Categories: blogueiros

Derrota normal que expõe a debilidade do sistema defensivo

Foto: Bruno Cantini

Perder para o Grêmio, em Porto Alegre, é resultado absolutamente normal. O que não é aceitável é o sistema defensivo do Galo, tão questionado pelo Atleticano e que chegou até a ser louvado pela direção – tanto administrativa quanto técnica – que entre seis contratados na paralisação, sequer uma única foi para a zaga.

No primeiro gol, jogada manjadíssima, o autor subiu e deslocou marcador e goleiro. Já no segundo, cochilo generalizado dos defensores. As reclamações no gol que abriu o placar, a meu juízo, foram improcedentes, uma vez que o outro atleta gaúcho, que teria feito falta no Victor, trombou depois que a bola já tinha passado pelo goleiro.

O segundo gol já é discutível, pois num lance similar o juiz impediu a sequência da jogada Atleticana, igualmente foi vacilo da nossa frágil zaga. Mas, Thiago Larghi e Sette Câmara entendem diferente da maioria esmagadora da Torcida. Então, dá-lhe sofrimento! Perdemos apenas uma posição, mas queremos recuperar pontos e colocação na tabela.

Lógico que esperava pelo menos empate e um pondo dele decorrente. Agora temos de ir a São Paulo, encarar e buscar uma vitória sobre o poderoso Palmeiras. É pressão! Afinal, depois das 12 rodadas iniciais, com oito jogos em casa, o time vacilou e agora tem de buscar recuperar o prejuízo em jogos fora e com adversários fortíssimos e candidatos ao título. Como ontem o Grêmio e domingo Palmeiras.

Sobre o jogo, chato desde o início, diria que nos primeiros minutos deu-se uma falsa impressão de um time bem organizado. Não demorou e o Grêmio tomou conta do jogo, seja na posse de bola ou ameaçando nossa defesa. O empate no primeiro tempo ficou de bom tamanho, até que a defesa desmoronou e a facilidade dos dois gols definiu a partida. Nada anormal, não fosse a nítida leitura de que precisamos reforçar aquele setor.

Resta avaliar os estreantes da noite. Juninho, que havia jogado na lateral esquerda, agora na sua real posição mostrou que – ao contrário de seus companheiros – poderá ser útil ao time. Outro que gostei foi José Welison. Creio que se o Adilson recuperar logo, teremos uma sólida “volância” com os dois, desde que com companheiros mais qualificados na zona de trás. Digo, na defesa.

Foto: Bruno Cantini

Entre os quatro atacantes que estrearam, Edinho mostrava qualidade até se machucar e dar lugar ao outro novato, Denílson. O substituto, com mais potencial físico que o primeiro, prendeu a bola em demasia e acabou não sendo a referência que precisávamos no ataque.

Chará, que pude assistir nos dois jogos-treino na Cidade do Galo, acabou por me decepcionar. Tive uma grande expectativa pelo que vi nas duas partidas amistosas no CT, já ontem foi um jogador tímido que em momento algum ameaçou ao time gaúcho. O mesmo se aplica ao uruguaio Terans, que entrou no lugar do colombiano.

Já entre os antigos, diria que Tomaz Andrade foi o de sempre: inofensivo e inoperante. Há quem ainda deposite muitas esperanças neste argentino, mas sinceramente, nada fez além da sua estreia no Mineiro frente ao América. E
Gabriel, que está entre os discutíveis da defesa, deixa o Torcedor aflito. Tomou um cartão amarelo de graça, que inibiu – ainda mais – seu futebol e colocou em risco a possibilidade da segunda advertência e consequente cartão vermelho.

Se Thiago Larghi, agora efetivado, teve méritos até a parada, organizando a bagunça que herdou de Osvaldo de Oliveira, agora tem a difícil missão de reorganizar um time que perdeu dois importantes jogadores – Bremer e Roger Guedes. A meia dúzia de novas caras, ontem, não mostrou estar a altura dos jogadores negociados.

