Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Entre divagações e especulações, o Atleticano já projeta 2017

Prato gol no Palmeiras 17-11-16

Quero entrar na onda preconizada ontem pelo bom amigo Abdias Magalhães Gomes, de que o gol antológico do Cazares é o prenúncio do que será a próxima temporada do Galo. Ele, amigo, afilhado de casamento, engenheiro civil e professor da UFMG, que ontem comemorava a mesma idade do blogueiro (41 AC – antes de cem), assegurou que um gol como aquele, na undécima hora,  significa espiritualmente que dias melhores estão reservados para os Atleticanos em 2017.

Enquanto ficamos daqui a delirar e sonhar com a próxima temporada, convivemos com o terrorismo imposto pelas redes sociais. Postagens irresponsáveis são atiradas a esmo e, ingenuamente ou não, absorvidas por nós usuários. O risco da gente entrar na onda é grande. Na quinta-feira, ainda sentido com a perda da Copa do Brasil, recebo, de uma pessoa muito estimada, uma foto do Erazo fazendo “cinco” com os dedos no vestiário do Grêmio. Não tivesse o cuidado de apurar, corria o risco de passar ao caro leitor uma informação absurdamente contaminada. A foto era antiga, num dia em que o tricolor gaúcho venceu o Internacional por cinco a zero e o zagueiro ainda atuava no seu antigo time.

Entre divagações e/ou delírios, convivendo com a feroz vontade do adversário de desestabilizar nossa harmonia e sonhos para 2017, temos que filtrar as informações. Ontem, por exemplo, muito se falou sobre uma eventual possibilidade de retorno do Tardelli. Se confirmada, é evidente que seria comemorada pelos Torcedores. Concomitantemente a isso, entretanto, crescem os rumores da saída do Pratto. Reitero que o argentino não faz parte das minhas admissibilidades de ser liberado, mas, ao mesmo tempo, sei que o clube precisa fazer “caixa” para planejar e buscar títulos na futura temporada.

Erazo treino
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Não conheço a realidade da saúde financeira do Galo, mas um reconhecimento merece registro. Ao que sei, salários e obrigações tributárias estão em dia desde que este grupo assumiu o comando do Galo. Algumas liberações esperadas já começaram a acontecer e, além de Pratto, duas outras especulações estão em evidência. Gabriel e Erazo teriam despertado interesse de clubes turcos, que estariam dispostos a pagar entre 1 milhão e 3,5 milhões de euros por cada jogador. Ora, no primeiro caso, na minha avaliação, nem tomaria conhecimento. Quanto a liberar Erazo por mais de R$ 10 milhões, levaria apenas o tempo da impressora liberar o documento para ser assinado.

Para quem teve recentemente zagueiros como Otamendi, Rever e Jemerson, o equatoriano não vai deixar saudade. O argentino, tudo bem que foi temporário, já o capitão da Copa Libertadores, quando saiu, estava na verdade em baixa, e o prata da casa era necessidade – como agora – de fazer caixa. Rever, ao que soube, até que tentou voltar depois de ser liberado pelo Internacional, mas não teria convencido a direção da importância de sua contratação. Foi para o Rio e acabou sendo determinante na campanha do seu atual clube.

Coisas do futebol, e confesso que se fosse eu dirigente, naquele momento, também não me motivaria com seu retorno. Tem apostas que não dão certo. Conceição Segundo que o diga. No entanto, há outros, considerados com sua validade vencida, que acabam brilhando. Rever foi um exemplo disso, como foram Nelinho e Leonardo Silva, que trocaram o lado da lagoa da Pampulha e brilharam na parte boa de Belo Horizonte.

Em tempo: No segundo dia de férias dos jogadores Atleticanos, o goleiro Victor, que vinha sendo destaque depois de recuperado de duas contusões na temporada, voltou a se lesionar. Foi numa partida festiva, preocupando a todos para o reinício do próximo ano. Especula-se em até 16 semanas para sua total recuperação. Oremos, pois precisamos dele na Copa Libertadores.

