Categories: blogueirosfutebol

Marco na vida do Atleticano

Hoje é um dia histórico para a capital de todos os mineiros, conhecida como Belo Horizonte, reconhecida nacional e internacionalmente como a Cidade do Galo. Diferente do planejado, conforme amplamente anunciado, não será uma partida amistosa e festiva, contra um adversário de expressão no futebol mundial. Mas, valendo pontos, frente ao Santos que momentaneamente ocupa a 17ª colocação. Vale dizer, o primeiro na zona da degola.

Nós, depois de instabilidade com o treinador anterior e agora sofrendo com o atual comandante técnico. O que saiu deixou o Galo na quarta colocação, atualmente estamos no 11º lugar. A expectativa, não só para essa partida, mas para a sequência da competição e de futuro, é a de que o nosso time – na casa própria tão aguardada – se torne imbatível.

A mim, desde o início das obras, chamo ali de Estádio do Galo. Nada contra o naming rights, coisa de americano rebatizando em acordo financeiro com marca empresarial. É a regra do mundo capitalista. Tampouco, embora reconheça que o batismo popular sempre prevalece sobre qualquer denominação oficial, em retaliação política interna que em nada contribui com o nosso time do coração. Sou Atleticano e nunca tive vínculo com qualquer gestão do clube.

Reconheço a importância de cada gestão. Sempre destacava três, por ordem cronológica e pelas conquistas. Nelson Campos, campeão brasileiro de 1971; Alexandre Kalil, campeoníssimo da Libertadores de 2013, Copa do Brasil de 2014 e Recopa do mesmo ano; até Sérgio Coelho, multi campeão brasileiro e da Copa do Brasil, ambos no ano de 2021. Doravante, incluindo Tomás Naves, presidente do título reconhecido de 1937. Nesse caso, destacando o trabalho que mencionei aqui ontem do Emerson Maurilio e da ação do presidente Sérgio e seu vice Zé Murilo.

Vou falar pouco e só no final sobre o jogo, que mistura festa e compromisso com a competição, pois tenho de registrar um sentimento. O título de 1937, comemorado com motivos pelo Torcedor, passaria sem muita euforia não fosse a reação invejosa de não Atleticanos. Duas considerações rápidas. Quando 1966, igual a esse, foi anunciado não teve esse tipo de contestação. A segunda, essa gente não está incomodada se foi ou não referendado pela cbf esse pleito que fez o Galo tri nacional. A dor de cotovelo é pelo Estádio do Galo que será entregue daqui a pouco para a Massa Atleticana.

Dito isso, rapidamente, vamos ao jogo. É fundamental que o resultado não pode ser outro diferente de somar mais três pontos na tabela. Muito mais que o primeiro gol, que desejo seja do Hulk – nossa referência do time atual ou se for de outro atleta do Galo – a vitória hoje é fundamental para os objetivos que ainda sonhamos neste 2023. Se o time do peixe, com 21 pontos está no Z4, temos apenas seis a mais que o adversário. Precisamos fugir, afastar de vez essa neura de rebaixamento.

Já para a parte de cima, sonho ainda possível desde que os jogadores incorporem o espírito Atleticano de ser, estamos com sete pontos atrás do G4. Que ao final, sabermos será G5 ou mesmo G6 e ainda mais duas vagas na pré-Libertadores. Nesse caso a diferença, evidentemente ainda menor, porém desde que o Galo reencontre o caminho da vitória. Atmosfera melhor não haverá que nessa oportunidade de hoje. Esse misto de inauguração e responsabilidade na competição, precisa contaminar de entusiasmo jogadores que estão acomodados no elenco.

Imagino eu, sem ter acompanhando treinamentos e mesmo noticiário, que pelo perfil do treinador, que adora sempre uma surpresa quando o time é anunciado, alguma coisa irá acontecer. Entre os jogadores que imagino titularidade, apenas o Zaracho segue fora de combate. Então, a meu juízo, o time ideal seria com Éverson; Saravia, Lemos, Jemerson e Arana; Bataglia, Otávio e Igor Gomes; Pavón, Hulk e Paulinho. Entretanto, esse é o que eu gostaria e até creio que a maioria dos Atleticanos optariam, mas Felipão tem lá suas manias ortodoxas. Via de regra com opções que incomodam o Torcedor. Ele tem seu talismã Edenílson, ainda Patrick, Pedrinho e outros menos citados para surpreender.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

Blogueiro

View Comments

  • Olá amigos da bola!

    PARABÉNS AO CLUBE ATLÉTICO MINEIRO/GALO/TORCEDORES!.... TRICAMPEÃO!

    Hoje pela festa, precisando da vitória, acho que o Felipão será "obrigado" a ir para cima do Santos.

    Penso que por causa disso, soltar o time, vamos vencer fácil e talvez de goleada! Como eu já disse aqui várias vezes, temos um baita elenco ainda, precisa de bom treinador, ofensivo e moderno.

    Mas, contra o xará paranaense vai ser aquela retranca ridícula e provavelmente mais uma derrota... E tudo começa de novo.....

