Categories: blogueiros

Início sinaliza continuidade sem continuísmo

 

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Antes de chegar ao nosso tema de hoje, claro que temos de registrar sobre a decisão da Copa Sul-Americana. Afinal, decorrente do empate que tirou a remota possibilidade da sexta Copa Libertadores seguida, evidentemente que a nova diretoria irá projetar e anunciar ainda agora pela manhã novas medidas. Já assumem com o legado de resgatar não só a autoestima do Torcedor, mas acima disso: a confiança do Atleticano.

O desempenho vergonhoso da temporada, onde faltou comprometimento dos medalhões – como Elias, Robinho, Adilson, Cazares, Fred, entre outros de menor visibilidade -, foi determinante ao fracasso no Brasileiro. Ficar praticamente duas semanas depois do encerramento do Campeonato admitindo ver o Flamengo campeão da Sul-Americana, foi a penitência que a diretoria que sai nos impôs como sacrifício. Não vi o jogo, embora tenha acompanhado pelos gritos de vizinho rubro-negro. Gritou no início e depois silenciou.

Esperar o tempo passar sem manifestação de onde aguardava não foi tão sofrido quanto ver os jogos, gols, penalidades e pontos perdidos dentro de Belo Horizonte. Ficamos aguardando e apostando num time que o Atleticano detesta, que jogou desfalcado da arbitragem brasileira e das armações da CBF e televisão. Pelo WhatsApp, alguns amigos deliravam com imagens de torcedores desolados no Maracanã. Certamente daqueles que acreditam que ganham jogos e títulos fazendo baderna na porta de hotel. Por fim, só nos resta agora sonhar e torcer pelo sucesso da próxima diretoria.

Ontem, o noticiário do Galo, dois dias após as eleições, ficou por conta do anúncio de dispensas. Se no dia da eleição, o novo presidente se ateve a confirmar o treinador e anunciar os nomes do preparador físico e diretor de futebol, como Oswaldo, Paixão e Gallo, todos sabidamente já aguardados, agora Sérgio Sette Câmara e Lásaro Cândido mostram que assumem com as rédeas nas mãos.

Nada menos que cinco dispensas foram anunciadas. Três no futebol, sendo duas na base, e outras duas no marketing. Ao que parece, todos foram pegos de surpresa, tanto que sequer houve um discurso, informação e até mesmo manifestação dos profissionais, exceto André Figueiredo, que deixa a diretoria das divisões de base.

João Gomide e Pedro Tavares, superintendente comercial e diretor de planejamento e marketing, ao que parece, haviam sido comunicados desde terça-feira. O segundo não precisou as razões das saídas e tampouco a assessoria de imprensa anunciou alguma justificativa.

Da mesma forma, Frederico Cascardo – coordenador técnico da base – e Diogo Giacomini – coordenador metodológico – seguiram o mesmo caminho dos outros, com destaque para a demissão do diretor da base, o ex-jogador André Figueiredo.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Disse em postagem anterior, na ocasião que ele – Figueiredo – ocupou a diretoria do futebol profissional e depois foi devolvido à base, já que sua rejeição era perceptível, sendo até de certa forma discutível. Não tenho absolutamente, falo em caráter pessoal, qualquer questionamento – até prova em contrário – sobre André Figueiredo. Nas poucas oportunidades que tive contato com ele, sempre foi muito cortês e nada me sugeriu pensar diferente.

Questiono, sim, e isso foi publicado várias vezes aqui neste nosso espaço, sobre a questão de revelação de jogadores. Se tínhamos, décadas atrás, time quase todo vindo da base, nos últimos tempos raro foi ver jogador subir ao time profissional. Se nos anos oitenta eram oito criados no Galo e apenas três vindos de outras equipes, atualmente nem chegam a três jogadores que sobem da base para a titularidade no profissional.

Alguns deixamos escapar pelos dedos, sendo que nos casos de Lincoln, Mancini e outros, brilharam depois de saírem do Galo. Convém lembrar o quanto nós, Torcedores, vaiamos esses meninos. Outros, como Fred e recentemente Bruno Tabata e Flávio, saíram sem explicação convincente por parte da direção Atleticana. Tanto dos responsáveis pela base quanto da diretoria executiva.

De qualquer maneira, as medidas mostram que os dois eleitos pretendem dar continuidade ao projeto vencedor, iniciado em 2012 – era Kalil -, sem o continuísmo que caracterizou os últimos tempos, culminando com a péssima campanha da temporada de 2017.