Não perco a fé! Domingo, espero um time diferente do que vi ontem. Foi um jogo ruim, feio e chato. Ficamos acuados o tempo todo e quando roubávamos a bola nada de bom era construído. Que até domingo as coisas modifiquem. É o que pede e espera o fiel Torcedor Atleticano.

Blogueiro

View Comments

  • Poucas vezes eu assisti a uma partida que o Galo tenha jogado tão mal. Foi tão ruim que fica difícil acreditar que seja possível jogar pior do que ontem, mas não duvido que consiga. Residente no Rio Grande do Sul a mais de uma década, como são tão poucas as oportunidades de ver um jogo do Galo me animei a percorrer os cerca de 250km que separam Pelotas, onde resido, até Porto Alegre.
    Fui de coração e mente abertos, uma vez que o time está sendo remotado, após sofrer a perda de jogadores importante. Porém, esperava um time com dignidade e não aquilo que vimos em campo. A impressão que tive no estádio é que o Galo estava com apenas 9 jogadores em campo, pois Luan parecia pensar em tudo menos no jogo e Elias seguia naquela falta de entusiasmo para marcar (só cercando), mas com uma enorme disposição de reclamar dos demais jogadores. Parece que ele tem influenciado muito o Fábio Santos que tem sido mais regular nas reclamações do que no futebol apresentado.
    Dos estreantes da noite, apenas o José Welison demonstrou alguma qualidade. Quanto aos demais, teremos que aguardar os próximos jogos para poder avaliar melhor.
    Para não dizer que não teve nenhuma coisa boa, quero destacar o trabalho da Trilegalo, o Consulado do Galo em Porto Alegre (que fiquei sabendo de sua existência por este blog). Após entrar em contato com eles obtive informações sobre o serviço de jogo, etc., bem como fui muito bem recepcionado na entrada da Arena do Grêmio, junto com vários outros amigalos que foram de coração aberto apoiar o time, mas que saíram tão decepcionados como eu.

    • H. David, obrigado pelo registro sobre sua experiência com o nosso consulado! Sempre que vier a Porto Alegre, estaremos à disposição.

      Quanto ao jogo, realmente, o time decepcionou. Creio que todos nós esperávamos algo a mais, muito pelo próprio time, antes da Copa, ter realizado boas atuações. Inegavelmente as negociações afetaram o desempenho, mas nada justifica a apatia de praticamente todos os jogadores. Agora é torcer para que essa postura mude já no domingo. Vamos aguardar...

      Muito obrigado e até a próxima!
      Aqui é Trilegalo, tchê!

  • Boa noite amigos do Galo. Ontem o Thiago Larghi teve sua noite de Osvado de Oliveira, errou na escalação, no posicionamento e nas substituições. Espero que, ao contrário do O.O. ele, o Thiago Larghi reconheça seus erros e faça a coisa certa, senão a massa não perdoa. 100 Elias, 100 Gabriel, 100 Patric.

  • Depois que melou a vinda do Jeferson ex flu, parece que o Larghi se orientou e viu que no elenco já tem a opção: Bruninho, só falta avisar a esse moleque que não é toda vez que a oportunidade passa na frente. Ele precisa agarrar, dar sangue, mudar essa cara de bobo e tomar a vaga do Elias. Se for para jogar com esse Elias no meio, é melhor adiantar o Gabriel e colocar outro zagueiro, ou levar o Patrick para o meio e colocar o Emerson na lateral, ou recuar o Luan para fazer dois volantes lado a lado, colocar três meias na frente dos volantes e deixar o Ricardo na frente. Enfim, tem que se mexer...

