Nascido e criado lá na minha Araxá, acompanhei o Ganso – ainda bem criança – em sua primeira participação na Divisão Extra do futebol mineiro. Era esse o nome do Módulo I estadual. E o time, muito bem treinado pelo argentino José Agnelli, fazia bonito. Venceu nosso Galo no Mineirão. O treinador chegou em Araxá, para tratamento nas águas medicinais do Barreiro, dando uma liga perfeita. No time, Eduardo – seu Edu – até recentemente auxiliar do Bel; Spencer (meu primeiro ídolo), campeão brasileiro de 1971, entre outros.
E foi nessa ocasião, que vindo a Belo Horizonte pela primeira vez – já contei isso aqui – fui ao Mineirão. Era o ano de 1968. Acostumado com o Fausto Alvim, imaginem o impacto do menino do interior ao ver o gigante da Pampulha. Ah! Como meu pai era flamenguista, a criança que acompanha papai, foi se encantar com o time que só conhecia pela rádio Tupi. Não imaginava a magia que esperava. Amor à primeira vista, entrei pensando num time e sai com o definitivo Galo na cabeça para todo o sempre. Outros fatores adicionais, ocorreram, entre eles um saudoso cunhado que falava em Galo para o serelepe garotinho. Mas, vamos aqui falar de outras coisas.
De lá para cá, devoção e abnegação total ao time do meu coração. Arriscaria que já estive em jogos do Galo mais vezes que quase todos os Atleticanos. Talvez até possa ser imbatível nesse quesito. Nunca me preocupei em anotar, mas para se ter uma noção, de 2006 até hoje, só perdi uma única partida mandante. Falecimento de uma irmã, justamente a viúva do cunhado que me guiou ser Atleticano. Não vou em festas de família, se tem Galo em campo. Dedico, desde março de 2016, um tempo diário para esse nosso espaço. Nem por isso, de coração eu digo, me acho qualificado para impor meu pensar sobre nosso time. Nossa pluralidade sugere respeitar a opinião contraditória. Nem sempre tem reciprocidade, problema do outro. Sigamos!
Dito isso, ontem, domingo, ressaqueado sem beber (já tem 22 anos que sou abstêmio), depois daquele escárnio de sábado, passei a admitir e me preparar para uma mudança de hábitos. Nos meus 65 anos de vida, ainda ativo profissionalmente – embora com 45 anos de trabalho e contribuição previdenciária – senti forte a dor da injustiça. A derrota, fosse no campo de jogo e sem interferência não seria diferente, uma vez que o Galo jogou muito mais que o Flamídia.
Mas ser derrotado pela interferência – mais uma vez – da arbitragem é para jogar a toalha. São sacanas, bandidos e mal intencionados. E nesse pacote a cbf, com juízes e stjd, é parceira da rede de televisão que tem interesse exclusivamente comercial no futebol. Por isso, a selecinha está condenada ao fracasso permanente. Pela ação inescrupulosa dessa gente.
Sobre o jogo de ontem, disse aqui e até postei no meu facebook pessoal, três lances – houveram outros – onde a arbitragem e o varmengo definiram a partida. Assim foi em tempos passados, sempre em desfavor do Galo e beneficiando times do eixo, notadamente o Flamídia da última partida. Wright, Aragão, Rosa Martins, Simon, Resende (tem matado a audiência de rádio de BH com seu corporativismo) foram personagens da mesmice feita hoje por Daronco, Claus, Sampaio e agora esse Flávio que decidiu o último jogo. É um nojo! Uma excrecência! Não paro agora, imediatamente, por – diferente de alguns jogadores preguiçosos do nosso elenco – ter compromisso com o Atleticano.
Seguramente, ao final da temporada e em busca de melhores condições de vida, muita coisa vou mudar. Ir a jogos, apesar de ter participado com a aquisição de duas cadeiras no estádio do Galo, talvez. Porém, desacreditado da boa intenção dessa gente. Nominando: tv/cbf/arbitragem/stjd. Por culpa deles, a selecinha da cbf está condenada a nunca mais ganhar nada. Ou, quem sabe, depois que essa corja sair voltar a ser o melhor futebol do mundo.
Safados!
