Categories: blogueirosfutebol

Derrota merecida sem contestação

Perder o título por três a um na partida final, desautoriza qualquer argumento. Não soubemos, a exemplo de jogos anteriores, administrar a partida. Com um a mais desde o primeiro minuto de jogo, o Galo foi presa fácil ao adversário que tirou proveito do elenco curto que possuímos. A opção do treinador, a exemplo de outras partidas, não foi feliz. Impressionou perceber ao apito final que a torcida do time carioca em BH parece ser maior que na própria cidade do Rio de Janeiro. Ah! É o famoso êxtase com instrumento alheio. Time pequeno é assim mesmo, torcida camaleão. E mais, só perde uma decisão quem chega até a final. Quem nem disputou e/ou foi eliminado no primeiro jogo, enfia a viola no saco ou noutro lugar.

A derrota e a perda do título foram desenhadas na primeira etapa da decisão. Enquanto muitos, inclusive o blogueiro, esperavam o time igual foi nos jogos com fluminenC e River Plate na mesma competição, jogamos como na decisão da Copa do Brasil. Frouxos e incompetentes. Não temos elenco à altura da tradição Atleticana. Creio que menos de 15 jogadores em condições de vestir a camisa Atleticana. Chances de Libertadores em 2025 só se ocorrer algo totalmente fora de qualquer lógica. Enfim, momento de repensar e reformular esse elenco totalmente desequilibrado.

Sobre o jogo, diria que chegamos à final – com méritos – assim como na outra Copa que perdemos, porém não soubemos impor e ameaçar o adversário nas duas decisões. Posse de bola não ganha jogos, consequentemente títulos. Que adianta ter 80% contra apenas 20% do adversário se o ataque é incompetente para finalizar. Foram 22 chutes ao todo para o gol, sendo quatro na direção correta. Já o adversário oito e três nos mesmos quesitos. Marcamos um e sofremos os três deles. Escanteios sete para o Galo e nenhum para o Botafogo. Temos de reavaliar muito.

Tinha uma boa expectativa e confesso que imaginei que fossemos trazer a Libertadores. No início do jogo acreditei, mas foi um domínio estéril e com falsa impressão de amassar o adversário. Bastou dois vacilos do nosso frágil e insustentável sistema defensivo – opção equivocada dessa formação do treinador – para a casa cair. Lyanco, que já disse voluntarioso e demonstra vontade, é estabanado e sobrecarrega os companheiros. Infeliz atrás e inoperante na ajuda ao sistema ofensivo. Imaginei, com a expulsão do jogador do Botafogo, o time fosse mais ousado e até utilizasse o Saravia que ajuda muito no ataque. Entrou com Mariano, só no intervalo, que até melhorou o rendimento, mas nada que mudasse o roteiro da decisão.

No segundo tempo, apesar de gente reclamando do antijogo botafoguense, isso era absolutamente previsível. Qual time com a vantagem no placar, com jogador a menos, iria correr riscos? Fizeram aquilo que qualquer um faria. E digo mais, o terceiro gol fez jus a quem entrou em campo para ser campeão. Ah! Tivemos oportunidade de empatar e até virar. Sim, mas convenhamos esperar isso com Vargas que faz um e perde dois gols. Em 2021, ele fez e depois perdeu o tento da classificação. Ir para o desespero na reta final acreditando que Kardec vai repetir o único gol que marcou na temporada naquela derrota – também por 3 a 1 – da Copa Brasil é admitir o imponderável. Até os econômicos acréscimos do segundo tempo nem merecem registro, tomamos o gol que matou toda esperança dentro desse tempo. Tampouco da penalidade chamada pelo var, que depois – junto com o árbitro -, não marcou a nosso favor. E o comentarista de arbitragem da rádio óóó. Foi assim, que ele em 1999, também não assinalou contra o Corinthians. Tiro o som quando chamam esse sujeito na transmissão.

Se é para tirar algo produtivo, a meu juízo, é iniciar já na viagem de volta o trabalho de ampla reformulação no elenco. Entre os atletas que estão atualmente no Galo, diria que menos da metade agrada a mim e ao Torcedor. Até entre quem ontem entrou jogando, tem profissional que não justificou a contratação. No banco, durante o intervalo, olhei e queria alterações – não exatamente como foram – mas quais opções para a façanha de buscar a virada. Não critico a diretoria, tampouco o treinador, mas somo com quem deseja que os investidores façam como outros tem feito nos clubes que assumiram. Contratações pontuais e acertadas. Que venha 2025 buscando o hexa estadual – único que comemoramos nessa temporada -, melhor desempenho no Brasileirão, Copa do Brasil e também na Sul americana.

Em tempo: Pela quantidade de mensagens recebidas depois do jogo de alguns que nunca estão satisfeitos, sugiro que optem por torcer pelo Real Madrid. Eu sigo com o Galo, como diz o bom amigo Valdoveu Vitor – “que nem precisa ganhar, basta existir” – com a mesma fidelidade e dedicação que carrego desde os anos 60/70. Mas cuidado, o time espanhol – segundo o mordedor de virilha do flamídia – “pode esperar que a sua hora vai chegar”. Mantenho minha Atleticanidade, esperando uma revolução interna e evitando ver rede esgoto de televisão. Se não tivesse tanta certeza do fracasso, experimentaria esses reclamantes na gestão de campo e administrativa. Seriam desastrosos como são nas suas experiências pessoais e profissionais. Por fim, ontem consegui ajustar som do rádio (Caixa) e imagem. Fui avisado que a linha daqueles comentaristas/torcedores era aquela manjada do eixo. Vazei! Mas posso testemunhar, a cada imagem de Atleticanos no Monumental mostravam cinco de botafoguenses e o jogo ainda estava indefinido. Quero que essa tv bobo vá  … (escolha a opção)!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

Blogueiro

View Comments

  • Eita! Mais um vexame. Cumprindo promessa, meu codinome passará de GALOLINDO para GALOTRISTE, espero que minhas posições, assim como minha atitude, enquanto torcedor, não impliquem em "lixar" meu comentário desta vez. Sinto verdadeiramente não compartilhar da resiliência do querido blogueiro nessa questão monumental de bi vice.

  • Acho que perder faz parte do contexto mas ser roubado como fomos aí o papo é outro.
    Se o pênalti fosse marcado, talvez, simplesmente talvez o resultado poderia ser outro.
    Pena que a CBF ainda utiliza os mesmos critérios que usou por anos

    • Vídeo mostrado por outro ângulo, câmera atrás do gol, mostra que o Jogador do Botafogo toca a bola primeiro, e depois toca no Deyverson, portanto, não foi pênalti.
      Não adianta ficar procurando desculpas, jogar com um jogador a mais desde o primeiro minuto de jogo, e tomar dois gols, isso é inadmissível.

  • Discordo do seu comentário, não foi merecida pois tínhamos um jogador a mais em campo. Com contestação pois tivemos dois penalties não marcados, um no Hulk e um no Deyverson, que poderiam nos dar o título. Se o Alisson tivesse entrado em vez do inútil Bernard, a história poderia ter sido outra.

  • Estes bilionários, cheios de puxa sacos na imprensa, nos surrupiarsm o Galo. Mas como todo rico neste país , vão sempre encontrar apoiadores. Fora SAF, fora 4 R's.

  • Título da coluna sensato.
    Um domingo cinzento aqui em Beagá para nós atleticanos que tivemos o título na mão, com milhares de torcedores apaixonados acompanhando em Buenos Aires, e uma expulsão e um gol no início do segundo tempo que noa deixou ACREDITAR.
    Voltando da Igreja do Carmo, encontrei no caixa do Super Nosso o amiGALO para uma rápida resenha o jornalista Paulo Celso Ramos, que durante anos foi o setorista do Galo pelo Jornal Estado De Minas, e o comprimento foi "dia" já que este domingo não foi da forma que planejamos.
    Sigamos com muita raça e amor...

  • Eu nem estava postando,as tenho que desabafar. Perder faz parte do jogo, faço parte daqueles que via no Botafogo um time mais organizado, mas quando o destino lhe dar a oportunidade de jogar com um a mais desde o primeiro minuto do jogo e vc não consegue aproveitar, mantem um Lianco ao invés de colocar um lateral já no primeiro tempo, preferir um Bernard ao invés de um scarpa que jogando mal, joga mais que o tristeza mas pernas, é de ficar puto da vida. Elenco curto, certo, culpa do planejamento, mas não saber aproveitar da melhor forma o que tem e seguir com uma viseira naquilo que acredita e que não estava dando certo, como não deu, indesculpável. Pra mim esse Milito sabe tanto de futebol quanto minha esposa, que me perguntou quem que era o Galo no jogo.

  • Bom dia!
    Que vexame MONUMENTAL!
    Que vergonha MONUMENTAL!
    Ninguém neste mundo colhe o que não planta.
    A lei mais justa que existe é a lei da semeadura.
    Os donos da SAF não entendem de futebol, mas aproveitaram o ócio do Victor e o puseram como o diretor de futebol mesmo sem nenhuma experiência.
    Eles estão desmanchando o elenco há três anos, não importa a qualidade,a folha de pagamento tem que cair.
    O técnico é limitado, assim como o elenco.
    Não sou engenheiro de obra pronta, mas a SAF colheu o que plantou.
    E nós, torcedores ficamos envergonhados com tanta incompetência de um time que perdeu de muito, pra outro que jogou com 10 jogadores o tempo todo.

  • Bom dia,

    Por incrível que pareça ao tomar ciência daquela expulsão aos 30 segundo de jogo não me emocionei e ao contrário me trouxa preocupação.
    Puxando lá no fundo das minhas lembranças só encontrei 3 vezes que o Galo teve êxito nesta situação, contra o Cruzeiro num 4 x 1, contra o Flamengo em Ipatinga num 6 x 1 e esse ano contra o Grêmio depois de sofrermos com os mesmos 2 x 0 com 1 a mais.
    Ficou várias lições para a atual direção do Galo, primeiramente a idade dos jogadores a ser contratados, segundo o tal do bom disponível e barato sai muito caro, se em 2025 tiver que poupar mande a turma do SIGA embora, por último abra a mão da Copa do Brasil mais nunca do Brasileiro, pois é ele que garante o maior número de vagas na libertadores.
    Por fim não custa relembra as palavras do profexor Wanderley Luxemburgo "Nunca tenha jogador ruim no elenco, porque se tiver mais cedo ou mais tarde você terá que utilizá-lo".
    Nosso lado esquerdo foi uma verdadeira lástima, Arana entregou o segundo gol e no final por duas vezes o adversário passa com o mesmo drible no mesmo lugar.
    Como disse no jogo contra o Juventude, uma verdadeira tranquilidade do adversário na hora da finalização, na nossa hora de finalizar o gol parece virar gol de jogo de botão.
    Vargas poderia virar herói, depois do primeiro gol, perdeu um feito e no terceiro bastava dar a assistência.
    Uma correção quanto a Libertadores 2025, o Galo não tem mais chance alguma devido ao baixo número de vitórias que é o segundo critério de desempate.
    Agora é pegar com Deus porque as duas últimas vagas do rebaixamento ainda não estão definidas e tanto Bragantino e Criciúma se ganharem todos os jogos terminam na frente do Galo.
    A Sulamericana também é para quem acabar até o 14ª colocação então se quiser participar tem que fazer mais pontos, se não já começamos a poupar desde janeiro sem Pré libertadores, Sulamericana, Mundial etc.
    Quem venha os 46 pontos e a série A em 2025, só isso eu peço e torço a partir de agora.

  • Daqui pra frente só uso a camisa do galo pelo lado avesso, pq assim é o time: avesso e sem respeito á torcida que apoia. Vc imagina a turma que viajou de busun o quanto eles estão decepcionados. Eu rezei e pedi a Deus uma ajuda, mas ele só ajuda se a ge te fizer a nossa parte.
    Pra mim reformulação geral. Scarpa é um engodo pra não dizer FDP. Vargas já demitido, vai fazer gol? Nunca. Tá aí a resposta a diretoria pela sua não renovação. SAF de SAFADOS ee INCOMPET3NTES. só servem p vender apartamento de péssima qualidade ao pessoal de baixa renda. Pode enfiar tudo na rede de esgoto de cada um desses 4 RS. Vai pro raios que o partam.

  • GALERA! NÃO VENHAM COM ESTE PAPO DE ATLETICANIDADE, IGUAL MUITOS GOSTAM DE FALAR. O QUE FAZ UMA TORCIDA CRESCER DURANTE OS ANOS, SÃO TÍTULOS. VICES E MERDA, É A MESMA COISA., AINDA MAIS NO MESMO ANO E DO JEITO QUE ACONTECEU. ESTÁ COPA DO BRASIL ESTAVA UMA BARBADA PARA GANHAR. O FLAMENGO EM CRISE, SEM VÁRIOS TITULARES DE PESO, E TENDO COMANDANDO O TIME, UM TÉCNICO QUE NUNCA TINHA SIDO PROFISSIONAL. PERDEMOS OS 2 JOGOS E AINDA TOMANDO 4 GOLS, SENDO A DECISÃO NA ARENA MRV, FOI O PRIMEIRO VEXAME. SEGUNDO VEXAME: AÍ VEM A FINAL DA LIBERTADORES. PEGAMOS O BOM TIME DO BOTAFOGO, COM UM MINUTO DE JOGO, OS CARAS TEM UM JOGADOR EXPULSO., COMO SE DIZ, O CAMPEONATO CAIU NAS NOSSAS MÃOS. ERRADO, ISTO NÃO ACONTECEU. FIZEMOS A PROEZA DE DOMINAR TODO JOGO, FALHAR RIDICULAMENTE EM DOIS GOLS, FAZER UM PENALTI BIZONHO, E TOMAR DE NOVO TRES GOLS, AÍ É MUITO PARA O SOFRIDO TORCEDOR ATLETICANO, QUE EM UM SÓ ANO, PERE DUAS FINAIS IMPORTANTES. NÃO ACABOU POR AÍ. ESTÁ DERROTA SIMPLESMENTE NÓS TIROU O TÍTULO, A LIBERTADORES DE 2025, A RECOPA SULAMERICANA, PATROCÍNIOS, GALO NA VEIA E A BAGATELA DE APROXIMADAMENTE 500 MILHÕES DE REAIS. TERCEIRO VEXAME: FIZEMOS UM BRASILEIRO RIDÍCULO, NEM VAGA NA LIBERTADORES CONSEGUIMOS, TALVEZ UMA SULAMERICANA. AINDA TEM ATLETICANO ACEITANDO NORMAL O QUE CONTECEU. NUNCA VOU DEIXAR SER ATLETICANO, MAS O QUE ACONTECEU NESTE FINAL DE 2024, DIFICILMENTE ESQUECEREMOS, SEM CONTAR A MÁGOA QUE FICARÁ ETERNAMENTE EM NOSSOS CORAÇÕES E TBM UMA MANCHA NA NOSSA BELA HISTÓRIA. VOU SIMPLESMENTE DAR UM REFRESCO NO FUTEBOL, POIS ACREDITO QUE COISAS PIORES, PODERAM ACONTECER AINDA, COM ESTÁ DIREÇÃO PÍFIA DA SAF. LEMBRO TBM DO QUE O LÉLIO GUSTAVO FALOU, OS CARAS ASSUMIRAM A SAF, TINHAM QUE PAGAR A DÍVIDA E NÃO O FIZERAM., TBM NÃO MONTARAM UM TIME COMPETITIVO JÁ FAZ TRES ANOS, FORAM EMPURRANDO TUDO COM A BARRIGA, PERDEMOS UM SHOPPING, CONSTRUÍMOS UM ESTÁDIO QUE CUSTOU QUASE UM BI, CONTINUAMOS HOJE COM UMA DÍVIDA DE MAIS DE UM BI. AINDA POR CIMA, O FUTURO SE APRESENTA NEGRO PARA NÓS ATLETICANOS, POIS DO OUTRO LADO, O RIVAL ESTÁ FALANDO EM UMA LEVA DE CONTRATAÇÕES DE PESO. SE ISTO REALMENTE ACONTECER, CORREMOS O RISCO DE VOLTAR TRISTEMENTE AO NOSSO PASSADO, COM TIMES RIDÍCULOS QUE NÃO GANHAVAM NADA DE EXPRESSÃO. É TRISTE PENSAR ASSIM, MAS É A REALIDADE QUE SE APRESENTA. SOU ATLETICANO DE CORAÇÃO, MAS COLOCO A RAZÃO ACIMA DE TUDO. VEJO MUITOS COMENTARISTAS, YOUTUBERS E INFLUENCES FAZENDO COMENTÁRIOS COMO FANÁTICOS, JOGANDO PARA A GALERA. VAMOS ACORDAR...

Recent Posts

A ressaca pessoal e a cura no dia seguinte

Claro, ninguém entre nós Atleticanos, se vale de negacionismo para dissimular a tristeza pela perda…

3 horas ago

Dia de conjugar Atleticanidade

Se incito nesta direção, diria que em sentido amplo, desde a flexão no presente do…

2 dias ago

Ansiedade em harmonia com a confiança

Absolutamente natural que num momento como esse que estamos vivendo, esse sentimento domine nossos pensamentos.…

3 dias ago

O apêndice stjd e as maracutais da cbf

Serei bem breve. Mas não posso iniciar sem reafirmar o que penso da cbf e…

4 dias ago

A capital argentina virou Buenos Galo

Ontem, numa despedida digna e extremamente motivacional, o “Aero Galo” embalou o embarque da delegação…

4 dias ago

Até sábado só boas energias

Tudo bem, sei que muita gente ficou amarga ontem com a derrota e o resultado…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!