Categories: blogueirosfutebol

Desconforto com os novos rumos

Seguindo, pela permissibilidade dessa paralisação e tratando de resenhas Atleticanas, trago hoje ao nosso bom debate uma prosa sobre reforços, folha de pagamento, investimentos e responsabilidade financeira. Graças – disso todo Atleticano tem conhecimento e reconhecimento, aos capitalistas investidores que – como nós – carregam o Galo no coração. Diria que estamos vivendo uma aurora que vem incomodando aos rivais e inimigos do nosso time.

Desde não Atleticanos menores aqui de Minas Gerais, até mesmo poderosos interesses da mídia nacional e da própria (des)organização do futebol brasileiro. Tenho cá meus 63 anos de vida, dos quais conservo pouco mais de meio século de profunda dedicação à nossa Atleticanidade. Tive o privilégio de comemorar, ouvindo pelo rádio, o título de 1971. Chorei no Mineirão, atrás dos gols onde foram as penalidades, a injustiça e a primeira ação da CBF em prejuízo do Galo.

Comecei a seguir o Atlético ainda no final da década de 60 e início dos anos 70, sendo que a partir de 1974 – ainda estudante – escolhi a Cidade do Galo (também conhecida por Belo Horizonte) como minha terra. Com muito orgulho hoje sou cidadão honorário, título conferido pela Câmara Municipal, por proposta do então vereador Lúcio Bocão. Fato é que, assim como todo e qualquer Atleticano, vivo esse sentimento todos os dias dessa existência.

Se tem algo que nos caracteriza, indiscutivelmente, a resignação aliada a resiliência – por mais paradoxal que possa sugerir – andam juntas. Fomos forjados sim, a história comprova isso, na dor da injustiça. Resistimos e acreditamos na superação do bem sobre o mal, ao conquistar títulos épicos como as recentes Copas Libertadores (2013) e do Brasil (2014). Somos a maior Torcida da capital e dos mineiros, igualmente o time com mais conquistas entre os demais de Minas Gerais.

Pois bem, agora – como mencionei no início – já vivendo novos tempos, com uma grande equipe e a construção da nossa casa própria em ritmo acelerado, assistimos ao frenesi do desconforto alheio. Do nosso elenco, nada menos que sete jogadores estão disputando as Eliminatórias, servindo ao seu país de origem. Três brasileiros e ainda paraguaio, equatoriano, chileno e venezuelano. Por pouco, ainda dois argentinos. Incomoda demais esses pequenos e a turma do eixo.

Daí, por necessidade em questionar ao nosso time do coração, uns recorrem ao fato de time carioca ter duas partidas adiadas – essas que a CBF marca pela conveniência – e mesmo assim ainda distantes, sugerem que vão vencer essas e todas pela frente. Nossa obra do estádio, toda paga pelo Galo de acordo com o planejamento – sem recursos públicos – chegou a ser questionada por esses bichos papões da economia alheia. Agora, por falta de argumento contraditório, silenciaram e nem falam de obras de outras Arenas custeadas pelo poder público e até mesmo terceirizadas sem gerar receitas aos clubes de seus interesses.

Quando o Galo começou a investir em contratações, não faltou quem alertasse para uma eventual aventura financeira. Ignoram, entretanto, que a folha de pagamento aqui – diferente daqueles que mimam – está em dia e tampouco está entre as maiores do futebol brasileiro. Tampouco que, na lista dos 15 maiores salários de jogadores atuando no futebol brasileiro, apenas dois Atleticanos estão relacionados. O “queridinho” Flamengo tem seis, o segundo “queridinho” Corinthians três, Palmeiras dois e São Paulo e Grêmio um cada deles.

Mas, para esses “iluminados” – entre os quais muitos que não sabem ao menos gerir suas contas e holerite –, aqui no Galo estão fazendo loucuras. Ora, convenhamos, já disse e reafirmo, tomo conhecimento dessa verborragia pelas pílulas que recebo de amiGalos. Não dou importância a essa dor de cotovelo alheia, sigo e proponho que sigamos acreditando e confiando no nosso Galo, apesar de eventuais e possíveis armações da CBF, e seus juízes e atos administrativos, com arranjos de interesse da televisão e seu departamento comercial.

*imagens: 1) Divulgação; 2) Pedro Souza/Atlético

Blogueiro

View Comments

  • Meu nome é Antônio Carlos Valadares, gostaria de ter o prazer de conhecê-lo pessoalmente pois sou atleticano fanático, acompanhei a semifinal e final do campeonato brasileiro de 1971 ao vivo no gigante da Pampulha e no Maracanã, além da final da Libertadores , recopa sul americana e copa do brasil. Sou nascido em BH porém atualmente moro em Timóteo no vale do aço. Sou aposentado Caixa Federal. Sou seu leitor assíduo!!!!!!

