Por Amanda Aleixo
Um estimado professor aqui de Minas ensinou em muitas empresas brasileiras e até de outros países que “quem não mede, não gerencia”. A ideia por trás da frase vem de Deming, um guru da administração, e quer dizer que precisamos de números e dados para ir adiante; para alcançar e superar as metas.
Toda essa breve teoria de gestão para resultado recordou-me do Galo, porque no futebol também cabe meta, método, gerenciamento e resultado. No passado, a coisa funcionava mais ou menos assim: quem tinha muito dinheiro contratava os melhores jogadores e corria com facilidade na liderança dos campeonatos. Hoje, a coisa mudou um pouco: o futebol arte deu lugar às táticas e os devaneios dos presidentes dos clubes foi transformado em administração consciente e eficiente. Se tem até clube de futebol com ação aberta na bolsa de valores, a coisa tem que ser levada a sério.
Ao que parece, o nosso Galo passou por problemas de gerenciamento para o alcance de resultado nos últimos anos. Não vou dedicar tempo em discussões sobre as finanças do clube e decisões verticais da diretoria. A verdade é que já temos a medida e os dados, mas ainda caminhamos a passos curtos rumo a um gerenciamento eficiente. O nosso estimado José Roberto apresentou algumas estatísticas nessa semana.
Medimos a correria dos jogadores em campo, os chutes a gol, as roubadas de bola e até as defesas difíceis. Se você é cartoleiro, já é especialista no tema, não?! Estou certa de que Larghi também tem seus gráficos, planilhas e tudo quanto há para medir o desempenho do nosso elenco, mas qual é a meta? Você, amiGalo, sabe me dizer qual é?
Sinto que nesse tópico não há muita transparência do clube para conosco e o ciclo se repete ano após ano. Queremos torcer, gritar e celebrar, mas no rumo certo. É certo que o objetivo deve ser maior que ficar entre os quatro do brasileirão, pois somos um clube grande, com história e camisa. Queremos Brasileiro, Libertadores e tudo quanto há, pois o Galo merece. Se tiver método e meta é possível chegar lá.
Então, qual é a meta e o plano para alcançarmos? É simplesmente trazer reforços para o setor defensivo ou encontrar mais talentos nas categorias de base? Quem sabe dar sequência ao trabalho do treinador, estabelecendo objetivo a longo prazo?
Se nós, torcedores, somos a principal fonte de renda do clube, queremos saber qual é o planejamento, gente! No fim de junho, o nosso ídolo Marques – agora Coordenador da Categoria de Base – prestou conta do trabalho feito com os garotos e falou sobre os planos do futuro. Transparência! Ponto para ele.
Nos últimos dias, o técnico Tiago Larghi deu a entender que o objetivo máximo era alcançar a vaga para a Libertadores 2019 e que o sonho do título continua a envolver o trabalho. Confio e aprecio o trabalho do professor, mas essa visão preocupa. Merecemos mais e com uma administração, gestão, método e uma zaga eficiente – para não perder o costume, chegaremos lá.
Mais transparência, meta e planejamento e menos achismo. Vamos adiante, Galo!
Saudações!
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
Olá amigalos, vamos relembrar o discurso do nosso presida em sua posse quando ele deixou bem claro que a meta seria o brasileiro ou brasileiros já que disse que queria mais de um, quanto a isso acho que está bem definido, outra coisa é que ele não precisa entender de futebol só precisa gostar do galo, pois não é isso que temos orgulho em dizer, que não gostamos de futebol, gostamos é do Gaaaaloooo.
Na minha modesta opinião, o que parece ter sido um bom negócio, poderia vir a ser melhor. Roger Guedes, com 21 anos, artilheiro do brasileiro é um jogador que joga em qualquer time do mundo. É o melhor jogador do futebol brasileiro. 9,5 milhões de Euros, menos 2,5 que o Galo receberá, equivaleria a um investimento de 7 milhões de Euros. Bremer foi vendido por 6 milhões. O desejável seria mantê-lo até o final da temporada e depois sim, vendê-lo, se fosse o caso. Quanto o Atlético investiu nessas últimas contratações? Quanto de salário? Será que vão corresponder em campo? Roger Guedes não era uma aposta e sim certeza. Foi uma pena sua venda. Aposto que todos os adversários do Atlético estão felizes com o negócio.
