Categories: blogueiros

Mudança: ampla, geral e irrestrita. Já!

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

A ressaca é nossa, a causa é de gente totalmente sem compromisso. Como bem disse o amiGalo Caio Ducca: “ratos, que são os primeiros a abandonar o navio”. A citação, conhecida popularmente, foi em referência exclusiva a jogador (es).

Definitivamente, foi uma quinta-feira amarga. Aliado a isso, o blog bate recorde de acessos, tanto por Atleticanos quanto por não Atleticanos. Aquela gente, coitada, que se preocupa muito mais com o Galo que com o time do lado de lá da lagoa, acreditando que vai ganhar notoriedade e visibilidade no espaço Atleticano. Muitos deles, contumazes frequentadores do nosso espaço, já enfiaram a “viola no saco” (ou até outros instrumentos onde preferem) e sumiram. Ontem, alguns dessa espécie, “coincidentemente” postaram em sequência. São e-mails e nicks diferentes, mas pela coincidência sugere absoluta suspeição.

Mas, mesmo entre nós, curiosamente, até o número de comentários sobe vertiginosa e assustadoramente nos momentos ruins. São mais que nos dias de comemoração. Vai entender! Tudo bem, minha função e missão é propor o debate (tentando o melhor possível, independente da situação), mediando aquilo que em meu modesto entendimento possa ser o melhor ao nosso time do coração.

Ainda que o custo pessoal seja penoso, ser titular e responsável pelo espaço Atleticano é algo que honra a um Torcedor que veio lá do interior para estudar na capital. Pelo Galo aqui permaneceu e fez vida profissional, sendo na “melhor idade” contemplado pelo UAI para a função proposta. Faço essas considerações para entrar no mérito do que pretendo.

Em mais de 50 anos, sendo 40 deles morando em Belo Horizonte, considerando que tem mais de dez anos que não perco um único jogo mandante, nunca vi, senti ou percebi um amontoado de jogadores tão descomprometidos com a camisa, a raça, a energia e a vibração que caracteriza o Clube Atlético Mineiro em seus quase 110 anos de história.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Com um grande orçamento, recursos disponíveis para contratação e pagamento de salários astronômicos, como atualmente sabemos (a folha se aproxima de dez milhões de reais mensais), é inadmissível o que esse amontoado de atletas descompromissados vêm fazendo com a Massa. Entre os três treinadores, no desesperado ano de 2017, Rogério Micale foi o grande mico da temporada. Basta ver o aproveitamento da equipe sob o seu comando. Entretanto, não pode ser o maior culpado, pois essa responsabilidade fica no segundo andar da sede de Lourdes. Na presidência!

Jogadores experientes, com passagens em seleções (brasileira e até de outros países sul-americanos), que já disputaram Copa do Mundo… Enfim, era de se esperar resultado completamente diferente disso. Tem gente no elenco que joga aqui com a cabeça no time do seu coração (seja no Rio ou em São Paulo) e sai mais cedo (expulso, como Elias), talvez para acompanhar no vestiário a partida que tenha maior interesse. Não só ele, mas muitos outros são indignos da nossa tradição. Vergonhoso. Vexame a céu aberto!

Para esse tipo de profissional, se fossem honrados, o melhor caminho seria passar pelo Departamento de Pessoal e colocar sua rescisão amigável em pauta. Mas eles, ao que parece, preferem aguardar e receber volumosa indenização pelo pífio desempenho, longe da expectativa que gerou cada contratação. Trazer jogador em fim de carreira, seguramente pelo sonho e desejo da época em que ficava no meio da torcida, não foi uma cartada certa da atual diretoria.

Pior ainda, como disse aqui na terça-feira, é saber que nas divisões de base – tanto nos times sub quanto no alternativo – nada de promissor existe. Na quarta-feira, em meio a tanta revolta legítima dos Torcedores, um deles assegurava que o atacante Richarlison (que passou pelo América, depois foi para o Fluminense, antes de ir para o Watford da Inglaterra) teria tentado o Galo. Nunca soube disso, se for verdade – a exemplo de outros como Cafu no passado e recentemente o ainda desconhecido Flávio – merece ser mais bem avaliado o trabalho destas categorias.

Relembrando que nos anos 80 eram sete a oito titulares oriundos da base, sendo que hoje apenas Rocha e Gabriel têm origem nesta condição. Pouco, muito pouco! Este é o resultado, afinal, amanhã esses caras, depois do fim do contrato, ou até mesmo antes por meio de rescisão, tomam o rumo de casa e somos nós – Torcedores – que colocamos a cara a tapa na rua, no trabalho e por onde moramos. Triste sina!