*fotos: arquivo pessoal
Faltando sete dias para a grande decisão e mais quatro jogos pelo campeonato nacional, hoje…
Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…
Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…
Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…
Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…
View Comments
Passando só para acalmar os amigos galistas, concordo que o rio e sao paulo são sempre ajudados mas no jogo de sabado não procede o gol do arrascaeta foi irreguar e do paulinho também o VAR tinha que anular o dois, só tem um jeito de ganhar da turma cima fazer time forte que nem com juiz ajudando vamos ao exemplos recentes, cruzeiro 2013,2014,2017,2018
galo 2014,2021.Portanto a realidade é so uma atual time do galo é muito fraco desmontaram o time, o dono time que tambem é dono da itatiaia manda os caras ficarem enchendo a bola do elenco só para iludir a torcida.
Corrigindo, disparou nos últimos campeonatos conquistados.
Excessão 2017/18, Copa do Brasil, só ganhamos porquê tínhamos Arrascaeta no time retranqueiro do Mano.
Disse tudo.
O eixo é sempre ajudado e para venceremos só timaço. Meu Cruzeiro disparou nos últimos campeonatos disputados, assim como o Atlético, principalmente em 2021.
Precisamos ter gordura de sobra ara as conquistas.
Videm que vocês nunca esquecem 1981, mas pesquisem Cruzeiro x Vasco 1974 com nosso gol do título anulado bisonhamente.
Nem passo raiva mais com arbitragem, mas a cobrança de times realmente bem montados.
E sobre Felipão, já falei antes, péssima escolha. Pode até servir para mata mata, mas em pontos corridos tende a deixar terra arrasada, tal qual Mano, tirando poder ofensivo e jogando por uma bola. Aliás, meu Cruzeiro só ganhou as Copas do Brasil com o Mano porque tínhamos Arrascaeta, que quando saiu, tomado pelo flamidia, ficou exposto toda a fragilidade do time, onde os atacantes simplesmente desaprenderam a fazer gols e iniciando nossa derrocada.
Problema é que não tem técnico no mercado. Tirando Diniz, penso todos são apostas.
Saudoso de Ênio Andrade, Tele Santana e até um Yustrick.....
Bola pra frente!
Saudações a Todos
Preciso vir aqui para acalmar os amigos galistas concordo que rio e sao paulo são ajudados
sistematicamente por arbitragens, mas no jogo de sabado discordo o gol do arrascaeta foi irregular e o do paulinho também.
Para ser campeão contra essa galera a receita é simples montar um time forte que não tem juiz,cbf ninguem segura, cruzeiro 2013,2014 br-2017 e 2018 copa br, galo 2013 copa br, 2021 br e copa brasil.
Só isso o atual time do galo é fraco e o dono do time manda os caras da radio dele ficarem plantando falsas espernças na torcida so isso gente. QUANDO VC FICARAM SE LAMENTANDO
FICARAM 50 ANOS SEM GANHAR QUEREM ISSO DE NOVO.
cOBREM DE QUEM DEVE SER COBRADO LEIA 4 RATOS OU 4 Rs COMO QUEIRAM
Boa tarde Eduardo.
Eu estive viajando, praticamente sem ver nada sobre o GALO e vejo hoje com tristeza o seu comentário.
Como digo sempre, eu gosto de ir ao estádio e quarta-feira lá estarei, assistindo in-loco, sem precisar de ouvir nenhum tipo de comentarista e nem o tal show de imagens (que posso ver depois).
Gosto de observar toda a movimentação do time , sem ficar preso ao que a tv quer mostrar.
Como eu te disse no velório do Márcio Renato, você tem que ter muita paciência e amor pelo GALO, prá aguentar tanta gente te enchendo o saco diariamente.
Um grande e fraternal abraço, afinal aqui também é GALO, p@rra!
