Por José Roberto
Observando o tanto de gols que nosso centroavante tem desperdiçado, volto minhas lembranças ao passado e vou lhes contar uma história.
Eu vi o melhor centroavante do Brasil, quiçá do mundo, jogar. Quem não teve o privilégio de vê-lo desfilar em campo, pode pensar que estou exagerando, e que eu, por ser Atleticano, possa estar puxando a sardinha para a nossa bandeira. Pois lhes digo que muitos daqueles que o enfrentaram, os chamados adversários, também comungam da mesma opinião.
Reinaldo não jogava, ele brincava em campo. O Rei, como é chamado carinhosamente pela Massa, desafiava as leis da física e do equilibrismo com seus dribles quase impossíveis e com suas jogadas inimagináveis. A bola e o Rei eram cúmplices gerados da intimidade mais absoluta que pode existir no universo.
O maior artilheiro da rica e centenária história do C.A.M pensava um segundo mais rápido que seus companheiros e dois segundos à frente dos seus adversários. Um dos gols mais bonitos, segundo ele próprio, foi contra o América de Natal.
Ao ver que Cerezzo passava correndo para receber na frente, com isso levando os zagueiros para marcá-lo, o Rei não devolveu-lhe a bola, de fora da área, ele jogou por cima do goleiro como se fosse com a mão. Como se fosse a coisa mais corriqueira do mundo, assim como fazia nas peladas, ainda criança, em Ponte Nova onde nasceu.
Não poderia descrever as inúmeras jogadas e os muitos gols assinalados pelo Rei, por conta do espaço não ser suficiente – minha memória também está um quanto ineficiente… O baby-craque, como também era conhecido, destruía defesas com apenas um sopro de sua genialidade.
Um gênio que, após tanto tempo, ainda não foi superado por nenhum outro jogador do C.A.M em números de gols. Nós, Atleticanos, não íamos ao campo para ver futebol, também diga-se, íamos para ver a magia contagiante do Rei. Também não seguíamos para o Mineirão para torcer pela vitória incerta, nós íamos para vibrar com a vitória iminente.
Reinaldo fez do futebol uma arte assinada em letras de gênio ou de dor. A cada adversário driblado e humilhado, uma pancada no joelho, a cada gol espetacular, outra pancada no joelho. A Massa Alvinegra impotente e em silêncio respeitoso, assistia, como verdadeiros súditos, a mais uma cirurgia, mais uma e mais uma…
Os corações Alvinegros gelavam e o tempo parava, porém, toda vez em que voltava, tornava a extasiar a Massa como se nada tivesse acontecido. Parecia que não, mas acontecia, nenhum corpo humano é capaz de receber tantas agressões sem definhar. Sem meniscos, a cada dia com menos liberdade de movimentos o Rei, jovem ainda, foi obrigado a assinar os papéis da abdicação, porém seus súditos nunca renunciaram ao jogador que nos foi mais caro.
Reinaldo sempre será o Rei eterno do C.A.M, do Galo. Ouso em dizer que jamais teremos outro tão grandioso. A mística da CAMisa Atleticana sempre passará pela fantástica trajetória do nosso maior e querido artilheiro. Já as Arquibancadas Alvinegras jamais deixarão de ecoar forte aos quatro ventos: Rei, Rei, Rei, Reinaldo é nosso Rei. Sim! Tive o privilégio e a felicidade de poder ver “in loco” o maior de todos, o maior da rica e centenária história do Galo! Saudações.
Em tempo: A grande e triste verdade é que conquistas passam longe de ser prioridade e meta desta diretoria. Para ela, a diretoria, o que estamos presenciando é um excelente trabalho. Enquanto nos fazem de trouxas, nunca sairemos da fila humilhante de que já dura 47 luas sem conquistar um Brasileiro. Pelo jeito já identificaram qual é o nosso grande problema, a culpa é da bola! Não por ser redonda, e sim por ela teimar em não entrar na casinha adversária…pfff!
Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…
Depois de perder a final e o título para o flamídia, tendo para chegar às…
Sem público ou a liminar – apressadamente despachada pelo presidente do stjd – será revogada…
Depois de um primeiro tempo horroroso, pior que nas três derrotas seguidas para o mesmo…
Deveria estar aqui hoje, ainda que lamentando a justa perda da Copa do Brasil, focado…
“Serei Galo mesmo que a bola não entre, mesmo que a nossa casa se cale,…
View Comments
Vamos ser realistas: Quero TÍTULOS pra contar!! Mais de cem anos de história: um Brasileiro, uma Liberta e um CB. Talvez para os poetas do blog está ótimo, mas eu estou falando por mim e gostaria de ser respeitado na minha opinião: Não aguento mais a gozeira aqui em casa e ter de aturar o vizinho torrando o saco!!
