável e daria transparência. E mais, isso não significa caça às bruxas, ao contrário, iria mostrar ao Atleticano o que acontece internamente no clube.

Além disso, entre os jogadores, ainda permanecem alguns sem qualquer possibilidade de envergar a camisa alvinegra. Entendia que a economia só com os até então dispensados teria sido muito maior que os menos de 20% anunciados. Talvez, caso consiga repassar especialmente um zagueiro, um volante e um atacante – todos caros como outros que já seguiram noutra direção –, essa economia ainda possibilite as contratações que tanto sonhamos. Tem mais gente em disponibilidade além destes três altos salários.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Acho necessário que se mostre ao Torcedor os valores gastos com jogadores que não deram qualquer retorno ao Galo. Do presente e do passado. Alguns entraram em poucas partidas, definindo resultados adversos e comprometendo nossa classificação. De onde vieram? Quem foram os responsáveis por estas contratações? São perguntas que ouvimos a todo momento pelas ruas da cidade, como se fôssemos um “Galo Repórter”.

Agora, com a modesta reformulação no elenco, o Atleticano quer saber – detalhadamente – a situação de cada um dos que chegaram. Até mesmo quais são os empresários dos jogadores que aqui desembarcaram em janeiro. De onde entenderam que um lateral, reserva do Sport, seria a solução para a saída do nosso então titular? Qual o valor fixado numa eventual venda do nosso dono da lateral direita por seis temporadas?

E mais, qual a razão de ele ir com valor de passe fixado e o jogador que veio como contrapartida ao seu empréstimo não ter o mesmo procedimento? Foi assim que entendi numa rara entrevista do presidente na semana. E os outros que aqui chegaram? Quais os valores das transações e de contratação numa compra futura? Ou estão usando o Galo como vitrine? São muitas as perguntas dos Torcedores pela cidade e todas sem resposta convincente.

Finalmente, aí vai uma consideração pessoal do blogueiro. Como age o Conselho Fiscal na prestação de contas anual? Aprovar os valores pagos aos dois ex-jogadores mencionados no início não pode ser considerado normal. Afinal, é quase o valor da premiação, caso conquiste a Copa do Brasil. Seria o Conselho Fiscal, assim como o Conselho Deliberativo, montado na sala da presidência? O Torcedor merece saber tudo que se passa, afinal, somos o maior patrimônio que o Galo possui em seus 110 anos a ser comemorado daqui a poucos dias.

Em tempo: Louvável a atitude do Roger Guedes. Enquanto tinha pessoas interessadas em plantar uma crise no Galo, ele vem a público e acaba matando a má intenção dessa gente.

Blogueiro

View Comments

  • O currículo deveria ser competência; mas pense comigo, não seria melhor cobrar o Alexandre Gallo e o seu chefe S7C a mostrarem mais conteúdo, desempenho e competência do que apenas sugerir uma troca do tipo Fora Roger vem Micale, vem OO? Eu prefiro cobrar desta nova diretoria, novos parceiros e patrocínios, volta ao Mineirao, etc.

  • Leio, com grande preocupação, que Maria da Penha, esta grande brasileira, estará no Indepa domingo.
    Teoria da conspiração : infiltrada , em solidariedade ás xarás , não poderão ser surradas, obra do benecy , o pragmático e sincero.

      • Brincadeira, Eduardo, pensei que voce seria esperto para ler nas entrelinhas a sutileza do deboche velado... marias ...marias... merecem todo respeito e a vanguarda , o pioneirismo atleticano, como sempre foi e será, abraça mais esta causa , oportunamente , haja visto o aumento da violencia contra a mulher, inadmissível , estatísticas escandalosas. Desculpe a brincadeira de mau gosto , não resisti ,não tive intenção de ser sexista nem homofóbico.

  • Da mesma forma q critiquei, elogio Róger Guedes pelo pedido de desculpas pelo “chilique” no jogo de quarta. Agora eh só melhorar o desempenho dentro do campo. SAN

  • Ricardo; já que você é do fio da guilhotina, por favor, sugira então uma meia dúzia de diretores de futebol disponíveis, competentes, visionários,...lembro que o saudosos Maluf presenteou entre outros, Leleu, Mansur, Erazo, Conceição, Pedro Botelho, Carlos Cézar, com até 04 anos de contrato. Como diz aquele ditado, descer a lenha, basta amolar o machado, contribuir, sugerir e agregar, poucos fazem.

    • Boa noite Otávio e torcida do Galo, Desculpe Otávio, mas acho que as experiências passadas devem servir para o aprendizado, não é porque o Maluf contratou por quatro anos o Carlos Cezar, que na época surgia como um promissor lateral direto, que o contrato deste jogador deve ser renovado ao final do compromisso, afinal de contas ele não se tornou o lateral que o Maluf e todos nós esperávamos. Quanto ao cargo de Diretor de Futebol, eu lhe pergunto: qual o curriculum necessário para o cargo de Diretor de Futebol do Galo? Domingo é Galo 3x1.

