Em outro dia sem qualquer novidade em relação a contratação, o Atleticano sofreu com a baixa temporária do Robinho e ficou sabendo que a Polícia Militar voltou atrás naquela “estória” de reduzir 6 mil lugares na capacidade do Mineirão, impondo a instalação de dez novas catracas. Que sejam instaladas, pois é inadmissível perder tanto espaço em nome da segurança.
Antes de contar ao leitor sobre a dona Maria Helena Lopes Porto, que conheci ontem, num delicioso café da manhã, registre-se que o Atleticano continua esperando pelo Elias e também pelo Baeza. Com eles, estaremos aptos a vários títulos na temporada. E que a fissura na coluna do Robinho não impeça o Pedalada de atuar com a mesma vibração do ano passado. E breve! Por uma rápida recuperação e que a bruxa esqueça o Galo. Chega! A CBF sempre dando prejuízo.
Pois bem, como disse acima, ontem conheci a dona Helena Porto, que hoje comemora 93 anos. Alegre e lúcida, essa barbacenense afirma festivamente que acompanha o Galo há quase um século. Tradição herdada de seu pai e imposta aos quatro filhos e cinco netos. Opa, um filho escapou, mas sempre que vai a Barbacena leva uma sacolinha da Loja do Galo para presentear a mãe. Tem de entrar lá para fazer a compra, como milhares de não-atleticanos que adoram o Galo.
Apesar de nunca ter assistido a qualquer jogo do Galo no campo, ela não perde uma partida do time – seja pela TV ou pelo rádio – e confessa que prefere acompanhar o time a ver novela. Uma de suas muitas peripécias é festejada por toda família. Dona Helena teve uma fratura no fêmur e ficou acamada durante um bom tempo. No dia da conquista da Copa Libertadores, ao final da partida, levantou e andou sorrateiramente até a janela do seu apartamento em Barbacena para festejar o título. Noutra ocasião, numa queda, teve um comemorado “Galo” na cabeça. Conta, rindo.
Aliás, sua janela é conhecida e reconhecida na cidade. Ela garante que um vizinho coloca uma bandeira do Galo exposta e que as pessoas atribuem a ela, mas o fato é que toda vizinhança – a cada vitória e título – procura dona Helena, que comemora do alto do prédio. Em suas lembranças, bem como na de suas filhas Gerusa e Marisa, estão os carnavais de Barbacena. Ao final dos bailes no Barbacenense, tradicionalmente encerrava a festa momesca com o hino do Galo.
Entre seus ídolos de todos os tempos, ela destaca o Guilherme – aquele camisa 9 e artilheiro que fez dupla com o Marques –, que numa partida entrou em campo com sua neta Heleninha (hoje advogada) e ainda Ronaldinho Gaúcho e Victor. Sobre o primeiro ela chega a afirmar que ele é lindo, tendo sofrido com pontapés dos adversários. Já o goleiro também tem lugar no coração dela, que contou que está acompanhando seu tratamento e recuperação.
Dona Helena, bastante irreverente, assegura que o Galo raramente perde. “Antigamente e atualmente”. Mas quando perde ela fica “danada” da vida e até apela com palavrões. Incitada a dizer quais palavras ela diz nas derrotas, ela, constrangida, baixou a cabeça e soltou: “Que merda”.
Sempre elegante, privilegiando roupas nas cores preta e branca, ainda contou que jamais veste determinada cor. Nem precisa dizer qual. Fica aqui a homenagem do blog a dona Helena Porto no dia do seu aniversário. O Galo é tradição!
Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…
O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…
Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…
Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…
Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…
Com grande atuação do time todo, destacaria a zaga – Bataglia e Alonso – e…
View Comments
Dona Helena, meus parabéns! 93 anos de muitas alegrias... só quem tem sangue preto e branco correndo nas veias pode ter este privilégio! Orgulho em tê-la conosco. Torço para que Deus e o Galo me concedam uma vida assim. Muita saúde e gogó pra gritar Galoooo por muitos anos que ainda virão!
...Elias é do Galo!!!!.....eu já sabia desde a semana passada.....nepomuceno Nepomuceno, aonde estão os seus ACUSADORES?....aonde estão os que te chamavam de NepomuSONO?....e vem mais jogador bom por aí....
