Depois do ano mágico de 2021 – campeão Brasileiro e da Copa do Brasil -, mesmo com campanhas razoáveis nos dois anos seguintes com a sétima e terceira colocações, não sentia um clima e atmosfera tão legal quanto a que estamos vivendo. É cedo ainda para qualquer projeção, mas é tempo sim de sonhar e acreditar no time Atleticano. Estamos, como naquela ocasião dos títulos recentes, em três frentes. Além das conquistas nacionais, sob o comando do Cuca, ainda chegamos às semifinais da Libertadores.
Se estamos bem no Brasileirão, vice-líder e a um mísero ponto do líder Botafogo – que ano passado abriu dez de frente – terminando a temporada na quinta colocação (pré Libertadores), apesar de apenas quatro rodadas nos é licito projetar conquistas. Já na competição sul-americana, com o turno da fase de grupos encerrado, o Galo tem 100% de aproveitamento e lidera sua chave. No geral divide essa condição com River Plate e Bolívar. Estimulante!
Tudo isso, depois de conquistar recentemente o estadual – penta campeão mineiro – após a chegada do treinador Gabriel Milito. O argentino já chegou chegando. Dois jogos pelo estadual, que asseguraram a conquista. Três vitórias em igual número de confrontos na Libertadores e quatro pelo Brasileirão, somando oito pontos em duas vitórias e dois empates. Nove partidas com seis vitórias e três empates. Sem derrota até o momento, mas reitero que elas irão acontecer.
Pois que, a partir de hoje – na condição de único mineiro – iniciamos a caminhada rumo a reconquistar a Copa do Brasil. Diga-se nas três frentes, buscando o quarto Brasileiro, a segunda Libertadores e – no caso – a terceira Copa do Brasil. Podemos sim, sonhar com as conquistas na temporada, ainda que em parte. Mas lutando por todas elas, sem priorizar, pois o espírito Atleticano é e sempre será de um Galo Forte e Vingador. Então, que venha o Sport Recife, premiado com a bola viciada da cbf em fazer a primeira partida em terras do Galo de Rinha. Aqui tem raça e amor! A decisão, novamente, em campo do adversário. Eita bolinha danada de sem vergonha!
Se hoje será pela Copa do Brasil, frente ao time pernambucano; no sábado jogamos no interior do Espírito Santo, enfrentando o Fluminense e na sequência – terça-feira -, na Argentina, Rosário Central (portões fechados) abrindo o returno da Libertadores. Maratona sem fim. Ao que sinto, por ouvir e ler, o treinador tem o elenco nas mãos e praticamente definida sua espinha dorsal de titularidade. E, acredito, que até a chegada de novos e providenciais reforços, mantendo o time nessa busca incessante de vencer, vencer, vencer. Tá dando gosto ver o Galo jogar.
Na aposta de quais os onze que iniciam hoje, sabendo sim que vai ter erro, arrisco o Éverson; Saravia, Bataglia, Jemerson e Arana; Otávio, Franco, Zaracho e Scarpa; Paulinho e Hulk. Até acho que esse time está na cabeça da maioria dos Atleticanos – da velha guarda e crianças de hoje – afinal deu liga e vem sendo vitorioso. Correm por fora, sempre os nomes dos zagueiros Fuchs (suspenso para sábado pelo BR), Lemos e Rabello. Ainda, assim como esses beques para o banco ainda o Igor Gomes (precisa voltar a ser decisivo quando entra no meio da partida), Alisson (também recuperar estilo fogoso), Vargas (o melhor do último jogo), as possíveis estreias de Palacios e quem sabe Robert, Cadu. Elenco tá bom, mas precisamos de laterais e mais alguma peça pontual. Pra cima deles, Galo! Que venha o Sport!