Quem não mede não gerencia... Refere-se a Vicente Falconi, um ícone na gestão de empresas mundo a fora !!!
Verdade, cabe no futebol..até porque, futebol é.. ou deveria ser uma empresa !!!
Boa tarde amigalos. Para enfrentar o Grêmio vamos de Juninho e Gabriel na zaga e no meio campo José Welison e Elias. QUE DEUS ESTEJA NOS ILUMINANDO NESSE DIA E NÃO NOS ABANDONE.....AMÉM....
Parece que eles também têm muitos e importantes desfalques. Pena o time ainda não estar pronto a ponto de mudar uma ou duas peças e mudar todo o esquema e agora essas duas contusões. Nesses jogos fora, eu apostaria num meio campo mais pegador, com Adilson, Welison e Blanco ou Elias. Futuramente.
Boa Tarde,
Parabéns pelo texto, compartilho da mesma opinião.
Vejo que em se tratando de Galo, é um time grande e nunca entra em um campeonato se não for para ser campeão.
O não ficar falando isto é que deixa alguns meio preocupados, vejo isto como uma boa estratégia, pois, é só os amigos lembrarem que toda vez que o galo esta em evidência, começam os erros seguidos da arbitragem contra a nossa equipe.
Da mesma forma que a diretoria sempre esteve trabalhando sem alarde e por isto receberam criticas de todos, este assunto também esta sendo tratado, e eu penso que estão corretos, a mídia faz os adversários focar demais na nossa equipe.
Estão trabalhando este assunto como bom mineiros que são.
Com relação a metas, vejo que até agora esta diretoria esta trabalhando bem, e provavelmente resolvendo e limpando o passado, até mais do que pensavam.
Por falar em metas, qual será com relação a construção do estádio?
Será que estamos dentro do cronograma, pois é, sempre esta forma calada de trabalhar, trás em nós uma certa desconfiança e ansiedade.
Compartilho da opinião que a diretoria ainda tem que nos dar algumas informações sobre vários assuntos.
Caros,
QUEREMOS O BR18. São 47 anos na fila. Temos q quebrar a MALDIÇÃO de apenas participar, URGENTE!
Contra o grêmio logo mais é o próximo jg e só a vitória interessa...PRÁ CIMA, GALO!
A crônica de hj, de premissa falsa, desenvolvimento meia boca e conclusão óbvia, trás a virtude de chamar a torcida pro questionamento e abrir o olho dos crentelhos, q acham q basta um Pastor qq vestir saia q já ganhou hierarquia no Prelado. Ora, quem são e o q querem "OS DONOS DO CAM"? Esse Canto do Galo tá mais parecendo O Canto dos JABAZEIROS, apoiado pela filosofia rateira treme treme do PENSAMENTO ÚNICO: Traduzindo, apoio incondicional aos Jestores. É incrível, no meio da guerra acabamos de ceder o artilheiro do Br fazendo a diferença e trouxemos um monte de aposta do Vitória da Colômbia, cedemos um zagueiro promissor no setor mais vulnerável do time, e a turma do portão7 aplaudindo? Surreal o q acontece com o nosso Galo. Aí vem o jornal e diz: "O Galo é o clube q mais contratou nas férias, e todo mundo Óooo"...O Clube Atlético Mineiro é um Clube controvertido, sim senhores. Todo grande clube é, tem muito interesse. Mas a sua torcida apaixonada ñ é composta só por idiota ñ. O nosso interesse de torcedor é o FUTEBOL nas 4 linhas. Comércio, putaria e negócios, ok, e futebol também sobretudo. Qnd Kalil assumiu a Presidência todos sabiam q ele ia utilizar o Galo prá tentar alavancar uma outra empresa, quebrada à época. Nepô entrou prá tentar alavancar sua carreira política. Nenhum deles disse q ñ entendia de futebol. O q quer um sujeito q ñ entende de futebol metido com futebol? ...Nós, os torcedores. Queremos time competitivo e ñ amontoado de perna de empresários, VENDIDOS...
QUEREMOS O BR18! ACORDA, GALO!
