Conforme debatemos na semana passada, a Libertadores continua acenando para o Galo. Agora é hora de mostrar interesse, caso contrário, ela vai cair no colo de outro. A rodada foi quase perfeita, não fosse a vitória do Flamengo, que colocou o nosso time novamente na oitava colocação. Estamos a dois pontos do sétimo e a três do sexto colocado. Assim como o leitor, ao chegar em casa vindo do Horto, fiquei fazendo simulações e projeções em busca do sonho quase perdido.
Ontem, com um primeiro tempo esplendoroso, garantimos o placar. Aos 15 minutos, já com dois a zero, o semblante no Horto era diferente dos outros jogos da temporada. Leonardo Silva, que marcou o segundo, completou 28 gols em Brasileiros, sendo 21 pelo Galo e os demais por outros times.
Quando Otero ampliou para três a zero com aquele gol, o Atleticano fundamentalista conclamou aos ateus que acreditem que Ele é realmente Torcedor do Galo. Até Victor abandonou a meta para festejar com o venezuelano. Ficamos, como Otero, de “pernas para o ar”. Estava na casa dos 30 minutos ainda e o Horto passou a seguir, por rádio e aplicativo, o jogo entre Atlético do Paraná e Vasco.
Já no segundo tempo, quando os paranaenses consolidaram a vitória, as contas continuaram, uma vez que antes destas partidas, com exceção como disse do Flamengo, todos tinham capitulado. Chapecoense e Botafogo empataram, sendo que os catarinenses tomaram o gol ao apagar das luzes. E o Bahia foi derrotado pelo quase rebaixado Sport.
Num primeiro momento, me debrucei a lamentar os pontos perdidos em casa para adversários diretos e até para times lá da parte de baixo da tabela. Botafogo, Vasco, Bahia, Atlético-PR, Chapecoense, Fluminense, Vitória, Ponte Preta, Sport e Avaí. Como podemos ter permitido isso? Concluí que foram quase 30 pontos inexplicáveis. Daí me ocorreu que o que passou, não volta mais, vamos olhar para frente.
Entre os 19 concorrentes, só vencemos quatro equipes duas vezes. O Coritiba, o São Paulo, o lanterna Atlético de Goiás e o clássico mineiro. Pouco e todos previsíveis. Perder duas vezes para Fluminense, Vitória e Santos é de doer. Diria que do sexto colocado, Flamengo (53), passando por Botafogo (52), Galo (50), Vasco (50), Bahia (49), Atlético-PR (48) e Chapecoense (48) – em 12º lugar -, todos têm chance de classificação.
Temos pela frente o Corinthians, já campeão e um tanto relaxado – em contrapartida, é o jogo de festa de sua torcida –, e Grêmio, que pode ser campeão da Libertadores. Os cariocas têm partidas duras. Flamengo recebe o Santos e sai para encerrar com o desesperado Vitória. Botafogo joga fora com o Palmeiras e encerra com o nosso rival doméstico no Rio de Janeiro. Já o Vasco vem à capital mineira pegar o mesmo adversário e encerra em casa frente à Ponte Preta.
Estaríamos nas mãos dos rivais? Em que pese até ter percebido entre os torcedores a ideia de entregar as partidas, não consigo acreditar que profissionais e direção do clube agiriam da mesma maneira. Já aconteceu, numa Copa Sul-Minas, quando o Galo precisava de um resultado deles, a torcida se manifestar neste sentido, mas os profissionais daquela ocasião não seguiram o desejo das arquibancadas. Como diria um ex-treinador do lado de lá, “vamos aguardar”. A se confirmar procedimento antidesportivo e antiético, seria o caso de outro tipo de medida.
Já o Bahia recebe a Chape – num confronto direto – e sai para fechar com o São Paulo, que pretende pelo menos vaga na Sul-Americana. Atlético-PR sai para pegar o quase rebaixado Avaí, fechando com o Palmeiras, que tenta garantir a segunda colocação. E a Chapecoense, que tem o Bahia fora na próxima rodada, encerra em casa com o Coritiba.
Como se pode observar, serão fortes emoções até a última rodada, situação que o Atleticano está acostumado desde os primórdios – como diria o saudoso Kafunga – e que sempre nos brinda com comemorações. Que assim seja de novo.
Sobre o jogo, diria rapidamente que Yago finalmente me convenceu. Critiquei o volante várias vezes e até disse que preferia o Ralph. Pelo que vejo dele, depois que Oswaldo assumiu o Galo, sinto que terá um belo futuro. Já o outro tem me decepcionado, no sub-20 e também no time de aspirantes. Fred, em que pese não ter feito boa partida, teve momentos de liderança no gramado, especialmente cobrando de Robinho e Valdívia. Os dois, os mais fracos no jogo.
Por fim, dois registros. Sandro Meira Ricci, que completou 43 anos apitando o jogo, desta vez não comprometeu como em partidas anteriores. Mas, sem medo de errar, ele tem uma rusga com o Fred. Impressionante! E o outro, que não me passou despercebido. O Atleticano saudou Marcelo Oliveira antes do jogo. Merecido. Afinal, foi dos grandes jogadores da nossa história.
Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…
Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…
Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…
Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…
Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…
View Comments
Caro escriba,
Vc diz:"...o que passou, não volta mais...". É aí q tá, pois volta. Nas campanhas mais exitosas da década, 12/15, deixamos de vencer pq ñ impusemos um sistema de jg mais regular em algum momento da competição. No Br12, em q pese o Setembro Negro do Cuca à época, fomos otimamente garfados pelos sopradores de apito e pelo bastidor da CBF e, em contrapartida, o fluC foi largamente beneficiado. Houve um forte extracampo e eu realmente lamento demais até hj a fuga daquele caneco. Em 15, era Levir q tava no comando e então eu mais ou menos intuía q, no fim, o time ia empacar...regularidade, irmãos, regularidade. Só assim vamos levantar o caneco em 2018. Não sei qnt a vcs, OO me lembra sobremaneira em tudo o Nonsense Autuori. Espero me enganar e nem vou me dar ao trabalho de queimar a língua, pois a maioria fala por mim...vamos torcer. Contra o Coxa, salvou o golaço do bolivariano Otero, o mesmo q a AvRocha havia tentado contra o curica na CB14. No mais, só prá situar, embora um comentador aqui já tivesse filmado em outros jgs: teve uma jogada perto dos 13mins do 2º, bate rebate no meio campo, mais pro lado Coxa da defesa, ninguém era dono da bola e a defesa deles levou vantagem. Mais eis q nosso combatente FS6 no simples vira as costas e desiste da jogada. Na hr fiquei puto: pq todo Fábio vira as costas, e, assim meio impoliticamente correto, pensei na bailarina...E o pior é q daí já inicia um contrataque do adversário. Vcs já perceberam o q esse time desiste, tem o DNA da desistência? A base do time atual tava no ano de 16...Pq mais um ano com esses envelhecidos e, alguns, indignos? E ainda tem os quebrados prá ñ dizer outra. Vcs acham q o time ñ precisa sinceramente ser reformulado?
OBs.: ñ queremos Patrick com a camisa alvinegra, fora Danilo Barcelos, fora Rimam, fora Valdívia, Fora perna de pau e chinelinhos, fora Jabazeiro.
Queremos time de verdade e ñ embusteiros fantasiados de jogador de futebol...
Campanha: Queremos o Br18. HONRA AO CAM! GALO SEMPRE!!!
Percebo que terei colega no curso que me foi sugerido pela manhã. Bora lá pra aula. De psicose persecutória.
Eu tenho sim. Muita!!!
Grande jogo do Otero! Já começo a achar que iremos sim para a Libertadores, ganhando os dois últimos jogos. O Corinthians e o Grêmio devem jogar desmotivados. Mas devemos ter frieza e analisar quais os jogadores devem ficar. Não podemos ficar com a última impressão, que pode nos enganar. Saudações alvinegras!
Grandes AmiGalos!
Lógico que temos que comemorarmos esse vitória. Mas não devemos nos eludirmos, foi uma vitória maiúscula de um jogador que não teve medo de chutar. É isto que falta no Galo, ainda o OO tem que por no banco o Elias, continua só fazendo contagem de número em campo. Fred continua parecendo um cone, mal consegue dominar a bola e muito preso não consegue correr, não da para entender, pois não é mal caráter para apresentar alguma dúvida, mas não consegue jogar. Mas vamos aguardar para não ficarmos decepcionados, pois estas 02 partidas serão uma caixinha de surpresa estes times não darão moleza para nós, pois principalmente os apitadores como o Eduardo falou muito bem 77, 80, 81, 99, 2012 e 2015, estamos em confronto direto. Não é ver fantasmas e nem ser paranoico não, é ter uma boa memória.
Se este time mantiver esta pegada vamos em frente!
Boa tarde Galera!!!!
Ótima vitória, independente dela mantenho minhas convicções:
*Enquanto tiver chance eu acredito na vaga na Libertadores.
*Independente do nome do técnico escolhido para 2018, que nosso presidente tenha convicção e certeza do nome contratado ou manter o Oswaldo e banque e dê suporte ao técnico, com bons diretores de futebol.
*Apesar de muitos quererem uma mudança radical para 2018 não vai acontecer por dois motivos primeiro jogadores com contrato, segundo sem grana para contratar então é apoiar quem ficar e melhorar o elenco com os que vão chegar.
*Apesar de preferir Rodrigo Dourado, Bernard e Tardelli sei que não vai rolar; não temos grana então defendo renovar o contrato do Robinho pagando metade do salário atual, Elias e Fred já tem contrato.
*Defendo a volta do Patric, Carlos e Danilo Barcelos para compor elenco vão ser uteis.
*Defendo promover o Marco Túlio, Marquinhos e quem tiver qualidade da base para o time principal.
*Sugiro buscar um pacotão por empréstimo no Palmeiras, Guerra, Hyoran, Erik, Roger Guedes.
