Categories: blogueiros

Entre divagações e especulações, o Atleticano já projeta 2017

Quero entrar na onda preconizada ontem pelo bom amigo Abdias Magalhães Gomes, de que o gol antológico do Cazares é o prenúncio do que será a próxima temporada do Galo. Ele, amigo, afilhado de casamento, engenheiro civil e professor da UFMG, que ontem comemorava a mesma idade do blogueiro (41 AC – antes de cem), assegurou que um gol como aquele, na undécima hora,  significa espiritualmente que dias melhores estão reservados para os Atleticanos em 2017.

Enquanto ficamos daqui a delirar e sonhar com a próxima temporada, convivemos com o terrorismo imposto pelas redes sociais. Postagens irresponsáveis são atiradas a esmo e, ingenuamente ou não, absorvidas por nós usuários. O risco da gente entrar na onda é grande. Na quinta-feira, ainda sentido com a perda da Copa do Brasil, recebo, de uma pessoa muito estimada, uma foto do Erazo fazendo “cinco” com os dedos no vestiário do Grêmio. Não tivesse o cuidado de apurar, corria o risco de passar ao caro leitor uma informação absurdamente contaminada. A foto era antiga, num dia em que o tricolor gaúcho venceu o Internacional por cinco a zero e o zagueiro ainda atuava no seu antigo time.

Entre divagações e/ou delírios, convivendo com a feroz vontade do adversário de desestabilizar nossa harmonia e sonhos para 2017, temos que filtrar as informações. Ontem, por exemplo, muito se falou sobre uma eventual possibilidade de retorno do Tardelli. Se confirmada, é evidente que seria comemorada pelos Torcedores. Concomitantemente a isso, entretanto, crescem os rumores da saída do Pratto. Reitero que o argentino não faz parte das minhas admissibilidades de ser liberado, mas, ao mesmo tempo, sei que o clube precisa fazer “caixa” para planejar e buscar títulos na futura temporada.

Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Não conheço a realidade da saúde financeira do Galo, mas um reconhecimento merece registro. Ao que sei, salários e obrigações tributárias estão em dia desde que este grupo assumiu o comando do Galo. Algumas liberações esperadas já começaram a acontecer e, além de Pratto, duas outras especulações estão em evidência. Gabriel e Erazo teriam despertado interesse de clubes turcos, que estariam dispostos a pagar entre 1 milhão e 3,5 milhões de euros por cada jogador. Ora, no primeiro caso, na minha avaliação, nem tomaria conhecimento. Quanto a liberar Erazo por mais de R$ 10 milhões, levaria apenas o tempo da impressora liberar o documento para ser assinado.

Para quem teve recentemente zagueiros como Otamendi, Rever e Jemerson, o equatoriano não vai deixar saudade. O argentino, tudo bem que foi temporário, já o capitão da Copa Libertadores, quando saiu, estava na verdade em baixa, e o prata da casa era necessidade – como agora – de fazer caixa. Rever, ao que soube, até que tentou voltar depois de ser liberado pelo Internacional, mas não teria convencido a direção da importância de sua contratação. Foi para o Rio e acabou sendo determinante na campanha do seu atual clube.

Coisas do futebol, e confesso que se fosse eu dirigente, naquele momento, também não me motivaria com seu retorno. Tem apostas que não dão certo. Conceição Segundo que o diga. No entanto, há outros, considerados com sua validade vencida, que acabam brilhando. Rever foi um exemplo disso, como foram Nelinho e Leonardo Silva, que trocaram o lado da lagoa da Pampulha e brilharam na parte boa de Belo Horizonte.

Em tempo: No segundo dia de férias dos jogadores Atleticanos, o goleiro Victor, que vinha sendo destaque depois de recuperado de duas contusões na temporada, voltou a se lesionar. Foi numa partida festiva, preocupando a todos para o reinício do próximo ano. Especula-se em até 16 semanas para sua total recuperação. Oremos, pois precisamos dele na Copa Libertadores.