Não quis tecer comentários sobre tantas especulações de nomes, até por que hoje mesmo seguramente poderão ser anunciadas novas e definitivas contratações.

Blogueiro

View Comments

  • Comentam-se que Erick (Palmeiras) virá por empréstimo. Tomara que não venha, é outro Clayton.
    Gostaria que viesse era o Roger Guedes.
    Saudações

    • Caro amigalo, com certeza o Erick é muito mais jogador e joga tanto pelos lados, quanto pelo meio. O Roger Guedes é apenas razoável e mais nada.

  • SETTE CÂMARA, FAÇA A MESMA REVOLUÇÃO NO PLANTEL.
    Se o Sette Câmara não fizer uma revolução no atual plantel do Galo, mandando embora e substituindo, a exemplo do que fez nos cargos de direção, o ano de 2018 será mais um perdido e ele, o Sette Cãmara, poderá imediatamente ganhar novo nome: SETTE CÂMARA LENTA OU SETTE CÂMARA FURADA.
    Sette Câmara não pode, nem de longe, seguir os passos de seu antecessor, NEPOMUCENO. A administração dele foi deplorável em se tratando do futebol. Fraco, sem posições definidas, sem pulso e mantendo o “barco” sempre a deriva, sem esboçar comando. Um fiasco, esse Nepomuceno. Aliás, os dois medalhões que comem a maior parte do orçamento do Galo, POSTE FRED e o ILUSIONISTA ROBINHO, foram contratações definidas pelo Nepomuceno como “PESSOAIS”. Era desejo e sonho acalentados por ele, Nepomuceno, ver esses dois jogando??? no Galo. Irresponsabilidade total... FRED POSTE é o pior centroavante da história do Galo, está sujando, sugando, a imortal camisa 9 do time, vestida por grandes craques e artilheiros que a história atleticana registra. Somente incautos, teleguiados pela imprensa frediana, e aqueles que desconhecem o repertório de centroavantes do Galo, ainda defendem esse jogador???
    Saiba o Sette Câmara que as contratações de Gallo e Oswaldo Oliveira também são questionáveis, e muito mesmo. Prepare-se Sette Câmara para substituí-los rapidamente, principalmente o treinador.
    Se você Sette Câmara não desmontar a panelinha das mordomias dentro do plantel, excluindo principalmente os medalhões FRED e ROBINHO (o LEONARDO SILVA também é outro, mas vocês cometeram o erro de reformar o contrato dele), e riscar do mapa de uma vez por todas a ERA LEVIR (folgas de 3, 4 dias, abolir a concentração, time que não corre, reclama de calor, chuva, frio e desfia um calendário de desculpas esfarrapadas a cada derrota) a nau vai naufragar, seguramente.
    Como a substituição do Oswaldo Oliveira é iminente, risque da sua agenda Sette Câmara o nome do LEVIR, proíba-o de passar na Avenida Olegário Maciel, pois tudo de errado que contribuiu para a pífia campanha de um time caríssimo neste ano foi implantado no Galo pelo LEVIR.
    E saiba, Sette Câmara, isso perdura até hoje na Cidade do Galo (por isso nenhum treinador que chega consegue fazer o time jogar).
    Implate imediatamente horário integral de treinamentos e você vai ver quem são os responsáveis (ou irresponsáveis) que defendem de unhas e dentes as famigeradas mordomias e falta de comprometimento implantadas pelo LEVIR.

    • boa tarde Eduardo e massa,a DEUS pre libertadores,o presidente novo estava indo ate bem quando fez uma limpeza .mas quando não demitiu o dm que não cura ninguém,contratou o arouca outro que gosta do dm,leonardo silva ídolo mas já passou na hora de aposentar,falam em renovar o contrato do Robinho,so foi embora ate agora o he man,marrone,a barca e grande olha lista,valdivia,Robinho,erazo,santana,alex silva,carlos cesar,infelizmente temos ver o cone fred e anemia elias pois o contrato deles são longos,vai galooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo.

