Categories: blogueiros

Jogos que definem o ano: vamos, Galo!

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Por Roberto Caldeira

Nada como uma vitória, mesmo que minúscula num jogo maiúsculo – como bem colocado pelo amigo Paulo Silva -, para acalentar a esperança da Massa do Galo. Mas sejamos francos, as últimas semanas foram de muita preocupação e pessimismo por parte do Atleticano, e com razão. Não se trata de cornetagem, os resultados ruins e o fraco futebol nas quatro partidas fora de casa foram um duro golpe até no torcedor mais otimista. Mas o jeito bipolar de torcer nos permite voltar a sonhar.

A bem da verdade, ainda estamos longe de ter um time capaz de brigar por títulos importantes em pé de igualdade com os melhores do Brasil. Estamos chovendo no molhando quando falamos das carências do time e necessidades de reforços em vista deste calendário desumano de 2018 que só está começando. Ainda não temos um time preparado, essa é a realidade, doa a quem doer. Mas, e agora que teremos jogos dificílimos pela frente que definem toda nossa temporada, o que fazer?

Depois de uma desastrosa sequência de três derrotas e um empate, a contundente vitória sobre o Vitória (emblemático isso hein, pode ser um bom presságio…) tem tudo para marcar o início de um 2018 promissor, desde que os jogadores, o técnico e a Massa façam sua parte. Dos próximos quatro jogos, três serão no alçapão do Horto. Esses jogos em casa, depois de uma providencial semana cheia para trabalhar e recuperar o time, vão definir o que será do Galo no restante da temporada. Obviamente que poderemos ter outras decisões ao longo do ano, mas se não superarmos esses desafios, não teremos mais decisões na briga por algo que valha a pena.

O jogo contra o Corinthians, time mais equilibrado e mortal do Brasil, pode nos dar uma mostra da real capacidade do Galo no Brasileiro frente a outros adversários. Contra a Chape, dependendo do placar, podemos encaminhar nossa classificação para as quartas de final, que ocorrerá somente em agosto. São Paulo, sempre um tradicional e difícil adversário, que também busca se reencontrar, assim como o Galo. Já contra o San Lorenzo será o jogo da decisão para continuarmos na Sul-Americana, que também volta no segundo semestre.

Não adianta mais reclamar da Diretoria, pois, por agora, os reforços que precisamos não vão chegar (talvez depois do recesso da Copa do Mundo). O time que temos é esse aí. Que tal deixar o pessimismo um pouco de lado e voltar a apoiar? Criticar é muito fácil, mesmo que seja merecido e de forma construtiva. Mas a Massa, que já encheu o estádio para apoiar Marcos, Thiago Feltri e Bilu na série B, não pode num momento como esse abandonar o Galo.

Imagem: arquivo pessoal

Domingo passado, na estreia do Brasileirão em casa, com ingressos a 13 reais para o sócio torcedor, a recente fase ruim não justificou um público de pouco mais de 10 mil pessoas. Mesmo com ingressos em média custando 20 reais para sócio, até o momento em que escrevo, os balanços de venda de ingressos para os próximos dois jogos também não são muito animadores. Tomara que melhore quando abrir a venda para o público geral.

Respeito quem pensa diferente, mas não consigo compreender as razões para não lotarmos o Horto nesses próximos jogos decisivos. Não se trata de acreditar no time, afinal, é um time limitado e em formação, mas, sim, de apoiar. Porque se a gente não apoiar agora, daqui a duas semanas pode ser que não tenhamos mais jogos decisivos pelo resto do ano. Vamos fazer nossa parte e mostrar o sentimento de amor sincero ao Alvinegro!  

É hora de ganhar no grito e com a força da Massa fazer esse time lutar, lutar e lutar, com toda nossa raça para vencer!

Vamos com tudo! Vamos, Galo!

Roberto Caldeira

View Comments

  • Ola massa atleticana, mais um zagueiro refugo do palmeiras, se fosse bom, duvído que seria emprestado. assisti jogos dele no coritiba, limitadissimo, bisonho. O atletico emprestou dois zagueiros sem dar oportunidades no time titular ( Nathan - Donato ) é lamentável. Um Abraço atleticano.

  • Boa noite massa, o que precisamos é apoiar sempre, e não criticar,fazer como os torcedores argentinos,apoiar nas horas ruins, e nas horas boas.
    Sempre Galooooooooooooooooooooooooooo

  • Boa noite amigos. Parece que o Gallo contratou mais um jogador fora dos planos do Palmeiras. Experiência por experiência vamos fazê-las com jogadores da base ou que venham dos times que disputaram os regionais.

