Fossemos influenciados pelo ambiente externo, seguramente não haveria mais Atleticanos para transferir – geração a geração – a força e a magia dessa paixão e fé pelo nosso time do coração. Ontem, domingo, parte do dia trancado no isolamento de quem vive sozinho – atualmente com as redes sociais nem tanto – e outra metade em peregrinação pelas ruas, fui levado à reflexão pessoal sobre essa minha condição de Torcedor do Clube Atlético Mineiro.
Nossas histórias com o Galo, cada um tem a sua e todas – sem exceção – rodeadas de fatos pitorescos emocionantes. Já contei sobre meu caso, não nasci em berço Atleticano, mas foi opção levada por boa influência. Já sorri, chorei – de dor e também de alegria -, viajei por Minas, pelo Brasil e até pelo mundo para acompanhar o Galo. Superei, faz tempos, aquela reação que nunca mais vou aos jogos. É mentir pra gente mesmo. Vou e continuarei indo. Tenho orgulho dessa condição de não perder jogos mandantes.
Meu sábado, nada diferente dos amiGalos dessa Massa, não foi diferente. Independente de terem ido ou não na abertura da Arena e ao jogo no Mineirão. Cheguei no Califórnia, em torno de 8 da manhã, só consegui entrar no estádio uma hora depois. Uma zona a logística. Passei por tudo. Éramos seis, cada nome numa lista diferente, sem qualquer orientação a respeito.
Depois, acreditem, a energia caiu e seguraram a catraca impedindo o acesso. Até que uma iluminada determinou que recolhessem o ingresso e permitisse a entrada. Dei meu segundo, terceiro ou até mais grito de protesto. Aquele passaporte, histórico, é para ser guardado para sempre por quem foi ao local. Daí, prudentemente, passaram a destacar o canhoto. Lá dentro, algumas outras coisas se sucederam.
Digo isso, pois ao retornar para casa, com tanto contratempo, teria tudo para registrar algumas espécies de queixa. Porém, preferia e mantenho curtir o evento experimental de inauguração. Entendo que as falhas que ocorreram servirão de aperfeiçoamento para quando o Estádio do Galo for receber a Massa que vai lotar e motivar esse elenco manso no gramado.
Pois, antes mesmo de me organizar para a ida ao Mineirão, começaram as justas reclamações sobre ausências como Dário – que registrou em rede social -, assim como o Tardelli e até do Ronaldinho. Vamos lá, o Dadá – por mais imperdoável que seja o autor do gol do título de 71 ficar fora desse momento – passou a ter mais valor para alguns que a própria instituição. Tenho certeza que a diretoria haverá de reparar tamanho erro em deixar o Rei Dadá – que parava no ar como um beija-flor – antes de estufar o peito e cabecear a bola nas redes adversárias.
Sobre o R10, que alguns também registraram, desconheço as razões e sequer o próprio registrou. Já Tardelli, que me merece todo respeito e consideração, passou por aqui em três oportunidades e foi até campeão da Libertadores. Na última passagem, não teve o mesmo brilhantismo das duas anteriores, quando – em ambas – forçou sua saída em busca da “definitiva independência financeira”. Não apaga nada o ídolo que foi, mas Dadá sim está à frente dele, assim como R10, Reinaldo, João Leite, Victor, Renato e tantos outros. Se Victor, santificado naquela defesa da penalidade, quem não sabe Renato fez melhor em 1971, na partida com o São Paulo. Imperdoável, repito, a ausência do Dário. Mas a vida continua e quero pensar no que o Galo me oferece de bom e não superestimar as contrariedades. Alguns preferem o lado pejorativo e de reclamações.
Aqui mesmo, neste espaço que divido com o leitor já por mais de sete anos, tem gente que só aparece para cobrar. Não me lembro de ver posts desses reclamantes nos títulos de 2021, tampouco nos regionais que já somos tetra, mas sempre que algo ruim acontece, são implacáveis. Somos, cada qual, o espelho daquilo que manifestamos. Quero dizer, se o time vai mal e deixa a gente P da vida, como tem sido nas mãos do Coudet, expressamos nossa contrariedade. Sim, mas sem perder a essência da Atleticanidade, afinal o que me faz feliz são as vitórias e não o revés. Já o depressivo precisa da derrota para colocar pra fora seu verdadeiro estado de espírito.