Blogueiro

View Comments

  • Olha temos que dizer que nosso presidente do galo é fraco ,,, contratações erradas de técnicos e jogadores !!!!Nossa defesa é fraca fato , porém nossos volantes também , Jr Urso ataca e não volta , Leandro Donizete bate marca e não consegue acertar passes precisamos de volantes modernos , temos dois meias de campo problemáticos ,um bate apenas falta e não marca , o outro um bom jogador mas já vem mostrando que adora a noite etc , etc , etc e não marca aí completa com o cone Fred que precisa de um esquema tático para ele , Robinho não marca e com tantos que não tem este perfil de ajudar na marcação como um time consegue ter estabilidade ???!!!!Pratto não deveria ir embora e sobre contratações não deveria trazer Tardelli com todo respeito , velho vida feita na china , salário alto e será que vai jogar em alto nível no galo ou é aquela contratação para a torcida ????

  • COM TODO RESPEITO CONTRATAR BRUNO RODRIGO É O FIM DA PICADA , PÉSSIMO ZAGUEIRO , JÁ TEMOS QUE MANDAR O ERAZO , VAI TRAZER UM PIOR AINDA? ME AJUDA AI DANIEL

  • BOA NOITE ,COM TODO RESPEITO CONTRATAR BRUNO RODRIGO É O FIM DA PICADA , PÉSSIMO ZAGUEIRO , JÁ TEMOS QUE MANDAR O ERAZO , VAI TRAZER UM PIOR AINDA? ME AJUDA AI DANIEL

  • Li vários comentários sobre a matéria. O Paulo Silva menciona que o presidente assume toda a culpa pelo fracassado 2016. Evidente que é demagogia e politicagem! Quem tem a chave do cofre ou o talão de cheques? Faltou PLANEJAMENTO! Recursos financeiro, tenho certeza que não faltaram (venda do Jemerson, antecipação de receitas pela "Plin Plin", patrocínios, premiações por torneios disputados, receita dos jogos/shopping, sócio torcedor, etc.). Em 2016 gastou-se MUITO e MAL! Em 2017, com o agravamento da crise financeira, tanto PJ quanto PF. A BONANÇA ACABOU. Vai acontecer o mesmo da época do Paulo Cury (administrava o clube de dentro de uma agência bancária, em busca de dinheiro emprestado) ou do Ziza Valadares, ocasião que tivemos o "craque" Márcio Mexerica. Lembram? A diretoria não tem condições de segurar o Lucas Pratto. Tem de negociá-lo para fazer caixa. Vai ser um ano de "vacas magras". Podemos/vamos ter o retorno de Dodo, Renan Oliveira, daquele que está no Santa Cruz (??). Para finalizar desejo ao Eduardo e a todos Atleticanos seguidores do Blog Boas Festas e até 2017.

  • Gosto dos comentários desse Sr. Paulo Silva. Parece ser experiente em assuntos do Clube Atlético Mineiro. É meio antiquado para lembrar de jogo de sessenta anos atrás. Mas conferi e é verdade. Concordo com a sua opinião sobre o Roger. Não tem experiência e não mostrou nada novo no Grêmio, único time grande que dirigiu. Talvez o seu mérito tenha sido fazer o time jogar com entusiasmo, a mesma bola que sempre jogou, estilo uruguaio e paraguaio. É bom dar uma chance pra ele porque o que faltou no Galo este ano foi vontade e comando forte.

  • Brilhante o comentário do Paulo Silva. Vi inúmeros treinos do Galo. Era reserva contra titular e que estava melhor em cada posição jogava. Hoje é vou conversar com o professor! Professor de que? É até uma ofensa atesta classe judiada. Os jogadores não treinam falta, corners, tem posse de bola e demoram vinte minutos para dar um chute a gol. Pobre futebol. Gol de escanteio só em sonho. A zaga do Galo é uma avenida. Erazo é lento e com toda a altura que tem perde todas as bolas aéreas. Aposto no Gabriel até na lateral! Tem raça e cara de Atlético. Podemos ceder de graça ou até pagando parte do salário: Edcarlos, Yuri, Carlos Eduardo, Ronaldo, Patric. Estes daqui alguns dias nem serão lembrados. Voltar o Carlinhos Neves como preparador físico pois é isso que ele sabe'! E tome 2017 com sofrimento ou não é sempre Galo!