  • Gigante da Pampulha 05/09/1965 - 05/09/2021
    Apesar de terem destruído com a magia de uns dos mais belos estádios do mundo, parabéns pelos seus 56 anos. Arquibancadas formam caráter,nelas as tristezas são chutadas, as dificuldades dribladas e marcados gols de alegria. Vivas aos arquibaldos e geraldinos,a verdadeira alegria dos estádio;,pena q hj eles não têm vez nesse esporte cada vez mais elitizado.
    A massa é uma farsa, será!?
    https://youtu.be/p9o4etCYO6c
    Saudações Atleticanas
    Créditos: Canal do Galo - Christiano Pacheco no YouTube.

  • Bom dia!!!

    Enquanto isso, na Cidade do Galo, o treinamento previsto para hoje foi cancelado.

    Ontem o elenco se reapresentou e na amanhã recomeça o batidão de treinamentos, em semana cheia, para o Cuca colocar os caras focados, de prontidão e a postos.

    Até o final do mês, em 16 dias, o Atlético fará seis partidas muito decisivas, numa média de 1 jogo a cada 2,6 dias.

    Dia 12 - dom - FORT x CAM (BR21);

    Dia 15 - qua - CAM X FLU (CB);

    Dia 18 - sáb - CAM X SPO (BR 21);

    Dia 21 - ter - PAL x CAM (Liberta);

    Dia 25 - sáb - SP x CAM (BR 21);

    Dia 28 - ter - PAL x CAM (Liberta).

    Como o melhor é pensar e focar o próximo jogo, e esquecer a grade de confrontos, para não gerar preocupações, ansiedades e agonias antecipadas, o Fortaleza deve ser o objeto de preocupação, por hora e apenas.

    Ontem, jogando em casa, o Fortaleza tomou um sacode do Bahia (2 a 4), numa disputa em que o Leão do Pici não jogou nada e o Tricolor Baiano desencantou depois de três derrotas seguidas.

    A despeito de uma partida ruim do Fortaleza, o time de Vojvoda é cascudo, fisicamente muito forte e difícil de ser batido.

    Contra o Bahia, o Fortaleza assumiu o protagonismo da partida e espanou.

    Contra o Galo o Fortaleza deve jogar mais encolhido e cuidadoso no campo defensivo, naquele ferrolho 5-4-1, e o jogo decerto vai ser difícil, uma parada torta, noutra pedreira para o Galo.

    Como o Atlético vem de dois empates fora pelo Brasileiro (Flu e Bragantino), uma vitória contra o Fortaleza viria em boa hora para a jornada recomeçar com boa confiança.

    Um outro empate e os concorrentes diretos vão encostar e acabar com aquela gordura da tabela.

    Uma derrota, nem pensar, dado que velhos fantasmas podem reaparecer e trazer a perda de confiança no grupo e disparar o temido fator "derrota atrai derrotas".

    Em suma, no mês de setembro o Atlético terá praticamente definido o desenho do mosaico da Temporada.

    No dia 28, daqui a 23 dias, já saberemos o que a Temporada 21 terá reservado ao CAM.

    Eu Acredito!!!

    • Boa noite. O jogo foi no Pituaçu, na Bahia. Também acredito que em casa, o Fortaleza vai tentar propor o jogo de alguma forma. Vindo de derrota. Com calma, mas sem perder o foco e a concentração, pode vir uma vitória pra descontar o início do CAMpeonato.

  • Everson - De frangueiro a milagreiro, jogador de seleção.
    Guga - de contestado a reserva de luxo. Joga em qualquer time brasileiro.
    Mariano - de jogador em fim de carreira a melhor LD do Brasileirão.
    Nathan Silva - de moeda de troca a melhor zagueiro do Brasileirão.
    Alonso - era meia boca, mas cresceu muito com a chegada de Nathan Silva.
    Arana - melhor LE do Brasil.
    E o que falar de Zaracho, Nacho, Jair, Savarino, o incrível Hulk e Diego Costa!?
    Com certeza, outro patamar.
    Baita time!