Vc se esqueceu do bi campeonato da copa Comembol em 1992 e 1997. Tranquilize-se ganharemos mais...
Essa coluna virou mesmo o muro das lamentações!
Os anos são outros,as taças são outras,o time é outro e os títulos conquistados são os mesmos.....
Fico invocado com este tipo de matéria!!!!!
Falta de assunto!!!!!
Torcedor quer títulos,dai ficar lembrando de defunto não vai levar dinheiro para o clube,não vai trazer novos torcedores,o clube não cresce e como sempre,seremos essa chacota!!!!!
Passou da hora do blogueiro olhar para frente e ver que os tempos são outros e que devemos sair dessa pequenez que somos!
Doi! Sim e muito,mas não admito um clube centenário viver a sombra de um passado que coleciona o 1° título nacional e nada mais!!!!!!!!!
Esta treinando como o time titular exatamente o que eu tinha como ideal neste momento.
Só que ainda troco o José Welison pelo Galdezani em jogos em casa.
Hoje torço pelo TJD que pode ser a única chance de tirar o Elias do time.
Vai Galo! Vai TJD!
ATENÇÃO : ELIAS SERÁ JULGADO SEXTA FEIRA. QUE PEGUE UNS 20 JOGOS DE PUNIÇÃO.
T. LARGHI está fazendo a sua parte tirou ELIAS E NATHAN do time.
Escalou :
VITOR ; EMERSON ; L.SILVA ; MAIDANA E F.SANTOS.
ADÍLSON ; J.WELLISON E CAZARES.
LUAN ; R.OLIVEIRA E CHARÁ.
É o que temos de melhor.
Vamos em frente.
É PRECISO COMEMORAR A SAÍDA DE ELIAS DO TIME COM UMA VITÓRIA SÁBADO.
Feliz resenha de um tempo antigo. O Galo é um time que não esquece seus ídolos. Apoia seus ídolos na política e nunca os esquece. Isso é válido e louvável. Mas também não se pode viver de passado. Há muito o que conquistar ainda. O Galo precisa e isso já foi dito muitas vezes aqui por vários atleticanos. O Galo tem modelo de administração ultrapassado. Não se pode gerir um time de proporções continentais colocando torcedor na presidência. Torcedor é apaixonado e vai errar. Vai errar muito. Porque não se dirige uma empresa com paixão. Após a Lei Zico e a Lei Pelé todos os times brasileiros se tornaram empresa. O Kalil deu certo porque é empresário. Não foi o lado torcedor que acordou o Galo que dormia. Foi o Kalil empresário. Nepomuceno foi o presidente político. Liderança fraca, como é a liderança de qualquer político. Político não tem força. Tem lábia. Isso não é suficiente no esporte. Toda empresa que perde o comando afunda. Os próprios funcionários não gostam. Hoje certos presidentes parece que ficam cheios de dedos para falar com jogador, porque é o empresário que manda e blá, blá, blá. Na minha empresa trabalha QUEM EU QUERO. Não tem corpo mole, não tem discurso de gênero, feminista ou qualquer "ista". QUEM MANDA NA MINHA CASA SOU EU. É isso que falta no Galo. O dono. Pode parecer que isso é ser autoritário. Não é. Os funcionários gostam de um ambiente de trabalho organizado. Gostam de saber seus limites e rendem maravilhas assim. Todos ficam estimulados e entusiasmados. O chefe sabe reconhecer os valores, elogiar e estimular. Olha o time das marias. Os caras estão estimulados em campo. Olha o NOSSO TIME! Até quando vou ter de ver ELIAS andando em campo, desanimado, com a cara de aborrecido, mão na cintura, reclamando? Feito o desabafo, os elogios. Acho que Larghi está no caminho e devem deixar o cara trabalhar. Com um técnico novo, que aqui chamam de estagiário, estamos melhor colocados e mais tranquilos que no ano passado, com aquele desfile de técnicos que teve. Ficamos livres de Fred "saco de cimento". E o melhor: mandamos o cone pesado para as marias. Que ele faça lá o clube de aposentados. O time das marias só tem esse ano. Os jogadores estão ficando velhos e não vão render o mesmo no ano que vem. É NO ANO QUE VEM, que vamos colher nossa safra. Paciência e vigilância.
