Quem viu 2021, viu; quem não viu – incluindo quem não quis ver e reconhecer – não verá aquele encantamento tão cedo. O time, que é praticamente o mesmo – com poucas trocas – parece ter desaprendido a jogar futebol, individual e coletivamente. Até o treinador, o maior vitorioso da história Atleticana, igualmente não consegue mais enfeitiçar o elenco em campo e, consequentemente, o Torcedor nas arquibancadas e nas ruas das cidades.
Ano passado, era impressionante, quando o time não ia bem no primeiro tempo – como ocorreu ontem – no intervalo o treinador com uma ou duas modificações, voltava diferente como num passe de mágica. Ontem, ao voltar para a segundo tempo, comentei com quem estava do meu lado que eu vou morrer sem entender de futebol. Ou, quem sabe, do que cerca o futebol, incluindo os bem remunerados treinadores.
Ao que via, num Independência atônito com uma das piores partidas da temporada e talvez do histórico estádio cedido ao América por comodato, quem deveria ser substituído eram Ademir e Rever. Ao perceber Keno e Nathan Silva (apesar da presença do Jemerson no banco) no aquecimento, acreditei na premissa de que o treinador Cuca conserta mesmo o time no vestiário.
Em ato contínuo, observando os jogadores retornado do vestiário, percebi que Alonso e Pavón não estavam no grupo. Olhei aos céus pedindo para que minha leitura fosse equivocada, pois quem sabe e conhece do riscado é o treinador e não um corneteiro como sou. Para meu azar e de toda a Massa, a corneta estava mais afiada que as opções que utilizou. Aperta o cinto, treinador, pois se não segurar vai cair as nossas esperanças também. Acorda, Cuca!
Até que no sistema defensivo, embora os erros da primeira etapa tenham sido de responsabilidade do Rever, acabou funcionando frente ao fraco time do coelho. Rever foi responsável pelo gol que tomamos e ainda fez a penalidade que acabou defendida pelo Éverson. O jogador adversário tremeu na péssima cobrança, quando o goleiro cresceu à sua frente, e assegurou esse miserável ponto que – diante da péssima campanha – em nada vai resolver em termos de classificação.
Foram muitos jogadores que atuaram e vem jogando abaixo do potencial que mostraram ano passado. Além de Rever, ainda o Mariano (fez como no gol do Goiás, outras lambanças ontem), Arana (longe do titular que ganhou vaga na selecinha da cbf), Allan (que por pouco também entregava a paçoca), Zaracho (nada além de uma bola no travessão), Hulk (que marcou o tento Atleticano numa falha do pesado – fora de forma – goleiro americano) e – claro – o tal fumacinha Ademir. Ao que sinto, o treinador – que ano passado avalizou essa contratação – quer usar nossos tropeços em busca de resgatar a esperança perdida com esse jogador que veio do coelho.
Tá de dar dor nos olhos ir aos jogos do Galo. E o pior, sem qualquer expectativa de conquista em 2022, uma vez que chutamos a Copa do Brasil – Turco – e também a Libertadores – Cuca -, e conquistamos apenas quatro pontos em cinco jogos (15 possíveis) sob o comando do treinador campeoníssimo do ano passado. Convém registrar, que apesar das campanhas vitoriosas, Cuca nos deixou à deriva na virada do ano, ocasionando toda essa situação que não tem fim.
Ainda restam 14 jogos, sendo sete em casa e igual número fora de Belo Horizonte, para o Galo se habilitar à próxima temporada. Para não cair para a Segundona, ainda precisamos fazer sete a nove pontos, tarefa que – apesar de tudo – aparentemente será tranquila. Título deixou para trás desde metade do primeiro turno, quando o Turco – apesar de ter sido demitido com o time na terceira colocação – não vencia adversários fraquíssimos. Perder pontos para Cuiabá, lá; São Paulo, aqui; Ceará, lá; Santos, aqui; Fluminense, lá e de goleada; Bragantino, lá, América, o Galo como mandante, Goiás, lá e onde tudo começou a desarranjar com o Coritiba no Horto, determinaram o pífio desempenho do time no Brasileirão.
Depois perder, com treinador interino, para o Corinthians. Daí chega o Cuca e o time não reage. Vencemos o Coritiba na capital paranaense, empatamos agora com o América e perdemos para Inter, fora; Paranaense e Goiás, dentro do Mineirão. Querer o que? Goiás e América, com todo respeito, eram para ser duas vitórias sobre cada deles. Seriam 12 pontos, pois o Galo fez tão e somente dois. Triste 2022. Sem explicação! Não vou e nem quero, até porque ouço e leio muita gente que – como eu – não entende do assunto, debater sobre o prejuízo financeiro dessa situação.
