Categories: Sem categoria

Paciência, confiança e otimismo

A ressaca do dia seguinte ficou tão evidente para este blogueiro, tanto pelo elevado número de comentários (nem todos pude aprovar, uma vez que ofensas e deboche vazio não têm lugar aqui neste espaço) quanto ainda pelas conversas na cidade. Apesar do pouco tempo aqui no UAI/Superesportes, já dá pra sentir a força, a credibilidade e o respeito do leitor com o site, seguramente o mais acessado entre os mineiros.

Baseado nisso e aliado à seriedade dos comentários aprovados e às diversas pessoas com as quais pude conversar durante toda a quinta-feira, não seria exagero dizer que o Atleticano começa – sim – a questionar o trabalho do treinador Aguirre. Entendo, até concordo e não tem como contestar, que o Torcedor Atleticano tem motivos consistentes. Eu, particularmente, acho intempestivo se pensar em mudança no comando técnico.

A derrota no Equador, aliada às derrotas no clássico mineiro e para o Flamengo na Primeira Liga, parece de difícil digestão para o Torcedor. As outras também foram lembradas, mas sem tanto ênfase. Eu também não gosto de perder nenhum jogo, mas essa possibilidade não existe. Dizer que o treinador errou, até poderia arriscar nesta direção, mas não estou lá no dia a dia, o que não me qualifica para essa análise.

Outra coisa: entre as queixas dos Torcedores não há unanimidade. Com relação ao goleiro, por exemplo, muitos aprovaram e agora a maioria condena, mas ainda existem aqueles que defendem sua manutenção. Luan tem sido muito contestado, mas há uma considerável parcela de Atleticanos que defende a sua manutenção.

Alguns poucos, mas pouquíssimos mesmo, acenam com “jogar a toalha” para a Copa Libertadores e o ano de 2016. A grande maioria mantém sua crença nesta competição internacional e nos torneios nacionais, apesar da CBF. Isso me faz lembrar o saudoso e dileto amigo Roberto Drumond. Ele, em suas crônicas imperdíveis no “Estado de Minas” e também em conversas, adorava contar o caso de um Torcedor Atleticano depois de uma derrota humilhante naqueles tempos que faz parte do passado.

Roberto contava que, ao sair do Mineirão, encontrou com o Atleticano aos prantos e que rasgava uma histórica carteirinha do clube. Picou em pedaços e jurava nunca mais voltar ao estádio depois daquele resultado. Dizia o dublê de cronista e escritor que tentou demover o incauto, mas que nada adiantou. No dia seguinte, por aquelas razões do destino, os dois se reencontraram numa daquelas lojas de plastificação. O Torcedor, depois da noite mal dormida, havia colado parte por parte a carteirinha e estava ali para tentar revitalizar o documento. Assim somos nós, os Atleticanos.

Eu mesmo já fiz coisa parecida. Não rasguei nada, mas cheguei a dividir algumas poucas camisas que tinha, talvez 7 ou 8 no máximo. Depois do arrependimento, tiver de recomeçar, hoje tenho mais de 50 e essa idéia nem passa pela minha cabeça. E mais, desde 2012 – aquela urucubaca passou – estamos à frente em todas as competições, temporada a temporada, e vou lá eu dar discurso para o outro lado da lagoa? Lembram que um ex-presidente dessa gente, certa vez, disse que morria de inveja da Torcida Atleticana. Essa é uma das nossas diferenças. Afinal, aqui é SÓ Galo!

Blogueiro

View Comments

  • No meu ponto de vista, hoje o que o Galo tem... esse passe de bola, troca de bola de um lado para o outro, esses levantamentos de bola na área ... é fruto dos treinamentos passado ( por Cuca e Levi). O Agueri é um péssimo treinador, não tem tática de jogo, jogadas ensaiadas, posicionamentos dos jogadores na hora de atacar e defender e muito menos a parte física que está deixando a desejar, ou seja, um padrão de jogos. Até hoje, o Atlético não tem uma cara... O elenco é muito bom, um dos melhores que já vi no Galo, mas o treinador não sabe tirar o máximo de cada jogador e colocar essas peças para jogarem bem. Qualquer treinador (Cuca, Levi, Tite, Marcelo Oliveira, Muricy) estaria com esse time, voando em campos. Ganhando de quem for. E mesmo perdendo, perdendo com dignidade e raça.
    Hoje o Galo joga sem vontade, apático e desorientado em campo, a Zaga um horror... e o treinador faz substituições que nos que não somos treinadores, não entendemos... Ele tira uma cara principal que está armando, dando essa dinâmica entre o meio de campo e o ataque e coloca 2 ou 3 cabeça de áreas que não sabem o papel deles em campo.... Um absurdo....
    O treinador tem um ótimo poderio, mas não sabe aproveitar... Essa conversa que estamos perdendo no momento certo, isso para mim é conversa fiada.
    Somente na hora que perdemos a Libertadores que os dirigentes verão que eles fizeram a escolha errada. Porque, como eles falam... Mineiro é Rural e podemos perder.... Grande erro...

  • Caro editor: concordo que há uma certa impaciência da torcida com Aguirre. Ela foi acirrada com a insistência da colocação do Patric no ataque e pelos maus resultados nestes jogos citados, que eram clássicos (Flamengo e Cruzeiro) e, como tal, deveriam ter sido encarados de outra forma. Acredito que nas fases decisivas o time crescerá e ganhará o que disputar. Pelo menos a pegada será outra. Só tenho medo da condição física do elenco.... Em 2014, no segundo tempo massacrávamos os adversários, como na Copa do Brasil. Este ano, aos 15 min do segundo tempo todos estão com a língua para fora e não têm forças para reação. Abre o olho Carlinhos Neves!!!! A turma tá abrindo o bico muito cedo e estamos apenas em abril!!!

  • Treinador não entra em campo. Quando muito se cobra brio dos jogadores `a beira do gramado. Yustrich dava porrada, mas hoje em dia está difícil manejar os atletas. Após a goleada contra o Vila, Aguirre era exaltado. Antes da viajem, Pratto dizia que o empate seria bom resultado. Lá, antes do jogo, Urso criticou o gramado, em nada diferente do campo da URT de Patos, onde o Galo havia jogado poucos dias atrás. Qual o motivo da substituição de Cazares? Idem de Robinho, estrela máxima no domingo? O treinador tem culpa se as estrelas não brilham e fica tudo escuro? Nos próximos jogos Aguirre se revelará. Não nos prendamos ao passado. Com Lauro no gol, e Mineirão pela metade, teremos na próxima quinta uma noite de festa. Posição de goleiro é a mais importante do time. Tudo começa ali, debaixo dos três paus. Goleiro de time grande tem que estar pronto, sem essa de juvenil ou da base. Uilson deve seguir o caminho de Renan Ribeiro. Sem estrela, esforçado, apenas razoável. Não serve. Mas em tempo: Victor fez uma péssima temporada em 2015 e Giovanni já falhou feio no Independência num jogo contra o Goiás.

  • Seja executivo e responsável, Daniel Nepomuceno! Não seja meramente um torcedor! Demita o Aguirre! Ele faz as substituições erroneamente no tempo errado. Não sabe definir o time taticamente e nem vê o potencial tático do Cazares e do Marcos Rocha. Por muito menos você demitiu o treinador que levou o GALO à vice-liderança do Brasileirão, campeão da Copa do Brasil, da Recopa e do Mineiro, em pouco mais de um ano! Vamos ver, Nepomuceno! Antes que seja tarde!!!

  • Aguirre não é treinador para o GALO. Definitivamente! Acorda, Nepomuceno! Antes que seja tarde! Não há esquema tático envolvente com um time de bom, ou ótimo, elenco! Substitui erroneamente e no tempo errado. Não conseguiu perceber a importância tática do Cazares e não sabe aproveitar potencial do Marcos Rocha. Seja executivo, sem ser torcedor, Nepomuceno. Demita o Aguirre e trate de buscar o Abel Braga, ou o Marcelo Oliveira ou ainda o Argel. Iso porque a Diretoria demitiu um treinador campeão de três competições importantes em um ano além de ter levado o Galo à vice-liderança do Brasilieirão, o Levir Culpi!!!

  • O Aguirre ta cometendo o mesmo erro do Levir, tirando o Leandro Donizete do time. Ele protege a zaga, impoe respeito e chega junto, fora que aprimorou os passes, consegue inverter bem as jogadas. O Aguirre nao precisava ter errado pra tentar fazer o certo. Era so olhar o trabalho anterior que ele iria ver a diferença do time com Leandro em campo. Ta em tempo, espero que volte atrás....

  • Amigos se o Aguirre fosse bom técnico estava no internacional ainda. Perguntem aos gaúchos. lembram-se o que o Marcelo fez no cruzeiro? Está livre! Mas com o melhor plantel hoje no Brasil o sucesso é rápido. As substituições no Equador são de tal incompetência que galo não faça a bobagem de outras épocas de esperar demais e chorar depois o leite derramado.

  • Para mim, a derrota foi uma surpresa, mas não a má atuação do Galo. O time, de quando em vez, paralisa. Será que está precisando de psicólogos? Outra coisa, o Aguirre não pode ser culpado de tudo. Ele entrou com a força máxima (exceto o Uílson). E os jogadores, o que dizer da atuação, de A a Z? O número de passes errados, alguém explica? Futebol pífio de todos. E gostaria de expressar uma opinião muito particular: já deu para o Leandro Donizete. Há muito o cara não é fundamental para o Atlético. Erra passes, mata jogadas e algumas vezes quase mata os jogadores. Não sei, no final das contas tem uma coisa muito estranha acontecendo com o Galo.

  • Porque será que sempre tem que tirar o Cazares? Ele é o cara que sempre vai deixar alguém na cara do gol a qualquer momento. . . todo jogo é a mesma história . . . Aguirre, essa é a sua chance de marcar o seu nome na história do Galão, vc tem elenco para isso, é só usar a inteligencia . . .

  • Saudações Alvinegras. Eu nunca jogarei a toalha quanto se trata de Galo. Apesar de ver algumas deficiências que o time está apresentando, penso que temos sim condições de Almejarmos títulos este ano, pois se o Galo com este elenco e com um treinador que eu ainda confio, não puderem almejar títulos este ano, quem poderá então? Flamengo com um time q nunca se encontra, palmeiras com aquele junta junta, corinthias que depende de André Balada p fazer gols, fluminensa que conta agora com o piadista Levir?? Por isso acredito no Galo, não temos nenhum time voando nesta temporada e temos sim um grande elenco. Penso que o Donizete tem lugar neste time e luan precisa de um bom chá de banco para voltar a jogar bola. Nossa zaga realmente tem se mostrado lenta e precisamos de uma contratação para este setor. Bica Bicudo sempre. Se eu acreditei até em Mixirica, Catanha, VolksVagner, não vou acreditar em Pratto, Cazáres e Robinho.. Eu torço contra o vento. Bica Bicudo. Aqui é só Galo.

Recent Posts

Hoje é dia de pescar Dourado

Nessa caminhada, jogo a jogo, em três frentes e numa delas até buscando credenciar a…

24 horas ago

Pitacos Atleticanos e patacoadas dos outros

Nesse curtíssimo intervalo sem jogos, pós vitórias seguidas pelo Brasileiro e Libertadores – adicionadas ao…

2 dias ago

Maratona desafiadora para quem é Forte e Vingador

Nossa quarta-feira, diferente de tempos recentes filipinos, foi de alto astral. É que sob o…

3 dias ago

Três sofridos pontos

Estão no dia a dia Atleticano, frases que se eternizam e misturam com a nossa…

4 dias ago

Nas três frentes hoje é dia de Libertadores

Time grande e favorito em todas as competições que participa, sequer tem tempo para comemorar…

5 dias ago

Ainda sobre a vitória e focando noutra competição

Início de semana, segundona animada – expressão que ameaça outros e não a Atleticanos -,…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!