Categories: blogueiros

Estatísticas não mentem e provocações de desafetos

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

É indiscutível como o Galo movimenta a cidade e tudo em torno dela e do futebol mineiro. Por onde passamos, o que se ouve e lê é relacionado ao nosso time. Três dias atrás, em uma dessas rotinas que minha cirurgia recente vai me obrigar a fazer até chegar ao centenário de vida, ouvia dois não-Atleticanos ao meu lado. O assunto girava em torno do Galo. Pouco (ou quase nada) disseram sobre o time deles, mas sobre o nosso Galo alternavam em tentar desprezar e – com muito mais ênfase – demonstravam preocupação com o silêncio da nossa diretoria.

Evidente que o assunto me chamou a atenção. Em um dos momentos – para tentar alfinetar – falaram de notícia requentada dando conta de eventual “gato de energia” numa academia que teria como sócio um jogador e outro ex-atleta do Galo.

Foi aí que um deles levantou o tema sobre três folhas salariais em atraso e o outro logo tratou de minimizar, dizendo que logo isso será saldado. O curioso é que eles e tantos outros – inclusive nós, Atleticanos – nos deixamos pautar pelo destaque dado a assuntos desta natureza. Vejamos. No caso dos dois temas, a bem da verdade, o destaque dado pelo noticiário foi muito mais enfático sobre a eventual fraude da academia que os salários atrasados.

Nem entro no mérito de outras questões, como dívida por transferência de jogador reclamada na FIFA, calote em aluguel de estádio e até o pagamento devido pela recente contratação de ex-jogador Atleticano. Economia interna é para ser tratada lá e não aqui. Só faço o registro da curiosidade ao constatar que quando o assunto é Galo, rende muito mais likes, acessos e comentários.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

A despeito da menção ao jogador que deixou o Galo recentemente, recebi do amigo e leitor Ricardo Leite e Souza – advogado de 38 anos – uma interessante observação. Criticando exatamente essa condição de nos deixar pautar por informações – algumas delas tendenciosas –, faz um balanço de quatro jogadores do Galo e seus aproveitamentos.

Fred e Robinho, que já não estão mais aqui, ao lado de Cazares e Otero. Vamos às estatísticas e ao aproveitamento de cada um deles, considerando os anos de 2016 e 2017, o número de partidas e os gols (totais e feitos em adversários de ponta do futebol brasileiro). Quais sejam: além do Galo, quatro paulistas, quatro cariocas, dois gaúchos e outro mineiro. Seria o grupo dos 12 maiores clubes nacionais.

Cazares marcou 29 gols, sendo 15 (sete em 2016 e oito em 2017) deles frente aos clubes acima mencionados. Já Fred, que marcou 42 gols, anotou 17 frente aos mesmos adversários (cinco em 2016 e 12 em 2017). Robinho, que marcou 38 vezes, fez 11 gols (seis em 2016 e cinco em 2017 – quase todos em cima do mesmo adversário) neste grupo. E Otero fez sete gols (dois em 2016 e cinco em 2017) contra clubes grandes, dos 17 assinalados.

O último deles, Otero, jogou menos que qualquer dos demais. Ricardo arremata ainda sobre a dupla que deixou o Galo, lembrando o gol que Robinho perdeu contra o Jorge Wilstermann e Fred na partida com o Corinthians pelo Brasileiro. Um e/ou outro gol teriam mudado a sorte do Galo na temporada.

Atacante, especialmente o centroavante, tem que ser matador e decisivo. Honrar e ter compromisso com quem paga seus altos salários. O que o Atleticano quer e espera do Ricardo Oliveira é exatamente o que faltou no nosso passado recente. Jogador que sai criticando e tentando derrubar treinador, que o diga o saudoso Carlos Alberto Silva – quando passou pelo Coelho -, depois tem que se desculpar e dizer que não disse o que disse… Questão de personalidade, de caráter. Aliás, muitos gols perdidos, penalidades mal batidas e expulsões infantis, finalmente encontram explicações.

E mais, que não entremos na onda dos interesses escusos de quem quer ver o Galo na situação que o seu próprio rabo se encontra. Na lama, para não dizer na m…!

Um amiGalo me fez outra interessante observação. Até na apresentação de novos jogadores para os times de Belo Horizonte o Galo é o centro das atenções. Enquanto no adversário, motivado evidentemente por diretor sem história e que já levou time do interior à falência, chegam provocando, aqui do nosso lado os novos contratados ao ser anunciados ou apresentados exaltam a força do Torcida Atleticana.

Blogueiro

View Comments

  • Boa noite! Em que pese a nossa ansiedade, a diretoria está demonstrando que sabe o que fazer. Aos poucos está montando um bom elenco. Óbvio que teremos fragilidades. Afinal, mesmo em momentos de vacas gordas elas existiam. Penso que a zaga está bem servida, com a chegada do Maidana. Agora é buscar um bom volante (Walace ou Hudson; Arouca está se recuperando) e rescindir ou negociar jogadores que não acrescentam (Giovane, Alex Silva, Carlos César, Erazo, Mansur, Adilson, Roger Bernardo, Valdivia). Além disso, acho que devemos apoiar o Osvaldo de Oliveira. Ele foi bem na reta final do BR17 e está demonstrando ter clareza do que o Galo precisa nesse contexto de restrições orçamentárias. Abraços!

