Categories: blogueirosfutebol

Lições de mais uma derrota

Tem manhãs, do dia seguinte, que entrar no computador pra redigir, editar, escolher fotos e postar aqui neste espaço, exige muito mais que disposição e comprometimento que nunca me faltaram. Superar a dor e o sofrimento pós derrota, merecida ou não – como foi o caso de ontem -, requer adicionar equilíbrio para não chutar o traseiro de muitos responsáveis pela situação. Interna e externamente.

Quem, Atleticanos ou não, imaginava que após o mágico ano de 2021, viveríamos essa situação atual. Nem o mais ferrenho torcedor contra o Galo, que seca até nossa camisa no varal, sonhava que o time chegasse a sua nona partida sem vencer. Oito pelo BR, sendo quatro empates e igual número de derrotas. Um empate na Libertadores. Dessas nove, oito com o Felipão à frente do banco. Contando a estreia que dividiu o comando junto com Lucas Gonçalves.

Fato é que, a exemplo de Cuca, que quando passou pelo Galo na primeira vez (2011), colecionou resultados negativos até que no ano seguinte (2012) fez uma brilhante campanha e só foi superando no BR pela ação eficaz do CBFlu, que conquistou o campeonato. Juizada brilhou naquela temporada a favor do tricolor carioca. No ano seguinte (2013), tendo os jogos da Libertadores apitados por juiz estrangeiro – inclusive o decisivo frente ao São Paulo – fomos campeões da América. Fosse algum árbitro brasileiro, o Galo não passaria das oitavas.

Faço essas considerações para chegar nas lições que menciono o título de mais um domingo amargo na minha (nossa) vida Atleticana. Já passei por momentos piores, sem jamais abandonar minha paixão pelo time, tampouco recorrer – como alguns – em buscar culpados. Interessante, entre esses poucos, todos Atleticanos, entretanto sem qualquer ação produtiva em favor das nossas cores. Torcedores, como nós todos, mas que além de sempre jogarem para baixo, aliam a essa vocação masoquista, uma incrível capacidade destrutiva. Entre os quais, aqueles que na hora boa, nem aparecem. A primeira lição: com qual Atleticano podemos contar para reagir ao momento preocupante? Creio que naqueles que querem construir.

Outra lição que julgo merecer reflexão no comando técnico, leia-se principalmente Felipão, que diferente de alguns acho que deve sim permanecer no comando da equipe. Vencendo por um, deve se buscar o dois, o três e mais gols. O Galo até que buscou, teve muito mais chances que o Flamídia, mas o treinador deveria ter mudado a formação para assegurar essa vantagem. Tomamos a virada e perdemos a partida, pelo simples fato de o adversário colocar gás novo em campo e o Galo cansou. O treinador demorou a alterar a equipe, que cedeu espaço ao time carioca e deu no que deu.

A terceira e última, repetitiva lição – e nessa sofro um bombardeio de acomodados e conformados – refere ao fato de o time rubro negro também ser conhecido por CBFla. Ontem, sem Daronco, Sampaio, Claus – os meninos do Seneme – veio um tal de Flávio de Tal. Ia bem, até que… foi decisivo em lances que contribuíram com a vitória. Se no passado eles eram Wright, Aragão, Rezende, Simon, no presente a ação inescrupulosa segue viva. Abaixo as considerações sobre os lances que não vou deixar de registrar neste espaço enquanto tiver vontade e energia de levantar cedo para essa prosa.

No nosso gol, levaram tempo considerável para confirmar, donde meu couro grosso entende que tentaram achar algo. Nisso, sabemos, tv oficial e var andam juntinhos. Seja locução local ou do eixo. Cara pálida não deu conta. Na mesma cara dura, o lateral Wesley do Flamídia, entrou com as travas no Zaracho. Ninguém viu e a tv, repetiu pelo ângulo conveniente. O var nesse caso, como em inúmeros outros, foi omisso. E segue o jogo.

