Categories: blogueiros

Falta compromisso e sobra incompetência

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

O título pensado ao sair do Horto ontem seria “Nada que me cale dessa vergonha”, mas as decisões anunciadas ainda no estádio mudaram o conteúdo imaginado para esta segunda-feira. Amargo início de semana, como tem sido as últimas temporadas, especialmente a de 2017. O treinador Rogério Micale, grande responsável pelos recentes acontecimentos, seguramente é o menos culpado dessa situação que estamos atravessando.

Ontem, quando tirou Adilson para colocar Otero (reincidente nesse erro), o mais otimista Torcedor previu a derrota iminente. O venezuelano entrou bem, mas poderia ter sido outra a substituição. Que saísse Luan, Valdívia, Cazares até mesmo Yago (se queria tirar um volante), mas jamais o Adilson. As outras duas alterações, com sinceridade, foram deploráveis. O famoso seis por meia dúzia, no caso Rafael (nulidade) Moura no lugar de Fred. E Marlone? Reinventaram ele?

A situação estava tão estranha, que o (atualmente) inútil Robinho talvez tivesse sido melhor que as duas últimas opções, mas nem ele demonstrou insatisfação. Situação que foi indisfarçável com Clayton, que – incrédulo – chegou a balançar a cabeça em reprovação. E Alex Silva, fraquíssimo o tempo todo, só foi notado ao discutir com alguém do banco, depois de um de seus inúmeros erros na partida. É, caros amiGalos, a profecia do nosso Santo falhou logo no primeiro embate após anunciar uma campanha irretocável em busca de vaga na Copa Libertadores. O sonho praticamente acabou, quero é fugir do Z-4. Ponto!

Mas, como disse no início, a situação recente e que agora está explodindo tem responsabilidade fora dos gramados e do Centro de Treinamento. Ela fica na sede de Lourdes. Uma série interminável de equívocos vem rondando o Galo desde a saída do presidente Alexandre Kalil. Responsável pelo nosso maior momento de glória, deixou como legado uma nau sem rumo.

A constante troca de treinadores, nem vou chorar aqui a saída errada do Levir Culpi, até porque eu mesmo o critiquei muito em sua última passagem, só dando a “mão à palmatória” com a conquista da Copa do Brasil em 2014. Quando parecia que o “burro com sorte” tinha assegurado seu lugar na nossa história, fomos golpeados com a sua demissão. Ele e o Torcedor. Dali pra frente, nem é preciso repetir o que sucedeu.

E os erros em contratações e liberações? O recente Roger Machado foi responsável direto e único pela opção por Fred? Quem liberou o combativo e lutador Pratto foi o treinador? Aos que assistiram à partida de ontem pela manhã, naquele clássico paulista, sabem o quanto perdemos com a opção errada. Mas Fred era um sonho antigo do dirigente Atleticano. Pois é, não tem sido de longe aquilo que o Torcedor imagina de um centroavante.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

O resultado de tudo isso está aí aos olhos de todos nós que amamos o Galo. A derrota e o desempenho vergonhoso não alteram o nosso sentimento. Não estou menos – como também não fico mais Atleticano – de acordo com o momento. Sou e continuarei sendo Galo, mas prefiro dias melhores que o que este time vem impondo à nossa alma que acostumou com ótimo desempenho. Nada estava tão ruim, que não pudesse piorar. Conseguiram.

Ainda tenho de ouvir o ex-treinador, ao se despedir, dizer que não faltou trabalho e dedicação. Sobrou incompetência. Um time que tem jogado só aos fins de semana, que entra em campo e não mostra absolutamente nada. A única jogada foi no gol, fora isso, absolutamente nada. E mais, além da campanha no Brasileiro, foi sob o seu comando (que ele chama de gestão) que o Galo foi impiedosa e vergonhosamente desclassificado da Copa Brasil e da Libertadores.

Chega logo, fim da temporada. Mas me devolvam o meu Galo onde encontraram. Se não tem competência para classificar para outra Libertadores, pelo menos o deixe na prateleira de cima do futebol brasileiro.

Blogueiro

View Comments

  • Só esqueceu de dizer que falta discernimento e auto crítica para a torcida...