24 thoughts to “Entre divagações e especulações, o Atleticano já projeta 2017”

  1. Olha temos que dizer que nosso presidente do galo é fraco ,,, contratações erradas de técnicos e jogadores !!!!Nossa defesa é fraca fato , porém nossos volantes também , Jr Urso ataca e não volta , Leandro Donizete bate marca e não consegue acertar passes precisamos de volantes modernos , temos dois meias de campo problemáticos ,um bate apenas falta e não marca , o outro um bom jogador mas já vem mostrando que adora a noite etc , etc , etc e não marca aí completa com o cone Fred que precisa de um esquema tático para ele , Robinho não marca e com tantos que não tem este perfil de ajudar na marcação como um time consegue ter estabilidade ???!!!!Pratto não deveria ir embora e sobre contratações não deveria trazer Tardelli com todo respeito , velho vida feita na china , salário alto e será que vai jogar em alto nível no galo ou é aquela contratação para a torcida ????

  2. Li vários comentários sobre a matéria. O Paulo Silva menciona que o presidente assume toda a culpa pelo fracassado 2016. Evidente que é demagogia e politicagem! Quem tem a chave do cofre ou o talão de cheques? Faltou PLANEJAMENTO! Recursos financeiro, tenho certeza que não faltaram (venda do Jemerson, antecipação de receitas pela “Plin Plin”, patrocínios, premiações por torneios disputados, receita dos jogos/shopping, sócio torcedor, etc.). Em 2016 gastou-se MUITO e MAL! Em 2017, com o agravamento da crise financeira, tanto PJ quanto PF. A BONANÇA ACABOU. Vai acontecer o mesmo da época do Paulo Cury (administrava o clube de dentro de uma agência bancária, em busca de dinheiro emprestado) ou do Ziza Valadares, ocasião que tivemos o “craque” Márcio Mexerica. Lembram? A diretoria não tem condições de segurar o Lucas Pratto. Tem de negociá-lo para fazer caixa. Vai ser um ano de “vacas magras”. Podemos/vamos ter o retorno de Dodo, Renan Oliveira, daquele que está no Santa Cruz (??). Para finalizar desejo ao Eduardo e a todos Atleticanos seguidores do Blog Boas Festas e até 2017.

  3. Gosto dos comentários desse Sr. Paulo Silva. Parece ser experiente em assuntos do Clube Atlético Mineiro. É meio antiquado para lembrar de jogo de sessenta anos atrás. Mas conferi e é verdade. Concordo com a sua opinião sobre o Roger. Não tem experiência e não mostrou nada novo no Grêmio, único time grande que dirigiu. Talvez o seu mérito tenha sido fazer o time jogar com entusiasmo, a mesma bola que sempre jogou, estilo uruguaio e paraguaio. É bom dar uma chance pra ele porque o que faltou no Galo este ano foi vontade e comando forte.

  4. Brilhante o comentário do Paulo Silva. Vi inúmeros treinos do Galo. Era reserva contra titular e que estava melhor em cada posição jogava. Hoje é vou conversar com o professor! Professor de que? É até uma ofensa atesta classe judiada. Os jogadores não treinam falta, corners, tem posse de bola e demoram vinte minutos para dar um chute a gol. Pobre futebol. Gol de escanteio só em sonho. A zaga do Galo é uma avenida. Erazo é lento e com toda a altura que tem perde todas as bolas aéreas. Aposto no Gabriel até na lateral! Tem raça e cara de Atlético. Podemos ceder de graça ou até pagando parte do salário: Edcarlos, Yuri, Carlos Eduardo, Ronaldo, Patric. Estes daqui alguns dias nem serão lembrados. Voltar o Carlinhos Neves como preparador físico pois é isso que ele sabe’! E tome 2017 com sofrimento ou não é sempre Galo!

  5. A maior burrice do Atlético foi ter vendido o Jemerson. Mal saiu da base, ficou pouco tempo no profissional e vazou. Perdemos um grande zagueiro . Tudo por dinheiro e aí? A gente pagou por
    isso, com uma defesa muito fraca. O que adiantou vender? Para comprar um zagueiro de menor qualidade que o Jemerson. O Rever, nessas alturas, faz também muita falta. Poderia ter voltado, se realmente pediu. Não duvido se Gabriel for vendido. E quem o Atlético colocaria no lugar? Agora começa o desmonte como a diretoria do América fez com o time. E depois querem ganhar títulos. Espero que a diretoria não venda o Pratto.