  • Concordo plenamente Moacir, esta nova diretoria merece voto de confiança, contratou sem gastar nem um centavo, a verdade acho que o Galo tá mais que falido, ninguém quer investir de tantas pilantragens anteriores, o 7C tá começando arrumar a casa pelo lugar certo no banheiro. Este ano não estão preocupados com títulos, e sim em classificar pra libertadores 19 onde o CAM terá mais vitrine e investidores interessados, e principalmente não cair. O 7C quer colocar o CAM no maior patamar sem dívidas, com capital próprio, com estádio próprio poder contratar com o próprio $ sem depender de BMG da vida . Pra isso precisa sanar com todas as dívidas e salários altos. Vejo que estão no caminho certo a muita crítica no Gallo mas os jogadores que ele trouxe estão bem no time exceto o LD. E uma ressalva Érick não pode jogar no meio, antes o Cazares com lampejo tem mais visão e é muito superior na armação. Tirando isso o time não é de todo ruim. Acredito que ficaremos de no mínimo em quarto no brasileirão. O time tem garra.

  • Concordo prezado Edu!

    Não entendi o motivo de o Marcos Rocha ir com o passe fixado e o Róger Guedes vir sem que se observasse essa mesma condição. Quer dizer que se o atacante arrebentar no Galo ele volta pro Palmeiras? Essa condição de cobrir a oferta é muito desvantajosa!

    Quanto à reclamação do Roger Guedes, o pessoal da imprensa está fazendo tempestade em copo d’água. Claro que não é o ideal que k jogador reclame de forma acintosa do técnico. Mas melhor que seja assim do que aceitemos aquela apatia do Robinho, por exemplo, para quem tudo estava bom, inclusive ser eliminado pelo time boliviano na Libertadores.

  • Salários e outros detalhes são sigilos garantidos em contrato. Não podem e não devem ser publicados. É irreal este pedido de "transparência total". Isso não ocorre em nenhuma empresa. Quanto ao conselho fiscal, ele aprova a validade dos valores transitados, de entrada ou saída, e não aspectos subjetivos como se a negociação vale à pena ou não. Não cabe ao conselho aprovar se determinado jogador deve ser contratado ou vendido. Sua responsabilidade é apenas comprovar se os valores pagos ou recebidos estão corretos. É óbvio que a administração do Nepomuceno foi um verdadeiro desastre, e que o atual presidente optou por arregaçar as mangas e trabalhar seriamente para concertar as cagadas herdadas, ao invés de ficar reclamando. Só espero que não cometam a insanidade de deixar o Daniel Nepomuceno à frente do projeto do estádio, pois ele já se mostrou completamente despreparado para lidar com tal magnitude de recursos.

    • Desculpe Moacir, não conheço o estatuto do Galo, mas se o Conselho Fiscal teve que aprovar a transação visando a construção do estádio, então deve ter poderes para agir no sentido de resguardar os interesse do Clube. Acredito que um Conselho Fiscal atuante tem sim poder de vetar contratações e outros negócios, principalmente as que colocam em risco as finanças do clube.

    • Despreparado pra ser educado, né?

      Entrou no cheque especial sem dó pra fazer sua campanha política e só fez estrume.

      Que esse cidadão tenha a decência de não se candidatar a nada nas próximas eleições.

  • Boa tarde a todos!
    Vou ser curto e grosso: transparência em clube de futebol nunca existiu e no CAM não é diferente. Não sou defensor do inexperiente e filhinho de papai do Sr. Nepomuceno, mas quando contratou o Robinho e o Fred, foi aplaudido pela maioria da torcida e ninguém questionou quanto ganharia cada um, sendo que a euforia de todos foi muito grande. Se caso o time tivesse ganho o brasileiro de 2015 e a CB de 2016, não estaríamos aqui hoje, achincalhando o ex presidente e questionando o que foi gasto. Acho uma hipocrisia vir depois do barco afundado, jogar a culpa nele de tudo de ruim que aconteceu. Somos sabedores que a administração dele foi um lixo e contratou muito mal, mas que tentou acertar na mosca como o Kalil fez, apostando na dupla Fred e Robinho, que por infelicidade dele não deu liga e nenhum título de expressão. Os erros no CAM vem de várias administrações e que ultimamente pipocou vários, citando como exemplo um mais antigo "WRV" e o mais recente a compra do Victor na administração Kalil. O primeiro citado é uma dívida inadmissível deixar chegar no patamar de hoje com relação ao valor tomado (R$ 7 milhões), ao valor cobrado de hoje na casa dos (R$ 64,5 milhões). O segundo com.cifras parecidas, mas que também deixaram chegar a um patamar muito maior e que só vieram acertar 5 anos depois, com o dinheiro da venda do Pratto, no qual o juiz mandou bloquear. No Galo sai diretoria e entra e vão remando e levando de qualquer jeito, sendo que essas dívidas um.dia é cobrada, quando se faz uma boa venda de jogador. Os abutres ficam de olho e na hora H dão o pulo fatal, mandando bloquear todo o recebivel pelo clube até a resolução da dívida, com isto onerando mais ainda os cofres. Infelizmente administrações anteriores oneraram os cofres do clube e até hoje a administração atual tem que se virar para sanear, fazendo com que eles não possam investir em contratações por falta de recursos, uma vez que o que entraria em caixa, é remanejado obrigatoriamente por bloqueio da justiça, para quitar essas dívidas antigas. Não podemos em hipótese nenhuma crucificar a administração atual que pegou um.abacaxi muito grande de todas as anteriores. Vamos com calma deixar o 7C ajeitar a casa e de passo em passo ir reforçando o elenco sem fazer novas loucuras. Temos que adequar com a nova realidade e torcer que apareçam os investidores para ajudar ao clube.