    "Precisamos de um técnico com perfil do elenco"

    ...é o que vem dizendo a torcida já há um bom tempo, inaceitável, principalmente depois da humilhante entregada na final da copa do brasil 2016

    Já temos filosofia de diretoria, quando a torcida vai entender que precisamos de filosofia de contratação, profissionais com perfis profissionais, de grupo, sem vaidade, com vontade de vencer realmente, por exemplo

  • Caros,
    A pior sujeito é o maricas covarde sem simulação nenhuma, aquele q segue o exemplar jornalista JC, um anti atleticano de primeira, além de ser um puxassaco do cartola da vez e de político corrupto (Cia Irmãos Perrécio). Foi ele quem começou o negócio de q a torcida atleticana marginal interferia nas internas do clube. Como não citava nome, coloca a culpa nas organizadas. Quem banca esse jornalismo intrigante dentro do Galo? E tem os atleticanos q regurgitam o arroto, sempre culpando a torcida, q é a parte fraca nesse negócio, sempre foi, protegendo a cartolagem. Tem uma turma aqui adestrada nesse discurso e qq coisa q aconteça, de errado principalmente, a culpa é da torcida. Ñ serão eles outra torcida? Umas marias vai com outras fracas é o q não passam de ser. Ora, a torcida ñ pode ser responsabilizada por valdívia, otero, marlone, fabio santos, santana, Alex silva sir rocha, fred, robinho, heman e a base toda ñ jogarem. Nem pela bailarina Carioca q desfilou por aqui ñ querer bailar. Qual culpa tem a torcida de uma direção medíocre colocar um negócio de estádio à frente do time de futebol? Apostou tudo no marketing em cima de um grupo mascarado, misturou de inocência com arrogância e abandonou time e torcida à própria sorte. Pois é, e a torcida, de tudo isso é o q vai permanecer, então os bajuladores de plantão uma hora ou outra terão de mudar o disco, pq vai pegando mal ficar atacando num blog alvinegro a própria alma e coração do q é muito além de um clube de futebol, no caso O CAM E A MASSA.
    Respeitem o torcedor.
    Direção Alvinegra, ñ queira dividir seus equívocos com a torcida, há muito afastada dos estádios e, certamente, afastada do "Estádio".
    Celso Roth é piada!
    Osvaldo Oliveira, NÃO!

  • Tudo indica que Oswaldo de Oliveira já está fechado com o Galo.
    Técnico bunda mole e sem pulso, tipo água de salsicha.
    Como é o nome do Galo que está em jogo, resta-me apóia-lo e torcer para que ele consiga encaixar o time e nos livrar da degola o mais rápido possível.
    Nepomuceno continua brincando na administração.

  • Difícil afirmar que este ou aquele não tem culpa, o Micale tem sim culpa na devida proporção. Ontem, assim como fez em outros jogos, errou nas substituições do Fred e no posicionamento de alguns jogadores, sendo que o que mais sofreu foi o Luan. Na minha opinião não tivemos TÉCNICO desde a saída do Levir Culpi, tivemos sim alguns treinadores e inicio de carreira. Osvaldo de Oliveira é um cara correto, mas está longe de ter o perfil de técnico do GALO.

  • Se for Osvaldo de Oliveira, que o CAM não aceite contrato longo e multa elevada.
    Afinal, Daniel Nepomuceno sairá em dez/17.

  • nepomussono, como em 2016, após a vaca pastar no brejo, o leite derramar , a ines morrer, arregaçou as mangas e agiu. Tirou a folga dos atletas em um dia, reapresentaram -se , acreditem, na segunda feira , absurdo,como qualquer trabalhador brasileiro , trabalhar na segunda feira, este é nepomussono, o cruel. Tomou seu todinho matinal, comeu seu cereal , e foi atrás de osvaldo de oliveira, acreditem se quiser, não é brincadeira, agora a segundona virou realidade. Ninguem, ninguem para segurar este politico em fúria , ninguem para trancá-lo no elevador, ninguem para sumir com as chaves do seu carro. nepomussono á solta , tratando de futebol , e piadista , comediante, ontem , disse no calor da indignação e fúria ,´que a brincadeira acabou , agora era tecnico de renome : osvaldo oliveira .
    Nem o estádio me consola.

  • Oswaldo de Oliveira está bem próximo de acertar com o Galo! Na minha opinião, não é mau técnico, mas é da escola "Paulo Autuori" de priorizar sistema defensivo. Não acho que seja o perfil ideal pro Galo, especialmente em se tratando da urgência de sacudir jogadores descompromissados e irresponsáveis como Robinho, Fred, Cazares e Cia. Se conseguir arrumar essa baba chamada defesa e jogarmos por uma bola em contra-ataque, ganhando seis jogos em 13, estaremos livres da desgraça de um novo rebaixamento! Tomara que dê certo, vou rezar e torcer, de qualquer forma é menos pior do que efetivar outro medíocre aprendiz, o tal do Giacomico!!!

