A pouco mais de 48 horas da decisão mais esdrúxula da historia do futebol, o jogo entre Atlético e Flamengo, já cercado de muitas polêmicas e temperado por provocações de lado a lado, também passou a ser cercado por varias várias indefinições quanto aos times que os dois rivais mandarão a campo na Arena Pantanal, na quentíssima Cuiabá, no Centro-oeste brasileiro.
Se o time carioca tem problemas de contusão e alguns de seus jogadores mais importantes não se encontram no melhor de sua forma física, do lado atleticano não é diferente. De técnicos novos precisando mostrar serviço e se afirmarem, Galo e Urubu vão fazer um jogo sem favoritos e sem prognósticos fáceis.
Mas, se dentro de campo existem mais semelhanças do que diferenças, fora das quatro linhas Atlético e Flamengo vivem momentos evolutivos e históricos distintos. Há, por exemplo, um enorme abismo financeiro entre os dois clubes. A capacidade de faturamento do time carioca é muito maior o que, aliás, não é novidade para quem acompanha os interiores do futebol brasileiro.
Os sugestivos artigos “EXEMPLO DO FLAMENGO FOI O PONTO DE PARTIDA PARA MUDANÇAS DO ATLÉTICO-MG” e “GALO SOFRE PRESSÃO PARA BATER META DE VENDAS APÓS INVESTIMENTO DE MECENAS”, escritos pelo jornalista Victor Martins, publicados nesta quinta-feira, dia 17 de fevereiro, no Portal UOL, deixam claro que o Glorioso, não obstante ter vivido uma temporada mágica no ano passado, inicia 2022 de forma particularmente intrigante e preocupante.
A revelação de que desde o ano passado o diretor de futebol Rodrigo Caetano tem sido bastante cobrado para elevar o faturamento do clube com vendas de atletas, mais que perturbadora, é bastante grave porque deixa em aberto uma possiblidade real de um desmonte do elenco de consequências esportivas e também financeiras imprevisíveis. Um time forte gera receitas e premiações elevadas como o próprio clube comprovou em 2021.
E, para quem duvida disso, lembro que as conquistas dos dois principais títulos brasileiros em disputa e a excelente campanha na Libertadores, encerrada de forma surreal e invicta na semifinal, levaram o clube a bater recordes de premiação na historia do futebol brasileiro e a obter as maiores receitas de sua existência.
Assim, ainda que o clube tenha acumulado uma divida astronômica, recorrido a empréstimos gigantescos, tenha montado um elenco caro o que naturalmente implica em custo elevado, e, ao contrário de seu maior rival interestadual, que disponibilizou documentos apontando um futebol sustentável, a sua situação seja claramente inversa, vender e vender sob pressão, seja o Shopping, seja todo e qualquer jogador, é de fato a melhor ou a única solução?
Esta é apenas uma pergunta dentre tantas outras que clamam por resposta. E não é um simples sim ou não que vai respondê-la e, muito menos, satisfazer a qualquer atleticano minimamente consciente e responsável. Toda e qualquer resposta deve vir acompanhada de elementos que deem a ela substância, concretude e credibilidade. De um lado, cabe ao clube prestar aos seus torcedores, conselheiros e sócios todos os esclarecimentos que se fizerem necessários. De outro, cabe a estes cobrar todas e quaisquer explicações e informações que julgarem fundamentais para que possam formular o melhor juízo sobre os caminhos que o clube está percorrendo.
O Atlético está certamente passando pelo maior processo de transformação de sua história. A SAF atleticana é uma realidade cada vez mais próxima. E, apenas esta perspectiva já justificaria acurada vigilância de sua massa torcedora.
Enquanto a bola não rola na supercopa, o Galo tá que tá dançando na corda bamba. Se cair,…
Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…
Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…
Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…
Depois de perder a final e o título para o flamídia, tendo para chegar às…
Sem público ou a liminar – apressadamente despachada pelo presidente do stjd – será revogada…
Depois de um primeiro tempo horroroso, pior que nas três derrotas seguidas para o mesmo…
View Comments
Uai! Meu comentário nunca aparece! Os ventos do otimismo me inspiram a imaginar que não existe qualquer germe de preconceito quanto a minorias neste blog, estou certo blogueiro?! Obs. Não comentei hoje, somente expresso minha singela e humilde estranheza.
