Categories: Sem categoria

Jogo para ser esquecido

Foi horrível. Difícil de explicar. O primeiro tempo do Galo, certamente foram os piores momentos do time no ano de 2016. Depois, até que melhorou, mas como correr atrás de um placar adverso daquele e até certo ponto elástico e surpreendente? Isso aliado a dois outros fatores, que, advirto, não servem como justificativa: o árbitro argentino e o campo de várzea em que a Conmebol permitiu a realização de uma partida de Copa Libertadores das Américas. Valha-me!

O juiz, além de marcar uma penalidade inexistente contra o Galo, foi extremamente rigoroso – seja na distribuição de cartões e até mesmo na aplicação da regra – com critérios absolutamente diferentes na partida. O campo, do lado direito e abaixo do vídeo para quem acompanhou pela televisão, é um vexame. A areia deixou o solo fofo e a bola quase parava quando a jogada era nessa região. Reitero, apesar desses dois fatores extras, o time foi irreconhecível no Equador.

E a responsabilidade disso é toda do treinador. Em conversas e até mesmo várias postagens, aqui mesmo, me ocupei em defender Aguirre e alguns torcedores até reagiram. Ainda merece o meu crédito o treinador, mas algumas reflexões merecem tirar o seu sono, já que nosso ele tirou nessa última noite.

Uilson, cuja decisão de manutenção eu aprovei, não pode correr riscos de ser queimado. É um bom goleiro e tem muito futuro. Porém, para o bem da carreira do atleta, ele não pode permanecer na equipe. O segundo gol é todo de responsabilidade dele. No primeiro, considerando que a bola desviou no Marcos Rocha, absolvo.

Acredito que, fossem Victor ou Giovanni, seria admissível a defesa. Já o terceiro, nenhuma obrigação de pegar penalidade. Mas no segundo a responsabilidade foi dele e o peso é grande, pois a Torcida é exigente e chata. Portanto, Aguirre e Chiquinho terão de rever seus conceitos.

Outra situação que os recentes jogos comprovam é que Leandro Donizete não pode ficar fora do time. Fez falta no clássico mineiro e ontem, quando entrou, o meio de campo se organizou. Urso, em que pese os gols que vem fazendo, não ajuda em nada na marcação.

Nossa zaga esteve mal, mas foi excepcionalmente neste jogo. Com Léo Silva suspenso para a próxima partida e Erazo já colecionando cartões, reitero a necessidade de contratação de outro zagueiro pra a seqüência da competição. Tiago e Edcarlos não estão à altura da exigência das fases seguintes da Copa Libertadores.

Não estou sendo pessimista, apenas rogando pela solução nessa janela e com as três vagas em aberto pelas saídas de Dodô, Tiago Ribeiro e Henrique. Numa delas será inscrito o Clayton, mas restam ainda duas. Portanto, é necessário despertar para o risco da falta de um substituto à altura.

Apesar da derrota e até mesmo reagindo a alguns colegas Atleticanos “corneteiros”, Pratto é imprescindível ao time. Além de ser um ótimo jogador, não é rara sua presença e participação efetiva em momentos que o Galo é atacado. Seja especialmente em cobranças de faltas e escanteio, o argentino é sempre percebido afastando perigo da nossa área de defesa. E marca, seja de pênalti ou com a bola rolando. Seu gol, ontem, apesar da derrota, assegurou a liderança do grupo pelo critério de saldo.

Encerrando, dois registros que, além da derrota, me tiraram o sono da noite seguinte. A geração da transmissão equatoriana foi péssima. Câmera não acompanhando a jogada e repetição longa de lances em momentos inapropriados. O outro registro é que, para jogo fora de Belo Horizonte, vou voltar a tirar o som da TV e ouvir pelo rádio. Ex-juiz, comentarista de arbitragem, que já prejudicou o Galo em várias ocasiões no passado, insistir em penalizar tudo contra o nosso time é investir no sofrimento e na raiva.

Blogueiro

View Comments

  • Pessoal, vamos com calma! O Aguirre é bom treinador, mas precisa usar estratégia pra vencer as partidas, enxergar como vai ser o jogo como todo, e nesses quesitos ele foi lamentável, pois o pasto molhado e esburacado como aquele, não podia começar jogando com jogadores técnicos, com o Luan (q não treinou na semana) , Cazares e Robinho, tinha q colocar a turma da pegada, como o General, Eduardo e Lucas Candido, no segundo tempo quando o Del Vale cansou, entraria com a turma da técnica pra decidir o jogo, É simples assim!

  • Chega de mimimi de juiz!!! ele não interferiu nada!!! o que falta é o sr Luan jogar bola, o sr Robinho jogar bola, o sr Marcos Rocha se mais humilde, o sr Carioca marcar e não desfilar, o sr Erazo ser mais zagueiro.... isso que falta!!! HUMILDADE !!!

  • Não acredito que o Aguirre teve culpa neste jogo. Cazares e Robinho eram figuras nulas no jogo, principalmente o segundo. Donizete deu mais consistência ao meio campo e nos jogos onde ele saiu o time perdeu o meio campo. Exemplo maior foi contra ........ A cada jogo que passa vejo que um jogador fundamental e que tem que ser titular absoluto é o Dátolo. Faz muita falta nesse meio campo, pois ele, embora não seja craque, é completo. Donizete e Dátolo, para mim são titulares absolutos. Time ideal (para mim): Victor, M. Rocha, L.Silva, Erazo e Douglas Santos. Donizete, Carioca, Dátolo e Luan. Robinho e Prato. Reservas imediatos: Giovani (Lauro na Libertadores), Patric (na lateral), Ed Carlos, Tiago e Lucas Cândido (ou Carlos César). Junior Urso, Eduardo, Cazares e C.Eduardo (se vier mesmo). Clayton e Pablo.