*fotos: Pedro Souza/Atlético
Deveria estar aqui hoje, ainda que lamentando a justa perda da Copa do Brasil, focado…
“Serei Galo mesmo que a bola não entre, mesmo que a nossa casa se cale,…
Apesar do comportamento imbecil de alguns poucos torcedores, o Galo sai grande da competição. Essa…
Faltando nove jogos para o encerramento da temporada, o Galo tem dois deles como primordiais.…
Vez por outra, seja no dia a dia ou em cada momento decisivo, nossa Atleticanidade…
A exemplo do que sempre manifesto aqui, dia seguinte à uma grande vitória ou conquista,…
View Comments
Bom dia. Tbm arrisco (e agradeço) o Fucks no lugar do Jemerson. Que pode auxiliar no quesito número de jogos num curto período. O Fucks não jogará sábado. Precisamos de outros dois laterais, um pra cada lado. Gostaria que o Rubens, quando voltar, fosse pra meia...
Bom dia.
O interessante no Milito é que ele sempre alternou o time, com escalações diferentes em cada jogo, porém sabemos que ele tem um time base.
As vezes entram Rabelo,Fuchs,Lemos, Alisson, Vargas,Cadu e até Pedrinho e Mariano.
Eu, que estava pensando que o GALO tinha que reforçar a zaga, penso agora que precisamos de mais reforços é no meio campo.
Durma-se com um barulho desse.
Abraço.
Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos que como eu têm uma única preocupação quanto ao jogo de hoje e o da volta lá em Recife.
É o carma atleticano contra times daquela região. Tenho porém, uma esperança: Que o Milito tenha ideias capazes de vencer o carma porque orações e rezas eu já esgotei nesses mais de setenta anos de atleticanidade.
Contando com essas idéias salvadoras eu quero é que o Galo jogue bola e esqueça o resto.
JOGA BOLA GALO. SÓ JOGA BOLA E DEIXA AS IDEIAS FAZEREM O RESTO.
Carma e tabu não entram em campo, servem no máximo para estatísticas... O que entra em campo e vence é time bem treinado, bem escalado, com raça, foco e eficiente! O Galo de Milito tem condições de deixar isso em campo, tem demonstrado isso, tomara que consiga mais uma vez....
O TIME DO SPORT:
O LEÃO é um time encardido, carne de pescoço e brigão, no sentido raçudo do termo…
A despeito de estar na Série B, é uma camisa pesada, de respeito e tradição…
Então, muita calma nessa hora de muita euforia atleticana…
O Sport vive um bom momento na temporada. É o atual Campeão Pernambucano, está vivo na Copa do Brasil e se encontra na 2ª colocação da Série B, além de vir de uma sequência de 13 partidas consecutivas sem derrotas, com oito vitórias e cinco empates…
O técnico Mariano Sosso, da escola Argentina, gosta de variar taticamente a equipe e surpreender a cada escalação (4-3-3; 4-4-2 etc)...
O provável 4-3-3 do Time do Sport pode ser:
Caíque França;
Pedro Lima, Rafael Thyere, Luciano Castán e Felipinho;
Felipe , Fabricio Domínguez e Tití Ortiz;
Lucas Lima, Romarinho e Gustavo Coutinho.
Desfalques: o meia Allan Ruiz segue no DM...
Retornos: o bom atacante Barlleta volta a ficar à disposição do treinador...
Como bem alertou o Alvinho do GALO, o capitão Rafael Thyere, zagueirão, é muito bom na bola aérea ofensiva e fez três gols recentemente. Romarinho na frente e Barletta são perigosos. Lucas Lima é muito bom jogador. E a equipe é organizada e joga aferrada…
O Atlético é favorito…
Mas…
O jogo é de 180 minutos e tem volta lá onde o leão é brabo. O ÂNGELO muito bem disse: “o jogo na volta vai ser uma pedreira” e vai mesmo….
Então, é um típico joguinho perigoso, casca de banana, como perigoso foi o jogo contra o Criciúma na AMRV…
Todo cuidado é pouco…
De fato, não pode entrar com euforia e muito menos salto alto! Mas também não pode jogar com medo, respeito é jogar com seriedade e partir pra cima deles! Time por time, o Galo é superior, agora é colocar essa superioridade em campo como fizemos contra Rosário, cruzeiro duas vezes, Cuiabá e Peñarol.