Blogueiro

View Comments

  • Atendendo a pedidos, e numa visão e sacada espetacular do treinador, Otero deve entrar no lugar de Cazares. Robinho e Fred continuam. Agora vai! sqn

  • Boa tarde, caro Eduardo.
    A maioria dos jogadores do Galo, hoje, (evidentemente há exceção) é de mercenários. Está ali para auferir polpudos salários, sem compromisso algum com títulos e satisfação de sua fiel e imensa torcida.

  • Boa tarde a todos...como disse você nobre cronista..." Nada promissor existe" Nada mesmo...
    E tenho dito e já estou ficando até repetitivo , quero 45 pontos e meu Galo doido de volta...
    Revoltante...Vergonha...absurdo...E como disse anteriormente, de que adianta propagandear estádio e avanços administrativos. Sendo que precisaremos começar do 0. Pior time do Galo de todos os tempos. Acabaram com tudo...E tenho certeza que todos começam a enxergar. Mas o que me acalenta é que eles passam e serão esquecidos ou até lembrados como uma de nossas maiores vergonhas e modelo de incompetência. E nós continuaremos pois O nosso Time é imortal
    e seguiremos à entoar Lutar, Lutar, Lutar....Com toda nossa raça pra vencer... Clube Atlético Mineiro ...Uma vez até morrer. Eles não sabem o que é isso...

  • boa tarde Eduardo e massa,mais uma bomba para o nosso galo,o sporting de Portugal que vendeu o mercenário elias para o galo,vai denunciar o galo na fifa por falta de pagamento do passe,esta escrito nas paginas esportivas dos jornais daqui,ok este presidente faz com nos torcedores e so passar vergonha e vexame,eita 46 pontos que nunca mais chega,muito triste com estes peladeiros,diretoria que estão mamando no galo,triste realidade,triste 2017,aonde chegamos,reage galo,vai galoooooooooooooooooooooo.

  • Boa tarde, Eduardo e amiGalos. É até difícil tecer algum comentário depois da porrada que tomamos quarta-feira. Tá difícil acompanhar esse time, a cada jogo é uma decepção nova, quando parece que finalmente vamos engrenar numa sequência de bons resultados, o time consegue destruir o bom trabalho construído e derrubar o ânimo do torcedor que sempre apoia. Já não sei nem mais o que escrever, sugerir, pedir ou implorar para esse time.

    Um amiGalo postou outro dia que talvez a eleição para presidência do nosso Galo seria adiantada, hoje ouvi no rádio que a eleição será no dia 4 de dezembro, informações desencontradas que só nos fazem ficar ainda mais aflitos e perdidos nesse momento turbulento que estamos passando. Creio que o mínimo que essa diretoria fraca deveria fazer é realmente adiantar essa eleição para podermos começar o planejamento para 2018 o quanto antes. Quanto a modificações no elenco, nem me dou ao trabalho de ficar sugerindo nomes, sei que não adianta nada e essa diretoria adora um ex-jogador em atividade, espero que a próxima diretoria aposte em nomes que agreguem ao time, a única coisa que peço é que dispensem logo o Robinho falastrão e o Elias que só pensa no Corinthians, que façam um pacote com esses dois e mandem embora o quanto antes do nosso time, chega de gastar rios de dinheiro com dois encostos que só fazem ganhar dinheiro e engordar a aposentadoria. Nas categorias de base, se a nova diretoria não mandar esse projeto de diretor embora, viveremos mais uns bons anos de poucos ou nenhum fruto oriundo de lá. Precisamos de gente experiente, que tenham visão para trazer bons jogadores para a nossa base que possam ser lapidados e utilizados no time titular.

    Enfim, é isso, mais do mesmo. As esperanças agora estão todas na vitória nesse clássico para podermos dar mais uma respirada nesse campeonato. Qualquer coisa menor do isso só vai aumentar ainda mais a crise que atinge nosso time. Domingo é vencer ou vencer!

    Saudações alvinegras a todos.

  • Eu não quero nem saber quem pintou a zebra, eu quero é o resto da tinta. Domingo tem clássico e o ingresso já está garantido.
    Pra cima deles Galooooo, o resto é mimimi!!
    Ahh e as marias que insistem em frequentar esse espaço, vão chupar um canavial de RO###***%$$#@##*
    Saudações!