Quero é raça, do time todo e buscar – ao mínimo – a vaga para a Libertadores. Disputar a Sul Americana na Arena do Galo será ainda mais deprimente que essa temporada desencantadora.
*fotos: Pedro Souza/Atlético
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
O Turco tanto criticado aqui por muitos e pela imprensa até que fazia uma campanha razoável. Aí os entendedores de futebol começaram a achar que ele não estava fazendo um bom trabalho. Eu mesmo, que nem atleticano sou, escrevi aqui neste espaço que ele poderia ter sido demitido depois daquela derrota para o Fluminense, talvez sim lá fosse o momento certo, mas confesso que devo admitir que também fui critico do seu trabalho. Hoje a gente vê que essa gordura acumulada de pontos na tabela do brasileirão se deve ao desempenho dele no primeiro turno do campeonato. Muitos torcedores no momento de nostalgia pela recente passagem do técnico Cuca pediram sua volta, mas infelizmente o time do Atlético ainda não encontrou o caminho das vitórias. Tendo vencido apenas 1 jogo contra o Coritiba, e conta com 27,7% de aproveitamento, desempenho abaixo dos times que encontram-se no Z-4. A situação começa a ficar preocupante meus amigalos, o que poderia ser um sonho de Libertadores ou mesmo a pré-libertadores, agora começa a tomar conta um pouco mais de ansiedade de uma vitória. A rodada de ontem não foi favorável ao time do galo. O Internacional venceu o Juventude por 4 x 0 e o Corinthians venceu o Bragantino por 1 x 0. Eu mesmo achei que o Atlético venceria o América no jogo de domingo, mas pelo que eu vi foi um jogo em que o Galo foi muito pressionado pelo Coelho que perdeu um pênalti defendido pelo Heverson. De toda a forma, os torcedores e a diretoria tem que reconhecer que cometeram uma injustiça com o técnico Turco. É isso amigos atleticanos. Boa sorte que é isso que o galo está precisando neste momento. Abraços. Gostaria de agradecer ao senhor Teobaldo pelo meu novo pseudônimo Ja-1000-ton. Gostei, acho que foi ele mesmo que escreveu assim.
Como Galo na veia forte e vingador e dono de três cativas na arena mrv entendo que tenho o direito de pedir a esses merdas que estão entrando em campo que joguem com raça e parem de humilhar a nossa torcida. Somos chacotas dos demais times. Até americanos estão se achando maiores do que nós. Perdemos dez pontos para América e Goiás, times que normalmente estão na série B. Como estes dez pontos estaríamos com 46 pontos, colados na liderança. Tenham dó cambada de morcegos, vamos acordar e correr em campo. Ainda podemos conseguir um lugarzinho na Libertas de 2023.
Esse time do Galo tá de brincadeira, rever e mariano pela direita, Alan e Jair pelo meio, Ademir na frente, gente isso não é time. Os caras que o ano passado deram tudo dentro do campo hoje passeiam no gramado. Não produzem nada e comprometem o time a todo momento com participações medíocres. Tem que trazer o Sampaoli de volta para dar uma dura nesses caras e fazerem eles correrem em campo. A diretoria também não ajuda, fora Caetano e deixe apenas o Vitor como responsável pelo futebol. Com Vitor e Sampaoli vamos ter um 2023 bem melhor do que o desastre de 2022.
