Time de Massa é assim mesmo. Roberto Drummond profetizou: “Se houver uma camisa preta e branca pendurada no varal durante uma tempestade, o Atleticano torce contra o vento”. Tempos depois, sob o click do genial Gabriel de Castro, fomos brindados com uma foto e nela os dizeres “e o vento perdeu”, numa alusão ao título de Campeão da Copa Libertadores de 2013. Não somos Torcedores, somos Atleticanos. Isso nos diferencia da mesmice dos demais clubes de futebol de Minas Gerais, do Brasil e do mundo.
O lançamento do novo manto sagrado, como é conhecida a camisa do Clube Atlético Mineiro, foi cercado de muito suspense e polêmica. Demais clubes, a fim de atender seus simpatizantes, seguirão o exemplo do Galo nas tendências de material esportivo.
Ouvi muito a respeito da nova coleção para a temporada. Gente anunciando como seria e alguns questionando o que era, ainda, desconhecido. Muitas polêmicas, questionamentos acerca do público presente, por exemplo. Argumenta-se que o evento deveria ser aberto, com presença da Torcida, e não direcionado a um pequeno e seleto grupo. Confesso, não tenho opinião formada sobre esta celeuma.
Ano passado, na condição de Galo na Veia Black, estive no lançamento. Desta vez, não me interessei em estar presente. Optei por ficar aguardando, de longe, e acompanhar por meio de redes sociais. Gostei bastante. Hoje ainda, se as lojas não estiverem muito tumultuadas, pretendo ter a minha, com número e nome nas costas. Caso contrário, aguardo por melhor comodidade.
Não me incomodo se as listras estão mais largas ou estreitas, desde que os números sejam vermelhos. Essa cor simboliza sangue nas veias, dos jogadores e dos Torcedores. Preto e branco, dispostos verticalmente, são responsáveis por levar o Atleticano ao sucesso. Não são cores, são luzes.
Questões como modelos utilizados, quantidade de mulheres ou homens, mais ou menos roupa, são secundárias. Definitivamente, o que interessa é a nova camisa. Ano passado, meus olhos só contemplaram o tecido preto e branco. Discussões assim são desnecessárias e provocam desafetos baratos. Gostei mesmo da nova camisa. Quero demais para meu modesto acervo.
Outra coisa que não me esquenta a cabeça diz respeito a questão de facção de torcida. Certo leitor escreveu reclamando de nome de organizada relacionada a posicionamento ideológico. De coração, pessoal, nada me faz opor, pois é o Galo que nos une. Católicos, evangélicos, kardecistas, progressistas, conservadores, brancos, mulatos, negros, amarelos, moradores de periferia ou de Zona Sul… nosso time é nossa convergência.
Aproveito o ensejo e agradeço aos leitores que me enviaram mensagens em ocasião do Dia do Jornalista. Vocês viram o ranking da Federação Internacional de Futebol, História e Estatística (IFFHS)? Ele coloca o Galo como 13º (tinha de ser 13) melhor time do mundo. O instituto elenca nosso clube como o primeiro entre os brasileiros. No passado, já alcançamos posição muito melhor que a atual. Tempos atrás, esta pesquisa foi utilizada como instrumento de marketing por outros clubes, a exemplo da Copa Sul-Americana, que não valia nada e agora passou a ser preciosidade. Tudo de acordo com a conveniência do momento. Que ladrem aqueles que estão atrás de nós.
Entre tantos motivos para comemorarmos, fruto de interação constante neste espaço, merece destaque a ação do leitor Alex Soares Lima. Ele fez o comentário de número 10 mil. Vocês se lembram? Homenageado, ele decidiu provocar a alegria da leitora Angélica Sheila. Alex adquiriu o pacote da fase de grupos da Copa Libertadores, mas como estará viajando na próxima quinta-feira resolveu presentear a moradora de Luminárias. Dias atrás, ela escreveu sobre sua saga como Torcedora. Se ainda não leu, confira. Ela virá a Belo Horizonte especialmente para assistir ao jogo contra o Sport Boys. Coisas boas que nascem de uma comunicação saudável e genuinamente Atleticana.