Olhando pra frente. Que venham Paranaense e Santos – Libertadores e Brasileiro – vencer é o nosso ideal. Caso contrário, vamos destilar nossa contrariedade, sem deixar nos levar e torcer contra. Ah! Falei pouco ou quase nada do time do pífio futebol que estamos assistindo, quero então aproveitar e insistir numa situação. A faixa de capitão precisa mudar de dono. Com Hulk tem sido prejudicial ao jogador e ao time. Passou da hora disse ser revisto. Lemos tem esse perfil, acredito!
Em tempo: Dadá merece um ato de reparação. Faz parte da nossa história, mas – com todo respeito – a instituição é maior que ele e que todos nós individualmente. Em que pese a grandeza do Galo ser um pedaço de cada um entre nós todos. Aqui é e sempre será Gaaalooo, po##@!
*fotos: 1) arquivo pessoal; 2) divulgação; 3) UAI/EM
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
Boa tarde!
Meus primeiros ídolos foram Dario, Renato, Laci e Oldair. Quando Dario saiu para o Flamengo foi uma tristeza imensa. Depois Dario voltou e com surgimento do Campos e do Reinaldo saiu novamente. Em 1976 Dario estava no Internacional e nos causou muita tristeza nos eliminando na semifinal do Brasileiro. Foi duro ver um ídolo nos eliminando. Depois Dario voltou em 1979, para substituir o Rei que ficou um longo período parado devido a cirurgia no joelho. A mágoa com o Dario do Inter ficou esquecida e vibrei muito com a volta dele, quando fomos campeões mineiro.
O que posso pedir para o Dario é que perdoe os infelizes que não o convidaram.
Sobre o jogo contra o Vasco, tomamos 2 gols em menos de 10 minutos. SINAL DE ALERTA LIGADO PARA O SISTEMA DEFENSIVO. ATENÇÃO EDUARDO CHACHO! PARA SOBREVIVER NO BRASILEIRÃO TEM QUE ARRUMAR A DEFESA/SISTEMA DEFENSIVO. COMEÇA POR AÍ. É evidente que jogamos em um PASTO. Não justifica a péssima atuação de alguns jogadores. CHACHO Coudet vai ter que resolver isso. Começando por retirar o péssimo RUBENS da lateral. OTÁVIO é outro que tem que sair. Fraco. Disputou com RUBENS como um dos piores em campo. Única serventia do OTÁVIO: ser usado como um pitbull para perseguir o melhor jogador do adversário, fora isso, erra tudo. PAULINHO e HULK foram muito mal. Erraram tudo que tentaram. EVERSON precisa treinar bolas aéreas, tem que se impor. Comandar essa defesa. Fazer defesas difíceis. Pô, EVERSON, chutou, é gol? A DIRETORIA, 4rs, os minin, essa turma precisa se movimentar, parar de birra, de mimimi, BRASILEIRÃO é ELENCO QUALIFICADO, se não trazer os jogadores que o CHACHO identificou como necessários, a coisa não anda. Temos que ter HUMILDADE, esse time tá em RECONSTRUÇÃO. Não se joga e ganha jogos somente com nomes ou jogadores machucados ou forçando escalação porque veio da base. Na minha opinião, as fraquezas atuais são a LATERAL ESQUERDA e o CENTROAVANTE. Se não chegam, cabe ao CHACHO encontrar soluções no elenco. É PATRICK NA LATERAL ESQUERDA. É HULK FIXO COMO CENTROAVANTE, FAZENDO O PIVÔ, SEGURANDO OS ZAGUEIROS, JOGANDO PRÓXIMO DA ÁREA. HULK TEM QUE PARAR COM ESSA LOUCURA DE BATER ESCANTEIO, FALTA DO MEIO DE CAMPO, GASTANDO ENERGIA EM EXCESSO. NA HORA DE DECIDIR TÁ ESGOTADO FISICAMENTE, FICA ANULADO EM CAMPO POR QUALQUER ZAGUEIRO AOS 30 MIN. DO SEG. TEMPO, RECLAMANDO, E LEVANDO MAIS UM CARTÃO, PARA VARIAR. Vamos ter os pés no chão, o GALO não é essa máquina, mas pode dar liga, melhorar, aos poucos. Eduardo CHACHO não pode se perder na escalação e no esquema, por pressão. Estamos no início do BRASILEIRÃO, são jogos difíceis mesmo, dentro e fora de casa. Sobre a inauguração da arena dos minin, péssima escolha de data, bem no dia do jogo do GALO. Tira o foco do jogo, distrai. FESTA PARA POUCOS. OS PRINCIPAIS SEMPRE FICARÃO DE FORA...