O ano era 1978, a data 5/03 e o CAM, invicto com 10 pts á frente do são paulo,se tornava vice-campeão brasileiro. Qdo Márcio Gugu isolou a bola na cobrança de pênalti, meu tio Mauro -in memorian - assistia/ouvia ao seu último jogo do TIME que era como um filho para ele. Não admitia que ninguém dissesse um "a" atravessado q seja, sobre o Atlético na sua presença,caso acontecesse tava formada a confusão. Pois bem! Ao terminar o desastre, arnaldo cesar coelho foi
o assoprador, Tio Mauro nunca mais perdeu um segundo sequer ouvindo, quiçá realizando um de seus passatempos preferidos,uma religiosidade diria,de acompanhar jogos do Atlético.Daquela tarde/noite em diante TODOS os jogos para elecenvolvendo ou não o Atlético_ era assim q ele se referia ao Clube, "Atlético".E ai
de quem contestase,ouviria umas poucas e boas por parte dele_ passaram a ser normais,um jogo qualquer segundo ele. Qdo confrontado se ñ iria ver o jogo,a resposta era sempre a mesma:" perde tempo com isso não meu fí, ocê só vai passá raiva e tê dor de cabeça por nada.Vale a pena mais não!" As vezes ficava incrédulo na frente dele pensando como q um Atleticano ferrenho como ele podia ficar de uma hora para outra tão desligado, ao ponto de perder o interesse por completo daquilo que fazia parte da existência dele; ñ tinha lógica um trem daquele, ñ mesmo! Hoje eu sei o que ele sentiu e o que levou a "largar"de lado uma de suas maiores paixões, decepção, aliás,uma imensa decepção. Desde q esses caras tomaram o CAM de assalto eu me vi no lugar do meu Tio Mauro e a decepção é tanta ou igual a que ele sentiu 45 anos atrás. Quando vc percebe q um jogo envolvendo o seu time passa a ser algo comum como outro qualquer, é pq não vale mais a pena perder seu tempo com aquilo e esses empresários conseguiram; tiraram-me o prazer de ver um jogo do meu time,e o que é pior,ficar alheio á ele. Obrigado Tio Mauro,agora eu entendo o senhor. Um pouco tarde mas te entendo!
>> De bom restam apenas as amizades q o Atlético me deu,seja no concreto da arquibancada,seja na resenha antes/pós jogos, no busão, no boteco,qdo um copo era quebrado,etc...essas eu vou levar comigo para sempre, orgulho de cada um/a .Você meu nobre Amigo temporão é uma delas,faz parte do rol de pessoas bacanas e leais que o GALO me deu, acredite!
Forte abraço e que Deus te abençoe sempre.Você é foda!
Aos amiGALOS deste espaço um forte abraço,qualquer dia quem sabe a gente se encontra nesses bailes da vida...
Sigamos!
Boa noite, José Roberto!
Espero que volte. Fará falta a esse espaço. Espero que volte mas também não sei se fico. Afinal eu não percebo credibilidade nenhuma em quem anda comandando o Galo.
Lutar, lutar, lutar... Essa é uma das partes do nosso hino que levo para a minha vida. Às vezes é difícil de levantar, claro. Mas, é preciso seguir em frente. Sempre... Precisamos de você Eduardo. Parafraseando nosso poeta Drummond, o Carlos, " os ombros dos atleticanos suportam o mundo
e ele não pesa mais que a mão de uma criança." Vamos ganhar na quarta, pois, já saímos de situações e buracos bem maiores...
Eduardo, permita-me mais uma vez comentar no seu blog. Sou cruzeirense, como você sabe e lendo a sua insatisfação com a arbitragem gostaria de dar uma opinião de quem está de fora e por ser cruzeirense não avalia com paixão. Realmente o Atlético foi prejudicado. Em três lances ao meu ver. Na falta que originou o primeiro gol. Claramente o Arrascaeta pisou no Jemerson antes que o zagueiro do Atlético tocasse nele. Portanto, a primeira falta que deveria ser marcada era a do Flamengo. E o juiz também errou nos lances de interpretação para dar o vermelho. Eu na transmissão até tinha achado que o lance do Arrascaeta não era para expulsão. Mas revendo depois, acho que era sim. Lembro que por muito menos o Kleber Gladiador foi expulso num jogo Cruzeiro e São Paulo pela Libertadores. O outro lance do lateral Wesley foi claríssimo. Esse nem deu dúvidas. Era para vermelho direto. Então foram 3 erros contra o Atlético. A favor, ao meu ver, teve um lance. O do lance do gol do Paulinho. Porque houve um pisão no início da jogada no Bruno Henrique que fez com que ele perdesse a bola. O árbitro deveria ter sido chamado pelo Var e anulado o gol. Mas de qualquer forma ficou 3 a 1. Três erros contra o Atlético e só um a favor.
Mas não desanime não. Infelizmente na dúvida os juízes tendem para o lado dos times do eixo. É assim também contra o Cruzeiro.
Boa tarde, para todos!
Caro Eduardo, acho que leio os seus textos e os comentários desde a primeira vez.
Nesse tempo ninguém expressou com tanta exatidão o meu pensamento e sentimento contra essa corja.