  • Grande Caldeira, parabéns pelo comentário. Concordo com quase tudo, principalmente ao que tange ao apoio incondicional ao time, apesar da minha birra eterna com esse senhor Tadeu (que ao que parece, ao invés de contratar um "promissor" zagueiro da argentina acabou de pegar outro refugo emprestado do Palmeiras, é mole?)

    Mas discordo com relação à torcida, principalmente com relação ao ingressos e o estádio.

    Sou GNV branco, pois é o que minha condição permite. Já adquiri inclusive o ingresso pro jogo da chape. Mas o jogo contra o curica, o ingresso mais barato está a 35 reais. Pra quem não é sócio, 40. Isso pra mim não é barato. Pois o ingresso mais a passagem mais o goró mais o tropeiro no final do jogo leva o custo pra quase 80 reais, na melhor das hipóteses. E isso me quebra pra um jogo só, é final de mês kkkkk.

    Não vou aqui discutir aqui a condição financeira de cada um. Porém fica o questionamento de o porque não mandar esses jogos do indepa no mineirao pela metade do preço que estão cobrando, sendo esse jogo contra o corinthians um jogo chave para as pretensões do galo na temporada. E o peso da força da nossa torcida na arquibancada eu nem preciso falar. E eu aposto com vc que se fosse feito um bom trabalho de divulgação com preços acessíveis no mineirão, a massa ia aparecer sim. Boto minha mão no fogo por ela. Eu que já vi 65000 fanáticos em jogos da série B. O mantra "Vamos subir Galoo", apesar de ser uma das maiores manchas na nossa história, me marcou para sempre em como ser atleticano é incrível.

    Portanto, pra mim o maior culpado dos estádios vazios é sim a diretoria. Planejamento, marketing, tato com a torcida, enfim, falta tudo. Porque no fim eu, atleticano, que tinha o interesse de ir nos dois jogos, tive que escolher ir no de quarta "somente".

    Mas meu apoio será incondicional. VAMOS GALOOOoOOoOOOOO!!!!!!!!!!

    • Matheus MVO, obrigado pelo elogio.

      O ingresso contra o Corinthians realmente não está muito barato.
      Pra ficar em conta só pra GNV Prata.
      Mas veja bem, até agora a tarde, 13mil ingressos vendidos.
      Já contra a Chape na Copa do Brasil só 7mil ingressos vendidos.
      Cada um tem sua condição. A situação do país está complicada. Desemprego crescendo.

      Mas 7mil ingressos, com ingresso de 10 reais, num jogo decisivo de Copa do Brasil?
      Não consigo compreender!

      Só espero que o Galo vença no domingo.
      1x0 será goleada!
      E a torcida volte a se animar pra lotar o Horto na quarta e golear a Chape!

      Apesar de não confiar ainda nesse time, você não imagina como estou com expectativa em relação a esses jogos! Tomara que sejam atendidas!

      Pra alegria de todos nós!

      Caso contrário, o bicho vai pegar! Por isso não quero nem pensar disso acontecer!

  • Pegamos mais um do palmeiras..e eu achando que o diretor estava na Argentina.. enganou à todos... espert hein!!! alguém já viu esse cidadão jogar. A culpa não é dele de vir e sim de quem o traz.

  • Boa tarde Roberto. Tenho dito que o plantel do galo não é tão ruim como traçado por alguns torcedores e imprensa. Se o técnico conseguir implantar e definir um sistema de jogo podemos
    ter bons resultados. Quero colocar uma opinião que não vejo dirigentes, jogadores, técnicos e imprensa discutir. O futebol é um esporte (jogo) coletivo com volei, basquete, futsal e nesses quando o jogador é expulso pode ser feito a substituição. Veja o jogo de ontem com dois jogadores expulsos acabou o caráter competitivo. Por que não substituir quando ocorrer expulsão no futebol? É a pergunta que faço. Abraço e Galooooo...

  • Concordo com tudo e digo mais, se o que estão falando for verdade; de que Cuca virá depois da copa do mundo... junto com Thiago Larghi será uma dupla IMBATÍVEL, com os dois a frente do nosso glorioso SEREMOS CAMPEÕES de tudo !!!