Prezado, falou tudo! SAN
Sobre o episodio da comemoração penso o seguinte:
Dadá - Não acredito que ele ficaria de fora de um dos eventos de inauguração, o vacilo foi ele não ter sido avisado de que não participaria do primeiro e que iria participar de outro. Cadê a diretoria de comunicação.
Tardelli - O evento foi para ex jogadores em atividade e Tardelli ainda não é, mas assim como dito com certeza participaria de outro evento.
Aliás espero que o clube, também convide outros jogadores que já passaram por aqui e manifestaram o carinho e amor pelo clube como: Luan Maluquinho, Pierre, Donizete, Dátolo, Wanderley gol de costas, Renaldo, Marquinho, Rafael Miranda, M. Rocha que comprou uma cadeira do clube. E não se esqueçam de convidar especialmente o Itair Machado!
Se os amigos lembrarem de mais alguém digam.
Vagão da Massa e Serginho Batoré não podem, EM NENHUMA HIPÓTESE, ficar de fora dessa homenagem e, se possível, devem receber o Galo de Prata no meio de campo. Fato!!!
A não ser o Dr. José Murilo Procópio, que por ser advogado como eu e sermos velhos conhecidos de Fórum, não conheço mais ninguém da cúpula. O Sérgio é muito amável e atencioso com os torcedores e já foi comigo. Porém, imperdoável Agora, os 4rs, que mandam mesmo, a meu ver nada sabem de comando de clube de futebol. Por isso, escolheram mal, ou deixaram escolher, um péssimo técnico, que só sabe gritar e gesticular à beira do gramado. Ninguém, aqui no espaço democrático, foi capaz de responder à minha indagação sobre qual seria o esquema tático dele. Certamente, porque não tem. São onze atletas, bons e até excelentes, correndo atrás de uma bola,e dominando-a, porém sem saber como driblar o adversário e chegar ao gol. Quanto ao Dario, fiz comentário anteriormente, dizendo que, salvo motivo de doença, não existe justificativa para sua ausência no sábado passado. Pior: ignoraram o presidente Kalil, PROPOSITADAMENTE, porque citaram dois outros pífios anteriores ao Sérgio. Nessas horas, a paz deve reinar, ainda que dele não gostem. Ou será que conseguirão apagar a história dele no CAM? Mais ainda, será que conseguirão apagar a existência de um Dario, que É MUITO MAIS CONHECIDO NO BRASIL do que os endinheirados?
ESSE CASO DO KU DET É UM PROBLEMA DIFÍCIL DE SER RESOLVIDO..........
A VERDADE É QUE COUDET ESTÁ SENTADO EM CIMA DE UMA MULTA MILIONÁRIA , E ACHO EU , VAI FORÇAR A SUA DEMISSÃO , PASSAR A MÃO NESSA FORTUNA E CAIR FORA...........
O CULPADO SÃO OS IRRESPONSÁVEIS QUE ACEITARAM E ASSINARAM UM CONTRATO DESSE........
É EVIDENTE QUE ISSO TEM TUDO PARA NÃO DAR CERTO , E JÁ ESTÁ DANDO ERRADO .......... QUEM ASSINOU ESSE CONTRATO DEVERIA SER OBRIGADO A PAGAR A MULTA DO PRÓPRIO BOLSO , E DEMITIR ESSE ENTREGADOR DE CAMISA.......