  • A maior burrice do Atlético foi ter vendido o Jemerson. Mal saiu da base, ficou pouco tempo no profissional e vazou. Perdemos um grande zagueiro . Tudo por dinheiro e aí? A gente pagou por
    isso, com uma defesa muito fraca. O que adiantou vender? Para comprar um zagueiro de menor qualidade que o Jemerson. O Rever, nessas alturas, faz também muita falta. Poderia ter voltado, se realmente pediu. Não duvido se Gabriel for vendido. E quem o Atlético colocaria no lugar? Agora começa o desmonte como a diretoria do América fez com o time. E depois querem ganhar títulos. Espero que a diretoria não venda o Pratto.

    • Concordo q o Jemerson é um GIGANTE... um baita zagueiro! Ficou pouco tempo no GALO e infelizmente vendemos ele muito cedo... Mas veja quantos gols o GALO tomou ano passado (q a zaga era Jemerson e Léo Silva) e quantos gols tomamos esse ano...

  • Se aposta para o meio de campo é Urso e Donizete vamos ter mais um ano de sofrimento nem uma saga composta por Luiz Pereira e Figueroa seria eficiente tendo estes dois na linha de frente da saga. Colocar a culpa só na defesa é não enxergar o jogo, não estou dizendo que a saga também não precisa ser melhorada. Precisamos de alguém com futebol e vontade de vencer nos dois setores.
    Um abraço, José (Fortaleza Ce)

    • Tenho o mesmo pressentimento. O problema crucial do Galo é o meio. Muita força e pouca técnica. Demoram para dominar, demoram para pensar, não chutam e passam muito mal. O Gremio fechou no Olimpico o galo deu tres traques de fora da área. Faltou movimentação. Cazares não é jogador competitivo. Joga para se exibir. De vez em quando acerta, é pouco, falta regularidade. Sei lá a não ser que o Roger tenha mudado o sistema de jogo dele, Donizetti e Urso não se encaixam.

  • Penso que temos um bom elenco e com calma e sem sobressaltos é necessário uma análise fria e isenta de vícios sobre o ano. Se Pratto é titular da seleção argentina e não serve para o nosso time ... tem alguma coisa que não está batendo. Erazo, Cazares, Rafael Carioca e tantos outros também já mostraram serem capazes de particar ótimo futebol. E também para se esquecer. Penso que passamos por insanidade no início da temporada quando nosso presidente demitiu o técnico que não conseguiu a Libertadores . Querer que com 4 meses criasse uma equipe entrosada e focada com inúmeros novos reforços ... é no mínimo insano. E exigir a escalação - a contragosto do técnico - de força máxima para a final de Mineiro e eliminatória de Libertadores deu na eliminação de ambas competições. Quando na semana seguinte os 11 reservas absolutos venceram o Santos - campeão paulista praticamente com todos titulares.

    A preocupação maior de nosso time são as contas e patrocinadores. Chegaram 2 reforços - Robinho e Fred - trazidos pela fornecedora de uniformes. São 2 jogadores consagrados , mas não veeram para jogar futebol - o objetivo era vender camisas . Não necessitam de títulos e consagração e se reflete em campo com uma dedicação profissional, mas não a que gostaríamos com vontade e determinação para novas conquistas.

    Também cabe ressaltar que nosso presidente gerencia e financeiramente leva bem a direção. Porém pelo lado esportivo, não se comporta como líder e comandante da equipe como diversos exemplos anteriores como Nelson Campos e Kalil. Sua função tem sido cobrar resultados como um gerente de negócios.

    Vamos lembrar que kalil também fez este mesmo papel no tempo de Luxemburgo e aprendeu a lição. E esperamos que também Nepomuceno também desperte para este lado.

Recent Posts

Chegou a minha vez

Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…

4 dias ago

“Nada e não estão com pressa”

Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…

5 dias ago

O CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA DO ATLÉTICO

Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…

6 dias ago

O Galo e novo desenho do futebol brasileiro

Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…

7 dias ago

A desilusão dos iludidos

Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…

1 semana ago

Fim de semana sem tensão e estresse

Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…

1 semana ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!