Categories: blogueiros

Galo em busca de liga com o Oswaldo de Oliveira

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Na contramão das últimas apresentações de treinadores, o novo comandante apresentado ontem – Oswaldo de Oliveira, o sétimo da atual gestão e quarto só nesta temporada (contando o tampão) – chega sob a desconfiança da maioria dos Atleticanos. Me baseio em duas situações (comentários do blog e conversas pela cidade) para fazer a afirmação. Os anteriores, da atual administração e da era Kalil, sempre chegaram sob a luz forte dos holofotes. Até o inaceitável Paulo Autuori, muito mais pelo presidente daquela ocasião.

Oliveira, o Oswaldo, tem um estilo frio como o próprio Autuori. Chega a ser, a meu juízo, até um tanto arrogante e antipático. Autossuficiente. Pois bem, se os anteriores chegaram com expectativa melhor, os resultados não corresponderam ao que o exigente Atleticano imaginava. Tanto que, sem entrar no mérito se certo ou errado, acabaram demitidos. Todos. O último que saiu por deliberação própria foi o Cuca.

Ontem à tarde, enquanto avaliava a reação da apresentação do novo treinador, uma pessoa amiga fez uma analogia um tanto maluca, mas que até achei interessante. A atual direção do Galo sofre com uma perceptível rejeição, apesar de tanto “oba-oba” em torno do estádio, pois o que o Torcedor quer é resultado do time em campo.  E isso vem ano a ano se esvaindo pelos dedos. Neste 2017, a prova disso, além do péssimo desempenho no Brasileiro, é essa troca incessante de treinador.

E o que é pior, perceptível entre a Massa, vem da incapacidade da diretoria em entender, absorver e tirar proveito das críticas e cobranças. Aprendi com a vida, desde meus tempos de adolescente, que saber ouvir o contraditório só pode ensinar a buscar o acerto à frente. No Galo, ao contrário, quem critica recebe desdém e é – via de regra – taxado de mau Atleticano e até de coisa mais constrangedora.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

E, em meio a tudo isso, os resultados não aparecem e o time desce na tabela sem qualquer aceno de reação. “Acabou a brincadeira”, virou palavra de ordem a cada nova alteração no comando técnico ou mau resultado. E o time continua sem render em campo, dando sequência ao pior dos últimos anos do Galo. Quem não brinca é o Torcedor, que com todos esses pesares, não abandona o time. Quem assistiu ao vexame do último domingo pode perceber o apoio do Atleticano. Quando chegamos a empatar, a Torcida quase entrou em campo e cantou, mas o time não correspondeu.

Agora fica a derradeira esperança do Atleticano para o final de ano. Escapar do risco da degola, uma vez que sonhar com G da parte de cima se transformou em piada de mau gosto. Um novo comandante, com um jeito muito apático e até indolente, irá resolver o desconforto que esse time nos colocou? Tenho cá meus motivos para tanta insegurança.  Preferia, nesta altura, um estilo Yustrick para fazer esse elenco tomar vergonha na cara.

Tomara que eu e muitos estejamos errados e que o Oswaldo de Oliveira encontre a liga deste time, perdida desde a saída do (novamente lembro-me dele) Cuca. A liga que refiro-me é de um time comprometido, não a Primeira a ser decidida na próxima semana. Com Levir, existiram altos e baixos. Com os demais, prevaleceu uma busca inatingível de estabilidade no gramado. Disse no início sobre uma analogia de um amigo ao novo momento do Galo. Dizia ele que num tempero de um bom prato leva-se água quente, sal e alho. Que os três separados são indigestos, mas, juntos, são a melhor combinação para uma saborosa comida.

Daí, o maluco do meu amigo e companheiro de um cafezinho comparou a atual direção com um deles, o novo treinador com outro e o elenco Atleticano com este medíocre desempenho como o terceiro tempero. Imagina tomar água morna, mastigar um alho ou até colocar uma pitada de sal na boca isoladamente. Dá vômito e enjoo. Mas, na medida certa, pode ser um excelente tempero para um bom prato. Tomara que isso aconteça.

Ocorrendo, nem vou polemizar sobre o contrato até dezembro de 2018, já estará justificado. Se ele veio com a missão de salvar o time de um mico maior, depois pode permanecer ou se tornar – prefiro – Superintendente de Futebol. Agora nem quero pensar nisso, meu propósito é vencer. Se ele, Oswaldo, conseguir isso, evidente que estará credenciado para a próxima temporada. Ah! Apesar dos pesares, o G ainda me faz sonhar para 2018.

Blogueiro

View Comments

  • Eduardo só uma correção, o Oswaldo não foi campeão com o Vasco quem ganhou o Brasileiro e a Mercosul foi o Joel Santana.
    O Vasco tinha perdido para as marias e o Eurico mandou o Oswaldo embora, papai Joel assumiu e ganhou tudo.
    O Oswaldo está a muito tempo no mercado e não ganha nada, mas assim como o Cuca até chegar no Galo não ganhava nada, essa história pode mudar e o Oswaldo ser Campeão pelo Galo.
    Tomara que ganhe, pois depois de ontem a pressão aumentou a torcida vai querer resultados imediatos, gera impaciência na torcida, somente um time equilibrado para superar essa pressão!!!

