Ao ver a escalação do Galo contra o Fortaleza, somente com Éverson e os 3As como titulares (Alonso, Arana e Allan), me ocorreu que o CAM pode estar priorizando as Copas do Brasil e Libertadores –amanhã já tem jogo pelas oitavas da competição sul-americana, contra o Emelec.
Posso estar errado, mas é o que eu pressinto, na medida em que o Palmeiras agarrou com unhas e dentes o Brasileirão, abriu vantagem e parece ser essa a prioridade do clube paulista, diante do anunciado desejo do seu treinador português de vencer o campeonato local.
Nunca saberemos, a não ser que a diretoria e o treinador admitam isso. Mas acho que eles não vão tocar nesse assunto, porque certamente é um tema que dividirá opiniões.
Oficialmente, segundo Antonio Mohamed, um time com a maioria de reservas entrou em campo contra o Fortaleza por causa do “cansaço dos jogadores”. Indagado se estava priorizando as copas, ele disse que não, disse que estava “pensando no (jogador) que está melhor fisicamente” para montar o time.
É fato que o Galo tem problemas no elenco e que um ou outro deveria, sim, ser poupado. Mas ainda assim acho que Mohamed priorizou a Libertadores.
O que me faz pensar assim é quando analiso a quantidade de reservas que entraram para jogar, sendo que alguns nem sequer vinham sendo bem aproveitados nos jogos.
É também quando faço um recorte com um dos momentos do ano passado: os jogos que antecederam as duas partidas da semifinal da Libertadores contra o palmeiras foram disputados com o time principal. A primeira foi contra o Sport, no Mineirão. Depois foi contra o São Paulo, no Morumbi.
Ou seja, era a semifinal da Libertadores e ainda assim jogou o elenco principal pelo Brasileirão.
No dia 18 de setembro de 2021, contra o Sport, o Galo completou o 20º jogo e abriu na liderança sete pontos sobre o Palmeiras, o segundo colocado. Mesmo com a vantagem, o Galo nunca deixou de ter o Brasileirão como prioridade, mas porque ele era o líder. Assim eu penso.
Eu particularmente não vejo problema nenhum em priorizar as copas considerando que o Brasileirão é um campeonato muito desgastante e que o time deste ano está tecnicamente abaixo do que foi o time do ano passado.
E mais: é preciso considerar também que a temporada de 2022, por causa da Copa do Mundo da Fifa, foi encurtada sobremaneira. Imagina disputar as mesmas três competições com o calendário reduzido em mais de um mês e ainda tendo que ceder jogadores para os selecionados nacionais. É muito complicado e difícil.
Com o calendário mais apertado, haverá menos tempo de descanso e menos condições de realização de treinos. O time vai continuar jogando a cada 3 ou 4 dias.
Por isso não vejo problemas em priorizar. Mas vejo problemas se os jogadores que forem escalados para jogar no lugar do elenco principal não demonstrarem a pegada que qualquer time do Galo precisa ter.
Contra o Fortaleza achei que o primeiro tempo do Galo foi de uma tremenda falta de postura em campo. Enquanto o Fortaleza pegava um leão pelo braço, o time de Mohamed passeava com um gatinho na coleira pelo gramado do Mineirão.
Era um tal de tocar de lado, pra lá e pra cá, que lembrou o Galo de até poucos dias atrás que irritava muito a sua torcida, a ponto de ela pedir a cabeça do treinador. Eu pensava que o time tinha aprendido, mas me parece que não aprendeu. Pô!
Contra o seu maior rival nacional, o Galo fez dois jogos bastante competitivos e tirou a pressão sobre Mohamed. Ainda bem! Mas aí veio o Fortaleza, e aquele jogo marrento outra vez apareceu.
Para piorar, o time tinha um festival de 9 marcadores em campo (3 zagueiros, 3 volantes e 2 laterais, além do goleiro) e ainda assim sofreu dois gols.
O segundo tempo contra o Fortaleza foi outra postura, completamente diferente. O Galo apresentou um jogo mais vertical e todos os jogadores foram bem. Fica a pergunta, sem resposta, claro: por que não foi assim desde o começo?
Essas preleções do Galo precisam ter alguém para bater o pau na mesa. Não sei quem deve ser, mas que tá precisando, isso está. Time e o treinador precisam de rédea curta.
Foram muitos os jogos em que o time entrou frouxo em campo, parecendo que escolhe o nível de competitividade que vai impor pelo nome e posição do time adversário. É um desrespeito com a história e com a torcida, além de ser um incentivo para o oponente.