  • Galo incomoda demais !!! Bica eles bicudo!! Como tem purpurinadas aqui hein, com certeza mais que na pagina delas, amam o GALO, fica a sugestão para o Blog, todo mundo que comentar tem de ter email padronizado EUSOUGALO, kkkkkkkkkkkkkkkk, ficaria engraçado a MARIA escondida no trabalho digitando o nome e @eusougalo... Diretoria está trabalhando muito bem neste inicio de gestão, também queria Messi, CR e Aguero mais estamos montando um bom elenco com o que temos de grana. Parabéns 7, apoiar o nosso Galo sempre!

    • Acompanho o revisor. Passou por descuido do blogueiro, prontamente dado provimento. Agradeço a manifestação.

      • Nao ha de que agradecer. Sempre interessante manter o nível. Como diz um reporter.."estamos (estaremos) de olho"..rss. Abracos

  • Pelo que li nos comentarios dos torcedores bambis SP, tao rasgando com a unha parece que esse zagueiro e muito bom. Palmas pro 7.

  • Iago Maidana. Bola dentro da diretoria. Zagueiro alto, bom em todos os fundamentos, faz muitos gols, e é jovem. Acertaram em cheio. Iago Maidana é nosso melhor zagueiro, titular absoluto. Gostei pra caramba. Falta mais um. Se não vier, espero que Matheus Mancine assuma a vaga. Gabriel não dá. Léo Silva é hoje mais um instrutor do que um zagueiro. A coisa deu uma melhorada.

  • Boa tarde a todos!
    Quando o assunto é CAM, podem ter certeza que a repercussão é muito maior que o lado fresco da lagoa. Quanto a contratação do Maidana, é um jogador que despontou jogando a série B pelo Paraná e que foi considerado um dos melhores da posição nessa competição. Vamos apoiar a diretoria, pois nem sempre um medalhão caro e de renome é sinal de sucesso. A imprensa nacional fala muito bem desse jogador. Vamos esperar e para depois meter o pau. A nossa torcida tem mania de menosprezar quando um jogador é contratado de time menor, mas o SP não iria contratar se fosse perna de pau. Feliz é o galo de ter tido o SP não ficar com ele, por ter muitos jogadores da posição.

  • Vejo aqui no UAI declaração do Oswaldo de Oliveira, de que não gostou da saída de Robinho, Fred e Marcos Rocha. Vejo nisso, sem dúvida, "habeas corpus" preventivo (para os que não sabem, habeas corpus preventivo é pleiteado por alguém que se encontra ameaçado de sofrer uma prisão e pede ao juiz, preventivamente, que lhe dê um salvo conduto...,), tudo para, se no futuro as coisas não derem certo, sai o técnico com a desculpa de que a culpa foi da diretoria com a venda de quem ele não queria que fosse vendido... Técnico, ainda que "contrariado", não pode ficar dando este tipo de declaração. Se não ficou ou está satisfeito, que saia então desde logo!

  • Bom dia aos participantes desse blog. Apenas para opinar quanto a contratação de zagueiros. Sou contra a contratação de zagueiros por somas astronômicas. E também não vejo nenhum zagueiro com condições técnicas diferenciadas. Se existem, estão jogando como titulares no Velho Continente. Caso contrário, estão sendo repatriados por não terem dado certo ou estarem com idade avançada. O último bom zagueiro "exportado" pelo nosso futebol foi criado no nosso "terreiro". Depois dele não me lembro de algum que tenha sido alçado a condição de titular com destaque em algum time europeu. Ou seja, o Galo faturou em cima de um "prata da casa". Zagueiros, no geral, são uns grandalhões que não tem talento e técnica suficiente para jogar em outras posições. Gastar fortunas com zagueiros é um desperdício. A diretoria e a comissão técnica tem que apostar, primeiramente, nas peças do elenco. Não é possível que Felipe Santana e Roger Bernardo (esse atuava como zagueiro antes de vir para o Galo), contratados a peso de ouro e que jogaram nessa posição no difícil e competitivo Campeonato Alemão não consigam render nessa posição. E existem jovens com potencial no nosso elenco. Portanto, a aposta nesse jovem "Maidana" e em outros acho que é viável. O nível do futebol hoje é péssimo, haja vista o último Brasileirão, no qual os "grandes elencos" foram engolidos pelos elencos tecnicamente fraquíssimos. O Galo ainda tem um bom elenco. O que faltou foi vontade. O Galo desde 2012 foi o time mais aguerrido do Brasil e todos os jogadores com vontade de mostrar serviço almejavam nossas cores. Até que o "playboy" desconstruiu isso tudo. E a "cereja do bolo" conforme sonhado pelo "dirigente amador" veio como "Lobo em pele de Cordeiro", ou melhor, "*VEADO EM PELE DE RAPOSA", (*ou seria outra a vogal???) que, depois de sentir o peso da "Massa", isso, no lombo que lhe pertence, agora se declarou de "amores" para o outro lado, sonhando e não vendo a hora de ser "sodomizado" na sua verdadeira "Toca". Precisamos rejuvenescer a zaga e de bons volantes, pois os últimos foram péssimos e comprometeram as duas laterais e todo sistema defensivo, a ponto de vários torcedores forçarem a saída do melhor lateral direito que já tivemos. Precisamos de reserva para o excelente "RO9" e de alguém "explicar" ao Cazares que ele pode ser um dos protagonistas desse time e ídolo eterno dessa "Massa". Saudações alvinegras!!!

Recent Posts

Chegou a minha vez

Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…

4 dias ago

“Nada e não estão com pressa”

Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…

5 dias ago

O CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA DO ATLÉTICO

Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…

6 dias ago

O Galo e novo desenho do futebol brasileiro

Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…

1 semana ago

A desilusão dos iludidos

Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…

1 semana ago

Fim de semana sem tensão e estresse

Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…

1 semana ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!