  • Estão fazendo acordo para o Rocha e Juninho jogarem. Se isso acontecer, o Rocha vai deitar em cima do Fábio Santos. Isso se não fazer gol e valer aquela "lei" do ex.
    Essa partida contra o Grêmio foi lamentável. Tomar gol do bebezão é dureza. De que adianta ter Ricardo Oliveira e Denílson na frente se não há um meio de campo com armação de jogadas para os servir? Sem um bom meio de campo, os nossos meias se transformaram em zagueiros e ficaram muito atrás.
    Tudo bem que é estréia de vários jogadores e o time teve muitas mudanças. Mas ficaram praticamente um mês treinando e quando jogam parece que se conheceram no ônibus a caminho do campo.

  • Acho que o TL resolveu pegar a nossa bipolaridade. Treina de uma forma e troca as posições na hora do
    Jogo. Não enganou o Grêmio, só a gente. Agora um ponto que todos concordamos: a barriga do Elias tá indecente!

  • Alguém contrata um uber para ajudar o Elias a voltar. Com esse sujeito no time é impossível jogar bem. Melhor teria sido o Galdezani.

  • Não temos time...
    Não temos treinador...
    Não temos Diretoria...
    Simples assim...
    Aos "verdadeiros atleticanos" já estamos no meio do ano, o efeito do opioide já está acabando e no fim do ano vamos ver se a maresia passa e caiam na real que nosso time é sofrivel e mediocre!!!
    Normal uma derrota? Quando eu admitir normal ver o GALO perder, eu abandono o futebol e vou jogar porrinha com os amigos aos domingos!!!

  • Minha indignação não é com a péssima estreia de Chara, Terans e Denílson ( José Welisson foi muito bem, a meu ver e Edinho que estava relativamente bem até se machucar).
    Minha indignação é com o péssimo desempenho do time de um modo geral, com a péssima escalação de TL e, principalmente com ele ficar bancando Patric, Gabriel, Fábio Santos e Elias.

    Edinho tinha acabado de se recuperar de uma lesão antes de sair do Fortaleza. Será que o Galo contratou um bichado?

    • Senhores vamos tentar ajudar o Thiago Larghi escalar esse time:
      1-Victor
      2-Emerson
      *3-Leo Silva ou Maidana (obs: nenhum dos dois é confiáveis, precisa contratar zagueiro)
      4-Juninho (também não é confiável mas algum zagueiro tem que se firmar né)
      *6-Fábio Santos ( está em péssima faze precisa contratar lat esquerdo urgente)
      5-Zé Welison (Saudade do Gustavo Blanco)
      8-Adilson (com o Adilson machucado é qualquer um menos o Elias)
      7-Chará e Luan (Colocar um em cada tempo)
      *10- Não temos ninguém precisa contratar urgente, eu testaria o Terans
      11- A melhor opção é o Leandrinho até ele ficar ok vai de quem estiver melhor entre Tomas Andrade, Erik, Clayton
      9-Ricardo Oliveira
      Sem dúvidas continua um elenco bem desequilibrado excesso de atacantes e falta de camisa 10, zagueiro, lateral esquerdo etc
      Tomara que o time sem o Gabriel, Patric e Elias melhore pois é o MÁXIMO que da para fazer no momento, claro que para isso depende do Thiago Larghi que é o nosso técnico escutar a torcida e colocar em prática.
      Saudações

  • Pra rematar, concordo com os companheiros, Larghi tem que dá chance aos garotos Bruno e Marquinhos. Parece que o treinador não gosta da base, mas também dá a impressão que tá totalmente perdido. Erra na escalação, faz uma confusão geral, acho que esse jeito vai cair, não evoluiu em nada treinador. Tudo errado no galo em 2018.

Recent Posts

Chegou a minha vez

Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…

4 dias ago

“Nada e não estão com pressa”

Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…

5 dias ago

O CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA DO ATLÉTICO

Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…

6 dias ago

O Galo e novo desenho do futebol brasileiro

Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…

7 dias ago

A desilusão dos iludidos

Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…

1 semana ago

Fim de semana sem tensão e estresse

Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…

1 semana ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!