Sampaoli, no Flamídia diferente dos tempos de Galo, pode reclamar que o juiz amansa. Por falar em manso, fora do contexto que estou discorrendo, alguém viu o Allan ontem no Indepa? Eu não! De volta aos lances de sua senhoria. Arrascaeta, num de seus primeiros lances, deu cotovelada no Bataglia. Juiz e var omissos e covardes nada perceberam. Na sequência desse lance, parou a jogada no nosso campo de ataque para atendimento do atleta, recomeçando o jogo no sistema defensivo. Malandragenzinha que não passa desapercebida.

Por fim, como esse sistema de arbitragem é podre, Hulk – que é agredido pelos adversários – sofre falta e o árbitro finge não perceber. Num lance, pelo lado direito do nosso ataque no segundo tempo, com bandeirinha e juiz próximos, o jogo seguiu. Refiro a um lance anterior a outro – esse segundo do lado esquerdo que nosso atacante escorregou, não confundam e tentem justificar, são dois lances e no tempo próximos. Logo depois, na falta que decretou o empate, vi e revi o lance. Arrascaeta pisou no tornozelo do Jemerson e o cara marca o que o sistema determina. Daí o empate e o desequilíbrio que determinou mais uma derrota. Arrascaeta e Wesley, autores dos gols, ambos que mereciam expulsão, comprovam o roteiro da sacanagem da arbitragem, cbf e tv. Sistema é podre!

Gostei do empenho e desempenho do time, totalmente diferente de partidas anteriores, como já havia sido melhor também frente ao Grêmio. Isso, apesar da dor pela derrota, me estimula em não dar crédito no que esses alguns começam a pregar. Sobre eventual risco de rebaixamento. Na verdade, entre os quais, tem prócer que torce para isso. Que triste! Eu sou Galo e não me alimento de gozo e ódio relacionado a dirigente, treinador ou jogador. Minha camisa é preta e branca e não tem ideologia melhor que a Atleticanidade. Prefiro assim!

Em tempo: enquanto essa canalhice seguir a frente da cbf, a selecinha não ganha mais nada. Não afirmo isso por torcer contra essa gente, incluindo os times do Brasil em copas, mas por uma razão simplista. Quando vai disputar competições internacionais, evidentemente, não contam com essa arbitragem indecente e gestão temerária do futebol – sistema podre – como acontece na cbf. Qual presidente concluiu mandado à frente daquilo nas últimas décadas? Nenhum! Isso responde.

*fotos: 1, 2, 3) Pedro Souza/Atlético; 4) UAI/montagem do blog; 5) UAI

Blogueiro

View Comments

  • Disse tudo! Parabéns!
    Estive nos jogos da final de 1980 pelo Brasileiro, tanto aqui em BH como lá no RJ. Aqui Romualdo segorou o jogo o tempo inteiro e o time do Fla bateu adoidado. Penaltis não dados. Cera permitida, tolerada pelo juiz conhecido por arbitragens cujos jogos sempre terminavam empatados. Já no Maracanã, Aragão, que deixava o jogo correr, pois só a vitória interessava aos cariocas. Rosa Martins o bandeira venal que bandeirou no lado do campo onde ficam os tuneis.
    No sábado, lances capitais como a entrada do Wesley no Zaracho, nem sequer foi narrada, nem comentada. O mesmo nos lances do Bataglia e da falta que redundou no 1º gol deles. E tome repetição do gol irregular do Galo. Só faltou comentário no sentido de expulsar Paulinho pelo leve toque ou choque na ponta do pé do Bruno Henrique. Travas de chuteira no joelho do Zaracho e dente quebrado do Bataglia são lances "normais", "acidentais". Imagina se fosse em algum jogador deles...
    Controle da informação...