  • Caro Jairo Pimenta, vou discordar de você no seguinte ponto:
    " Amargamos duas desclassificações por culpa exclusiva de alguns cornetas, que exigiram a troca de técnico naquela hora que não poderíamos errar e deu no que deu. "
    Ok, os cornetas exigiram a troca, como sempre fizeram e sempre vão fazer. Mas quem fez a troca? O presidente. Se ele não teve coragem de peitar a torcida ou quis fazer média, a torcida não tem nada com isso. A maior responsabilidade sempre é de quem toma as decisões, é isso não pode ser ignorado.
    No mais, concordo com o resto todo. Mandar todo mundo embora seria insensato, até porque teríamos que pagar uma nota preta em multas rescisórias e contratando novos jogadores. E espero sinceramente que o Oswaldo consiga dar encaixe nesse time, a essa altura não temos escolha a não ser acreditar.
    Saudações atleticanas!

  • Caros,
    Deu no caderno de fofoca do Super. É verdade q o vírus estabanado pegou o da base Gabriel? Onde já se viu tanta boa sorte assim, hein? O OO vai consertar O grande elenco, fazer o mínimo, jogar? As perguntas se misturam e uma única coisa é certa: vamos apoiar prá fugir da degola, ñ é outra a luta além daquela pelo caneco lá no Pr. Aqui, na esperança tênue de q na decisão q se aproxima não me venham com desculpas do "foco" no próximo jogo, vcs sabem, né, aquele discurso furado q nem cabe mais de preservar pra evitar vencer...é mole?

  • Galinho B venceu mais uma.
    Jogadores elogiam estilo Osvaldo Oliveira... Terceira vez que eu ouço isto... Na pre-temporada Fred disse que se encontrava encantado, que nunca trabalhou do jeito que estava fazendo... Com Micale houve vivas e hurras... Agora é a vez de Osvaldo Oliveira: ele já é o supra sumo...
    ESTES JOGADORES PRECISAM CONVERSAR MENOS, FALAR MENOS, ELOGIAR MENOS E JOGAR MAIS!!!... QUEREM ELOGIAR OSVALDO OLIVEIRA, DEMONSTRAR SOLIDARIEDADE? CURITIBA É LOGO ALI...

    • Boa noite Rubens, saudações! ✓sub_15 do GALO hj pregou as märïöläs na parede pelo CAMpeonato Mineiro da categoria por 2×1 e pela CB_sub20 classificamos p/ próxima fase tbm. Iríamos enfrentar o náutico mas os caras só tinham 7 jogadores e tomaram um W.O. É o GALO cantando alto para o desespero da arcoirizada de camisas feionas.abs?️?? GALO

  • Alfred Hitchcok , o mestre do suspense inusitado, do terror, se vivo fosse, viria ao Brasil , terra das malas voadoras empapuçadas de grana , terra dos safados politicos , terra das mazelas sem fim, viria ao Brasil para rodar um filme. Focado num atleticano , que em janeiro de 2017, em extase com o time, apesar de 2016 , acidente de percurso , feliz da vida, acreditando em titulos em profusão,acreditando em um dos melhores elencos do país, acreditando em robinho , o bom, acreditando em tudo , enfim , leva um boa noite cinderela , tem um coma induzido e acorda hoje, dia 27 de setembro. Ao acordar, não pergunta por parentes não pergunta pela namorada ,não quer saber de nada , só do Galo , sua razão de viver. Ainda confuso com o 'fuso horário", ele consulta o calendário e se prepara para gritar Galoooo a plenos pulmões , a pular, fazer festa , a extravasar sua atleticanidade. Chama o enfermeiro e começa a resenha: mineiro não conta, é obrigação, não é? O enfermeiro balança a cabeça, concordando. Libertadores , meu sonho de consumo? Passamos pelo river plate? Conte-me tudo, não me poupe. E o enfermeiro contou, com requintes de crueldade ;, ao chegar na eliminação pelo seu jorge, o atleticano , agora somente branco, o preto se foi , berrou, a plenos pulmoes: jorge,QUEM ? Da Bolivia? 180 minutos nem um gol? Não minta pra mim, maria , respeite meu estado de saúde.
    Recomposto mais ou menos, meio zonzo, 'e a copa do brasil , hoje encaramos o gremio ou flamerda? Vou sair daqui e ir direto pra rua de fogo.
    O enfermeiro , tremendo, abriu o bico , eliminação pelo botafogo , 3 a 0, E arrematou, sem dó nem piedade : hoje é a final entre flamengo e cruzeiro , No mais puro estilo hitchcok , medicos, desfibriladores, gritos, Recomposto novamente, pois o atleticano é antes de tudo, um forte, na alegria e sofrencia , chorando pergunta , restou o brasileirão , né?
    A tres pontos da degola.
    O enfermeiro contou tudo, todo o inferno astral do Galo , o atleticano, com olhos marejados, abatido, so sorriu um pouco com a noticia do estádio , falava, sussurrava baixinho, estádio é bom , até cair em prantos , um pranto doído de fazer dó. O enfermeiro não poupou detalhes: além dos vexames das eliminações precoces , falou da quebra do encanto do horto, das perda para times da prateleira de baixo, dos penaltes, expulsóes e gols perdidos do fredcone , da ruindade do robinho, do pablo, de micale (QUEM?), e da cerja do bolo, osvaldo de oliveira. O atleticano começou a gritar; EUTANASIA , precisou de dez enfermeiros para segurá-lo, queria pular do decimo andar. Nem tranquilizante, sedativo o acalmava , uma tragédia. a única coisa que o acalmou , foi um enfermeiro , também atleticano , balbuciar em seu ouvido: nepomuceno não se reelegerá. O bom atleticano sossegou, dormiu.