Desse jeito, o Galo vai é correr o risco de ficar pelo caminho nas três competições.
Se liga, Galo! Pô!
*Fotos: redes sociais do Atlético
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
O Galo não aprendeu, nem vai aprender, com esse paspalhão como treinador. É daí para pior. Se ganhar amanhã, do Emelec, será um milagre.
O calendário prejudica muito, mas não pode ser admitido que um time venha ao Mineirão e corra mais do que o Galo. Pelo menos empenho e garra o time tem que demonstrar. E isso realmente não aconteceu no primeiro tempo.
Se escalou mal, pelo menos as substituições foram boas e realmente o segundo tempo foi muito bom.
Espero que o Turco tenha aprendido as lições dos últimos jogos: 1) a vitória começa a ser construída pela defesa sólida; 2) os volantes não têm que marcar a saída do adversário 100% do tempo; 3) não pode faltar empenho e luta; 4) poupar dois ou no máximo três jogadores por jogo. Mais do que isso compromete muito a organização do time, ainda mais quando a lista de suspensos ou contundidos é grande.
Pessoal, bom dia
Ao invés de ficar só na reclamação, deixem o homem trabalhar e cobrem depois.
Lembrando que, mesmo sendo dois títulos considerados por muitos como vagabundos, o RURAL e a Supercopa já estão ganhos.
Lembrem-se também que nem sempre os bons times do Galo ganharam alguma coisa.
Exemplos ?
Os da década de 70/80 foram fantásticos, mas ficaram pelo caminho.
Falar que ganhamos o hexa no mineiro não ajuda .
Reinaldo,Éder,Cerezo,etc foram craques, mas só isso.
Nunca deram nenhum retorno ao Galo.
Então, vamos prestigiar essa turma atual, porque o retorno deles tem sido fantástico.
Em resumo, criticar menos é acreditar mais.
Augusto,
Reinaldo era gênio. Eder, cerezzo, Luizinho e outros eram fora de série. Se eles não ganharam títulos de expressão, todo mundo que pesquisar e for honesto, vai saber a razão. E, os atleticanos, principalmente, deveriam saber e jamais falar como você.
Venho do futuro, mais precisamente de 28/06/2082. Acabo de conversar com o bisneto do Augusto. Ele defende que os times do Ronaldinho e Hulk não deram retorno ao Galo, pois só venceram títulos de pouca expressão, como campeonato Brasileiro e Libertadores. É que em 2082 a Libertadores não existe mais, pois os grandes clubes brasileiros e argentinos, junto com os grandes clubes europeu, se associaram à Liga Mundial dos Clubes há 25 anos e é este o único campeonato que realmente tem valor.
Bom dia Peixoto e amigos do Galo. Acho que os jogadores mais jovens como Neto, Calebe e até mesmo o Castilho, que tem apenas 22 anos, precisam obter rodagem jogando alternadamente entre os titulares, escalá-los de uma só vez em um time totalmente alterado é um risco muito grande e pode queimar de vez esta garotada. Quanto a termos jogadores acomodados e que se conformaram com a reserva neste grupo, penso que cabe ao técnico mudar esta situação, conversando, corrigindo e motivando individualmente cada um. Em relação ao Guga , acho que ele é um bom jogador, com diversas passagens pela Seleção Brasileira sub20/21 e que joga em uma posição onde há uma carência muito grande no mercado, ele precisa apenas de orientação para melhorar seu desempenho no Galo ( o mesmo trabalho que o Cuca fez com o Allan). Acredito que o elenco do NOSSO GALO é o melhor do Brasil e pode render muito mais em campo, principalmente com a chegada de Pavón, Jemerson e Allan kardec . Resta-nos torcer para que o técnico Mohamed tenha capacidade para conduzir este elenco aos títulos que a massa quer.
Em um time mal treinado, os jogadores não sabem o que fazer com a bola e, menos ainda, o que fazer sem ela. Não é apatia, é desorganização! A alternativa é o voluntarismo do Réver, tentando resolver sozinho o que o time, por falta de organização tática, não sabia como fazer. Deu no que deu.
Para quem só vê o resultado, está tudo ótimo. Mas quem pensa em desempenho porque o campeonato é longo, fica assustado. Estão valorizando demais o segundo tempo do time. Ora, tirar um inútil terceiro zagueiro (qualquer um) e o inútil Castilho, colocando Vargas e Rubens, já fez o jogo ficar equilibrado, 11 contra 11 e não 11 contra 9. Elogiar o Turco por ter consertado a lambança que fez é inacreditável! Corrigir era obrigação. Mas um erro desse cometido por treinador de time grande é inadmissível.