Quanta gente passando pano e babando ovo da diretoria hein... como pode vender a única e maior revelação da base na última década por preço de banana! Um jogador que sequer teve sequência e ainda tem 17 anos. Rodrygo e Vini Jr foram lançados nessa idade e vendidos com 18 por 35 e 40 milhões de euros. Era temporada pra savinho ter sequência, valorizar seu passe, fazer um novo contrato, aumentar multa e vender ano q vem bem maos valorizado.
Por mim pode fechar a base, não revela ninguém, quando revela sequer é usado no time e vendido a preço de banana.
boa tarde Eduardo e massa e max Pereira. que venha a mulambadas madrinhada pela cbflixo. mas acredito eu que o galo precisa jogar mais para vencer o menguinho. porque até hoje não estou gostando do trabalho do EL Turco. contra o mequinnha no primeiro tempo foi um xou de horrores jogando com os titulares. e na equipe alternativa jogando simplesmente péssimo futebol. e para piorar a teimosia do EL Turco em por os inúteis tchê tchê. fabio bolt, sascha.igor Rabelo. e deixando no banco de reservas Guilherme Castilho e Vitor Mendes ai é demais. se depender do Fábio bolt e sascha para fazer gols estamos fritos. abre o olho EL turco. ótimo final de semana a todos amigalos. vai galoooooooooo.
Uma pena nos apegarmos em matérias de jornalistas de RJ/SP. Quando o Rodrigo Caetano disse que existe pressão? Existe um planejamento orçamentário, a ser cumprido que foi aprovado pelo conselho adm. É função do Rodrigo cumprir o planejamento.
Falando sobre o texto anterior, acho que o referido blogueiro se descola da realidade do futebol nacional e mundial ao desvalorizar a disputa dessa supercopa. Oras, todo país do mundo as ligas de futebol promovem essas disputas de supercopa e essa partida já estava prevista antes de começar o campeonato brasileiro. Então, pergunta aos presidentes dos clubes se é ruim jogar essa partida e faturar a premiação? Será que eles rasgam dinheiro? Outro ponto é que se o Galo já ganhou do Flamengo o ano passado, qual o temor de jogar essa partida? Porque colocar o sub20 ou reservas? Falar também que o Flamengo tem um conluio com a CBF é uma informação falsa, atualmente eles são brigados, tanto que o presidente do Flamengo articulou com o governo a aprovação da lei do direito de arena indo contra os interesses da CBF e da Globo. Por fim, citar o caso das crianças que morreram no Ninho do Urubu e insinuar que não foram punidos diz mais sobre a justiça brasileira do que sobre o clube, haja visto que morreram centenas de pessoas no caso da represa da Vale em Minas e ninguém foi preso, é leviano ficar sempre lembrando esses casos para desmerecer esportivamente um adversário. O fanatismo clubístico citando em todos os textos a CBF, Globo, eixo do mal, arbitragem não ajuda o clube e a torcida a galgar outro patamar no futebol brasileiro. O Galo tá construindo estádio, uma nova gestão moderna e está em outro momento de protagonismo que não coaduna com essa cantilena enfadonha e fanática! O disco virou faz tempo e ainda continuam com essa mágoas passadas e recalques cansativos? As novas gerações de atleticanos não merecem essa sofrência sem fim! Só uma opinião!
Concordo com o Carlos Ferreira! Bola pra frente, esqueça o passado!
Assino embaixo. A Supercopa é um grande título SIM. Vale troféu, volta olímpica e o Galo tem totais chances de vencer. AQUI É GALO, SEMPRE.
O meu pensar, coincidente com o seu, jamais me credenciaria a dizer que suas colocações estão certas.Só concordamos em tudo, nada mais!
Meu pensar diferente, jamais me credencia a dizer que suas colocações estão erradas. Só divergimos e nada mais!
Bom Dia! O que não dá para entender as razões dos jogadores revelados pelo FLA ser cotados em Euros enquanto, que os nossos são cotados em dolares. Sou ferrenho crítico das categorias de base do CAM. Um time base que não consegue classificar para a fase final da Copa São Paulo de Júniores, são motivos para profunda análise. Quanto ao time principal, como já mencione aqui, vai ser desmontado. Acredito que após a Copa do Mundo, vamos voltar aos tempos de "Mixirica" e cia. Que aliás já tem um no elenco. Tomei conhecimento que CBF alienou os contratos do Arana, Alan e Guga, a um empresário de futebol. Portanto, a saga de vender/vender do R. Caetano deve ter esfriado. Haja vista que grande parte do dinheiro, vai para outro caixa.