  • Estou preocupadíssimo com relação à nossa recuperação. Este técnico não vai resolver, tomara esteja errado. Dias melancólicos para o atleticano, que tanto sonhou no começo do ano, apoiou, gritou, incentivou, e nada. Para completar, a desilusão de ver as Marias se deleitando no Marião, ao sabor de uma final, e nosso time se debatendo pra não afundar de vez.

    • Essas Marias realmente não entendem o que é ser atleticano e nunca vão entender. Tirando alguns poucos atleticanos que se consideram mais atleticanos que outros, nós não somos simpatizantes como vocês. Vocês ainda não aprenderam que nós apoiamos, gritamos, incentivamos INCONDICIONALMENTE. E vamos continuar assim, mesmo que o galo seja rebaixado de novo, mesmo que o galo se mude para jogar o campeonato chinês ou mesmo que algum dia mudemos de principal rival e passemos a temer (ou trëmër) os jogadores do Pirangi ao invés dos urubus.
      Para falar a verdade, nosso principal rival é o vento. Pois o gelo nós já vencemos. Marias são só uma diversão que temos em ter como freguês.
      E que as Marias sempre se deleitam é normal, assim como são vaidosas e gostam de tudo que é grande.
      Mas que continuemos a tê-las por aqui. Já que a humanidade nunca vai se ver livre das baratas e dos vírus e bactérias. Quem somos nós para acreditar que vocês podem desaparecer aqui do site um dia.

  • Por nada não viu mas acho que técnico nenhum ganha jogo! O jogo se ganha lá dentro, pelos jogadores, seja lá qual técnico for! Isso vai muito da vontade, da personalidade, da cabeça dos jogadores! Muito mais vale um time aguerrido, entrosado, que dá tudo certo, que um time cheio de estrelas, e que dá tudo errado! O Atlético se dá ao luxo de ter um craque como o Casares muitas vezes na reserva! Sou cruzeirense e sempre posto aqui também pelo crescimento do galo, nunca para jogar pedras! Se tem um jogador que queria ver no Cruzeiro, esse é o Casares! Talvez o problema do Galo tenha sido em elenco caro demais, sei lá, ninguém entende! Um bom time, entrosado e sem técnico e alguém chegar e falar: vai lá, façam o que sabem fazer! Duvido que não dê certo, se não arrebentam! Time jogando direitinho não tem esse negócio de estratégia, de jogada ensaiada, etc! As melhores jogadas sempre saem é no improviso mesmo! Time jogando com personalidade, alto astral, moral elevada, tudo que faz dá certo! Até chutão sai gol! Já time que meio cabisbaixo, dá tudo errado, nada dá certo! Pode chegar qualquer técnico que seja mas quem vai ganhar jogo são os jogadores, e isso depende da moral deles, da vontade, da personalidade! Não pode um elenco do quilate do Galo estar nessa posição! Ano que vem quero ver Cruzeiro, Atlético e América, de preferência os três brigando pelo título do Brasileirão!

  • Oswaldo de Oliveira parece ser bem arrogante.
    Deveria aceitar que foi beneficiado pela mão do Índio no segundo jogo da final do Brasileirão 99.
    Não gostaria de vê-lo com o uniforme do clube.
    Já o ex-árbitro Marcio Resende de Freitas virou comentarista da rede Globo como prêmio do Brasileirão 99 e 2005.

    Esse site do superesportes é tendencioso. Ignoraram o Campeão dos Campeões de 1937 e 1978.
    Aliás, o GALO está um meta nível acima dos rivais. É o único clube campeão dos campeões brasileiros.

  • Sei não........este novo técnico já chegou falando em recuperar Robinho.
    Não tem outra saída, agora. É torcer e torcer. Que Deus nos ajude também.

Recent Posts

Pelo Brasileiro pensando na Libertadores

Faltando sete dias para a grande decisão e mais quatro jogos pelo campeonato nacional, hoje…

6 horas ago

A quem interessa a pilhagem

Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…

1 dia ago

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

2 dias ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

3 dias ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

4 dias ago

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!