  • Tô ficando cansado desse blog, essa mania que atléticano tem de reclamar de arbitragem , já fazem 115 anos que a arbitragem sempre foi contra o galo e vai continuar , time nunca teve e jamais terá força para mudar isto. Chiadeira de sempre, coisa injuada, fala de futebol , que já faz 2 anos que não jogamos , pois o praticado é uma ofensa a este esporte . A saf já começa muito mal, pois antes mesmo de estar oficializado já sabemos que Sérgio Coelho é Rodrigo Caetano vão permanecer na gestão do futebol, é sabido que 2020 e 2021 as coisas foram bem feitas , mas 2022 e 2023 foi uma secessão de erros absurdos e inexplicáveis . Vamos passar o segundo semestre ajoelhados no milho e pedindo a Deus pra não sermos rebaixados. O último a sair dessa bagunça que apague a luz.

    • Estou completamente de acordo, quando vejo jogo do galo nem presto atenção em juiz, no gol atleticano houve falta no Bruno Henrique, e não vai falar nada? Mais duas coisas, o Felipão demorou demais prá mexer e o Everson falhou bisonhamente no primeiro gol,ficou debaixo das traves e não se adiantou prá fechar o ângulo. Caro blogueiro, algum dia vai fazer a análise do jogo e esquecer o juiz, tenta pelo menos uma vez, vc consegue. Valeu

      • Não me pauto por terceirização, se não gosta porque insiste? A porta do blog é identica a da casa. Não se acanhe.

    • Não sei se é o tempo do verbo (talvez outra dificuldade cognitiva(, mas a pretensão em sua argumentação deixa em aberto se é ou não membro dessa facção. Se diz membro e desliza não ser. Quanto ao seu natural cansaço, sem querer ser conselheiro, sou daqueles que leio, assisto e ouço o que me agrada. Masoquistas não conseguem. Azar!!!

      Ah! Tenho a prerrogativa, raramente utilizada, de atirar na lixeira. Prefiro postar, embora hoje três fakes tenham tomado esse destino. Basta clicar e não me ocupa ou ofende, basta ler duas a três palavras.

  • Para fechar o domingo arruinado , noticias "maravilhosas" : renovar com c aetano e regresso de hiorran . Agora vai .... nem que seja pra B

  • Boa tarde, Eduardo.
    Esse seu texto tá parecendo o cara que tem uma enfermidade, uma doença grave, degenerativa e procura um médico que lhe dá um diagnóstico errado e a doença só piora e o seu quadro de saúde só agrava.
    O Galo perdeu porque:
    1. Não teve pernas na metade do segundo tempo, faltou preparo físico.
    2. O técnico Felipão demorou a trocar algumas peças.
    3. O elenco é desequilibrado, faltam opções de qualidade como titulares e reservas.
    4. Não temos categoria de base que dê suporte ao time profissional quando precisar.
    5. O goleiro Evérson falhou no gol de falta.
    6. O elenco do Flamengo é melhor, de mais qualidade.
    7. A Comissão Técnica + Diretor de Futebol + Diretoria do clube tem se mostrado incompetente na formação do elenco dessa temporada e da anterior e parece que a futura também está perdida.
    Então esses são os 7 motivos que a meu ver o time perdeu a partida ontem para o Flamengo. Não é culpa de CBF, Globo, arbitragem ou qualquer outro fator.
    Enquanto continuarem com essa lenga lenga de que somos eternamente prejudicados e não apontarmos os reais problemas o clube vai acabar indo para a segundona e voces vão continuar achando que perdeu por culpa da CBF, imprensa do eixo, etc, etc, etc.
    Vamos fazer análises mais honestas e reais!

    • Cada um sabe "a dor e a delícia de ser o que é", conforme composição "Dom de iludir", de Caetano Veloso. Vossa pessoa, por tempos - algo que se mistura com três terríveis temporadas - enfiou a "viola no saco" e volta agora com seu discurso provocativo. Onde andou nesses tempos sombrios de Baixa, Buraco e Barranco?
      Quanto a essa questão de análise, opinião, está em debate para quem assina Galo. Pois, como sempre bem sabe - apesar do seu providencial sumiço -, aqui é SÓ Galo.

