A difícil missão do treinador de futebol

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

A maratona intensa de jogos sugere ao Galo muita cautela. No confronto com o Fluminense, por precaução, Robinho será poupado. Na última partida, ele pediu para ser substituído. O camisa 7 se junta a Luan e Leonardo Silva. Sorte que temos substitutos para suprir essas ausências, o que não aconteceu na temporada passada.

Victor e Rafael Carioca não atuaram no meio de semana e retornam na partida com o time carioca. Em se tratando de cartões, os jogadores precisam ficar atentos. Na Copa Libertadores, o Galo foi penalizado com amarelos gratuitos. Carioca, em apenas cinco jogos, já cumpriu suspensão. Fred e Elias também já receberam cartões ao final das partidas.

Na pausa da Copa Libertadores, nosso foco será inteiramente no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil. Um verdadeiro quebra-cabeça se forma com a responsabilidade de decisão do comando técnico e da direção do Galo. Refiro-me às inscrições de atletas e às liberações para cada competição.

Pela Libertadores, até o início da próxima fase, podemos efetuar três trocas. Alguém entrará no lugar de Clayton, já desligado, e talvez na vaga de Carlos Cesar. Ainda especula-se sobre a terceira alternativa. Seria Erazo? Mas quem entra? Marlone, Roger Bernardo, Alex Silva ou novos contratados? Quais seriam essas caras novas? Valdívia? Ernando? Anderson? Vale lembrar que substituição excepcional por contusão, prevista no regulamento, só vale para goleiro.

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Marlone, Alex Silva, Ernando e Valdívia (se confirmar) não poderão atuar em jogos da Copa do Brasil, pois, no torneio, já entraram em campo defendendo seus times de origem. Em partidas do Campeonato Brasileiro sim. Nosso elenco está sendo bem qualificado. Se o treinador pode poupar Robinho, como fez com Marcos Rocha na primeira rodada, temos alternativas capazes de recompor o time titular. É saudável e estimulante essa constatação.

De bonificação, acompanharemos a segunda divisão do Campeonato Mineiro. Na verdade, deveria se chamar terceira, pois temos o módulo I e módulo II da Primeira Divisão. Seria mais inteligível que fosse assim: módulos I, II e III; séries A, B e C; ou primeira, segunda e terceira divisão. Bom, o que interessa mesmo é que o Galo B vai disputar esse campeonato da prateleira mais baixa de Minas Gerais.

Torçamos, então, para os dois times do Galo. É uma situação estranha, maluca e anômala. Dias atrás, numa conversa informal com o competente doutor Lásaro Cândido, registrei a ele minha estranheza. Como pode um atleta disputar, simultaneamente, diferentes campeonatos? A FMF organiza as competições estaduais, a CBF as nacionais, a Conmebol as do continente e as de nível mundial são de competência da FIFA. Victor, por exemplo, poderia atuar por dois torneios organizados pela federação de Minas Gerais. Pelo Brasileiro e pela Libertadores, também. Essas questões dominam a cabeça de nosso treinador e pontuam nossas resenhas. No mais, bica, bicudo!

Vamos em busca de grandes e convincentes vitórias. Que o Fluminense se torne outra vítima do time Atleticano. Com nosso time, a decisão é no campo. O sexteto gaúcho não se comprometeu em jogos passados. A avaliacão e análise deles será da musa Ana Paula de Oliveira, penalizada pela CBF devido ao “prejuízo” aplicado ao Botafogo, exatamente uma semana depois de Carlos Simon ter feito aquela lambança com o Galo e ser escalado para jogo internacional.

Blogueiro

View Comments

  • O custo beneficio do Marcos Rocha em jogo dificil é negativo há tempos ...
    Maicosuel, meu Deus ... isso não é jogador de futebol ... Carioca sempre joga com desprezo e Otero, futebol de Venezuela ... e só!
    Torço para a recuperação do Fabio Santos, mas é outro que tá devendo e a conta só aumentando ...
    Abre o olho Roger Machado ... 2017 caminha para fortes emoções ... e com fim de ano melancólico.
    Pelo menos o meu xara, vestiu a camisa com respeito e comprometimento ... e pelo nome, sei que não vai faltar luta e esforço dele ...

  • Também acho que título do brasileirão já era. logo no início já deram mole e mostraram que não são aquilo que pensávamos. É que são quase 50 anos na fila e não se mostraram confiáveis nesse jogo. Esse jogo era para ganhar. Nunca poderiam perder em casa logo no início. Invadiram nossa casa e nos surraram. Fomos surrados em casa. Vai ser a mesma coisa. No final do ano será a mesma história. Seremos tachados de Cavalo paraguaio mais uma vez. Cruzes.