Caro Ernest,
Obrigado por reforçar o meu alerta!
O jogo da volta será na Arena Pernambuco, estádio de Copa do Mundo e mais neutro. A Ilha do Retiro, que conheço bem, está em reforma.
Galo precisa fazer o placar em casa. É mata-mata, não há margem prá erro.
Um abraço!
Bom dia a todos. Apenas uma pequena observação com relação ao texto : Cariacica, local do jogo com o Florminense, não fica no interior do ES. Faz parte da Grande Vitoria. São separados por um pequeno rio. E o estádio é muito bonito, excelente gramado.
Boto futebol, economês, política e esperança no liquidificador e bato. De Milito pra cá o Galo passou a praticar em campo movimentação eficiente e impositiva, seja que adversário pela frente, inimigo número um, forte, fraco , mais-ó-meno, gringo, todos
enredados na tecelagem alvinegra, com números e resultados em superavit, necas do fel das derrotas. De modo que nosso otimismo é natural ou tá inflacionado? Tem de manter isso aí, viu!
Com frangueiro e o Jemerson, estamos é phu....
Na minha opinião, O GALO conquistou os títulos de 2021 , COM o Everson, e não GRAÇAS ao Everson, tampouco APESAR do Everson.
Acho um goleiro regular e que no ano passado teve uma fase horrível e agora está normal.
Somente opiniões.
Abraço .
Bota na balança, amigo, as falhas e os acertos de ambos. Verá que são muito - mas muito - mais acertos que erros.
Vamos Galo,passar por cima hoje de preferência com um placar elástico, nosso Time tem obrigação de vencer,a diferença técnica é muito grande,tem que fazer valer o favoritismo
Meu caro, com o Everson ganhamos brasileiro, copa do brasil, Supercopa do Brasil e 4 estaduais, com o Jemerson ganhamos Libertadores, Copa do Brasil, Recopa e outros 4 estaduais. Sigo na torcida pra gente continuar se phu… dessa forma!
Esse Fernando aí é um chato de galocha,adora vir com pessimismo,eu nem respondia.
Perfeito BARROS!
FRACA É A MEMÓRIA DAQUELES QUE NÃO QUEREM RECONHECER O VALOR DO EVERSON NO GALO.
Abraço.
Bom dia, o time é esse: Everson, Saravia, Battaglia e Jemerson; Otavio e Franco; Scarpa, Zaracho e Arana; Hulk e Paulinho. Qdo vejo o Galo do Milito lembro tristemente do tempo perdido com o dinossauro Felipinho, e dos que acreditaram nesse engodo, fazendo nosso Galo perder o Brasileiro do ano passado e tempo precioso nesta temporada. Treinador bom faz muita diferença. Penso que a temporada é promissora, principalmente com a chegada do Bernard e, talvez, do Alonso. Espero que Rabello e Lemos corram por fora mesmo, pra fora do Galo. Zagueiros lentos e pesados e que de forma alguma combinam com o estilo de jogo do Galo de Milito. Uma pena a contusão do Rubens. Minha preocupação é a manutenção de Paulinho e Zaracho pra temporada toda. Jovens e fundamentais. Zaracho já é um dos grande meias de nossa história. Joga muito e é super vencedor com nossa camisa. Galo sempre! SAN
Barros, querido, permita-me alguns contrapontos, ressaltando, de início, a admiração mútua e o relacionamento sempre respeitoso, de nossa parte. Sou daqueles que "acreditaram no engodo", não por causa do treinador, mas, sim, por acreditar (ainda) que o Atlético deve ter planejamento de longo prazo. E a manutenção do treinador, pelo menos para uma temporada inteira, insere-se nesse contexto, independentemente dos resultados em campo. É o que penso. Concordo contigo quando você diz que "treinador bom faz diferença". E complemento: treinador bom, E MOTIVADO, faz AINDA MAIS a diferença. Em relação a Bernard e Alonso, considero bananeiras que já deram cacho, mas se tais atletas vierem, espero e torcerei para ser solenemente contrariado por eles. O primeiro jogou por aqui há 11 anos, perambulou por ligas e/ou times secundários da Europa e, por sua (dele) idade e constituição física (muito franzino, salvo engano), não deve ter muito a oferecer. Nesse estilo o Milito, não espero para o atleta nada além de muitas contusões e períodos no DM (tomara que não!). Apesar do exposto, a torcida exigirá dele o mesmo desempenho do passado, o que não acredito que ocorrerá e ele será mais um a frear o desenvolvimento de novos jogadores. Além do custo muito elevado, naturalmente. Já o Alonso, vale lembrar que esteve por aqui em 2022 e desempenho dele, pelo que me lembro, foi abaixo da crítica (da minha crítica, o que não tem a mínima importância, como sempre). De resto, concordamos. Em relação ao Paulinho: ainda deve, E MUITO, em jogos decisivos. Pra mim continua sendo artilheiro dos gols sem importância. Abraços e apareça sempre!