  • Flamengo 1 x 1 Independiente
    algumas observações:
    .Diego Tres Toques assim como o Robinho são os artilheiros dos gols desimportantes! em decisões eles somem.
    .Já notaram que quase todo jogo o Réver dá uma cabeçada ou trombada em um adversário ou companheiro de time? hoje desmaiou o próprio goleiro…kkk e rachou a testa…kkk só joga de touca!
    .É um desespero pra ir na bola e no último minuto isola a bola perdendo a oportunidade do gol, é muito estabanado o cidadão!
    .Alguém tem um dvd do Luizinho zagueiro do galo e da seleção pra emprestar pra ele? kkk
    .Dá dó ver o Éverton Ribeiro reserva de Viseu, Lucas Paquetá…kkk Bem feito! num voltou pra onde foi campeão… agora fica só no cheirinho…
    .Não entendo porque não entra com o Vinícius Júnior logo de cara… se o cara é bom, põe logo pra fazer o resultado e partir pra cima dos caras.
    .E o Sanches Mino? saiu do Cruzeirão e até que não está mal na Argentina…
    .Esse time do Independiente é considerado o “rei de Copas” por causa de muitos títulos conquistados, mas quantos tiveram o auxilio do apito amigo?
    .O Maracanã continua uma zorra com invasões de catracas: perigo acontecer um desastre com a torcida em um jogo desses, estão facilitando, uma hora ocorre uma tragédia!
    .E o Galão da Massa num vai “participar” da Libertas/2018… é bom que num passa vergonha! tudo tem seu lado positivo! Pensem nisso!!

  • O que atrapalhou o Galo na minha opinião foram as trocas de treinadores,eu teria deixado o Levir por mais um ano,agora é deixar o Oswaldo trabalhar.Duas coisas que o Galo não deve mais fazer:Contratar treinador estrangeiro ou em início de carreira.Pra mim o Galo deveria tentar trazer o Tardelli,ele faz muita diferença em campo e poderia ser o jogador de velocidade ao lado do Fred.Meu time seria:Victor,Marcos Rocha,Leo Silva,Gabriel,Fábio Santos,Arouca,Elias,Robinho,Otero,Fred e Tardelli.Eu tentaria ainda trazer o Jemerson e o Bernard.

    Falando sobre o futebol de modo geral,enquanto não houver árbitro de vídeo o futebol não será sério.O Galo perdeu os títulos do brasileirão de 77,80,99,2012,2015 por causa do apito maroto.É absurdo a CBF e o STJD serem no RJ e não em Brasília.

  • Caros,
    Nisso eu acredito, no tipo de contratação como a veiculada de Germán Contim. Não vi jogar, mas eu nunca vi jogar mesmo foi a pá de Santana come quieto q tá no Galo. Foi importante o presidente já de cara ter desmantelado a pouca vergonha q comandava a Base. Ponto. Mas o mais importante é o futebol principal. Tem q ter pulso firme com os VELHACOS, identificados pela torcida, q só querem a vida boa do CT. Impor disciplina, presidente. Saber q prá lutar pelo Brasileiro18 terá q passar o trator nos JABAZEIROS. Turma sem vergonha, viu, vão prá bar torcer camuFLAdos por torneio q ñ vão participar e tem o acinte de ficar por aí pedido Patrick, o Ogro e Danilo, tremendo perna de pau do mequinha-q-queria-ser-grande como reforço. Liga, presidente. Queremos time competitivo, equilibrado nos setores e com boas peças de reposição. Suba uns moleques de Base e solte prás feras. É assim q funciona. Quem tem competência q se estabeleça. Ñ acredite na base do time atual, de forma alguma, turma de BOI CANSADO.

    Fortalece aí...QUEREMOS O BR18, a hr é agora!
    GALO SEMPRE!!!

    • Ao menos nunca vi os que você chama de jabazeiros questionarem a sua forma de torcer e o que a sua ignorância acha melhor para o Galo. Gostaria de ficar com o Galo pra você neguinha? Acho que você é uma maria enrustida. E se muitos foram para o bar torcer para o que acham melhor para o seu time do coração, fizeram muito melhor do que um prepotente que se julga mais... Tenha dó! ?

  • Boa tarde, Eduardo e amiGalos. Confesso que, num primeiro momento, fiquei triste por não ver o Galo na Libertadores do próximo ano mas foi justo termos ficado de fora pois não merecemos, em momento algum desse ano, a classificação e seria mais um vexame nos classificarmos por causa de terceiros, ainda mais sendo o Flamídia.