ESSE TIME NÃO DEVE ESTAR TREINANDO , EVERSON VOLTOU A SER AQUELE BRAÇO DE JACARÉ QUE VIMOS NO PASSADO , ERROS DE PASSE SÃO UMA CONSTANTE E DESENTROSAMENTO É A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DESSE TIME.........
O ESQUEMA DE COUDET , JÁ VIMOS , É SÓ BOLA PRÁ TRÁS IGUAL CARANGUEIJO.
AMANHÃ É TUDO OU NADA , NENHUM RESULTADO QUE NÃO SEJA A VITÓRIA NÃO INTERESSA......
PARABÉNS EDUARDO , PELA EXCELENTE E IRREPARÁVEL
CRÔNICA , DISSE TUDO.
O CLUBE ATLÉTICO MINEIRO É MAIOR QUE TUDO E MAIOR QUE TODOS...........
QUANTO AOS NOSSOS ÍDOLOS , O "DARIO PEITO DE AÇO" , DADÁ , SE NÃO FOR O MAIOR ESTÁ ENTRE OS TRÊS MAIORES ÍDOLOS DO GALO.
DARIO É SIMPLESMENTE O AUTOR DO GOLAÇO DO TÍTULO BRASILEIRO DE 1971 , NAQUELE ESPETACULAR CRUZAMENTO DE HUMBERTO RAMOS , QUE CULMINOU NA FULMINANTE CABEÇADA DE DARIO CONTRA A META BOTAFOGUENSE.............
UM GOL HISTÓRICO E ESPETACULAR.............
NÃO CONVIDAR O NOSSO MAIOR ÍDOLO PARA A INAUGURAÇÃO DA ARENA É IMPERDOÁVEL.................
GALO ROBERTO ,
quero ressaltar a sua postagem de ontem sobre o RUBENS .
Inteiramente de acordo com você .
Onde estão as críticas ao PEDRINHO 100 MILHÔES , ao PAULINHO XXX MILHÕES , por exemplo ?
O que esses caras fizeram até aqui para não serem questionados ?
Ah ! , mas o RUBENS é isso e aquilo .
Ele teve chance em sua real posição?
Ele , deslocado , conta com a cobertura necessária para jogar o futebol ofensivo que o caracteriza?
Ele tem cruzado mal ?
Mas , é o PAULINHO , tem acertado o gol ?
O PEDRINHO , fora passes laterais , fez o quê até hoje ?
É PRACABÁ !
Pois é caro amigo. Acho uma baita covardia o que fazem com o garoto. O cara tá ali quebrando um galho porque infelizmente o especialista da posição não resolve, não tem oportunidade na posição que se destacou nas categorias de base e os caras em vez de pegar no pé dos marmanjões endinheirados e que não fazem porcaria nenhuma, vão encher o saco logo do garoto.
Abraço.
Tô mais preocupado com o time, do que com as escorregadas sociais dessa presidência/diretoria. Se eles não tomarem as devidas providências, estaremos aqui em breve, lamentando não termos cobrado mais. Esse time tem tecnico?
FRANGUEIRO...
Precisamos de um goleiro decente.
Não essa porcaria de amarelo..... imitador do Raul-vanderléia do cruz-credo.
Boa tarde, Amigalos!
Concordo pelanmente, este chama gol não possivel tá sempre falhando!
Ainda mais com essa camisa amarela quwe o vanderleia smpre usava nas marias!
Reparem que esta camisa amarela da é peso, nas duas derrotas e chama gol estava com ela!
A unica coisa que satisfez minha revolta com este time e este treinador , o el entrenador , digo, o el entregador de camisa , foi assistir crcru e curintia. Deveriam receber um premio, uma homenagem, pra quem conseguiu assistir aquele jogo ate o final. Meu galo, nos piores momentos de seus jogos , com este treinador enganador , junto , esta a anos luz do que vi ontem, principalmente na primeira etapa. Meu Deus, que time horrendo, este curintia , contra um emergente da B , inofensivo , burocratico. Chamar aquilo de pelada seria ofender a pelada , ontem, uma aula de como nao se joga futebol , ou como transformar o futebol num jogo mais chato do mundo, insuportavel de assistir