  • Notícias vindas de São Paulo dão conta de que já houve o acerto com Oswaldo de Oliveira. De minha parte, nada contra. Teremos um treinador pela primeira vez desde Levir Culpi. Tem experiência, títulos, já formou bons times, tem moral no vestiário. E sabe o básico: zagueiros devem ser altos e rápidos, e isto exclui Leo Silva e Gabriel; um time deve ter um articulador, ponteiros devem ser rápidos, e centroavante não é para marcar, nem trabalhar "box-to-box". Lamento as opiniões em contrário, mas eu gostei do nome. Chega de experiências.

  • Minha análise do que está acontecendo é a seguinte: 1) MICALE - Micale deve ser o último a ser responsabilizado, na minha opinião. Veio para ajudar a pedido da presidência e demonstrou não ser ingrato com o Galo. É profissional, é óbvio. Não veio fazer trabalho voluntário, mas o que fez, fez com seriedade. Não é justo culpá-lo pela desclassificação da Libertadores ou associar o seu nome àquela derrota, pois mal havia assumido o time. Pegou o trem desgovernado e tentou fazer o que pôde. MICALE, na minha opinião, não se saiu bem em dois pontos, ontem. Primeiro: entrou com o esquema tático invertido. Era o Vitória que precisava urgentemente desses pontos. Era o Vitória que ia atacar. Logo, entrasse fechado, administrasse a bola no meio do campo, deixando com o adversário e preparando o contra-ataque. O que o Vitória fez com o Galo era exatamente a estratégia que teríamos que usar. Segundo: como já dito por muitos aqui, errou nas substituições e fragilizou o meio de campo. Foi o que os comentaristas também disseram. O que não foi dito ou esclarecido é "por que tanto medo de fragilizar o meio de campo?" Porque não se pode contar com a defesa. É a resposta. A defesa do time é frágil. Os zagueiros são dedicados, mas um é ainda inexperiente e o outro, experiente, mas não tão ágil como no passado. O goleiro não está no tempo certo das bolas chutadas a gol (por isso estão chutando muito de fora da área). Há coisas a serem treinadas e acertadas. MICALE saiu-se muito bem ontem em outro quesito. Sua entrevista de despedida foi excelente. Elegante, racional e claro. "O problema já estava aqui antes de minha gestão", "É muito mais fácil trocar 1 do que 11". Disse o que precisava ser dito.

    2) ROGER MACHADO - Acho que a participação de Roger Machado nesse estado atual do time pode ser uma questão secundária. Roger Machado conseguiu dar um certo padrão de jogo. Pelo menos um padrão que possibilitou fechar a primeira fase da Libertadores com promessa. Fez também uma final muito inteligente no Campeonato MIneiro. Algo que RENATO GAÚCHO quis fazer com as marias, mas não teve a mesma perspicácia de ROGER MACHADO. Vemos o quanto as marias ficaram perturbadas com ROGER MACHADO usando do mesmo veneno de MANO contra ele. Jogo fechado. As marias chamam de Rural o Mineiro, pois não ganham faz tempo. Roger precisava de mais tempo. Tempo que não teve com esse elenco deficiente, pois mal começou o Brasileirão, o time deu mostras de cansaço e problemas físicos. Se o elenco fosse mais jovem, os atletas seriam mais resistentes e Roger poderia contar com eles em mais jogos. Se Roger tivesse tido o apoio da presidência e diretoria, como Cuca teve, e se tivesse um elenco mais jovem, poderíamos estar colhendo os frutos agora no segundo semestre. A pedra no caminho de Roger foi o mau início do Brasileirão. Se o time estivesse no meio da lista classificação, talvez Roger não tivesse perdido o cargo, ainda que perdesse a Libertadores e a Copa do Brasil. Não sei se o problema do clube e de parte da torcida é bipolaridade. Parece mais afoiteza. O time agora entra em campo ansioso.

    3) JOGADORES - O pior modo de entrar em uma competição é ansioso. O desespero para marcar gols só atrapalha. Aconteceu ontem. Ainda lembro de GUILHERME acalmando o time no jogo contra o Corinthians, na Copa do Brasil, depois de levar o primeiro gol de GUERRERO. Aquilo foi muito importante naquele momento. Precisamos de um GUILHERME, um cara com esse perfil, no time. Em breve, o Galo vai enfrentar outros times que irão com tudo para o jogo porque precisam desesperadamente de vitórias para sair do Z4. Não é hora de sair atacando como um bando de loucos, um estouro de boiada ou um festival de arremessos de bola na área, como se futebol fosse basquete. Se o adversário está desesperado, o problema é dele, não é nosso. Se ontem ficássemos no empate, estava segura nossa posição. Os atletas querem resolver todo o universo em um só jogo. Isso é ansiedade. Precisa parar AGORA. Deixar entrar a calma, a racionalidade e CUMPRIR a estratégia. Proponho ao novo técnico que mantenha jogadores mais centrados na escalação durante esse período.