Nossa reação no sábado ocorreu porque o Fortaleza resolveu parar de jogar. Ao contrário do Fluminense que anulou nossa reação, simplesmente porque... continuou jogando contra um time mal treinado e mal armado. Quando dá certo, tudo bem. Mas a brilhante estratégia para o segundo tempo foi simplesmente colocar o Fábio Gomes e fazer chuveirinhos na área. Brilhante!!! A sorte que a zaga do Fortaleza parece ser muito ruim na bola aérea. Do contrário, já era.
Estou muito feliz com o resultado, mas muito preocupado com o desempenho sofrível do time, além da viseira nos olhos dos passa-pano/chapa-branca que impedem de fazer a correção de rota enquanto é tempo.
Enquanto os jogadores assumirem a bronca e derem conta do recado sozinhos, tudo bem. Quando aparecer um técnico melhorzinho de um time adversário mediano e der um nó tático no nosso Micale argentino, tal como o poderoso América-MG, aí já era. Mas os chapa-branca vão argumentar que a culpa é dos jogadores que não 'jogaram com raça'.
É muito contorcionismo para defender o indefensável!
Do jogo de Sábado, uma coisa é muito certa, o TURCO definitivamente já sabe com quem ele pode contar para entrar em campo vestindo nossa gloriosa camisa, mesmo quando tiver que escalar os reservas dos reservas, como foi no primeiro tempo.
No nosso CAM, têm jogadores que não apresentam a mínima capacidade de compor o grupo, jogar então nem pensar, esse rapaz de nome Castilho é um deles, muito fraco e se o Treinador continuar forçando a barra com esse tipo de jogador, em breve será chamado de burro, Sábado foi por um fio.
Quanto a priorizar torneios, NÃO concordo de form alguma mas eu sou apenas um mero torcedor que entende muito pouco de futebol, gosto mesmo é de torcer pro GALO!!!!!
BOM DIA A TODOS.............
""QUEM PRIORIZA UM , FICA SEM NENHUM""....................
É PRECISO DEIXAR CLARO , QUE ESSA CONVERSA DE PRIORIZAR ESSA OU AQUELA DISPUTA , É DECISÃO DA DIRETORIA E NÃO DO TÉCNICO.
SAVINHO , CASTILHO , CALEBE , SÃO MUITO RUINS , ESSA É A REALIDADE.
QUANTO AO RUBENS , É UM JOGADOR ESFORÇADO , MARCA BEM , É BOM NO DESARME E QUANDO NO ATAQUE PARTE PRÁ CIMA.
O BADALADO SAVINHO É UM FOGUETE MOLHADO , JÁ O DESCONHECIDO E POUCO FALADO RUBENS PODE SE TORNAR UM BOM JOGADOR.
Bom dia!
Creio que jogadores que não souberam aproveitar a oportunidade diante do Fortaleza, serão colocados de lado. Assim espero, né Castilho? Já o Rubens, definitivamente é um dos doze ou treze titulares. Raça, técnica, habilidade e personalidade.
CARO GALO ROBERTO , CERTAMENTE O RUBENS NÃO TEM NENHUM PADRINHO E ESTÁ VENCENDO PELOS SEUS PRÓPRIOS MÉRITOS.
HOJE RUBENS JÁ ESTÁ PRONTO PARA JOGAR , MAS , PRECISA MANTER A PEGADA E O MESMO INTERESSE , POIS AINDA É INEXPERIENTE............
QUANTO AO TAL DO PÉSSIMO SAVINHO DEVE TER VÁRIOS PADRINHOS , MAS FUTEBOL QUE É BOM NADA....
CASTILHO É OUTRO , QUEM SERÁ O PADRINHO DESSE PERNA DE PAU ????????
Caros amigos Atleticanos,vários colegas pedindo uma chance pro Neto,se não jogou até agora é porque não presta,com exceção do Rubens nossa categoria de base não revela nenhum jogador decente, quanto ao jogo com o Fortaleza,uma coisa ficou bem clara,nosso banco é muito fraco, Guga, Castilho,Savinho, Sacha ,a barca é grande, acho que o Turco vai ter mais cuidado em poupar o elenco depois do susto que levou
Vamos lá...
Eu consegui ver o copo meio cheio, onde explico que o El Turco, demonstrou ser um cara humilde.
Viu que errou e aceitou as reivindicações da Massa.
E se o jogo fosse fora de casa... Adios...
Fez as alterações solicitadas e corrigiu o erro inicial. Acredito que tenham aprendido a lição.
Sendo assim, para manter a harmonia...
#ficaturco
Saudações