Vivi a minha infância, adolescência e juventude magoando com essa canalhice toda.
De uns tempos pra cá venho me depurando desses sentimentos,mas ainda assim detesto esse pessoal.
Vi você falar ontem na live do Breno.
Abraços e saudações Alvinegras!
Boa tarde, Massa,
Ávila fique sabendo que você é uma das vozes mais ativas que representam a essência do torcedor atleticano. Graças a ajuda dos amiGalos consegui salvar o blog Canto do Galo e já não preciso mais passar pelo site nojento que se transformou o "uai".
Quando eu era mais novo meu pai assinava o jornal Estado de Minas onde conheci Roberto Drumond, homem que tinha o dom da palavra e engrandecia nosso Galo, Roberto se foi e ficou o vazio. Agora temos você como representante a altura, aquele que luta contra o sistema e as injustiças. Faça o que for melhor para sua saúde, caro Ávila, mais saiba que mesmo sem ser jogador de futebol você e Drumond seguiram sendo meus ídolos.
ESSA ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA ENTRE A GLOBOLIXO E A CBF , NÃO É DE HOJE , E O MAIOR BENEFICIÁRIO É , E SEMPRE FOI O FLAMERDA , TIME APOIADO E SEMPRE AJUDADO POR ESSA TV.........
EM BENEFÍCIO DESSE TIME TODOS OS OUTROS SÃO PREJUDICADOS , QUE DIGAM OS TORCEDORES DO VASCO.
QUANTO AO GALO JÁ ESTÁ NA HORA DE ALGUMAS MUDANÇAS...........
VARGAS , PEDRINHO , EDENILSON , PATRICK , O SALÁRIO DESSES 4 INÚTEIS DARIA PARA CONTRATAR TRÊS OU QUATRO BONS JOGADORES.......
SÃO APOSTAS ERRADAS COMO ESSA , QUE LEVARAM O ATLÉTICO À FALÊNCIA.....
EVERSON , É OUTRO PROBLEMA , NÃO TEMOS UM GOLEIRO QUE FAÇA A DIFERENÇA . MUITOS JOGOS JÁ PERDEMOS POR FALHAS DE EVERSON ??? JÁ PERDI A CONTA.....
MAS , UM DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS DO GALO É A NOSSA CATEGORIA DE BASE , QUE NÃO CONSEGUE REVELAR ABSOLUTAMENTE NINGUÉM PARA O TIME TITULAR......... NÃO PRECISA SER NENHUM CRAQUE , MAS QUALQUER UM QUE TENHA CONDIÇÕES DE VESTIR A CAMISA TITULAR...........
COMO UM TIME SOBREVIVE DESSE JEITO ?????? OLHA PARA O BANCO E NÃO TEM UM ÚNICO JOGADOR DA BASE EM CONDIÇÕES DE SER TITULAR , É DIFÍCIL....
QUANTO AO NOBRE BLOGUEIRO EDUARDO , COM CERTEZA ESCREVEU UM JUSTO DESABAFO , E CERTAMENTE VAI REVER SUA POSIÇÃO , PORQUE ESSE BLOG , É INDISPENSÁVEL E INSUBSTITUÍVEL PARA TODOS OS ATLETICANOS QUE AQUI FREQUENTAM.......
FORÇA , E VAMOS EM FRENTE EDUARDO.....
Bom dia Eduardo! É de doer. Sendo justos, o lance do gol do Galo, teve a falta do Paulinho, que a TV mostrou trocentas vezes, falando que o VAR tinha que interferir porque foi na origem da jogada. No gol de empate "parece que houve um pisão do Arascaeta. que o comentarista de pronto falou que não foi intencional" (como se falta não intencional, também não fosse falta). Mesmo raciocínio por parte da TV para a cotovelada do Arascaeta: Não foi intencional. Se fosse qualquer jogador do Galo naquela falta, seria reprisado mil vezes e o VAR é claro que entraria. E o cara que fez o segundo gol, merecia mais dois cartões amarelos, e portanto a expulsão. Nada encobre também a falha do Felipão, na demora das substituições pela entrega do time (especialmente Pavon e Bataglia, que estavam mortos). tinha que ter colocado Rubens e o Igor Gomes. Preferiu Alan Franco e Alisson. Agora é pegar o Palmeiras e jogar com a mesma vontade para tentar melhor sorte....