Não é lícito, a quem quer que seja – direta ou indiretamente -, abandonar e submeter ao jugo terceiros que confiaram em palavras, promessas ou profecias. O direito brasileiro não dispõe de qualquer instrumento jurídico ou previsão à reação do indignado, mas é comum admitir que a Santa Ira seja invocada e aplicada em benefício do oprimido. Eu acreditei, o Atleticano acreditou, todos acreditamos. E o que estamos vivenciando mostra diferente de tudo que foi anunciado e prometido.
Nesse caminho sem volta, pois perdemos a condição de o Torcedor ser coadjuvante dos grandes momentos, assistimos um time apático nos gramados e sem reação. A culpa, já disse, é de todos. Assumo minha cota parte. Mas, convenhamos, se a cabeça não funciona os membros atrofiam. O treinador e o elenco têm culpa? Tem sim, senhor! Mas é preciso mostrar a esses caras, alguns acomodados ou desconhecedores da nossa Atleticanidade, o sentido de trabalhar no Galo. Seja na gestão administrativa ou no comando do futebol – incluindo jogadores – na busca do nosso ideal. Vencer, vencer, vencer!
Estarrecidos, jogo a jogo, voltamos para casa acreditando que na próxima partida os erros serão corrigidos. Porém, diferente disso, no compromisso seguinte o roteiro se repete. Sábado à noite no Mineirão, depois daquele vexame, a volta foi deprimente. Apesar de a Torcida mostrar sua força e presença, expondo que o estádio da Pampulha é muito mais atraente que aquele que queimou um shopping inteiro e ainda deixou dívidas, o time – outra vez – teve atuação pífia e saiu derrotado.
Sobre o jogo, onde o Galo teve um único jogador de destaque – no caso o goleiro Éverson que impediu uma goleada dentro de BH -, já fica claro as razões do resultado. Vergonha! Vergonha! Vergonha! Nossa crença e confiança na mudança de patamar esbarrou com a dura realidade. Não temos mais o shopping, que um dia no passado quitaria todo o passivo, agora esse equilíbrio contábil ficou sem transparência para quem sempre carregou o clube nas costas. O Torcedor! Não duvido das intenções e tampouco do que vem sendo feito, mas tenho insegurança quanto ao futuro.
Minha crença era tamanha, que do meu modesto posto de Torcedor como qualquer dos outros 10 milhões de Atleticanos, me entreguei ao sonho desse futuro que entrou numa penumbra preocupante. Sempre participei de todos os chamados que minha capacidade permite em favor do Galo. Sócio Torcedor desde os tempos antigos de décadas já prescritas. No GNV, desde o primeiro dia do lançamento, camisas das mais variadas, e cadeira cativa da Arena.
Daquele espaço que tem melhor que o Mineirão tão e somente os bares, banheiros e estacionamento. Apesar de esse último ser um achaque, a administradora começou cobrando 40, foi a 50, depois 70, 100 até chegar a 120. Agora recuou para os 100, contra 60 do Mineirão e 45 do Beira Rio, gerido pela mesma concessionária. De resto o Mineirão dá show, notadamente no barulho e grito da Massa. E agora? E a gestão lá esteve na ante sala de o Galo assumir!
Se não dormi de sábado para domingo, se passei o dia de ontem mal humorado e hoje acordo com uma ressaca danada por consequência disso, tem nome e sobrenome. Confiança Abalada! Não, meus 66 – já quase 67 anos de existência – não sugerem alegar a Santa Ira e vou me recolher à insignificância a que me condenaram. Cumprir a pena, ou penitência, daqueles que me roubaram o sono e negociaram meu sonho dando como recompensa essa agonia dos tempos recentes. Não serei menos Atleticano daquilo que sempre me caracterizou. Seguirei embalando meus sonhos para o jogo seguinte, ainda que volte para casa doído e inconformado com o conformismo (foi proposital) de quem poderia fazer diferente. Sigamos!
Em tempo: daqui a pouco, no início da tarde – no meu horário preferido 13:13 –vou relatar minha experiência para adquirir acesso aos meus convidados para o último jogo. Seriam quatro, mas só consegui levar dois, exatamente pela dificuldade que é imposta aos compradores de cativa – como eu – e a quem aderiu ao pacote do campeonato. Haja!
*imagens: 1 e 2) Atlético; 3) blog
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
Para não acabar com nosso ano e ser mais um ano decepcionante vamos ter que passar na Copa do Brasil ou Libertadores de qualquer jeito!!
Primeiro vem a Copa do Brasil não tenho dúvidas que vai ser um teste para o Milito, se passar continua se for eliminado vai ser mandado embora.