Imagine possuir uma torcida que cante e apoie quando sinta o momento ruim da equipe, com maior força e paixão de que em vitórias . Um clube não poderia possuir patrimônio maior . Mas é também necessário as jogadores deixarem todas suas forças e energias e sentimentos no campo de jogo e treinamentos. Se houver isso , e não apenas resultados, até eu considero ustas as cobrança por maior luta, da torcidas aos jogadores, exclusivamente ao final das partidas. Porque também o que tenho visto são torcedores mais apaixonados pelas vitórias do que por seu clube. Mas muitos jogadores realmente precisam deixar mais em campo , mais amor e raça; tanto quanto a torcida deva aprender a apoiar e reconhecer quando as coisas são feitas corretamente, e será que o treinador atual , o responsável pelas decisões coletivas ,precisa ainda provar algo mais para a torcida? A instituição precisa aprender a preservar sua identidade histórica, algo de maior valor,pois títulos e o reconhecimento, mesmo viram , se apagam e desaparecem em menos de um ano caso se perca a humildade , sendo substituída pela vaidade , soberba e arrogância
Em primeiro lugar , creio que as prioridades do galo como instituição , alheio à títulos, seja equalizar sua vida financeira prioritariamente e também resgatar a identidade e o espirito possuído anteriormente ,tanto pelas pessoas a gerirem a instituição e principalmente pela torcida. Um espirito coletivo construído pelas anos e décadas de abusos e saques realizados pela confederação a organizar as competições, em detrimento do mérito esportivo do clube em vencer campeonatos do passado ;no bom português, trapaças históricas que moldaram o caráter do torcedor galense e que o fazia absorver valores decorrentes do sofrimento causado por isso,como humildade , força de caráter para suportar as derrotas, desde que houvesse entrega e paixão em campo , e reconhecimento e suporte incondicional . A torcida se tornou arrogante e viciada em glórias , e muitos jogadores e dirigentes também assumiram a soberba e a vaidade das conquistas passadas. Eu vejo o galo de hoje e não o reconhece nem como instituição , tão pouco pela torcida, e jogadores também. A identidade do clube se perdeu. O treinador que saiu haveria mesmo de ter saído antes, o desempenho do time estava muito ruim. Mas muitos jogadores o amavam e agora possuem ressentimento por sua saída , seja raiva reprimida ,desgosto ou desprezo por seja lá quem for, e , isso inconscientemente, os limita a entregarem-se de corpo e alma ao clube neste momento.Não vejo tamanha culpa do treinador atual, pois o desempenho cresceu e se tornou constante e o galo tem conseguido se impor perante a maioria dos adversários. Creio haver um entrave psicológico para melhores resultados, que impede muitos jogadores de apresentarem mais gana de vencer em campo. Talvez um pouco de pressão excessiva e pela constante desmoralização forçada ao clube em meio de manipulação da informação em massa. O time está melhor treinado, mas falta gana . Ninguém duvida de que o treinador atual e melhor do que aquele que se foi, então por que os resultados , mesmo irregulares , desapareceram desde que ele saiu? A única coisa que sobressaia no treinador antigo era sua enorme capacidade de dominar emocionalmente os jogadores e os utilizar como um escudo nas adversidades, mesmo sem eles saberem de como, amor ? Quem tem se prejudicado muito nesse momento são apenas os jogadores, é fato. Perderem grande parte do prestígio adquirido no passado. Seria melhor para eles se esquecessem a mentalidade adquirida com o treinador passado , o valor e o julgamento dados aos eventos ligados ao fato, e pensassem mais em si mesmos e no presente e recuperassem o espírito de luta e raça e garra do galo . E a torcida poderia fazer o mesmo. É fácil "amar " algo ou alguém quando se vive em um mar de rosas. Mas o verdadeiro " amor", se é que exista , somente é comprovado com a aceitação e apoio nos momentos de dificuldades. O antigo treinador se foi, mas muitos jogadores ainda estão aferrados emocionalmente a ele, apego afetivo .Esse é o problema do galo em minha opinião. Para mim, além , valor maior do que títulos , seria o galo sanar suas dívidas, moralizar as próximas gestões e resgatar os valores perdidos com as conquistas recentes .Se é que seja possível moralizar algo no meio do futebol O time do preto e do branco , unidos , da luta contra as injustiças, para onde se foi? Além disso , foi notável o sistema futebolística ter desde o inicio do ano estabelecido o galo como alvo para ser destruído . O clube estava fraco internamente, não havia mais humildade ,mesmo o treinador antigo sempre exaltava seu títulos para se defender de críticas . Foi fácil destruir. Humildade , raça, amor incondicional e luta
O Cuca não sabe ainda se vai ficar ano que vem? Essa diretoria fraca virou refém desse bosta?
Fora Caetano!
Fora Cuca!!
O Kalil afundou o Galo ainda mais numa dívida gigantesca, trabalhou arduamente pra encarecer a Arena, porque é ególatra, vaidoso e invejoso, e ainda tem fã clube aqui nesse espaço? Ah ..e a minha birra com esse sujeito não é política pq eu nem moro em BH, mas é pelo prejuízo financeiro que esse sujeito trouxe ao Galo. E não é só contra ele mas contra os últimos presidentes, inclusive o atual e contra esses Rs que prometeram um Galo livre de dividas em pouco tempo mas o que vemos é um abismo sem fim.