    • Boa tarde Jairo e amigos do Galo. A vinda do Fredkone não foi um pedido da torcida, inclusive a maioria aqui do blog contestou . Quando da saída do Pratto, novamente a maioria queria a saída do Kone e a permanência do Pratto, afinal quem não saia que o Kone é Maria deste pequeno. Quanto ao Robinho, a contratação foi vista com desconfiança pela torcida, pois o ataque ficaria ainda mais velho e ele não jogou nada depois que saiu do Milan. Na verdade o que faltou foi a ação fiscalizadora do Conselho Fiscal, que nunca aparece para impedir que diretores façam tanta merda. Aliás, se o conselho agisse poderia mudar o estatuto do clube para que os diretores fossem eleitos por voto dos sócios CAM .

    • "foi aplaudido pela maioria da torcida e ninguém questionou quanto ganharia cada um"

      Caro Jairo, aí é que tá, isso não pode ser uma ditadura da maioria, não falta exemplo de como a torcida já se equivocou em diversas situações. É muita fácil ficar cobrando posicionamentos do alto da paixão sem precisar dar recibo de nada.

      Não podemos usar a inocência da torcida para respaldar erros de diretorias. Presidente está lá pra fazer o que deve ser feito e muitas vezes o que a torcida acha q é errado, ou deixar de fazer o que a torcida acha q é certo.

      Eu, particularmente, critiquei muito as duas contratações, principalmente a do Fred q iria disputar vaga com um ídolo q corria em campo, sendo q poderíamos investir onde necessitávamos . Cazares não marca, então colocamos mais o Robinho que não marca no meio campo? Pelo salário q recebia? Nunca fez sentido, ou no máximo, apostas de altos riscos

  • Boa tarde Eduardo!
    Referente aos contratados/ barcas: Todas as vezes que trocamos de treinador isso acontece. Parece que está no contrato deste caras que eles podem trazer quem eles quiserem. Acho que o único treinador que não trouxe ninguém "quando" chegou foi o Levir. O Autuori trouxe: Claudinei, Pedro Botelho e Emerson Conceição , turma do teatro dos horrores. Levir em 2015: Pratto, Danilo Pires, Cárdenas e Tiago Ribeiro. Somente o Pratto honrou nosso manto. Porém o Levir foi campeão da Copa do Brasil e vice do brasileirão 2015. Aguirre(2016) trouxe Hyuri, Erazo, Cazares, Robinho, Clayton, Junior Urso, Carlos Eduardo. Ele não conseguiu nem o mineiro. Marcelo Oliveira: Fred, Fábio Santos, Ronaldo(zagueiro), Otero, Maicosuel. Somente Otero e o Fábio estão correspondendo. Roger(2017): Felipe Santana, Danilo, Rafael Moura, Elias, Adilson, Marlone, Matheus Mancini, Roger Bernardo, Valdivia. Desse turma somente o Adilson tem cumprido bem o seu papel apesar de ser meu estabanado e acho que o Matheus merecia algumas oportunidades no mineiro. Depois chegou o Blanco que também está pedindo passagem. Oliveira(2018): Arouca, Samuel Xavier, Erik, Ricardo Oliveira, Roger Guedes, Maidana e Tomás Andrade. Samuel Xavier é o Conceição destro. O Arouca não pode ser o homem de contenção à frente da defesa, talvez entrando em algum jogo junto com o Adilson. O Maidana e o Tomás ainda não tiveram tempo para mostrar nada. O Roger Guedes precisa baixar sua bola, pois é um jogador mediano. Se entender isto poderá ser muito útil para o Galão mais lindo do mundo.
    Att.

  • São Paulo em crise e contratam o Cicinho para acalmar a torcida, qq semelhança não é mera coincidência...

Recent Posts

Sensibilidade e Galo de mãos dadas

“Serei Galo mesmo que a bola não entre, mesmo que a nossa casa se cale,…

21 horas ago

Vice campeão com dignidade

Apesar do comportamento imbecil de alguns poucos torcedores, o Galo sai grande da competição. Essa…

2 dias ago

Em busca da primeira de duas decisões

Faltando nove jogos para o encerramento da temporada, o Galo tem dois deles como primordiais.…

3 dias ago

Otimismo é sinônimo de Atleticano

Vez por outra, seja no dia a dia ou em cada momento decisivo, nossa Atleticanidade…

4 dias ago

Sem prolongar a ressaca

A exemplo do que sempre manifesto aqui, dia seguinte à uma grande vitória ou conquista,…

5 dias ago

Outro horror do mistão no Brasileirão

Tirante a vitória desse time reserva sobre o Bragantino, com boa vontade adicionando uma ou…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!