Melhor notícia do ano, Elias vai ser julgado pelo STJD e pode pegar 2 jogos de gancho.
Já que o banana do Thiago Larghi não tem peito para tirar essa ameba o STJD da uma ajudinha...
Já começo acreditar em uma boa partida contra o Corinthians e quem sabe não vem a primeira vitória no Itaquerão colocando água no chopp deles.
Vai Galão!!
Boa Tarde José Roberto!acompanho o Rei desde o 1º campeonato de dentes de leite.todo jogo ele ganhava uma bicicleta como melhor em campo.foi na minha opinião um dos Dez melhores jogadores que vi jogar(Pelé,Mané Garrincha,Reinaldo,Ademir da Guia,Gerson,Cruif,Bob Charlton,Tostão(era das marias,mas jogava muito),Ronaldinho Gaucho e Zico).aquele gol contra o América de Natal,foi 6x1,eu estava na geral atrás do gol.foi o gol mais bonito que já vi.NUNCA MAIS HAVERÁ UM CENTROAVANTE COMO O REINALDO.NUNCA!ASSINO EMBAIXO!PS:acho que escrevi o nome do holandes errado.
Rogério,Reinaldo jogou muito! E o come no Abelão , os dois chapéus no Junior Capacete, nuhhh ! foi o maior q eu vi... Saudações
Boa tarde amigos do Galo. A síntese de todos sentimentos da torcida em relação a diretoria do NOSSO GALO é a palavra desilusão. Para alguns torcedores é frustração, para outros descaso, indiferença e incompetência, tudo isto temperado com muita arrogância. infelizmente todos este sentimentos expressão bem o que nós estamos sentindo em relação a atual gestão do NOSSO GALO.
Futebol à parte -"Universidade do Galo"... A inveja mata! O único mérito nisso é que estão seguindo quem está na vanguarda, continuem assim e talvez atinjam um patamar melhor no futebol.
Se esse incauto não fosse tanto idiota quanto sempre demonstrou ser em suas incursões no blog Atleticano, seguramente saberia que a vanguarda - neste caso - é do lado Ateleticano. O anúncio foi feito tem meses, muito anterior ao que o imbecil sugere. Entretanto, está aí o espaço ao mala AO Silva. Que nunca teve coragem e/ou dignidade de dizer seu nome e mostrar sua cara. Próprio de cagões como se apresenta. Em alguns momentos como AO Silva e noutras postagens como João da Massa.
Na verdade, um borra bostas.
É isso! A maioria de nós, atleticanos, já concordamos em diversos: esse técnico tem que ir embora, já, para ontem, o time atual não tem raça, não tem comprometimento, não respeita a torcida ( a maioria) e estão fingindo que jogam!!! A diretoria é omissa 100%, não está nem aí...Querem é vender jogadores para ganharem dinheiro., Mas, até quando isso será possível? Até quando algum time vai querer contratar jogadores preguiçosos, cansados e descomprometidos como esses do Galo? Por isso, s diretoria deve estar feliz com a convocação do Chará!!! Devem estar pensando...Agora, ficará valorizado e poderemos vendê-lo em uma próxima oportunidade, ganhando mais do que pagamos!!! Triste! Mas, é a mais pura realidade !!! Não estão nem aí se vai fazer falta para o time...Querem money!!! Mas, agora, com essa sequência de jogos contra times maiores, como vai ser?Como será que o professor pardal vai se segurar para não cair? Agora, tem uma coisa... Se acontecer o de sempre, derrotas e empates , as velhas desculpas e esse técnico não sair, acabou! Podemos perder todas as esperanças de ver um Galo vencedor e não vendedor enquanto essa diretoria estiver no Galo. Mas, se pensarmos bem, o Larghi deve estar tranquilo para esses jogos, pois se ele perdeu para times ruins e nada aconteceu, porque aconteceria agora com times mais qualificados??? Isso será mais do que normal para eles!!! É gente, a situação não está nada boa. Vamos colocar a boca no trombone, fazer movimento( Pacífico, é claro), fazer barulho e parar de apoiar!!! Senão, o futuro será bem tenebroso! Vamos rezar!