Jota, boa tarde.
A CBF teria alienado os contratos de Arana, Allan e Guga com um determinado empresário? Que poder tem a CBF para fazer isso? Grande parte do dinheiro vai para outro caixa? Que caixa? Elocubrações? Ironia? Denúncias?
Quanto à cotação inferior dos garotos da base do Atlético em relação aos de outros clubes, em particular os do Flamengo é outro esclarecimento que o clube deve não só a vc, como a todo atleticano.
Ah! Uma observação: Rodrigo Caetano, ao que se sabe, não muitomsimpatizante do vender e vender.
Não entendi o tom pessimista da crônica de hoje. O Galo tem problemas assim como todos os demais clubes do Brasil. Não se esqueça que estamos no Brasil onde o errado é que está certo como dizia o velho Cafunga. Agora o time tem a oportunidade de ganhar 5 milhões em cima do fla e fica neguinho criticando. Tá bom! é melhor tocar o barco e ficar com prejuízos desse campeonato.
Wagner, boa tarde.
A intenção do artigo não foi a de ser pessimista. Simplesmente, a de alertar e de convidar ao atleticano em geral a ser crítico e mais reflexivo em relação às coisas do Atlético. As conquistas do ano passado não podem e nem devem embriagar o juízo do torcedor.
Achei um ótimo negócio, a venda do Savinho. 6,5 de euros, mais 6 de metas por 87,5% tá ok. O Galo precisa vender, tem compromissos a honrar, apoio total a essa Diretoria. Vai que o jogador não vinga, como outros tantos, e o Galo perde uma chance dessas.
..................
Supercopa
Domingo é vencer ou vencer. O Galo é melhor. O time deles tá desentrosado, tá pilhado. o Andreas é só falar da liberta que perde a cabeça. É hora de compactar bem o sistema de marcação porque ofensivamente eles são fortes, mas ajustar o contraataque porque a defesa entrega.
AQUIÉ GALO PORRA. PRA CIMA DELES. FÉ NO TÍTULO.
O texto tava indo bem...até o " se cair,..."
Pensei 03 coisas: coisa de ave agourenta; coisa de fofoqueira e invejosa (m...); coisa de profeta do acontecido. Eu avisei..
Rogério, bom dia.
Ou quem sabe coisa de quem ama o Atlético e apenas pretendeu fazer um alerta, sem ser agressivo e sem desrespeitar a ninguém. Ah! O cair aqui não se refere especificamente a cair para a segunda divisão. Mas, sim e como sempre, cair de patamar e se perder nessas crises que recorrentemente têm feito parte da história do clube e trazido prejuízos consideráveis.
A vida do Atlético não se resume a noventa minutos de um jogo, seja ele bem jogado, seja ele mal jogado. E, vigiar e cuidar do clube, é obrigação de qq atleticano minimamente consciente.
Cair, seja figurativo, denotativo ou simbólico, não combina com torcedor que diz amar. Sem ser agressivo ou desrespeitoso, mas a alusão à outra divisão, não está expressa no comentário. Sigamos, cada qual com suas opiniões.
/ A revelação de que desde o ano passado o diretor de futebol Rodrigo Caetano tem sido bastante cobrado para elevar o faturamento do clube com vendas de atletas, mais.../
E vai se confirmando que não existe janta grátis. O que está por trás da exigência de todas essas vendas, não passa do preço a ser pago pela injeção de grana que os /bilionários que amam o Clube/ ( hehehe...amor é uma lorota o quê importa es la plata) fizeram em forma de doação, ajuda, seja lá como se chama, apenas por que são muito atleticanos,mais até que toda a Massa Alvinegra juntos. O receio é enorme de que o Galo tenha autonomia financeira e daqui um tempo, não precise mas bater pires nas mãos do mecenato. Aqui vem a ironia do /trem todo/: sucatear para depois privatizar . E diziam que o projeto era o Galo andar com as próprias pernas,vai vendo.
Quanto ao uol, repetir uma frase de uma faixa que subiu diversas vezes no Horto,trocando os mudos pelos miúdos: uol não é jornalismo,fim! Saudações