Se sou ingrato? Aplaudo quem faz meu Galo cantar alto, mas desso o cacete em quem o prejudica. Por exemplo, Hulk foi mais que um herói ano passado, mas a maldição da selecinha grudou nele e ele hoje é um bosta. Isso serve pro Arana também. Agora, o Nacho...eu nunca entendi esse cara no Galo, nem o Allan.
Falta de aviso não foi, né?
Mas os sabe tudo da torcida tanto encheram o saco que mandaram embora o Turco, com campanha pra lá de razoável e trouxeram o mestre Cuca, no meio de uma Libertadores.
Deu no que deu.
Sou Galo doente, daqueles que muitas vezes não dorme com nossas derrotas, mas se me perguntarem o que eu acho do que está acontecendo ?
POUCO E BOM!
É pra esses xaropes pararem de encher o saco.
Que tal a gente deixar para falar de vaga na Libertadores depois que fizer 45 pontos? Ainda faltam 9, ou seja, três vitórias. Jogando desse jeito, vamos ganhar de quem?
Boa Tarde,
Depois do show de horrores de ontem, que para mim não tem nem comentários, quero aqui deixar meu protesto com relação ao torcedor.
É normal na torcida a identificação com um ou outro jogador, o mesmo acontece inversamente.
Mas isto não pode cegar a torcida.
Hoje o time está como está justamente porque os inquestionáveis estão uma mer@#, listando por ruindade e índice de entregadas contínuas, Mariano, Alonso, Allan, Arana, Jair, Hulk e Keno.
E o que vejo: Torcedor pegando no pé do Guga que nem jogando está, do Nathan Silva, Ademir, Nacho e Everson.
Só para esclarecer, Ademir não está se adaptando com essa forma de jogar fechando por dentro como o Keno demorou em 2021, Nacho sempre dá muito sangue, porém esse ano com o Hulk não jogando nada e o pior, atrapalhando quase todos os ataques do time com erros de passe e faltas marcadas pelos juízes (isso acontece devido ao clima que ele mesmo criou pelo excesso de reclamações), fica tão difícil que até o Zaracho não está conseguindo.
Pavon vai também pelo mesmo caminho do Ademir, emperrado no desempenho pelo esquema tático esquisito do Cuca.
Everson que pese os gols, ainda não tomou nenhum por falha própria todos foram falhas coletivas e sempre vem um torcedor que não acha o que criticar, dizer: Demorou para sair, saiu na hora errada ou apenas chama gol.Aff...
Cuca que é difícil de se avaliar porque não sabemos se ontem pediram para ele preservar o Nathan Silva devido proposta de compra, coloca o Rever, meudeusdoceu, nosso ídolo, mais pior do que escalar é renovar para mamar nas têtas por mais um ano, e o diretor em....
Ainda quer lembrar que a 20 dias atrás quando questionei o desempenho do Mariano fui agredido aqui mesmo por outro amigalo, muitos com medo dos substitutos não querem enxergar o quanto estão mal os titulares.
Da minha parte quero Neto, Jeferson, Caleb e Rubens, o resto é banco.
Boa segunda-feira!
boa tarde Eduardo e massa. ok cuca esta fazendo no galo? esta pior que o péssimo treinador EL turco. o galo simplesmente acabou no minimo sula americana ou série B .um time morto em campo quando o Hulk fez o gol pensei é hoje que vamos jogar bem e ganhar que nada foi um xou de horrores. aff. o galo está cheio de jogadores velhos cansados e milionários e pipoqueiros. e para piorar traz 2 meias bocas que está no DM.ok pedrinho e Kardec jogaram para ir para o DM aliás o Pedrinho jogou 5 minutos deu um chute a bola foi para Lua e se contundiu. aff.um amigalo disse aqui e repito estamos parecendo o grêmio de 2021.que esta diretoria toma vergonha na cara e fazer uma limpeza neste elenco velho e cansados para 2023.simplesmente acabou com o timaço do galo diretoria cega e muda. triste realidade. vai galooo.
Lamentável pq a torcida ela apoia o erro. Tira o sócios , não vai ao campo para você vê. Cuca não muda nenhum esquema de jogo , não tem 3-5-2 , 4-5-1 , 3-4-2-1,sempre a mesma coisa. E ele treina e fala que não é do dia pra noite . em 6,7 jogos já era pra pelo menos voltar ao normal ,porém irá continuar essa turma de barzinho.