    1. Concordo q o Jemerson é um GIGANTE… um baita zagueiro! Ficou pouco tempo no GALO e infelizmente vendemos ele muito cedo… Mas veja quantos gols o GALO tomou ano passado (q a zaga era Jemerson e Léo Silva) e quantos gols tomamos esse ano…

  6. Se aposta para o meio de campo é Urso e Donizete vamos ter mais um ano de sofrimento nem uma saga composta por Luiz Pereira e Figueroa seria eficiente tendo estes dois na linha de frente da saga. Colocar a culpa só na defesa é não enxergar o jogo, não estou dizendo que a saga também não precisa ser melhorada. Precisamos de alguém com futebol e vontade de vencer nos dois setores.
    Um abraço, José (Fortaleza Ce)

    1. Tenho o mesmo pressentimento. O problema crucial do Galo é o meio. Muita força e pouca técnica. Demoram para dominar, demoram para pensar, não chutam e passam muito mal. O Gremio fechou no Olimpico o galo deu tres traques de fora da área. Faltou movimentação. Cazares não é jogador competitivo. Joga para se exibir. De vez em quando acerta, é pouco, falta regularidade. Sei lá a não ser que o Roger tenha mudado o sistema de jogo dele, Donizetti e Urso não se encaixam.

  7. Penso que temos um bom elenco e com calma e sem sobressaltos é necessário uma análise fria e isenta de vícios sobre o ano. Se Pratto é titular da seleção argentina e não serve para o nosso time … tem alguma coisa que não está batendo. Erazo, Cazares, Rafael Carioca e tantos outros também já mostraram serem capazes de particar ótimo futebol. E também para se esquecer. Penso que passamos por insanidade no início da temporada quando nosso presidente demitiu o técnico que não conseguiu a Libertadores . Querer que com 4 meses criasse uma equipe entrosada e focada com inúmeros novos reforços … é no mínimo insano. E exigir a escalação – a contragosto do técnico – de força máxima para a final de Mineiro e eliminatória de Libertadores deu na eliminação de ambas competições. Quando na semana seguinte os 11 reservas absolutos venceram o Santos – campeão paulista praticamente com todos titulares.

    A preocupação maior de nosso time são as contas e patrocinadores. Chegaram 2 reforços – Robinho e Fred – trazidos pela fornecedora de uniformes. São 2 jogadores consagrados , mas não veeram para jogar futebol – o objetivo era vender camisas . Não necessitam de títulos e consagração e se reflete em campo com uma dedicação profissional, mas não a que gostaríamos com vontade e determinação para novas conquistas.

    Também cabe ressaltar que nosso presidente gerencia e financeiramente leva bem a direção. Porém pelo lado esportivo, não se comporta como líder e comandante da equipe como diversos exemplos anteriores como Nelson Campos e Kalil. Sua função tem sido cobrar resultados como um gerente de negócios.

    Vamos lembrar que kalil também fez este mesmo papel no tempo de Luxemburgo e aprendeu a lição. E esperamos que também Nepomuceno também desperte para este lado.

  8. Muito tempo teremos para postar sober o futuro. O que me preoccupa é que espirito de equipe vencedora não se contrata. Isso vem de dentro da alma de cada jogador.

  9. BOA NOITE , PROBLEMA DO GALO FOI TER CONTRATADO O AGUIRRE E DEPOIS PARA PIORAR CONTRATOU O MARCELO OLIVEIRA QUE SO TREINOU BEM TIME QUE TINHA JOGADORES COMUM , QUANDO TREINOU TIME COM BONS ELENCO NÃO CONSEGUI , COM O PALMEIRA (CAMPEÃO 2016) QUASE CAIU PARA SEGUNDA DIVISÃO E COM O GALO NÃO GANHOU NADA

  10. Paulo Silva tem toda razão, tenho idade e assisti muito treino do Galo e a verdade é que na época não tinha estes fones de ouvido e alem de treinarem fundamentos básicos os jogadores eram bastantes cobrados pela massa. Os técnicos não eram chamados de professor e na verdade ensinavam os jovens. Agora são professores e parece que que tática nada entendem.