Hoje tem no mercado 3 bons nomes para substituir o Milito Cuca, Fernando Diniz e Luiz Castro cabe a diretoria fazer a melhor escolha e PARAR DE ERRAR!!
Espero que o time não pipoque e que venha pelo menos mais um título.
SE FORMOS ELIMINADOS NAS DUAS VAI SER UMA TRAGÉDIA NÃO QUERO NEM PENSAR, SAI PRA LÁ ZICA!!!!
Time agente tem, mas o trabalho do Milito é péssimo!!! o time não tá jogando nada espero que nas Copas o time melhore e ganhe pelo menos um título!!!
Vamos meu Galão pipoque não um só tá bom!!!! Espero que o professor pardal pelo menos escale os melhores e não atrapalhe, tomara que os jogadores resolvam dentro de campo e só alegria!!
Boa tarde!
Eduardo de Ávila,outrora tão otimista, agora,de ontem pra cá vem mostrando toda a sua indignação com os rumos que os multimilionários estão levando a SAF que idealizaram, colocaram o preço, passearam pro lado de fora do balcão e arremataram.
Foi-se o shopping o CT , a sede, tudo.
Se 10 milhões de pessoas perderam sua paixão indizível, imaginem eu, que a perdi no dia 20/ 07/2023, dia do meu aniversário.
Tristeza,esse é o meu sentimento mais aflorado. Çigamos!
Ontem li uma coluna de comentarista de determinada radio que dizia que milito tem 36 jogos a frente do galo e que 36 jogos não são suficientes para se organizar um time. Olha, se eu tinha algum apreço pelos comentarios deste senhor, jogo tudo no lixo, 36 jogos é suficiente para se provar qualquer coisa, e nesses 36 jogos o senhor milito provou que não entende este grupo, que não conhece seus comandados, e que um grande invencionista. Teve o time forte, depois teve um time bem fraco (constusoes, suspensoes, convocaçoes), e depois teve novamente um time ainda mais forte, o que ele aprendeu ? o que ele mostrou? que evoluçao vimos? De 2022 para cá tivemos sim bons times, talvez nao fosse o melhor, mas bons elencos, porem nenhum grande técnico, ja está mais do que claro de que precisamos de um grande, de um respeitado e atualizado, ta na hora da saf meter a mão no bolso e trazer um grande técnico. Temos garantias de que dará certo? não. Màs é precisao tentar. Victor tem minha admiração, mas para diretor de futebol não, é o tipo de cargo, de função que não cabe. Falta profissionalismo no galo, amigos amigos negocios a parte, tem muitos jogadores precisando serem chamados para uma conversa muito pesada e muito seria, isso cabe ao presidente (não temos), isso cabe a Saf (aparentemente não se importa). Penso que ainda dá tempo de salvar alguma coisa em 2024, mas para isto é preciso CORAGEM, não sei onde vão arrumar, mas teria que ser agora.
Boa tarde xará e amigalos. Fomos iludidos e agora é tarde. De terceiro melhor "elenco" do país a não favorito a absolutamente nada(nem contra time da Série B). Essa é a triste realidade. Então para quarta-feira estamos a espera de um milagre. Pelo menos teremos a volta de 70% do time que estava no DM(HULK!!!!!). A escalação do técnico Pardalito para quarta-feira vazou: Paulinho, Hulk, Bernard, Scarpa e Alan Franco, Arana, Vargas e Dayverson e Lyanco, Otávio e Fausto Vera.
Já passou da hora de "sair" com jogadores que só estão no Galo pelo salário Vargas é um exemplo, quanto ao técnico minha paciência já acabou ,esse " Treineiro" já deu!! Quanto ao nosso Diretor de Futebol,com todos respeito ao Vitor pelos serviços prestados ,tenho a convicção que não está preparado para o cargo e se insistir ficará queimado com a torcida.
Bom dia! Me alegra muito o cronista ser mais um crítico dessa PseudoSAF que o Atlético montou! Perdemos um shopping, perdemos passivos, construímos uma arena SEM SENTIDO e ainda estamos devendo bilhões! Tava na cara, desde o início que essas pessoas estavam querendo apenas LUCRAR com a paixão atleticana! Emprestaram rios de $$$ ao clube e cobraram juros exorbitantes! Colocaram uma diretoria que não sabe contratar, não sabe cobrar e não sabe administrar uma crise. Não estão nem ai pra torcida! Contratam um monte de cabeças de bagre a peso de ouro (Bernard, Vargas, Deividson, Fucks, Vera, Lyanco). Prejuízo atrás de prejuízo! Será que vão emprestar mais $$$ e cobrar mais juros! E a dívida nunca vai fechar!
Bom dia Ávila, atleticanos e atleticanas.