Teobaldo, meu caro, tbm sou a favor e defensor ferrenho da manutenção de treinadores, mas desde que eles tenham o mínimo de condição de contribuir com o GALO. E Felipinho jamais teve. Junto com Micale, o pior que passou pelo GALO nos últimos 10, 15 anos. Quanto aos eventuais reforços de Alonso e Bernard, minha expectativa se fundamenta na ótima temporada que ambos vem tendo por seus clubes. Alonso não foi bem em 2022 como ninguém foi. E muitos desses que foram mal naquela oportunidade, recuperaram o bom futebol. Alonso tem jogado bem, titular absoluto de seu time que briga pelo título do campeonato russo (está em segundo, se não me engano). Ainda sobre o zagueiro, penso que um jogador canhoto como ele, será de grande ajuda no esquema usado por Milito. Lembro tbm, que ambos são relativamente jovens, com 30 e poucos anos e ainda com lenha pra queimar. Acredito que Milito possa tirar o melhor deles. Grande abraço. SAN
Bom dia!
Acho que hoje Milito entra com Fuchs pela direita pra dar um descanso pra Sarávia.
De qualquer forma é muito difícil pra os treinadores adversários estudarem o time sob a batuta de Milito.
Vai pra cima deles Galooooo!!
Bom dia...primeiramente...peço desculpas em publico para o nobre blogueiro...Não é minha intenção "confrontar". Como eu disse sou da PAZ. No caso especifico é que não aguentei o cara (que tem ate uma boa resenha) vir falar em "não comprar nada no tal supermercado". Isso na minha cidade é "jogar pra torcida" "querer aparecer". Ninguém vai deixar de fazer nada em função de patrocínio de a, b ou c. Se assim fosse ninguém assinaria o Premiere que é da rede esgoto. Caro Eduardo, creia...o "chefe" dito por mim outro dia, não tem nada de jocoso. Pelo contrário, lá em MOC "chefe", "presidente" "diretoria" são elogios carinhosos embora possa, sim, reconheço, ter outra interpretação. Finalmente, Luis Claudio, agora entendi sua mensagem. É que não sabia que o jogo do maranhão vai ser em Cariacica. Ai concordo. Não se pode fechar os olhos para essa aberração. Jogar 2 jogos importantes "em casa" sem desgaste de viagem. Puro esquema!...No mais...."vambora ganhar esse troço".
Sigamos! Eu não vou nesse supermercado, por outras razões, um próximo da minha casa é muito mais atrativo e melhor organizado. Tem gondolas limpinhas e produtos bem disponibilizados. E mais, conheço muitos não Atleticanos que moram em ap dois quartos da MRV, tem conta no Banco Inter, dial do seu rádio sempre na Itatiaia e fazem consultas e exames no Mater Dei. Que mal tem? Só prefiro outro supermecado pelo melhor atendimento, organização interna, melhores produtos e outras vantagens. Nada além disso.