  • GALO contratando mais um jogador do palmeiras por empréstimo até o fim do ano. Zagueiro Juninho, ex-coritiba. Jogador canhoto. Jogador mais ou menos. Mais um mais ou menos. Mais um pra ficar na reserva. Até entendo que nem todo jogador contratado deve ser pra ser titular absoluto, a composição do grupo é importante, mas pra zagueiro, precisamos de jogador pra ser titular. Bremer é promessa, Gabriel é fraquíssimo e Maidana e Mancini ainda são incógnitas. Léo continua o melhor, soberano. Já que é pra trazer outro zagueiro canhoto (como Mancini), porque não tentar o Leandro Castan, formado aqui, conhece o clube e sempre foi muito bom de bola. Teve um problema médico, mas parece que já está recuperado. Sigamos. SAN

  • Boa tarde, amigos!
    Obrigado pelos elogios ao texto e pelos comentários!
    Concordo e compreendo 99% do que foi dito!

    Mas fiz esse texto porque algo me incomoda muito!
    Não é uma questão de torcer para times fracos ou times fortes!
    Nossa torcida sempre foi fiel e apaixonada!

    Mas desde 2016 não consigo entender o que aconteceu!
    Podem ser os erros da Diretoria escolhendo o Horto que apequenaram o torcida!
    Desde 2016 o ingresso vem sendo barato. Jogamos uma final de Copa do Brasil no Mineirão com ingressos a 50 reais e nem assim lotamos o Mineirão.
    Pode ser efeito disso, da crise, do time, não sei...

    Mas domingo tem Corinthians e quarta tem Chape, dois jogos decisivos, que podem definir o resto do ano. Apesar da desconfiança, o time deu mostras que pode se recuperar. Pra quem espera um ano sofrível, os próximos jogos são essenciais pra virar essa expectativa.

    Por outro lado, reclamam que ingresso caro afastou a torcida, mas quando está barato, como está desde o ano passado, a torcida também não compra!
    Sinceramente eu não consigo entender!

    Eu não estou dizendo que estou otimista! Longe disso! As atitudes da Diretoria e o time atual desanimam mesmo!

    Mas só sei que estando mal ou bem eu sempre quero acompanhar o Galo.
    E quando o jogo é decisivo, aí é quando mais quero ir ao estádio!

    E veja bem... quando a semana é mais tranquila, um texto mais positivo, 30 comentários apenas! Mas quando a semana foi ruim, os textos são mais críticos, mais de 100 comentários!

    Não dá pra entender!

    Lamentável tudo isso!

    Diretoria, time e torcida!

    • Perfeita análise, Roberto. Penso o mesmo, quando é pra criticar mais de 100 comentários reclamando até de vitória. Quando ganhamos, ou quando é véspera de jogo importante, os comentaristas somem, a torcida fica fria, a venda de ingressos não corresponde...assim a diretoria vai ter argumento para manter os jogos no Independência....também não consigo entender esse baixo astral, e até uma certa má vontade com o time, a corneta tocando muito acima do razoável.

      Sei que não temos um timaço, mas vejo esforço e vontade dos jogadores e isso tem que ser levado em conta sim. O técnico é interino mas é mil vezes melhor que essa velharia mercenária que só quer vir na boa e recebendo uma fortuna. E a diretoria, entre erros e acertos, vai precisar de tempo para fazer das tripas, coração e do limão, limonada.

      Domingo queria muito morar em BH pra ir ver meu Galão jogar e com vitória no final. Vamos Massa, você é ingrediente fundamental. Aqui é Galoooooo!!!

      • ROBERTOC postei algo parecido na segunda time ganha 45 comentarios, quando perde sao mais de 150. Choroes temos ao monte, como digo, Verdadeiros Atleticanos sao poucos.

  • Ganhando do Corinthians e da Chape, acredito que o jogo de volta contra o San Lorenzo a Diretoria leve para o Mineirao e daí vamos em MASSA pra mostrar nossa força...

    Domingo contra o queridinho da Globo + FPF + CBF + Comissão de Arbitragem etc... temos que jogar com sangue nos olhos e muita inteligência pois alem de bom time, os gambas tem sempre o apito amigo...

    só sei que meu time é G. BLANCO e mais 10!!!!!

Recent Posts

O Atleticano não abandona o Galo

Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…

7 horas ago

Kardec reacendeu as chamas da esperança

Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…

1 dia ago

O primeiro confronto da série de decisões

O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…

2 dias ago

Bons ventos sopram a favor do Galo

Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…

3 dias ago

Momentos que antecedem grandes decisões

Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…

4 dias ago

Passada a euforia agora é pés no chão

Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!