Se os "investidores" lessem suas crônicas de ontem e de hoje e tivessem o mínimo de decência, creio que seria, ainda, o alerta necessário para salvar o GALO da confusão em que o colocaram.
Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos. Pois é, né guru? Passaram um melzinho na nossa boca e depois jogaram pimenta.
Temos opção de ficar com a boca ardendo ou cuspir tudo fora. Eu vou optar pela segunda. Entendi, finalmente, que esses donos do Atlético não estão nem aí pra torcedor do Galo. Para eles a figura do torcedor é folclórica e deve ser tratada com o devido desdém com que tratam os seus clientes. Isso mesmo, mudamos de classe, não somos mais do que clientes dessa nova organização. Não merecemos respeito porque não temos voz e nem a quem recorrer para reclamar. Eu já sentia que seria assim com o decorrer do tempo e só a minha atleticanidade me manteve alinhado à espera de algo melhor, mas agora nem ela me sustenta. Não sou mais torcedor. Virei cliente e como tal tenho a liberdade de escolha. Escolho deixar meu passado no seu devido lugar. Não tenho mais o clube do meu coração. Tem uma empresa que usurpou o seu lugar, mas nunca ocupará o meu coração. Como eu disse já desconfiava que seria assim. Por isso há alguns anos parei de consumir coisas do Atlético. Cheguei a ter mais de uma centena de camisas, mas parei de comprar e dei muitas de presente. Hoje ainda tenho umas setenta que disporei regularmente. Nada de copos ou outras miçangas. Não gasto mais nada com esses comerciantes. Venderam o shopping porque são bem informados e sabem que essa atividade não tem longo futuro. É só observar o que está ocorrendo no mundo inteiro com o fechamento de muitos shoppings. É uma nova era. E nós somos da velha era quando torcedores tinham valor. Hoje somos apenas clientes. E como tal escolho não ser enganado pela propaganda. Paro por aqui. Já estou indo tarde.
Arena MRV
Permita-me discordar nobre escriba, quando se refere à Arena.
A Arena era sim um sonho do atleticano e ter a própria casa é uma tendência no futebol mundial e prova disto é que nosso maior rival vai construir a sua no Rio de Janeiro, mesmo sendo um dos gestores do Maracanã.
Pergunte ao torcedor do ex rival ou de qualquer outro time que não tem estádio, se gostariam de ter um?
O Mineirão a que vc defende, tb tem seus problema e até outro dia estava com um gramado até pior do que o nosso, fruto do excesso de shows. Lembra?
Além disto, o clube arrecada somente 60% da renda neste estádio, ficando 40% com a tal Minas Arenas e outras despesas.
E detalhe o Mineirão não tem o futebol como prioridade e os clubes só jogam lá quando não há shows programados.
Reconheço que a Arena a tem seus problemas sim, mas 2 são resolvíveis (acústica e gramado) e se tivéssemos um CO competente, estes problemas já estariam sanados.
Entretanto assim como vc, acho um escárnio os preços exorbitantes praticados na Arena, culpa é única e exclusiva da SAF e sua voracidade em arrecadar.
Então meu caro, o Mineirão não é esta maravilha toda que andam dizendo não e se hoje tem sido uma melhor opção, é pelo simples fato de que a SAF e o incompetente CO ainda não conseguiram resolver o problema da acústica e do gramado, prova inconteste de que a tal SAF e seu subordinado são uma merda.
No fundo, no fundo o problema meu caro é o time e poderia ser até o Santiago Bernadeu do Real Madrid, que qualquer torcedor que se preze, iriai ficar p#t@ em frequentar, com os resultados do time de Milito.
Mas entendo sua revolta e até compartilho, afinal o nosso humor anda cada dia mais azedo diante de tudo que vem acontecendo.
Caro JBHGALO, boa tarde.
Se me permite, lembrando sempre que o Mineirão tem mais de 60 anos, sofreu várias reformas (com dinheiro público) e a Arena MRV, tem somente um ano.
Eu, que nunca fui favorável a construção da arena, vejo que a mesma tem muitos problemas e o pior são os tais pontos cegos.
Parece que isso ai não tem solução.
Quando o arquiteto falou em 'educar o torcedor, para que ele não fique apoiado nos vidros da arquibancada Inter ', me fez arrancar os meus últimos fios de cabelo.
Junta tudo isso, mais o time fazendo merda em campo, mais um treinador teimoso e, parece, incompetente, vai fazendo um bolo explosivo, que pode gerar terra arrasada.
A merda é que se devolver o clube para a associação, daqui a três meses eles estarão pedindo dinheiro emprestado para os 4 errrres, pois nunca ninguém enfiou a mão no próprio bolso.
É o que eu acho, entendendo e respeitando as opiniões diferentes das minhas, desde que sejam proferidas por atleticanos.
Grande abraço.