  • Falar o que do Galo num momento desse?
    Esse péssimo time montado pelo Nepomuceno não dá nem vontade mais na gente de querer falar e debater sobre o Galo! A que ponto chegamos!

    E será que precisa piorar pra todo mundo acordar e enxergar como estamos sem comando?

    Chega! Cansei!

    Some Nepomuceno! Seja digno! Pede pra sair!

  • Pois é, Eduardo. Toda essa tragédia que se abateu sobre o Galo estava anunciada quando o aprendiz de presidente assumiu. Tragédia anunciada é pleonasmo, pois o que caracteriza uma tragédia é que ele foi enunciada e mesmo assim não se consegue evitar o trágico. E porque já havia sido anunciada? Por que o aprendiz de presidente não entende nada de futebol, já mostrou que era omisso e faltoso na câmara dos vereadores, porque haveria de ser diferente no Galo? E ano que vem o mesmo vai ser repetir. O advogado da situação e candidato favorito a vencer, é sócio proprietário do quinto maior escritório de advocacia do Brasil. Ele vai deixar o lucrativo escritório de lado pra cuidar do Galo? Claro que não. Vai fazer com o já vai tarde Nepo. Vai por alguém que também não vai viver, respirar, amar, lutar pelo Galo 100% do tempo, e lá vem mais Emerson Conceição, Ronaldo Conceição, Clayton 13 milhões jogados no lixo, Robinho que só serve pra pedalar bicicleta, Fred que é um bom cone, Elias que já falou que quer voltar para o curincha e por isso entrega a rapadura todo jogo, mas mesmo assim continua sendo escalado, e por aí vai. Estou pessimista? Não, estou sendo realista. Saudações. Se não mudar, tudo via se repetir como todo ano se repete.

  • Toda revolta será deixada de lado se dermos uma sapatada nas Marias no domingo!
    Aí volta a se falar em Libertadores, Fred é matador, Cazares é craque e etc...
    Foi assim na conquista da Rural e na vitória do turno, íamos mal, ganhamos delas e "todos" achamos que estava a mil maravilhas, ao passo que dps dos 3x1 no turno elas arrumaram o time e conquistaram a Copa Brasil!
    "Somos" iludidos demais!

    • É assim mesmo. Prefiro essa ilusão a apostar em, por exemplo, loteria. No ponto da sorte ou qualquer outro lugar. Na capital ou no interior.

  • De todos os comentários que ouvi, sobre o destino dos jogadores do atual "elenco" do Galo, um me chamou a atenção, por chamar o Victor de "acomodado". Esta foi a melhor definição de nosso "Santo". Se acomodou. Parece que não quer evoluir. Ir além. É comprometido com o Clube. Se esforça e fica P***** quando o time joga mal. Penso que o Victor deveria ter um preparador de goleiros com mais qualidade. Que cobrasse mais. Há alguns, um amigo meu, do outro lado da lagoa, me mostrou um vídeo de parte do treinamento dos Goleiros Azuis. É algo surpreendente, e demonstra porque, em determinadas ocasiões, estes operam grandes atuações. Tudo bem, ainda falta o treinamento para evitarem os gols de costas, mas... Enfim, na minha opinião, Victor e Gabriel, seriam os únicos, dos Titulares que teriam espaço para a próxima temporada. Luan, nosso "xodó", parece que resolveu estudar medicina. Não sai do DM. Os outros... já foram bem encaminhados seus destinos por vários Amigalos, em Posts anteriores.

    Vamos lá. Fé quem em 2018, o Galo forte vingador, ressurja. Cantando forte em nosso terreiro e no terreiro do adversário.

Recent Posts

Libertadores e intertemporada

Por força da situação triste e lamentável no Rio Grande do Sul, depois do jogo…

8 horas ago

Ensinamentos que precisam ser praticados

Somos muitos (não todos), e em determinadas situações me coloco entre esses, que adoramos o…

1 dia ago

Empate heroico num grande jogo

Tinha tempos que não assistia uma partida tão intensa como esse confronto entre Galo e…

2 dias ago

Maratona de maio começa com carioca no ES

Sem poupar nenhum jogador, pelo menos na viagem, o Galo pega o FluminenC hoje em…

3 dias ago

Espora afiada para a dura sequência de maio

Amanhã, pelo Brasileirão, vamos seguir nossa incansável maratona em busca do triunfo em outra frente.…

4 dias ago

O sentimento da Atleticanidade tá MILITandO

Todos nós, por mais similaridades que possam existir, temos o nosso processo próprio da relação…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!