  • Bom dia,

    Falando em estádio e finanças, o eixo tema em desvincular a dívida monstruosa do Curintia com a caixa econômica federal, pelo financiamento para a construção do seu estádio.
    Coisa acima de 1 bilhão antes da pandemia, quando existia um acordo judicial de utilizar toda a renda dos jogos para pagar o "Juros" e sem capacidade de amortização do montante.
    Como no período de 2020 e 2021 não houve bilheteria, imaginem onde ela deva se encontrar.
    Gostam de sempre nos colocar em primeiro lugar deste ranking, porém, esse lugar é nosso por única e exclusivamente estar transparente nossas finanças, totalmente auditadas.
    E por falar em eixo e comentaristas, temos mais um motivo para torcer pelo êxito do nosso time, se chegarmos em todas as finais e ganharmos pelo menos um dos títulos, veremos nosso balanço financeiro positivar e destruir esse povo do contra.
    Existe sim uma grande possibilidade de redução da dívida se aumentarmos nossos ganhos com premiações.
    E não foi dito mais faz parte do assunto, sobre a possibilidade do clube virar empresa e termos dono.
    De acordo com explicações que ouvi, isto é fora de cogitação devido o aumento na carga tributária, passaria de aproximadamente 5% (Atual) para 20% (mais ou menos), seria um acréscimo em torno de 17%.
    Passaria a pagar impostos sobre venda de jogadores e isto é totalmente inviável.
    Falando um pouco de futebol, ontem tivemos o terceiro colocado (nosso próximo adversário) perdendo e assim não diminuindo a diferença para o nosso time.
    Bom domingo a todos!

  • Bom dia para todos!
    Estou muito feliz com a instituição CAM em todos os aspectos. Agora temos uma administração profissional e um elenco cheio de jogares comprometidos com nossas cores,escudo e paixão e lamentavelmente nos vem à memória tantos e tantos enganadores de mau carater como o caloteiro/cone de Teófilo Otoni que é a expressão máxima de irresponsabilidade de aventureiros que brincaram com nossa paixão e só deixaram dívidas quase impagáveis por suas malandragens. ( bozo filho do embargador e o pai do corredor de Karte foram os mais recentes irresponsáveis que infelizmente passaram pra atormentar nossa atleticanidade.)

  • Essa história de "proteção" de arbitragem e entidades sempre existiu .

    Quando não dá para parar o adversário do contemplado em artimanhas de bastidores , a coisa vai pra dentro de campo mesmo , entre os jogadores .

    Como fazer pra não permitir um time "não privilegiado" sair vitorioso?

    Bagunçar o jogo .

    Foi o que fez Almir , do Fla , contra o Bangu, um TIMAÇO montado por um dos maiores técnicos brasileiros de todos os tempos, Elba de Pádua Lima , o TIM , esse sim , merecedor de todas as honras , um CRIADOR de estilo de jogo , que deixou como "legado" o elenco campeão 66 .

    Ubirajara, Fidélis ( o Touro Sentado ), Mário Tito , Luiz Alberto e Ari Clemente
    Jaime e Ocimar
    Paulo Borges , Ladeira , Cabralzinho e Aladim

    Lembrando ainda Roberto Pinto, Parada e Bianchini .

    Times montados com muita garimpagem , que só os GÊNIOS sabem fazer, como o fez nosso Barbatana e o Homão , ao entregar o elenco campeão 71 para o Telê .

  • Galooooo...que saudade!!!

    Bom dia, Ávila e Massa!
    O Galo está em outro patamar. Mudamos. Somos agora o time mais temido das Américas! Parmera e framengo foram contaminados pelo covitremedeira!
    A imprensa vendida e que perdeu completamente a credibilidade está desesperada com a potência chamada Clube Atlético Mineiro!!!

  • Bom dia! Loucura fizemos é no passado com times caros e ruins vide Sete Câmara.
    Hoje estamos no caminho certo mas os 4R herdaram uma herança maldita de 300 milhões de custo fixo por ano.
    Fora o time horroroso que havia sido eliminado pelo goleiro de boné o Afogados
    Depois de muito investimento hoje temos um time top e podemos sonhar com grandes conquistas!!!
    Que de tudo certo, e esse time faça história e nos de alegria!!

    • ObriGalo! Volte sempre, o espaço - mesmo bastante visitado por torcida de segunda, vide o comentário anterior - é SÓ sobre o nosso Galo. Essa gente, sem motivação, não sai daqui. A inveja continua sendo uma m...!

Recent Posts

Cumprindo tabela no BR e com ausências

A opção pelas Copas, que até questionei – sem criticar -, está cada dia mais…

12 horas ago

A sobriedade da Massa Atleticana

Conforme planejado, executei fielmente minha programação para a quinta, pós vitória e classificação dignas de…

1 dia ago

Na raça e no grito do “eu acredito”

Uma partida gigante, frente ao último campeão da Libertadores. Assim, como na Copa do Brasil…

3 dias ago

Motivação da Massa em alta

Tem tempos que não sentia uma atmosfera tão interessante para o Galo como para esse…

3 dias ago

A voz da massa é a voz da sensatez

Tudo bem, é verdade que somos milhões de técnicos, mas a decisão é do treinador…

4 dias ago

Vitória para engatar melhor sequência

O bom resultado e a boa apresentação da equipe, tem tudo para sinalizar uma mudança…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!