Categories: blogueiros

Nunca foi tão fácil e tão complicado ir para a Libertadores

Imagem: Redes sociais

Não me lembro, nestes mais de 50 anos acompanhando o Galo – tendo vivido momentos de grandes comemorações e algumas frustrações -, uma possibilidade de classificação para a Libertadores tão fácil quanto esta de 2017. Durante muito tempo eram apenas duas vagas brasileiras e disputamos algumas vezes essa competição. Avançamos poucas vezes, sendo que numa delas o Galo foi impedido de subir ao pódio naquela famigerada e suspeita partida do Serra Dourada.

Depois, passaram a ser quatro vagas. Mais à frente, seis com essa tal pré-Libertadores, sempre aumentando e agora já é G-7, que pode virar 8 e até 9. Nem assim, com tanto facilidade, o Galo consegue alcançar a zona de classificação. Por mais que a Copa Libertadores acene para o nosso time, em campo os jogadores parecem não entender o flerte. Nunca passamos da oitava posição neste ano, sendo que agora estamos na 11ª colocação. Se virar G-11, o que não existe, parece que o time cai para 12º lugar. Que coisa difícil.

À nossa frente, em disputa direta pela condição de classificação, vemos Chapecoense, Bahia e Vasco. Fomos derrotados por eles em casa, pode uma coisa dessa? Na casa deles vencemos os catarinenses e empatamos com os outros dois. Inimaginável o que este time vem fazendo com a Torcida Atleticana. Antes deles, temos ainda Flamengo e Botafogo. Empatamos com ambos na casa deles, vencemos o rubro-negro aqui e também empatamos em Belo Horizonte com o outro carioca.

A rodada do meio de semana, embora as vitórias de Bahia e Chapecoense tenham nos empurrado na tabela, pode e deve ser considerada boa. Botafogo e Flamengo foram derrotados. Neste fim de semana, quando vamos receber o Coritiba, todos eles têm compromissos complicados pela frente. Vejamos. Pela ordem de classificação dos que temos que secar. Botafogo vai enfrentar o São Paulo na capital paulista. Flamengo, ainda que no Rio, recebe o Corinthians.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

E o trio que nos ferrou em casa joga fora de seus domínios. Todos saem. A Chapecoense vai a Goiânia pegar o Atlético Goianiense que, desesperado, busca se salvar do rebaixamento. Missão quase impossível, mas venceu o Botafogo no Rio na quinta-feira. O Bahia vai a Recife pegar outro time na zona da degola. O Sport, aflito – e não nos Aflitos – mas na Ilha do Retiro. Finalmente, em Curitiba, o Vasco pega o Atlético do Paraná que ainda sonha também com a Libertadores. E mais, o nosso jogo só vai acontecer depois de quase todos os outros encerrados. Apenas Atlético-PR e Vasco jogam no mesmo horário de 19h de domingo.

Quanto ao projeto de três vitórias, anunciado pelo treinador e seguido por jogadores – entre eles Elias -, vale uma reflexão. Em nenhuma sequência, durante as 35 rodadas anteriores, emplacamos três resultados seguidos. Seria agora? Tomara que sim. No primeiro turno, depois de vencer o Coritiba, na casa deles, perdemos para o Corinthians, aqui em BH, e também para o Grêmio, em Porto Alegre. Acredito que se fizer essa trinca de vitórias, combinado com escorregões dos concorrentes, podemos vislumbrar o que estão prometendo.

A questão é que toda vez que a Libertadores envia sinais de que está esperando pelo Galo, o time borra em campo. Tomara que nesta reta final o enredo seja diferente. Quero ver nossos jogadores comendo grama em busca dos resultados, afinal, Copa Libertadores sem o Galo não tem graça nenhuma. Pelo menos para nós, Atleticanos.

Enquanto os profissionais impõem essa dura realidade, os meninos da base, ao contrário, encantam. E olhe que sou crítico dessas divisões, pois não estamos vendo nada de revelação para o time de cima. Pois bem, às dez horas de hoje, na Cidade do Galo, o sub-14 decide – depois de vencer na casa do adversário por 3 a 0, o título da categoria. Se confirmando, faremos a quina do futebol mineiro. Vale dizer, campeões do sub-14, 15, 17, 20 e ainda nos profissionais. Aqui em Minas Gerais, quem sempre mandou e continua mandando é o Galo.

E no sub-20, às 21h45, a decisão entre os dois mineiros da vaga para a Copa Libertadores da categoria. Cada um venceu uma competição nacional recentemente, o vencedor destes dois confrontos (a outra partida será dia 23 próximo) vai direto para a competição da Conmebol.

Blogueiro

View Comments

  • Boa noite Eduardo, perfeitas suas colocações. Se tiver G13 o Galo cai para G14. Realmente nunca foi tão fácil classificar para a Libertadores como está neste ano. Mas nunca foi tão difícil pro Galo. Um time em que um meio de campo não marca ninguém, veja o jogo contra o Vasco. Pra mim a maior decepção este ano foi a contratação do Elias. O cara se esconde no jogo, parece que tá jogando com má vontade. Estes jogadores pelo menos pra mim, conseguiram acabar com a esperança que sempre foi nossa marca. Eu não acredito em Libertadores há muito tempo. E talvez seja melhor mesmo, pra evitar de fazer feio na pré libertadores. Com este grupo não. E pra mim não será surpresa se não conseguirem ganhar do Coritiba. Como muitos comentaram, quem sabe é melhor nos focarmos mais no Brasileiro ano que vem, pois já faz tempo né. Este não é meu Galo, tomara que em 2018 o Galo doido volte a nos emocionar.