    • boa formação, como outras opções também continuam mantendo um time forte. Editei apenas retirando uma expressão que seria inadequada ao propósito do blog.

  • O galo ontem fez um péssimo jogo, na minha opinião deveria ter entrado com os três volantes, num "pasto" daquele o esquema de jogo do galo(que desde 2012 pra mim é o mesmo) não funciona, não se consegue jogar rápido.
    No caso do Junior Urso, consegue surpreender muito com chegadas ao ataque, porém, o Donizete não pode ficar de fora.
    Uma coisa tenho certeza, ou o Luan volta a jogar ou vai sair sentar no banco fácil pro Clayton(que na minha opinião é muito mais jogador)

  • Prezados amigos Atleticanos, vamos analisar o trabalho do Aguirre mais sabiamente. Ontem ele até poderia ter mantido o Cazares, mas aí teria que ter tirado o Robinho. Colocar o Donizete no lugar do Luan era trocar seis por meia dúzia. Estávamos perdendo o meio campo e ele tentou recompor, porém perdíamos o meio porque o único que marca dali pra frente é o Luan. Pra dar equilíbrio (o time melhorou um pouco no segundo tempo), ele colocou outro jogador que marca (Donizete). Se tivesse mantido Cazares e Robinho e tirado Luan, teríamos tomado um sacode homérico. Os treinadores sul americanos, entendem muito mais da parte tática que a maioria dos brasileiros (brasileiro pratica bem o esporte mas entende muito pouco a sistemática do jogo). Aguirre foge do lugar comum. Troca de treinador neste momento seria a maior estupidez que a diretoria poderia cometer. Não venham me pedir marcelo oliveira que não passa de um enganador, quem entende da parte tática percebe que ele é muito fraco. Aguirre está acertando o time. Libertadores não existe jogo fácil, é ilusão achar que por jogar com times equatorianos, bolivianos, peruanos, teremos alguma facilidade. Espero que os 4 anos seguidos disputando a Libertas tenha ensinado isso à Massa. Parabéns pelo blog, leio diariamente. SAN.

    • Caro concordo com vc MO não ! Qto à derrota de ontem,algumas observações tem de ser analisadas mais friamente .Acho eu que LA não é lugar para testes,Mineiro serve para isto e Aguirre demorou muito em fazer a leitura do jogo proposto pelo del valle .Ainda no 1º tempo era nítido -talvez por conhecerem bem o Erazo - que iriam explorar muito o lado esquerdo do CAM ,e convenhamos ,estava uma avenida por ali , isto nos custou o jogo . Aguirre pode ser u estudioso -acho que o seja - mas sua demora e tomadas de decisões equivocadas tem contribuído muito para a desconfiança que começa a pairar em seu início de trabalho . Torço para que esta derrota tenha lhe aberto os olhos , como por exemplo ,não se queima um goleiro jovem que à três temporadas ou mais é o 3º reserva do time , LA não permite erros e na próxima fase perdeu tá fora .Autuori e Levir Culpi que o digam , No mais muito boas vossas colocações e VAMU PRÁ CIMA DELES GALOOOOOOOOOOOO ... abc

  • Eduardo, estou começando a achar que foi um erro a não renovação do contrato do Levir Culpi (que achei correta, na época) e a contratação do Aguirre. A realidade é que, com exceção do jogo contra o Colo-Colo aqui no Independência, o Galo não fez nenhuma partida convincente contra times medianos para cima. Eu sei que as contusões estão atrapalhando, mas já era hora do time jogar um futebol melhor, mais organizado e eficiente. Não consigo divisar qual é o esquema de jogo do time do Galo neste ano. De outro lado, Erazo, Ed Carlos e Tiago têm protagonizado partidas bisonhas, demonstrando claramente que não podem ser titulares do Galo. Luan simplesmente sumiu. Nem a antiga raça que demonstrava em campo ele apresenta mais. A Libertadores é traiçoeira, sendo fatal às pretensões de times que cometem os erros que o Galo vem apresentando. Espero que a diretoria esteja atenta a isso. O Marcelo Oliveira está disponível no mercado...
    PS: Não dá para trazer o Réver de volta, não?

  • Não concordo com resultado surpreendente. Todos estão superestimando este elenco do Galo. O maior do Brasil. O mais completo. Quando perdermos a liberta e o brasileiro é que vamos chegar à conclusão que o Erazo e o J. Urso são fracos? Já dá para ver agora. Não podemos deixar de contratar um zagueiro para o brasileiro. Com Erazo, Thiago ou Edcarlos ao lado do veterano Leonardo Silva vai ser dureza.

  • Robinho horrível, não ajuda na marcação e recomposição, só faz gol em time pequeno. Tem que ser banco.

  • Tirando os problemas do gramado e da arbitragem, fato é que Aguirre escalou mal (Junior Urso e não Donizete), substituiu pior (saídas de Cazares e Robinho com o time perdendo) e está queimando Uilson!

Recent Posts

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

10 horas ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

1 dia ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

2 dias ago

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

3 dias ago

É com isso que eu vou?

Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…

4 dias ago

A relevância e importância em vencer no BR

Depois de perder a final e o título para o flamídia, tendo para chegar às…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!