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
Isso nos representa, devolve a identidade.
Parabéns a torcida. Se a imprensa achar que é difícil ler o número em vermelho, não é problema nosso. Sempre fomos assim...
Camisa ficou linda, estamos com o manto sagrado pronto para as comemorações que virão. AQUIÉGALO
Camisa ficou linda e nostálgica, remete a nossa identidade com o super time dos anos 80. Hoje as camisas são todas padronizadas pelas grandes marcar mas a Topper mandou muito bem nessa camisa do GALO. Agora, só precisamos que esse time jogue como o saudoso time de Reinaldo, Luizinho, Cerezo, Éder...
Parabéns ao torcedor Alex Soares pela iniciativa! Fera demais! Aqui é galo!!
Voltei agora dá loja do galo de Lourdes. Sábado a tarde estava tudo tranquilo. Gostei das camisas, mas me chamou a atenção, negativamente, a forma que os patrocinadores foram impressos nas camisas de jogo. Sem relevo, numa impressão comum que parece aquelas camisas falsificadas. Fora isso o design é muito bom, adorador dos preços bem salgados.
Meus caros amigos atleticanos. O manto sempre será assunto polêmico junto à torcida, uns gostando, outros repudiando. Mas o que todos temos que ter em mente não é o modelo da camisa e sim, o que estará dentro dela, para nos trazer alegria que merecemos por ser não a maior, mas certamente a melhor torcida do Brasil. Hoje alguns entendem que temos um bom elenco, mas será que todos eles tem o devido entendimento do que é vestir este manto? O que ele representa? Pelo futebol atual acredito que não. Cabe a nós cobrar destes desavisados, que AQUI É GALO, e se não honrar este manto, seja ele feio ou bonito, estará definitivamente fora de nossa história. Mas há jogadores que n~so precisam provar nada. Ontem fomos brindados no lançamento, com as presenças de alguns jogadores, entre eles o Menino Maluquinho e Heman. estes não há o que questionar. O manto foi feito para eles, e eles certamente fazem jus ao respeito que a massa tem por eles.
E excepcional a atitude do Alex Soares, deu uma aula de solidariedade e de vida.
Deixo também meus parabéns para o Alex Soares. Bela atitude!
Obrigado Edugalo.Comprei o pacote da libertadores sem olhar as datas dos jogos. coincidiu deste primeiro jogo estar em viagem com minha esposa, cruzeirense( simpatizante , como todos eles),comemorando 20 anos de casados Podia oferecer a alguns amigos, mas proporcionar alegria a quem merece é gratificante..Sds atleticanas
Bem vindas todas as torcidas organizadas, de toda ideologia que seja de paz, viva a diversidade, não aos que pregam a verdade única e absoluta.
Lindíssima camisa, uma agradável surpresa com o número vermelho, remete diretamente à década de 80, a Topper acertou em cheio. Assim que der, vou comprar.
Assino embaixo, EduGalo Santana! Chega de intolerância!
Alex, vacilei junto...Obrigado.
Camisa linda demais.
Os atleticanos mais novos podem nao gostar dos numeros vermelhos, mas para quem comeceu na caminhada ainda crianca la pelo meio dos anos 80, como eu, eh bastante significativo.Manto tradicional e muito elegante.
Quanto a esses grupinhos e pessoas com ideologias torpes, que tentam atrapalhar o Atletico, e ainda se dizem torcedores, lhes deixo o meu asco. Criaturas vis que tentam auto-promocao as custas do Galo. Nunca buscam o dialogo, apenas o confronto. Sao pessoas extremamente dissimuladas e hipocritas.
#GAAAAALLLLOOOOOOOOOOOOOO...................................................