      • Nobre Blogueiro, explica pra seus leitores qual a relação dos presidentes da CBF corruptos com o Galo e com o Campeonato Brasileiro. Pelo que é noticiado, as maracutaias são em torno de comissões de patrocínios e propinas para indicações a sedes de Copa do Mundo e Olimpíadas. Os dirigentes da CBF estão doidos para passar o Brasileirão para as ligas de futebol que estão se formando e ficar "tomando conta" só da Seleção Brasileira. Quanto a arbitragem ela é ruim para todos os clubes, porque não é profissional. O dia que tiver uma liga e profissionalizar o Quadro de Arbitragens pode ser que melhore a qualidade. Obrigado pela sua costumeira e cordial atenção.

        • Disponha, o espaço está franqueado. Se o blogueiro quiser, pode ou não, postar suas ponderações. Quanto ao meu sentir, cabe a minha pessoa postar como penso.

  • Voltando só para registrar :
    Ontem o comentarista babaca da rede lixo MInas, ficou o tempo todo defendendo que no gol do galo houve jogada irregular do Paulinho em falta no Bruno Henrique.
    Quando Arascaeta piso no Jemerson o mesmo babaca disse que foi lance normal e defendeu esta posição como se fosse um flamenguista e querendo ganhar pontos com a cariocada que agora domina a sucursal de MInas.
    Este comentarista é um lixo.

  • Caros,

    A questão é: VAMOS FICAR NESSA!?!...De saco de pancada?? Qnd virão as VITÓRIAs? É proibido! Q jg mal, q jg do jeito q for, mas q VENÇAM!!1 Q q tá havendo?

    No jg Não houve interferência da arbitragem...No lance de arrascaeta NOSSA volância deixou o cara arrastar a bola até a entrada da área. Otávio jg bem um pouco mais, mas ainda assim ENSAIOU entregar a RAPADURA, um pouco antes dessa jogada. Jemerson ñ tinha o q fazer, foi prá explosão e o juiz caiu no conto. NÃO HOUVE o roubo clássico, mas é o negócio, na dúvida pro ataque, o q LAMENTAVELMENTE a nosso favor n funciona.

    Rá!!! ... VANDERLEA tava onde a bola foi...INACREDITAVEL esse MEQUETREFE. Ah! mas ele fez uma grande defesa na jogada do BHenrique...Percebam, jogada queima roupa...nesse tipo de jogada WANDERLEA faz seu nome e todos ACREDITAM... NOS queremos defesas de bolas DEFENSÁVEI, Ô mané!!!....PQP! Será possível? Não queremos MILAGRE, porra!!..Queremos, Everson, q vc pegue as bolas q chutam na sua direção, SEU PERUA!, como foi o chute q vc engoliu, seu OTÁRIO! Ainda temos q aguentar o AMARELÃO..Vá a PQP braço de jacaré!"!!

    Foi um bom jg do NOSSO TIME, mas perdemos mais uma vez, e perdemos pq NÃO temos ELENCO. Filipão, cuja contratação é ATO DE DESESPERO, n tem peças prá mudar o ritmo de um jg e ontem tinha q ter tirado o PAULIM PULIM e colocado mais UM no meio campo...Qnd perdeu a batalha no meio, perdeu o jg...FATO!!!

    Gostei do SARAIVA, gostei da porradeira, ganhou crédito comigo!!! Enquanto o VERDÃO...

    Em tempo: sou contra a saída do FELIPÃO, mas as VITÓRIAS tem q rolar! Qnd vamos SEGURAR um resultado...qnts jgs foram ENTREGUES, rapadura e paçoca, tudo...ontem, não! N entregou, mas NÃO aguentou a PRESSÃO, o q dá no mesmo!@!