  • Foram substituir o óculos do Riddick- sabe-se que a luminosidade é sua inimiga- por um apito deu no que deu. Se a bola rolou 30min foi muito,por enxergar muito(sic) amarrou o jogo demais ,deu faltas inexistentes e contemplou o anti-jogo fazendo vistas grossas na cera feita pelo flor. Contudo, o GALO tbm deu mole, não se perde oportunidade de gols em vão ,velha máxima, quem não faz leva. Partida para serem tiradas várias lições,uma delas é que nosso GALO tem muito a evoluir, não está pronto como foi pensado após a partida de terça p.p. 1pt em 6 disputados , 43 cruzamentos e 8 acertos demonstram que a aferição do time tem de ser diária ... Domínio não refletiu o jogo tecnicamente falando... Sem desespero e aguardando a aquisição de peças que este time ainda carece, principalmente de um velocista ...vamos ? GALO

  • Eduardo, fico FELIZ pelo comentário 15 mil. Foi um prêmio de consolo neste domingo de derrota.

  • ADEUS Brasileirão 2017; mais um ano de BICO SECO.
    A derrota de hoje pode colocar na conta do Marcos Rocha e Maicosuel.
    Que ducha fria!!!

    • ... fico me poupando de cornetar ... mas ... quando vejo o futebol do Otero, Maicosuel, Marcos Rochaa e infelizmente, do Fabio Santos ... nenhum deles motiva a grandes conquistas ... Otero porque tem futebol de Venezuela ... Maicosuel ... nunca deveria ter sido contratado ... não é jogador de futebol profissional, Marcos Rocha ... custo beneficio infimo ... não ganha jogo dificil e entrega se jogar em cima dele e Fabio Santos, parece eternamente cansado e prestes a se contundir, caso se esforçar ... e o Carioca ... é mesmo um Carioca ... sem nenhum compromisso com o time, na maioria das partidas.
      Dificil estabilizar um time com quatro peças que o técnico insiste em manter, seja pela manutenção do vestiario ... seja por ordem do departamento comercial do Galo.
      2017 é uma vitrine para nosso time ... mas tem jogadores que insistem em nos enganar.
      É isso!
      Toma tenência Roger Machado ...

  • Eduardo, acabei me esquecendo. Essa NOVELA VALDÍVIA já encheu o SACO. Não entendo porque o Inter está louco para liberá-lo; algum motivo oculto há. Para mim ele está "bichado". O Galo tem que ficar atento quanto às suas condições físicas.

    • Caro Jandir, apenas para registro seu, dos AmiGalos e do blog, seu comentário foi o de número 15mil. Valeu!!!

  • Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    O grande protagonista de tudo de bom que estamos colhendo de 2012 até aqui, tem um nome: KALIL. Além de arrumar a casa, trouxe profissionais especialistas e amantes de futebol que trabalham arduamente em prol do Galo... mas o principal: o Kalil pensa GRANDE. Esta tem que ser a mentalidade de todos que dirigem o nosso Time. O Galo faz parte da prateleira de cima do futebol mundial.
    Hoje temos um confronto de roer as unhas. O Flu é um time perigoso com um contra ataque de altíssima velocidade. Todo cuidado é pouco. Eles vão esperar o Galo em seu campo, para depois contra-atacar pegando a nossa defesa desprevenida; aliás este foi o discurso de alguns jogadores em suas entrevistas dadas nesta semana.
    Que o nosso técnico Roger já tenha "captado a mensagem" e que coloque em mente todas as armas possíveis e impossíveis para neutralizar essas jogadas, fazendo a leitura correta do jogo.
    Tecnicamente somos superiores e de uns meses para cá, o Time está mais encaixado e jogando um bom futebol. Mas todo cuidado é pouco. Um bom exemplo ocorreu ontem com a derrota do favoritíssimo Palmeiras para a Chape, para mim um time da prateleira de baixo do nosso futebol; com todo respeito.
    A receita de hoje é ir prá cima deles GALO e fazer prevalecer a nossa força jogando em casa. É superar a marca de 2013 e manter os 100% de aproveitamento jogando em casa na atual temporada.
    Vamos GRITAR para todo mundo: CAIU NO HORTO, TÁ MORTO!

Recent Posts

Kardec reacendeu as chamas da esperança

Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…

24 horas ago

O primeiro confronto da série de decisões

O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…

2 dias ago

Bons ventos sopram a favor do Galo

Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…

3 dias ago

Momentos que antecedem grandes decisões

Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…

4 dias ago

Passada a euforia agora é pés no chão

Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…

5 dias ago

Com méritos outra vez finalista

Com grande atuação do time todo, destacaria a zaga – Bataglia e Alonso – e…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!