Obs.: AQUI É GALO? Eu sou Galo? Galo ALVINEGRO?...Fiquei nesse Canto do Galo entretanto surpreso quase encantado lendo as Confissões da Organizada LE COQ BLEU! Êta democracia...Dieu sauve La Révolution
Obs.: A direção acertou mantendo o Largo, Leo Silva é titular da zaga brincado, Elias cabe na meiúca, mas ñ de volante, e nosso ataque q era o melhor do Br se tornou uma incógnita...O nosso time se tornou uma incógnita.
Obs.: só me resta acionar o refrão: EU ACREDITO!
Dia 18 é o dia e só a VITÓRIA interessa! Ñ vamos nos enganar, ano q vem é papo furado, ninguém mais aguenta, ainda mais até ano q vem, e meu próprio avô de 90 confessou q tá de saco cheio desses verdadeiros...
GALO SEMPRE!
Aí corneta, o artilheiro do BR 18 também era incógnita e provavelmente cornetado também. Desmerecendo a crônica da novata e achando que arrasou nos comentários... pobre corneta.
Bom dia, Amanda e demais Amigalo (Eduardo incluído, claro). O problema é que o Galo não tem metas a serem atingidas. Quem tem meta são os dirigentes. Eles querem saber que proveito irão tirar sendo dirigentes do Galo (assim como de qualquer outro time), estando na administração do clube. Um foi eleito prefeito, outro, de passagem desastrosa, gastou milhões contratando mal e ainda entregou o shopping a preço de banana para construir um estádio que não sai do papel. E para quê isso? Para atender a meta política dele de ser candidato a deputado estadual e usar o estádio como catapulta para ser eleito. E temos o peixes menores, que ganham um bom pixuleco na contratação de jogadores como Emerson Conceição, Ronaldo Conceição, Felipe Santana, etc, etc. Para eu não parecer um Atleticano crítico, reforço que isso é prática de qualquer dirigente. Eles têm a meta ou de enriquecer ou ter ganho político. Aliás, é a meta de todos que estão na política ou em cargos de projeção.
Bom dia, amanda! Parabéns pelo texto e bela reflexão!
Estou gostando da atual gestão e creio que as metas traçadas por ela estão surpreendentemente sendo alcançadas (rejuvenescimento do plantel, redução da folha salarial, apostar em contratações de jogadores novos visando lucros em suas vendas, etc), embora eu, como muitos outros, tão impacientes, já gostaríamos de ver esse time montado, com um zagueiro xerifão, pelo menos, mas...vamos aguardando. Quanto à fala do TL, sobre a meta ser a classificação à Libertadores, prefiro assim, pés no chão, afinal o Roth dizia que seríamos campeões e nem pra Libertadores nos classificamos naquele ano.
É verdade que está faltando mais transparência. Desistiram da Arena? E os 10 milhões do conecaloteiro?
Muito bem lembrado meu caro..Não se tem nenhuma informação a respeito da construção do Estádio?...Está muito calado...para uma obra tão comemorada
... e estes contratos com 5 anos, porque?
Por causa das idades dos contratados.
Infelizmente a "uruca" e os Euros levaram o time do Galo. Agora é só rezar. O pessoal fala que contratar por vídeo é problemático. Pelos vídeos que eu vi destas apostas do Galo, acho que o problema vai ser maior ainda. Sem Adilson, Blanco, Guedes e zagueiros decentes, espero que o técnico esteja armando um time com três volantes, algo que eu peço há muito tempo. Se entrar só com dois contra Palmeiras e Grêmio, sendo um o Elias, vai ser muita burrice.
A contusão de Adilson mostra mais uma vez que temos que abandonar a velharada. É ver o Léo Silva, o Fred (Cruzeiro) e tantos outros. Temos que contar com jogadores mais novos. A nossa experiência com Robinhos e Freds passou.
JTF, concordo com você e é isso que a diretoria está fazendo trazendo jogadores jovens que podem dar retorno técnico e financeiro.
Leandrinho 19 anos
Edinho 23 anos Terans
David Terans 23 anos
Denilson 23 anos
José Wellinson 23 anos
Chará 27 anos
Tomas Andrade 21 anos
Iago Maidana 22 anos
Emerson 19 anos
Juninho 23 anos
Roger Guedes 21 anos
Erik 23 anos
As contratações esse ano seguiram esse perfil de jogadores jovens o que fugiu a regra foi o Ricardo Oliveira que é muito experiente e vem dado retorno.
Saudações!!
Será que NOSSO GALO não tem na base atletas iguais os melhores que um Maidana por exemplo?