*Defendo liberar o Marcos Rocha para o Palmeiras somente por uma boa grana e jogadores no negocio.
*Defendo como prioridade de contratações 01 Zagueiro, 01 Camisa 10 e um atacante velocista.
*Defendo jogar mais vezes no Mineirão, creio que o Indepa diminui nossa torcida e não gera o lucro que foi falado.
Enfim tô parecendo candidato em campanha (rs) mas é bom deixar registrado nossas convicções e não ficar mudando toda hora, torço para que nosso presidente tenha sabedoria e convicção só assim vamos ter um 2018 muito melhor!!
Eu Acredito!!
Boa tarde, MASSA! Cuidado com a bipolaridade. Eu já estou sendo atacado por ela. Mais uma dessa e pronto, é 9ALO DOIDO!!!!! Mas vamos lá, o time foi bem, belo gol de Otero e o capitão fazendo mais um gol (acho que é o 1o desse ano). MR, como vem acontecendo, não viu o atacante do Coxa chegando por trás e cabeceando, ainda bem que foi pra fora, mas mesma jogada, mesma cabeceada, não precisa nem saltar. Vida que segue. Agora é trocer, por vela pra queimar, invocar Todos os Santos, Iemanjá, Preto Veio, etc, e ganhar os dois últimos jogos. Se ganharmos, estamos na Liberta 2018. O problema continua sendo esse: GANHAR, coisa que só depende do 9ALO. Como eu disse anteriormente, todo mundo está ajudando o 9ALO, só ele que não. Espero que isso mude. VVAAAMMMMÚUUUU 999AAAAAALLLÔOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!
Assinado: Riascos.
Enfim vencemos e convencemos em casa!
Agora, é dar sequência máxima de vitórias!
Penso que o time está c fôlego novo no meio campo com G.Blanco e Yago, só falta O.O tirar o Elias de vez e vai melhorar ainda mais!
Dá lhe galooo!
Boa tarde Massa! Ontem foi lindo de ver! Não apenas pelo placar, mas sobretudo pela postura do time em campo. Vimos organização tática, bom posicionamento, entrega e bom desempenho da maioria absoluta dos atletas. Dessa forma o coletivo funciona! E, sejamos justos, em grande medida isso tudo se deve ao trabalho do Osvaldo de Oliveira. E o seu maior mérito, parece-me, foi mesmo o de fazer acordar esses jogadores e mostrar-lhes o tamanho do manto que estão vestindo; de ajudá-os a compreender a vibe do Galo, mesmo sendo ele um recém chegado. A imagem da conversa que ele teve como Casares no momento em que o chamou para entrar em campo expressa isso, embora não se saiba o conteúdo. O jogo de ontem trouxe mais elementos para a avaliação do elenco do Galo e das suas necessidades para 2018. Como comentei anteriormente, após jogos com maus desempenhos, esse mesmo time poderia ter um rendimento muito melhor que o que estava apresentando. E isso foi mostrado ontem. Todavia, isso não elimina a necessidade de reformulações profundas, dentro e fora de campo. A má condição física dos atletas ao longo da temporada exige que se identifique com precisão as causas e se adotem medidas corretivas. Soma-se a isso a necessidade de o elenco ser rejuvenescido e qualificado em determinadas posições, sobretudo na zaga. O bom desempenho de ontem também não altera a minha opinião acerca da necessidade de negociação do Marcos Rocha, aproveitando ser ele uma boa moeda de troca, e tampouco de contratação de dois zagueiros de qualidade, que assumam a posição, tendo Mancine e Bremer à sombra. Precisamos ainda dar chances aos bons valores da base (Marquinhos, Cesar e Marco Túlio, por exemplo). Torço muito para que o Sette Câmara esteja atento e seja inteligente o suficiente para fazer as reformulações na justa medida. Abraços com esperanças renovadas!
Bom dia. Diria que para resumir a melhora do galo , a palavra é velocidade. Time ganhou mais velocidade com Otero e Yago . Venho cantando a pedra que esse Adilson é um dos piores volantes que já vi no galo. Lento, não sabe criar e muito menos marca de perto nossos adversário. Tivéssemos Lucas Pratto de centro avante é um jogador mais agudo que Valdivia , já estaríamos com folga na liberta. A melhor forma de proteger nossos defensores é agredindo o adversário no ataque. Essa é a nossa principal virtude destruída por Roger Machado e Nepomuceno. Espero que ano que vem , as contratações sejam nessa vertente ,é que a torcida ao invés de detonar nossos garotos, peguem mais no pé de medalhoes , que não geram retorno e quebram mais nosso galo. Abraços
Bom jogo que não apaga o vexame de 17. A prioridade , sempre repito, é ganhar o BR ano que vem. Foco e planejamento total. Aprender com os erros e fazer um time mais competitivo. LA é legal , mas nada supera voltar a vencer o BR. São 47 anos, temos que abraçar esta ideia. Fazer campanha, cobrar mais intensamente , fazer q entendam o q significa . Mineiro com sub 23. O Galo precisa estabelecer foco no título nacional.