Caro Eduardo e demais Atleticanos, nossa torcida incomoda e é um fenônemo mundialmente conhecido. Vejam esse show da banda EUROPE realizado na Suécia, prestem atenção aos 32 segundos do video kkkkkk. A massa é uma explosão de alegria em todo o mundo. GGGGGGGAAAALLLOOOOOOOOO
https://www.youtube.com/watch?v=HyWajWueH2w
Vamos ter fé que ela não custuma faia.
Vamos ter fé, que a fé não custuma faia.
Sei não! Não contratam ninguém. O mineiro já começa, o time de lá está reforçado e a todo vapor. Se no primeiro clássico se repetir o lendário 6X1, eu não assisto mais um jogo este ano.
..."time de lá" que vc quis dizer ´o time do riascos?...usar como sobrenome o Galo....kkk.....coisa de simpatia mesmo....depois eles ficam bravos com a gente....kkk...eu jamais usaria o nome do Pirangi como apelido....até mesmo porque eu teria que usar muitos sobrenomes , como por exemplo M.I.&.R.D.@, Pirangi, Yale, Palestra, Benecy e por aí vai....kkk...estou impressionado com o número de azuizinhos aqui nesse blog....a tremedeira começou cedo....kkkkk....Cláudio, meus parabéns!!!...vc teve o privilégio de se sentir torcedor de uma LENDA por alguns instante....mas o problema é que cheiro de simpatia, a gente sente de longe....kkkkk
Lendário? Lendário foi o 9 x 2! Que coisa de maria.
Galão? Tá mais para marião!
Marião mesmo
Muito boa tarde, Massa!!!! E muitos anos de vida e saúde a Sra. Helena Porto!!! Vamos ao Galo, o fato é que vamos estrear no mineiro ainda sem os reforços prometidos e certamente também jogaremos contra o crüzeiro da mesma forma, tudo bem que o que importa começa em março, a libertadores, já disse aqui outras vezes que confio no trabalho da direção até pelos bons serviços recentes prestados ao CAM, mas tá difícil dormir e acordar todos os dias com a mesma notícia, ou melhor sem novas boas notícias. Vamos agir pessoal, o anos já começou!!!! E viva o Galo da Dona Helena!!!!!
Bom dia Eduardo. PARABÉNS D.Helena, que DEUS te abençoe hoje e sempre. Quanto as contratações, o Inter esta querendo o Carlos por empréstimo, podia trocar ele por Rodrigo Dourado ou Valdívia também por empréstimo. Seria uma boa. Abraços e AQUI É SÓ GALO
Primeiramente, parabéns à Dona Helena por seus 93 anos de atleticanismo! Agora, vi ontem em um programa esportivo q o Tardelli já acertou sua saída do time chinês e está livre no mercado. O q estão esperando pra trazê-lo de volta. Pra mim, seria uma ótima contratação. Quanto aos volantes, disseram que o Elias já acertou sua saída do Sporting e é aguardado em BH no início da próxima semana, trazendo ainda por empréstimo, um tal Bruno Paulista, que tem 21 anos e foi revelado pelo Bahia. Os portugueses dizem ser muito bom, mas precisa de experiência. Quanto ao Baeza, se não pagar, só vem em julho, se vier.
...bom dia!!!....eu estive analisando essa questão de revelação de jogadores na base do Galo....muiots criticam por que o Galo não revela nada....aí eu li que o Flamengo vendeu o Jorge e vai lucrar 20 milhões , sendo a maior venda história do Flamengo.....vamos lá: Bernard-77 milhões(maior venda da história em Minas), sendo 62 milhões do Galo.....Jemerson -50 milhões, sendo mais ou menso 30 milhões do Galo......Giovane Augusto-20 milhões por m50% do passe e ainda temos outros 50%....aí eu pergunto, será que o Galo não revela ninguém mesmo?....tirando o Santos e o São Paulo que já realizaram grandes vendas, vejo que apesar de ter muito espaço para melhoras,a base do Galo é extremamente viável e a Cidade do Galo foi uma jogada sensacional....
Ps: precisamos é de melhores olheiros ,reformular treinadores e capitanear novos dirigentes para as categorias de base.....