  11. Bom dia, Eduardo. Você tem razão (como sempre). Acreditar em “posts” de redes sociais é um perigo. Mas, eu tenho aqui algumas frases que li nesses dias nos vários sites de notícias. Observe: “Eu assumo toda a responsabilidade”. Daniel Diniz Nepomuceno. Falta definir que tipo de responsabilidade é esta. Porque as contas quem vai pagar é o Clube Atlético Mineiro. “Fizemos altos investimentos; faltou planejamento” (?) Do mesmo. ” O atlético tem um ótimo triatleta que pedala, corre e nada. Nada mesmo” De um atleticano comentando uma notícia no UOL. Por essas frases a gente observa que o atleticano, apesar da decepção ainda consegue fazer piada. O presidente virou humorista ou será que sempre foi? Planejamento. Palavra chave. É o que esperamos em 2017. Começando com a definição desde logo de quais jogadores vão para a Flórida. Planejamento da pré temporada para os que ficarem aqui de modo que haja definição da forma de treinamento. Escalar um time com os jogadores reservas juntamente com os que estão voltando de empréstimos. Dá pra fazer um ótimo time, capaz de enfrentar com brilho o Mineiro e a Primeira liga. Qualquer time reserva que o Atlético colocar em campo será superior ao todos os times do Mineiro e da maioria da Primeira liga. Pelo menos nos salários. Cuidar dos definidos como titulares para que eles treinem, no estilo Telê Santana, ou seja em situações reais de jogo, para que possam ser corrigidos esses incontáveis e absurdos erros que a gente observa nas partidas do Galo. Só quem viu treinos comandados pelo Telê é capaz de entender isso. Tem que parar com essa palhaçada de “treinos táticos” aplicados por técnicos que não entendem nada de tática. Treino é simulação de jogo. É time reserva contra time titular. É jogadores sendo incentivados a conversar em campo para se auto corrigirem, sem necessidade de esperar o vestiário para saber ” o que o professor vai falar”. Treino é ensinar jogadores como os volantes e laterais do Galo a chutarem em gol. Lembra dos gols do Toninho Cerezo, Nelinho, etc? Pois é. Hoje dá vontade de chorar ao ver o Rafael Carioca chegar na frente do gol adversário e dar passe para trás. E o Júnior Urso, Donizete, Lucas Cândido, Fábio Santos, Marcos Rocha? Porque esses jogadores raramente chutam em gol e quando o fazem é uma lástima? Eu respondo. Porque não treinam. Não são ensinados. Ou será que é pecado ensinar a esses caras a essência do futebol? Será que esses treineiros pensam que eles já nasceram sabendo? O Telê parava o treino e fazia o cara repetir a jogada errada até sair certo. Vi isso muitas vezes. O Yustrich até dava porrada se o cara demorava a aprender. Hoje, não. É só treininho de metade do campo, treino secreto, treino tático e um monte de baboseiras que refletem no jogo um time desorganizado, sem opções de jogadas e jogadores que não se comunicam e nem se ajudam em campo. A comunicação hoje é por redes sociais e como não podem levar os smarts pra dentro do campo, entram mudos e saem calados. Calados, não. Tem as entrevistas. “É…hoje não deu, bola pra frente. vamos ver o que o professor fala e no próximo jogo tem mais” Isso com o fone já no ouvido. O Brasil perdeu uma Copa do Mundo em casa porque um lateral uruguaio chegou na linha de fundo, perto do gol e chutou de bico. Quantas vezes a gente vê os laterais e volantes do Galo chegarem na mesma situação e voltarem com a bola ou dar passe errado e nunca tentarem fazer o bendito Gol?
    Bom, me desculpem. Acho que estou sonhando com um mundo melhor.

    1. Show de bola sua colocação Paulo. Me deu um saudosismo danado, dos tempos em que se “comia a grama” pela camisa preta e branca. Tive uma experiencia “in loco” em jogar no Galo desde minha infância. Na epoca se chamava Dente de Leite, Infantil, Infanto, juvenil, junior e aspirante. Fopi uma epoca legal demais. Tinhamos preliminares de jogos no Mineirão todo final de semana. Tinhamos treinamento na Vila Olimpica, e quando completei 17 anos já comecei a ficar mais perto treinando ao lado de craques e as vezes bastava ficar assistindo os treinos e preparação. Já valia o ingresso. Quem viu um Cerezzo treinar, um Paulo Isidoro, Marcelo e Reinaldo, Getulio, Marcio Paulada, Heleno, Eder, etc, etc, sabe muito bem do que estou falando. Todo jogador novo contratado deveria ser obrigado assistir videos destes caras para entender o que é jogar no galo.

