Categories: blogueiros

Jogai com dignidade para fechar a temporada

Foto: Bruno Cantini/ Atlético

Encerrando a pior temporada dos últimos tempos, o Galo tem pela frente o Botafogo hoje à noite no Horto. Sem um mísero título, sequer algo que o Atleticano pudesse festejar, temos a obrigação de vencer para assegurar vaga numa fase classificatória da Copa Libertadores.

Pouco, muito pouco, para um elenco que custa R$ 9 milhões mensais.

Menos ainda para uma diretoria que entrou cheia de pompa, levando todos nós – e me incluo sem constrangimento – a acreditar na retomada de grandes conquistas. Tendo como palavra de ordem a diminuição de custos e contratação de jogadores competitivos.

Diminuíram a folha de 11mi para 9mi e trouxeram quase duas dezenas de jogadores, que salvam talvez três. Tem gente que veio e foi embora. Outros entraram e nada mostraram e tem até quem sequer tenha atuado. Falta total de planejamento.

Em que pese à situação, o Atleticano esgotou toda a carga de ingresso no minúsculo estádio do Horto – pelo desdém da diretoria do Galo em acomodar o Torcedor e dar mais espaço – e teria igualmente lotado se fosse no Mineirão. Passamos todo o ano de 2019 sem uma única partida na Pampulha, lendo e ouvindo sobre adiamentos do estádio do Galo.

Levir tem hoje à sua disposição praticamente todo o elenco, com exceção de Blanco, podendo mostrar algo que ainda não vimos na temporada.

Sem suspensão e outros atletas no Departamento Médico, o treinador precisa comprovar que isso que dispõe é suficiente – conforme palavras sua e da direção – para assegurar que temos 80% do elenco definido para 2019. Penso diferente, acho que temos 20% aproveitáveis se for para disputar títulos.

Foto: Bruno Cantini/ Atlético

O time carioca, ao que sei, vem completamente desfigurado. Por suspensão e contusão, o Botafogo – sem almejar nada mais no campeonato – vem cumprir tabela.

Nessas horas, durante todo o ano, o Galo demonstrou instabilidade. É um perigo.

Lideramos, caímos para a vice-liderança, depois terceiro, quarto, quinto até chegar à sexta posição. Viramos o primeiro turno na quinta colocação e no returno caímos para a décima posição.

Se na primeira metade, somamos dez vitórias, três empates e seis derrotas foram graças a 36 gols anotados contra 26 vazados.

Já no segundo turno, faltando só o jogo de hoje, foram apenas seis vitórias, cinco empates e sete derrotas, marcando 19 vezes e sofrendo 17 gols.

Foi uma queda drástica, justificada pelas ausências de Roger Guedes (emprestado sem passe fixado), Bremer (que se firmava e poderia ter sido muito útil e ainda mais valorizado), Otero (ao que sei sem volta) e até mesmo Marco Túlio (que não teve oportunidade de mostrar seu valor).

Ainda assim, vamos lá lotar o estadinho do Horto em busca de melhor sorte na próxima temporada.

Acreditando que o bom senso baixe na direção Atleticana e que venha urgente um Diretor de Futebol, digno de se usar letras maiúsculas para a função. Eu e mais de vinte mil pessoas estaremos lá em apoio ao Galo, que é nossa paixão independente de toda e qualquer eventual diretoria que passe em nossas vidas.

Destaco aqui, uma jovem da cidade de Bom Jesus, Atleticana da gema: Thais de Lima, de 21 anos, formada em Letras, viaja cinco horas para percorrer 300 quilômetros sempre para ver o Galo. E hoje, ela, novamente, vai engrossar o coro em busca da vitória. Thais, otimista, afirma:

“Segue o jogo. Vai ser sofrido. Segue o jogo. Tem uma multidão nas arquibancadas. Segue o jogo. Tem gente sofrendo por uma só. Segue o jogo. Uma só o que? Vaga! A gente quer a vaga. Segue o jogo. Gol do GALO. Segue, mas segue bonito. Segue pra Libertadores, meu GALO!”

Jogai pela Thais e por milhões, como ela, espalhados por todo o canto desse mundo.

Blogueiro

View Comments

  • Não tenho a pretensão de que MINHA opinião valha para o senhor, nem costumo pegar carona em comentário alheio para discordar de questões puramente subjetivas. Sim, PARA MIM, Aqui é Galo, porra! Certamente que o senhor – além de criticar os colegas - tem tido ações práticas e efetivas para que não passemos mais um ano sem “nada nas mãos”. Brinde-nos com sua argumentação, adoraria conhecer sua teoria de não ‘lero lero’. E, agradeço por me ensinar que futebol é para vencer os campeonatos, em décadas acompanhando descobri com o senhor que ainda não tinha aprendido.

  • Só os obtusos não percebem que é melhor o brilho intenso e irregular do Cazares do que a regularidade medíocre de qualquer outro. SAN

  • Apesar do fogo amigo, dos comedias q torcem contra, dos bobocas que acham que jogo do Galo eh igual a ir ao teatro ou a um restaurante, chupem esse car...., seus c....! Vamos jogar sim a libertadores ano que vem. Sigam ai com a paumolecencia de vcs. Sigo apoiando p ter o direito de criticar! Torcer sempre, o resto é papagaiada! SAN

    • Comemore a mediocridade então e a historinha mais ou menos que nos acostumamos a ela através do tempo. Se você não percebe que ficamos pra trás na história e fomos ultrapassados, continue com esse discursinho de 'mais ou menos tá bom' enquanto o outro lado nada de braçadas. Eita mentalidadezinha difícil de mudar viu.

  • Vamos lá com baile em cima do foguinho.
    E comemorar muito a vaga na Liberta.
    Levir Culpi é nota 10 : montou um timaço.
    Com mais algumas peças a gente vai voar alto em 2019.
    Galo e cervejada noite adentro.

  • Antes brigavamos pra nao cair, agora pela primeira da fase da Libertadores, lendo o blog esse GALO e uma vergonha. So passei pra dizer que eu como Verdadeiro Atleticano estarei la hoje a noite. Quantos aos choroes e pseudos é muito mimimi e eu kkkkkkk. So passei pra dizer que enquanto voces choram eu rio dos comedias kkkkkkk. Saudacoes Alvinegras aos Atleticanos de verdade.

Recent Posts

A quem interessa a pilhagem

Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…

11 horas ago

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

1 dia ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

2 dias ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

3 dias ago

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

4 dias ago

É com isso que eu vou?

Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!