    Gostei da entrevista do novo presidente, não inventou demais, não me parece amador como o anterior, parece estar realmente atento e ciente das necessidades do time, mal posso esperar para vê-lo colocando as mãos na massa. A "faxina" já começou, tanto internamente, nos bastidores, quanto no time. A nível administrativo, as únicas saídas que posso comentar e que me agradaram foram do Carlinhos Neves e do André Figueiredo. Tomara que os três problemas crônicos do Galo sejam resolvidos pelos novos nomes: DM sempre cheio, time sem preparo físico e base inútil. Quanto ao elenco, o alvará do Marlone já estava vencido há muito tempo, quanto ao Rafael Moura, obrigado pelo orgulho em vestir o manto e pelos serviços prestados mas precisamos de jogadores produtivos, infelizmente não teve futebol suficiente para jogar no Galo, e espero que essa lista de dispensas esteja só começando, ainda falta muita gente (Robinho e Elias, estou olhando para vocês). Com a ausência na próxima Libertadores, o Galo ainda perde a visibilidade em uma competição continental de alto nível como trunfo em negociações, somando ao fato de o orçamento estar limitado, vejamos quais milagres essa nova diretoria pode operar para trazer bons reforços para o time. Que Deus abençoe essas novas "cabeças" e o nosso time e que em 2018 o Galo volte a mostrar sua estrondosa força para o Brasil e o mundo trazendo muitos títulos para casa.

    Saudações alvinegras a todos.

  • Parece que estão oferecendo contrato de 2 anos para o Robinho. Puseram alguma coisa na água servida na apresentação da nova diretoria, só pode.

  • Animadora a coletiva do Sette Câmara, profissional e acima de tudo muito séria. Q a ideias sejam colocadas em prática na mesma proporção em q foram apresentadas. O CAM é GiGante e assim deverá ser tratado...tentaram por que tentaram apequená-lo felizmente não conseguiram, quem tentou passou,e o CAM segue firme e sempre seguirá... Abençoado seja o CLUBE ATLÉTICO MINEIRO??? GALO

  • Boa tarde Massa! Gostei da entrevista do Sette Câmara após o resultado da eleição e também de parte das medidas por ele anunciadas ontem, quarta-feira. A base precisava mesmo de uma oxigenação, conforme o próprio presidente afirmou. Todavia, a contratação do Marques não me soa bem. NÃO MISTUREMOS AS COISAS: SER ÍDOLO COMO JOGADOR NÃO CREDENCIA NINGUÉM A ASSUMIR CARGO DE GESTÃO. E ISSO É UMA COISA BÁSICA QUE A TORCIDA PRECISA ENTENDER. O que o Marques fez nos últimos tempos no futebol em termos de preparação para assumir tal cargo? Gestão de futebol exige conhecimentos e, em grandes clubes, uma boa carga de experiências. Não me parece que o Marques reúna esses dois requisitos básicos. Quanto ao Gallo, ao menos está atuando no meio futebolístico há algum tempo; por isso, prefiro aguardar para avaliar. Por fim, aguardo o planejamento para o cenário "sem libertadores". Que a Diretoria não nos mate de ansiedade... e de raiva. A era Nepomuceno já judiou demais de nós. Abraços

  • Ser zoado por não estar na Liberta kkkkk, se for assim tem time ai que estava sendo zoado por muito tempo. A verdade é que se viesse a vaga tava nem aí se fosse pelo flamerda, se não viesse como foi, não fiquei nem aí também. Perdemos a vaga quando fomos derrotados no Indepa por 5 babas, se tivessemos vencidos uma dessas babas estavamos lá. Melhor assim, um melhor planejamento e focar no Brasileiro e CB. Brasileiro porque já passou da hora e CB pela grana, 50 milhas nenhum torneio paga tanto na América do Sul. Gostei da fala do Sette Camara, vejam os clubes que estão na Liberta, serão todas as competições paralelas aí nessa o GALO, pode levar uma certa vantagem focar no Brasileiro enquanto os demais se matam na Liberta, mais ou menos como fez o Curica esse ano. Imaginem ja no inicio do ano o GALO pegando 2 matas matas na Liberta e se não passa, coitado do Sette Camara, Time não vale nada, técnico merda, plantel merda, diretoria merda, marques merda. etc.etc.etc. É fácil perceber o que iria acontecer, melhor se assentar e planejar melhor 2018. Saudações Alvinegras aos verdadeiros Atleticanos.

Recent Posts

Pelo Brasileiro pensando na Libertadores

Faltando sete dias para a grande decisão e mais quatro jogos pelo campeonato nacional, hoje…

3 horas ago

A quem interessa a pilhagem

Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…

1 dia ago

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

2 dias ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

3 dias ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

4 dias ago

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!