    4) PRESIDÊNCIA/DIRETORIA - Ao que tudo indica, os representantes do clube ficaram muito ocupados e envolvidos com a questão do estádio. E ficaram mesmo. Uma negociação daquela monta não se faz em uma manhã ou duas. Para cada escolha, uma renúncia. Escolheram o estádio, ficaram devendo o futebol. O Galo não é só um time grande. É um GIGANTE. Clubes gigantes precisam de liderança. Empresas grandes, idem. Quanto maior o time, maior e mais dura a cobrança. Exercer cargos no Galo é muito mais que cuidar dos assuntos corriqueiros do clube, como acontece numa associação qualquer. É muito mais que celebrar negócios. Tem a questão da liderança, da força moral que deve vir do CHEFE. O tamanho do Galo demanda a figura do THE BOSS. As marias zombam porque o clube delas não é assim. É um clube organizado, como um bingo de idosos ou um convento. Não tem uma população alvinegra fazendo pressão. Voltando no tempo, presidência e diretoria não tiveram paciência com LEVIR. Dispensaram antes do final do ano. Poderia ter continuado. Parece que perdeu a liderança com os jogadores (por quê?). Não tiveram paciência com MARCELO. Dispensaram na véspera da final da Copa do Brasil. Parece também que perdeu a liderança com o time. Não tiveram paciência com ROGER MACHADO. Dispensaram na véspera de jogos importantes da Libertadores. Parece um padrão de comportamento. Afinal, quem manda no time e quem decide que técnico deve ficar?

    5) KALIL/NEPOMUCENO - Há boas opiniões no sentido de que KALIL teria escolhido mal seu sucessor. Comparações com a sucessão presidencial no Brasil. O problema, no entanto, parece ser outro. Uma pessoa de personalidade forte, como o KALIL, jamais iria se cercar de assessores que tivessem a mesma personalidade. Imagina se o KALIL colocasse como vice um sujeito explosivo. Ia sair briga. É comum que dirigentes fortes escolham pessoas amenas de confiança. E o contrário é comum também. NEPOMUCENO tem seus méritos. É excelente negociador, correto e ótimo nas questões financeiras. O que pode ter faltado é um pouco de liderança. Para um time do tamanho e envergadura do Galo, LIDERANÇA e FORÇA são qualidades indispensáveis para a presidência. Estavam ausentes em Ziza e outros. Por fim, chamo a atenção para certas opiniões que vemos na mídia jornalística. Tem um programa na TV onde o comentarista se referiu ao Jorge Wilsterman como "time fraco", "esse o Galo passa sem esforço", "esse já é garantido". Isso não existe em um torneio como Libertadores. Não existe jogo ganho de véspera. Não importa de onde venha a opinião. É irrelevante e insincera.

    • Seu ultimo paragrafo , Alfred , merece um adendo . O sr jorge não é fraco , realmente endureceu o jogo contra o river. Pontual seu comentário , elucidativo, esclarecedor e acéfalo.
      Os seus parágrafos são longos como a fase de frecdcone , mas o que consegui ler, dando razão a micale, se não me engano, paragrafo 1, versículo 15 , vou relevar ; fica assim, eu te ligo ou mando um memorandum.

      • Wagner, agradeço o seu comentário e a sua crítica. Não estou defendendo Nepomuceno Micale, Roger, Fred ou Kalil. Apenas acho que não podemos julgar as pessoas, ou analisar seus feitos, apenas pelas coisas más. Houve pontos positivos, embora poucos. Não os conheço pessoalmente, nem tenho procuração deles. São apenas cogitações minhas. Peço desculpas pela mensagem longa. Todos ontem estávamos um pouco desequilibrados.

Recent Posts

Pelo Brasileiro pensando na Libertadores

Faltando sete dias para a grande decisão e mais quatro jogos pelo campeonato nacional, hoje…

12 horas ago

A quem interessa a pilhagem

Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…

1 dia ago

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

2 dias ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

4 dias ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

4 dias ago

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!