  • Tem de participar da Libertadores.
    Não participar é perder dinheiro, consequentemente, menos dinheiro para contratar jogador bom.

  • Acho que o Galo está bem, já fora do perigo. Minha condição de atleticano me permite não me angustiar com disputa e conquista de títulos. Quem se descabela com isso são as marias. O atleticano é mais Galo e ponto.

  • Boa tarde xará e amigalos. Às "viúvas" de Marcos Rocha digo o seguinte: Não é possível que não enxergam que 90% dos gols que tomamos nos últimos anos vem do seu lado. Este jogador não marca nem uma tartaruga. Que o GALO se cuide amanhã porque o treinador deles conhece e muito os defeitos do adversário. É só colocar um jogador rápido pelos lados do Marcos Rocha e o caminho das pedras fica bem visível. Outra coisa é bola aérea em nossa defesa. Que Deus nos ilumine nestes 3 últimos e derradeiros jogos. Quanto a Oswaldo de Oliveira penso que está fazendo um ótimo trabalho, tendo em vista jogadores descompromissados e que entram em campo para jogar bola com o estômago cheio de feijoada. Não temo ficar fora da Libertadores 2018. O que temo é a inércia da Diretoria em novas contratações. Para o nosso desespero aumentar Yuri, Patric e Carlos vem aí........

  • Analisar o quê? Nem tentativas de projeções pro ano que vem temos. Isso é a herança que um político alçado à condição de presidente de uma instituição esportiva deixa. Focou não sei em que e deixou o futebol do clube entregue a si próprio. O resultado é essa lástima que apresentamos em 2017. Queria ele aparecer para a massa, com planos de estádio e lançamento de candidatura futura, apoiada pela massa? Caso um dia se lance candidato até a presidente da FMF, farei política contra. E esperar o quê do time em 2018, ou não esperar? Que ponto de mutação pode ser o cerne da reviravolta na mentalidade dessas pessoas? Muito decepcionante.

  • Eduardo, vc foi perfeito na analisa.

    Só diexo uma pergunta para vc: mesmo com esse vexame todo, ainda vamos ter robinho, fred, elias, e demais velhinhos em 2018???

  • incalculável será o prejuízo que este monte de amebas , com elias , fred e caterva , estão encaminhando para nosso clube. Além de não beliscarem nada da premiação melhorada da cbf, via brasileirão, ficar fora da libertadores será o início de um apequenamento do clube, graças ao incompetente e despreparado nepomusono , colocado lá por kalil , que ve seu belo trabalho destruído e não diz nada, em cima do muro, como se não tivesse responsabilidade pelo estrago que este sombrio indivíduo causou e causa ao Galo. Nada no mundo funciona sem oposição , no nosso Galo, ela não existe , não tem credibilidade.
    Ontem, li que mala menezes , estava contrariado com a marcação do clássico às vesperas da estréia das marias na libertas , vejam só. Este é o cenário que este traste nepomusono nos colocou: a gente ás voltas com o mineiro e do lado de lá, preocupação com libertadores. Isto sim, é retrocesso , impensável tempos atrás.
    O candidato virtualmente eleito não se manifesta , não diz o que a torcida quer e precisa ouvir: mudança radical , dispensa dos pilantras medalhóes , foco no futebol, judiado e arrebentado nesta tenebrosa gestão.

  • Rogério, Boa tarde!
    Não estou torcendo para o galo ir a libertadores, os jogadores tem que dedicar ao campeonato brasileiro e tentar ganhar o segundo titulo...

  • Boa tarde a todos.É, temos que jogar o que não fizemos o ano todo, ainda acredito em um milagre. Vamos para o ano que vem precisando de planejamento, arrumando a casa e trazer profissionais competentes para conquistarem os campeonatos. Aqui é GALO...

  • Caro Eduardo e atletican@s de plantão:

    Um ano horrível como esse é um verdadeiro balde de água fria na alma atleticana, acostumada a grandes campanhas e conquistas épicas. Ainda mais quando estávamos com a faca e o queijo na mão para ganharmos todas as competições. TODAS!

    Vejamos: esse brasileiro foi, sem dúvida, um dos mais fracos da história recente do futebol, com todos os times (todos mesmo!) derrapando e dando chances ao azar. Se tivéssemos um aproveitamento minimamente decente em casa, estamos disputando o título até a última rodada com os gambás, e com a vaga garantida na LA 2018. Na própria competição sulamericana, caímos no grupo mais fácil, e pegamos um adversário mais fácil ainda nas oitavas, ainda por cima com a melhor campanha, mesmo com um desempenho longe do ideal. Na copa do Brasil, nem se fala, basta ver quem foram os finalistas. O bi em cima do time azul piscina já estava garantido, era só fazer a nossa parte.

    Enfim, não adianta lamentações nesse momento. Mesmo com essa campanha ridícula que acompanhamos, ainda temos chances de nos classificarmos. Eu não acredito. Os motivos, eu já citei aqui inúmeras vezes. E acho que faço bem em não acreditar. Prefiro me manter cético e ser surpreendido com uma vaga inesperada, do que por toda a minha esperança em um time que não convence e ser novamente decepcionado. Vamos ver o que nos aguarda nesse fim de campeonato.

    Bom fim de semana a todos!

Recent Posts

A quem interessa a pilhagem

Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…

8 horas ago

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

1 dia ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

2 dias ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

3 dias ago

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

4 dias ago

É com isso que eu vou?

Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!