    VAMUS, GaloooOOOO! Até qnd abusarás da NOSSA CONFIANÇA e do CRÉDITO!!@!@

  • Jogo de ontem muito bem resenhado pelo anfitrião. O time melhorou muito. Está progredindo visivelmente. É uma pena que essa de trocar de técnico no meio do ano nada produza senão o sacrifício de uma temporada. O problema é que todo um trabalho que vai tomando corpo desde o início do ano é perdido. Tem que começar de novo em junho ou julho. O atleta não é máquina, nem robô. Isso leva tempo. Um tempo que é desperdiçado. Parece que o Galo vai estar em condição de competir mais à frente nesse segundo semestre. Não sei se em tempo de salvar a Libertadores. Para que viver perigosamente, meus amigos? Tem que fazer o planejamento de modo correto. E executar com paciência. "O preço da inconstância é não ter frutos para colher". Ontem o técnico fez alterações já no final, com pouco aproveitamento. Por que demorou tanto? Um amiGalo desvendou o segredo aqui hoje. Parabéns! Há os que olham, mas não enxergam. O técnico olhou para o banco e não viu opções. A gestão atual do Galo então trocou de técnico por qual motivo mesmo?...Temos de ser críticos não para destruir, mas para AJUDAR os dirigentes a não cometerem os mesmos erros. Mostrar saídas onde só veem problemas. Não sou da geração dos senhores mais experientes desse blog. Mas sou da geração que aprendeu a NUNCA VAIAR O GALO. Nunca vaiei o GALO, nem nos piores momentos. Mas já vi gente conhecida vaiando o Galo no campo.

    • Tinha opção sim,o Alisson é o Kardec, só que esperou tomar o segundo gol. Quando o time adversário troca 2 ou 3 peças, obrigatoriamente vc tem que substituir também, tomaticamente kkkk

  • Sempre juiz, cbf e globo. Chega de tanta distração. Vamos falar da incompetência do time para manter um resultado favorável. Da diretoria e "novos donos" incapazes para criar e manter um clima/ordem de clube vencedor. São TODOS uma vergonha para o atleticano, inclusive quem passa pano para estas pessoas.

      • Eu já fiz um desafio ao Eduardo. Será que ele consegue na análise do jogo por uma única vez não colocar o juiz no meio?Pelo visto ainda não topou o desafio rsrsrsrs

        • Já lhe disse, aceito sugestões, não pauteiros. Sei o que passei com essa camarilha, desde os anos 70. Quer me proibir? Reitero, como se diz no interior, a porta é a serventia da casa.

  • Arrascaeta pode ficar no banco e entrar no segundo tempo? Por que o Hulk não pode? Infelizmente ele não está bem. Na verdade, além de não ajudar, está atrapalhando e muito o time, e isso não é de ontem. Já tem uma porrada de partidas que ele atrapalha com choradeiras, com cartões, com decisões erradas, com passes errados e prendendo excessivamente a bola, além de não marcar mais gols. Um banquinho não vai atrapalhar. Pode até ajudar e muito.

  • Cabeça de torcedor é froide. Saravia faz uma baita partida, sendo um dos melhores, senão o melhor em campo, aí aparece um pedindo um lateral direito. O time melhorou muito, apesar da derrota aí aparece outro chorando a demissão de Coudet...ah...vai catar coquim. Coudet? Para com isso. Esse desajustado nunca deveria ter pisado na cidade do Galo!

Recent Posts

Resultado normal e aceitável

Duas penalidades decretaram a derrota para os porcos, ainda que discutíveis, a favor de quem…

12 horas ago

Cumprindo tabela no BR e com ausências

A opção pelas Copas, que até questionei – sem criticar -, está cada dia mais…

2 dias ago

A sobriedade da Massa Atleticana

Conforme planejado, executei fielmente minha programação para a quinta, pós vitória e classificação dignas de…

3 dias ago

Na raça e no grito do “eu acredito”

Uma partida gigante, frente ao último campeão da Libertadores. Assim, como na Copa do Brasil…

4 dias ago

Motivação da Massa em alta

Tem tempos que não sentia uma atmosfera tão interessante para o Galo como para esse…

5 dias ago

A voz da massa é a voz da sensatez

Tudo bem, é verdade que somos milhões de técnicos, mas a decisão é do treinador…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!