      1. Pois é, Marcos. Obrigado pela sua intervenção. Você não só viu como viveu a realidade de treinamentos com grandes treinadores. Pena que os “professores” não fazem a mesma coisa hoje. Já pensou se um desses “professores” soubesse ensinar ao Donizete a fazer um desarme como o Cerezo ou Vanderley Paiva faziam? Quantas faltas e cartões seriam evitados. E se o Marcos Rocha fosse ensinado a jogar como o Getúlio? Não teríamos aquela avenida de hoje. Estou comentando aqui sobre treinamento. Você que viveu essa realidade in loco poderia prestar bom auxílio.

  12. Só pelo que representa para o GALO Tardelli já seria uma ótima notícia, com certeza ainda joga 3 ou 4 temporadas em alto nível. Erazo e Pratto precisam ser vendidos, a grana deles irá consolidar projetos futuros. Daniel não pode em hipótese alguma cometer o mesmo erro do Jemerson, vendeu o melhor zagueiro do Brasil e nos deixou expostos ao ridículo, Gabriel já não é promessa, é futuro garantido. Roger, considero a melhor atitude que tomou para 2017, técnico de visão, aposto todas as minhas esperanças no trabalho dele, embora terá que cortar algumas cabeças dentro do elenco (Marcos Rocha, Rafael Carioca, Cazares), não é mandá-los em embora, mas mostrar quem manda e quem deve obedecer (taticamente) é claro, são ótimos jogadores. Precisamos de 2 zagueiros e um camisa 10, já que Dátolo não tem condições físicas e talvez psicológicas para tal. Daniel vai acumular o cargo ao lado de Kalil, será que não deixará o GALO em 3º plano, já que em 1º vem a sua família? Deixo a pergunta!!! GALO terá 2 títulos em 17…

  13. Pratto tem maior valor pelo dinheiro do que pelo futebol. Não entendo bem todo o cartaz do jogador que faz 3 gols por ano. Tardelli é o ante-ontem futebol clube. Está na reta final. Erazo pode ir embora, Gabriel, não.

    1. 3 gols por ano? Bem se vê q você, JTF, eh um ….. infiltrado e q só quer causar intriga aqui no blog. TODAS, eu disse TODAS as suas postagens são depreciativas à tudo e a todos. Tá com cara de assinante do blog daquele carioca ….. q assina outro blog aqui no portal uai e q soh denigre o nome e a história do GALO. Saravá e SAI PRA LÁ

      1. Não exageremos. Pode ter postador antigalo por aqui, mas comparar com aquele outro blogueiro metido a sabedor de alguma coisa (em cujo blog de vez em quando caio de gaiato, clico e só então acabo vendo que é dele pra fechar imediatamente), aí é demais pra qualquer mortal.
        Àquele blogueiro falta simplesmente inteligência. Porque sabemos que todo e qualquer jornalista – sobretudo esportivo – tem seu time de coração, e eventualmente pode torcer contra este ou aquele. Mas todos eles são inteligentes o suficiente para não deixá-lo transparecer para o público, deixando para quem tem competência (como o Eduardo ou o Fred) os comentários sem problemas em ser de parte.
        Puts … mas aquele cara … me dá tanta preguiça que nem sei o porquê de escrever textão por causa dele. E a gente nem querer citar o nome dele Já-é-sinal de que é normal que atleticano com mais de dois neurônios o ignore.

        1. Ja cansei de falar desse senhor aqui, ate falei que a torcida uma hora teria que prestar uma ” homenagem ” a ele no estádio. O cara finge que torve e arrebenta com nosso Galo. Conseguiu falar mal até do Luan, falar que não é jogador para Galo, se tivesse no time dele iria falar que era gênio. Brincadeira esse cara…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *