Por Roberto Caldeira
Na vida, depois de situações adversas, geralmente vem um tempo de sossego e felicidade. Em analogia à navegação aonde depois da tempestade vem a bonança e a embarcação pode navegar mais tranquilamente, esse ditado popular pode ser usado para encorajar as pessoas a se manterem firmes e com esperança, mesmo durante fases turbulentas.
As últimas semanas haviam sido muito vergonhosas para o Atleticano. Depois de eliminações num curto intervalo de oito dias de duas importantes competições, a corneta cantou alto e o desânimo tomou conta de muita gente. Mas há males que vêm para o bem e talvez essas eliminações possam ter trazido mais brio a todos: diretoria, comissão técnica e jogadores. Pois é no fogo que se forja a espada, tal como foi forjado o timaço de 2012, 13 e 14, após a fatídica goleada sofrida no final de 2011.
E como havia colocado em minha última crônica: apesar dos pesares, alguma coisa conspirava a nosso favor. A gente olhava para o futuro (para a tabela do Brasileirão) e havia uma esperança… Se o time não sentisse o baque das eliminações (e parece que não sentiu), poderia virar líder isolado até a parada da Copa do Mundo.
Mas nada como vencer o eterno cliente VIP e virar líder para recolocar o barco no rumo. Ter uma semana cheia para trabalhar em paz e ganhar confiança para passar por cima de outro freguês que nessa década ainda não sabe o que é vencer o Galo em BH. Que venha o classificadaço! Do inferno ao céu, viramos o leme: 100% de foco no Brasileirão. Vamos com tudo, com a força da Massa que sempre empurra o Galo. Vencer sábado nos mantém na liderança e, apesar de lamentar, poucos vão se lembrar das eliminações.
Mirando mais à frente o belo horizonte, até a parada da Copa teremos mais cinco jogos, sendo quatro na catedral do Horto donde, avistando o mar de montanhas, resgatamos a mística de que “caiu no horto, tá morto”.
Meu senso crítico influenciado pelo otimismo alvinegro já projetava o Galo entre 28 a 24 pontos ao final da 12ª rodada do Brasileiro. Mas acho que posso ter me enganado, pois pode ser ainda melhor. Dá para buscar seis vitórias e chegar aos 31 pontos. Eu acredito!
É hora de içar as velas, deixar os percalços para trás e aproveitar ao máximo os ventos que sopram em nosso favor. Navegar forte e firme nas águas que agora estão calmas e tomar distância dos adversários.
Mas depois da bonança, se não reforçar a tripulação, todo esforço de nada vai adiantar. Nosso time é limitado, não nos esqueçamos disso, meus amigos! As últimas vitórias foram merecidas, mas com placares apertados. Quando pegamos um ferrolho na defesa, faltou o algo a mais para fazer o gol e assim ficamos pelo caminho contra a fraca Chape. Estamos jogando no limite e ao longo do ano teremos outras Chapes pela frente.
Com a economia que fizeram no primeiro semestre, acredito que a Diretoria poderia investir para qualificar o time, sem comprometer as contas e aumentar as chances do título. Se depois da tempestade vem a bonança, por que não depois da austeridade começar a gastança? Rsrsrs.
Brincadeiras à parte, a história nos mostra que o Brasileiro é muito longo e acirrado, os times sempre oscilam e jogadores se machucam. Daqui a pouco, nos tornaremos o alvo dos adversários e do sistema que sempre nos prejudicou e, por isso, precisamos fortalecer o elenco para poder passar pelas próximas tempestades. Até o Larghi já pediu: oh oh oh, eu quero jogador (quatro reforços para brigar pelo título).
Eis então o plano de navegação:
1) Se manter líder até a parada da Copa, de preferência aumentando a distância. Seis vitórias, eu acredito!
2) Descansar na Copa, treinar forte e reforçar o elenco com mais jogadores de qualidade.
3) Seguir firme no curso, pois novas tempestades virão.
4) Falar menos e trabalhar mais, viu, Presidente?!
5) À torcida, menos pessimismo e menos ilusão, nem oito, nem 80. Pés no chão e Galo sempre!
Falando assim até parece fácil. Claro que não, será muito difícil! Como costumam dizer, no futebol não existe uma fórmula certa, mas existe a forma certa de fazer: estabelecer um bom plano que pode levar a ganhar títulos! Porém, cabe ao Comandante executar esse plano. Me ajuda aí, Presidente! O apoio da torcida não vai faltar, e o que mais queremos é gritar com alegria o seu nome no final do ano.
Vamos, Galo!
Nota de pesar: Peço permissão ao Roberto, titular deste espaço toda sexta-feira, para informar o falecimento do Leco de Castro. Para quem o conhecia, era a alegria da família, dos amigos e dos Atleticanos. Vitima de uma embolia pulmonar, Leco – Torcedor símbolo e referência do nosso Galo – será velado no Cemitério da Colina, onde será sepultado às 16:30.
Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…
Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…
Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…
Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…
Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…
View Comments
Boa Tarde aos Atleticanos de Verdade. Tempestade sempre fez parte da Gloriosa história do GALO, como bem disse Roberto Drumond numa das mais belas frases ja escritas e ditas sobre o GALO; SE HOUVER UMA CAMISA PRETA E BRANCA NO VARAL DURANTE UMA TEMPESTADE, O ATLETICANO TORCE CONTRA O VENTO. Só quem é Atleticano de Verdade sabe o que significa essa frase. Parece que teremos mesmo a rodada o Flamerda ja embarcou e parece que já esta em BH, isso é muito bom, tava com medo de acontecer como em 2012. Muita gente reclamando do público, galera o Brasil ta vivendo uma turbulência sem tamanho, sem alimentos, combustíveis e o medo dessa confusão toda se tiver 15.000 no Indepa ta de bom tamanho. No mais é ver a final da Champions amanhã torcendo pro Liverpool e mais a noite o jogão do GALO e uma vitória para encerrar o sábado com chave de ouro. Já estou preocupado em abastecer amanhã de manhã cedinho minha geladeira de Cevada, afinal futebol sem ela não dá. Saudações Alvinegras aos Atleticanos de Verdade.
Boa tarde Roberto e amigos do Galo. Concordo com seu is plano de navegação, mas gostaria de sugerir a inclusão de mais um item.
1) Contratação de um Diretor de Futebol competente.
2) Se manter líder até a parada da Copa, de preferência aumentando a distância. Seis vitórias, eu acredito!
3) Descansar na Copa, treinar forte e reforçar o elenco com mais jogadores de qualidade.
4) Seguir firme no curso, pois novas tempestades virão.
5) Falar menos e trabalhar mais, viu, Presidente?!
5) À torcida, menos pessimismo e menos ilusão, nem oito, nem 80. Pés no chão e Galo sempre!
Boa tarde Roberto Caldeira. Saudações. Seu texto é tempestivo e sintomático. De tempestades o Galo entende e bem. Sempre remou sobre bravas ondas. De bonança nem tanto. Tudo sempre foi muito difícil na vida do nosso Galo. "Meu Deus, porque tem que ser tão difícil assim?". O importante é que sempre superamos essas dificuldades e um dia, se Deus quiser, teremos a bonança. Um abraço.
Ingressos a 300/200/160/80 e a culpa de não encher estádio não pode recair sobre a torcida... fim de mês com o país numa crise danada... nem combustível temos na cidade pra abastecer... tá osso...
fora que estamos de saco cheio do descaso desta Diretoria com os torcedores do nosso GALO e portanto vejo nesta situação um dos principais motivos de até o momento a decepção nos públicos em jogos do CAM em casa...
somos Atleticanos e não abandonamos o barco em momento algum e mesmo de longe o apoio será incondicional, estaremos todos de alguma forma torcendo muito amanhã, seja ao vivo com aqueles que podem estar no Horto ou pela TV/Rádio/Net pra quem não têm condições de pagar ingressos caros...
que o Presidente reveja seus conceitos sobre como tratar o maior patrimônio do clube, a fanática e apaixonada MASSA Atleticana!!!!!!!!!!
É isso aí Hendel ingresso mais barato a 80 Reais não dá. Devia jogar no Mineirão com pelo menos uns 10000 ingressos a 10 Reais. Diretoria tem que chamar a torcida. Parece qu não quer a presença do torcedor. Olha a crise diretoria- a do país.
Para lotar o Horto amanhã, a Diretoria já lançou a promoção:
para cada ingresso vendido, o torcedor ganhará um litro de combustível.
Simples assim.
Pois é Paulo, eu não entendo nada de matemática profissional no mundo do futebol... vejamos minha posição sobre um jogo deste nível amanhã e o nosso GALO liderando o campeonato...
no Horto teremos máximo 14/15 mil (fora o GNV Black) pagantes com os ingressos caros...
na Pampulha teríamos mínimo 35 mil (fora o GNV Black) pagantes com ingressos mais acessíveis...
na minha humilde opinião e no fechamento do meu borderô, vale muito a pena jogar no Mineirão em partidas de apelo alto, ou seja, os verdadeiros clássicos!!!!!!!!!!!
Bom dia !!! Bonança??? Ganhamos o que até agora?? Há , ganhamos do cruzeiro!!! Ano passado também , e no final do ano foi um tormento!!! São nesses momentos que a torcida do galo não pode se enganar, porque esses jogadores só funcionam sob pressão. Engraçado o Guedes ter melhorado e hoje é nosso melhor jogador , depois da pressão que a torcida impôs sobre ele. Essa diretoria não me convence , é o time tampouco. Pra falar a verdade , prefiro queimar a língua no final do ano se o time me surpreender , do que ficar iludido agora e terminar o ano como já acpnteceu inúmeras vezes!!!!! Acorda massa , sem reforços e principalmente , sem cobrança não chegaremos a lugar algum!!!!
Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
Valeu Caldeira, ótimo comentário.
Futebol é momento. Acredito que depois da vitória no clássico, a ponta da tabela e de algumas decisões corretas tomadas pela nossa Diretoria, as coisas começaram a se acalmar. Vivemos o nosso melhor momento, mas nada de euforia. Vamos continuar tomando a sopa pelas beiradas, humildemente.
O título do seu comentário de hoje diz tudo.
Pra cima deles, GAAALOOO!
O Galo que eu vejo hoje: 1- Querer trazer o Ernani (33 anos) e vender o Otero parece piada de péssimo gosto. Já temos o Arouca e o Elias. Basta. 2-Não precisamos de outro treinador. Manter o Larghi. 3- Contratar com urgência um atacante de verdade. Com o Pastor não vamos a lugar nenhum. 4- A torcida está tão descrente que nem o Independência consegue encher mais. Antigamente o Mineirão era pequeno. Hoje o time joga numa roça e não enche. Vamos ter mais uma comprovação disso no próximo jogo contra o Flamengo. 5- Fico abismado com parte da torcida batendo palmas pela vitória contra o Cruzeiro. Jogou contra um time reserva, um tempo inteiro com 10 jogadores, feito um gol sem querer e por pura sorte e ainda aplaudir. Vixe.
Boa tarde,
Melhor aplaudir quando ganha jogando mal do que reclamar quando ganha jogando bem. O que vale é os pontos. Já vi JC desmerecendo nossa vitória pq jogamos com um time reserva agora até Atleticano desmerecer ai é demais. Ta bom??? Não tá, mais poderia ser pior. Então enquanto os jogadores demostrar vontade, raça como vem mostrando eu to satisfeito. Se vai ser campeão não sei, mais que o Galo está vendendo caro uma derrota isso está. Então bora Galooooo.
Maria tremedeira!!!!
Esse tal de JTF não me engana. Falso igual Whisky Paraguaio. Falar que é Atleticano e vir aqui menosprezar o GALO, por isso que digo. Saudações Alvinegras aos Atleticanos de Verdade.
A derrota de sábado tá doendo até hoje? Apanhar de forma recorrente incomoda demais né? Tente focar em outras coisas, vai ser melhor pra sua saúde.
Caros,
O Aqui é Só Galo tá de(s)cente demais nos últimos dias, farta e graciosa poesia romântica e reflexões filosóficas mil sobre o ser e o ñ ser atleticano, até chegar a projeções sobre um futuro bucólico, idílico. Ê! Parabéns aos profetas. Vcs tão indo bem melhor do q aqueles falcatruas trapaceiros das fajutas igrejas invisíveis. Massageado o ego dos escrivinhadores, vamos ao q menos importa...O menos agora é entrar naquela letargia histórica q tem nos acompanhado, principalmente depois de sapecar as marÿposas. Vencê-las jamais foi grande trabalho. A freguesia ali é dedicada, os números e a história ñ mentem, jamais. O mais agora é VENCER os mulambos. Nosso esforços deveriam tá centrado nisso. Cobrar dos nossos jogadores e cartolas empenho máximo prá VENCER esse confronto. Taí um jg q o atleticano ñ admite vacilos, ñ admite outro resultado q ñ a VITÓRIA. No Br, o próximo jg sempre é o mais importante, ou seja, a tal regularidade. Todos sabem disso: "Ñ há nada novo debaixo do Sol, mas amanhã só a vitória interessa."
Obs.: satisfação ñ é sentimento achado no meio só de groselhas otimistas, é conquistada tb no trabalho árduo do dia-a-dia, na perseverança, no esforço e no REFORÇO do time: é como uma conquista de um Br e EU ACREDITO!
Obs.: Pode tudo, só num pode faltar é Gás, hein? VIVA A FARSA A JATO, VIVA O PÉ E O GOL!
GALO SEMPRE!
Confiante em boa vitória amanhã. Treinaram bem a semana inteira, estão descansados. Confio neste time jogando no limite. Para ter chances a torcida terá que jogar junto. Apoiar mesmo. Já criticamos demais, chegou o momento de fazer a diferença. QUEREMOS O BR18. Se não houver a sinergia time-torcida nada feito. Vamos fechar este pacto pelo Galo. A Diretoria, a duras penas, faz o trabalho de saneamento das dívidas. Só um pedido, trabalhe em silêncio Presidente, NUNCA enfrente a torcida.
São 47 anos, quero ver ainda nesta vida meu time campeão brasileiro, e espero demais que seja este ano. JÁ TIVEMOS MUITAS LIÇÕES de como perder campeonato; é hora de virar o jogo, o que deu errado em 12 e 15? Saber que o BR se cada jogo a jogo, uma final a cada rodada. JOGADORES, deem a vida em campo, vcs tem a oportunidade de entrar para a história da instituição. QUEREMOS O BR18.
Bom dia Eduardo!
Sou leitor assíduo, embora não seja de comentar!
Sigo a letra em seu texto e concordo com 99%!
ÚNICA RESSALVA: Eu (falo por mim) não vou gritar o nome desse ser arrogante que ocupa a presidência do meu (nosso) Galo, nem se o time ganhar o mundial!
Roberto Caldeira, sempre nos brinda com textos deliciosos, caro Daniel. Valeu!
Perdão, me equivoquei... hoje o excelente texto é do Roberto!