    PORTANTO, FORA FELIPÃO

  • Orgulho de ser Atleticano, ganhado ou perdendo sou Galo sempre, é muito mais que resultado é paixão.
    Que dê tudo certo agente conquiste uma grande vitória, nossa torcida merece!!

  • Everson e Jemerson..... estamos Phu...
    São estes dois sempre os responsaveis pela maior parte de nossas derrotas.
    Jemerson é pé de chumbo e Everson é um frangueiro...

  • PRIMEIRO CAMPEAO DA TERRA DO FUTEBOL , TRICAMPEAO BRASILEIRO COM TRES TITULOS INCONTESTAVEIS GANHOS NO CAMPO , CLUBE QUE HONROU O NOME DE MINAS E DO BRASIL NO CONTINENTE EUROPEU , NO MUNDO , TORCIDA INIGUALAVEL COM SEU CANTO DE AMOR AO CLUBE , FIEL E APAIXONADA , QUE EXIGE DO TIME , ALEM DO BOM E AGUERRIDO FUTEBOL , CARATER E HONRA NAS PELEJAS , MESMO NOS MOMENTOS ADVERSOS , NUNCA FUGIU DA LUTA , ENFRENTOU E DESAFIOU OS PODEROSOS COM SEU JOGO SUJO E DESIGUAL , NUNCA SUCUMBIU . A HISTORIA REGISTRA HOJE , MAIS UMA VITORIA DESTE GIGANTE E CARISMATICO CLUBE , MOSTRANDO AO MUNDO TODO QUE CONTINUAMOS FIRMES VIVENDO NOSSO SONHO . GALO FORTE E VINGADOR , PARABENS A TODOS QUE PARTICIPARAM DESTA BELA , BELISSIMA HISTORIA

  • HOJE É UM DIA HISTÓRICO , DIA DA INAUGURAÇÃO DA ARENA DO GALO , É O INÍCIO DE UMA NOVA FASE , COM MUITA FESTA E MUITOS TÍTULOS.............
    VAMOS TRANSFORMAR ESSE ESTÁDIO NO TERROR DOS ADVERSÁRIOS................
    UM MAR DE BANDEIRAS ALVINEGRAS (É INDISPENSÁVEL E NÃO PODE FALTAR ) E O PODEROSO GRITO DE GALÔ , GALÔ , GALÔ........

  • BOM DIA A TODOS ..........
    UÉ , NOBRE BLOGUEIRO , QUEM LHE DISSE QUE O JOGO DE HOJE NÃO É COM UM TIME DE EXPRESSÃO MUNDIAL ??????????
    ESQUECEU QUE O SANTOS DE PELÉ , É BI CAMPEÃO MUNDIAL , TRI CAMPEÃO DA LIBERTADORES , E INÚMEROS TÍTULOS PAULISTA , NACIONAL E INTERNACIONAL ............
    O SANTOS , PODE ESTAR EM
    MÁ FASE , MAS É SIM , UM TIME DE EXPRESSÃO MUNDIAL..........

  • Voltando somente para homenagear meu amigo e irmão Sergio Roque, vítima da pandemia e que não perdia um jogo sequer do Galo. Extensivo a outros atleticanos que não puderam ver este momento.
    Tenho certeza que se ele estivesse entre nós estaria hoje na Arena na companhia de sua fiel escudeira Fatinha.
    Valeu negão!

  • Bom dia a todos!
    É hoje! Inauguração do terreirão do Galo contra o Santos que tenta sair da zona do rebaixamento. Espero que os jogadores do Galo saibam da importância de estrear o terreirão com vitória.
    O desempenho hoje pouco importa. Vale estrear com a vitória e ponto.
    Torcer para o Everson fechar o gol, coisa que raramente faz. Se tiver condições físicas eu poria o Fucks na lateral direita no lugar do Saraiva.
    Ah, que os jogadores joguem pelo grupo e não somente na individualidade para marcar o primeiro gol do Terreirão.
    Que o Santos não venha aprontar contra o Galo o que não aprontou no campeonato.
    Que venha a vitória, mesmo que no sufoco.

Recent Posts

Resultado normal e aceitável

Duas penalidades decretaram a derrota para os porcos, ainda que discutíveis, a favor de quem…

6 horas ago

Cumprindo tabela no BR e com ausências

A opção pelas Copas, que até questionei – sem criticar -, está cada dia mais…

1 dia ago

A sobriedade da Massa Atleticana

Conforme planejado, executei fielmente minha programação para a quinta, pós vitória e classificação dignas de…

2 dias ago

Na raça e no grito do “eu acredito”

Uma partida gigante, frente ao último campeão da Libertadores. Assim, como na Copa do Brasil…

3 dias ago

Motivação da Massa em alta

Tem tempos que não sentia uma atmosfera tão interessante para o Galo como para esse…

4 dias ago

A voz da massa é a voz da sensatez

Tudo bem, é verdade que somos milhões de técnicos, mas a decisão é do treinador…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!