Categories: blogueirosfutebol

Profissão esperança e procissão de fé

Depois de duas semanas de total descanso com direito a família, amigos, roça e reencontrar com boa parte da minha vida já vivida, numa deliciosa conexão e reflexão entre passado e presente, a canção da Elba Ramalho seguiu embalando meu domingo de retorno pra casa. Abrir a porta, dormir na minha cama, não sem antes desfazer a mala que vai cheia e retorna triplicada do delicioso sabor de Araxá e Argenita (pequeno arraial) que é próximo da antiga fazenda do papai. De volta pro meu aconchego tem me acompanhado nesses tempos recentes.

Embora não tenha me desligado do nosso time do coração durante esse tempo, me preservei e só acompanhei sites e – silenciosamente – nos poucos grupos temáticos que participo. Voyeurismo puro. Ontem, depois da reacomodação, sintonizei meu pensar e meu sentir sobre a expectativa para a temporada que já começa no próximo domingo. Digo, ontem já teve estreia na Copinha SP do sub-20, que – a exemplo do time principal – vem capitulando nas últimas temporadas, ainda que crie alguma expectativa de reação. Saiu perdendo para o União de Rondonópolis (phode!), acordou no segundo tempo e fez três gols, sofreu com outro tento e ao final marcou e respirou (4 a 2). Ufa! Acho esse Zago (treinador) fraco.

Se na letra da Elba Ramalho se diz saudade, sorriso sincero, abraço, vontade…alegria na hora de regressar e felicidade sem fim, sinto na atmosfera algo bem diferente. A desconfiança ainda impera entre os Atleticanos. Saíram alguns contestados, mas nomes que estão na nossa história dividem as opiniões. E o mais preocupante. Quem vem? Renan Lodi! Só? Não. Afinal estão subindo Luís Gustavo, Pascini, Vitão, Samuel, Toledo, Cissé, Índio, Murilo e Cauã, entre 17 e 19 anos. Conheço alguns e coloco muita fé no futuro desses garotos.

Sempre defendo o aproveitamento gradual e sistemático dos meninos, junto de profissionais experientes e com carreira consolidada. Creio que perdemos oportunidades nessa transição como nos casos de Fred (roubado pelo Inter) e Savinho (pouco lançado pelo próprio Sampaoli), entre outros que acabaram sumindo no mercado da bola. Diante disso, num misto de preocupação e desejo em confiar, reinício nosso espaço na temporada – concomitante e com muita dificuldade – tentando me convencer que as coisas hão de se organizar. Confio na nossa Atleticanidade, nem tanto na gestão centralizada da família majoritária da saf. Esses dois confiscaram nosso sentimento de pertencimento. 

Ao contrário de tempos já experimentados, o Atleticano (Torcedor que vai ao campo e apoia o time) não tem mais voz ativa nos destinos do gramado. Somos obrigados a engolir – goela abaixo – contratações pífias e até presenciar o treinador colocar esse tipo de jogador em campo. Sampaoli, que em 2020 quase foi campeão Brasileiro (só não conquistou o título por um membro da sua comissão técnica ter contribuído com a contaminação de boa parte do elenco com covid), repete com alguns jogadores o que Levir Culpi fez com R10 em 2014. Corroendo e minando o profissional. Se é coisa dele ou do interesse da gestão não sei distinguir. Nessa esteira, segue o Bracks, que vem sendo criticado. Porém, qual o limite de sua atuação confiada pelos dois donos majoritários? Não sabemos.

Em meio a isso, com o meu coração Atleticano – sem querer induzir quem pensa diferente ou está também perdido nesse imbróglio -, vou seguir torcendo pelo Galo. Quem sabe, mesmo que desconfiado com os dois doninhos – papaizin e meninin –, ainda que fiquemos uma, duas e no máximo três temporadas sem almejar grandes conquistas (mineiro é obrigação de hepta, octa e até deca ou mais), e nesse tempo organizando essa confusa situação financeira que nos meteram possa valer à pena. Confesso, apesar da idade avançada, que isso me confortaria. Afinal, assumo, imaginava estar vivendo neste 2026 aquilo que eles mesmos prometeram. Economia equilibrada, time de ponta no cenário mundial e grandes contratações. Nada disso aconteceu.

Pior, ao que penso, seria abrir espaço para diretorias que no passado endividaram e estrangularam o Galo. E foi esse o discurso que nos seduziram. Que encontrem logo uma saída para essa situação. Torcedor é imediatista, sei disso e faço parte desse perfil, mas não enrolem a Massa. Isso não tem perdão! Estou entre aqueles que sabem reconhecer, desde que não seja traído. Na minha vida pessoal, carrego gratidão a quem me ajudou em algum momento da minha trajetória. Sei que nem todos são assim, então não estou reoportunizando e sim desejando que me provem o contrário.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

Blogueiro

View Comments

  • As saídas foram boas. A exceção foi somente o valor de venda do Arana. Continuamos vendendo por dois pastéis e um caldo de cana. Juninho Capixaba estava sendo comprado pelo preço de venda do Arana. Que loucura isto! Arana, apesar de já não ser o mesmo, ainda tinha bastante valor de mercado. Acredito que poderíamos ter conseguido mais uns U$ 2 milhões aí.

    Sobre Hulk. Que saia! Está de biquinho porque vai ficar no banco? Já estava se achando dono do time e os caras oferecem % da SAF pra consagrar o cara como dono. Que saia para o Fluminense, que deveria pagar sua multa e nos economizar R$ 30 milhões ao ano com jogador de 40 anos.

    Contratações? Nenhuma veio. Essa SAF é assim: Sonda. Deixa a sondagem vazar. A mídia anuncia a sondagem. SAF diz que tá caro ou entra outro time oferecendo um pão de queijo e uma coca a mais e a SAF desiste.

    A única esperança é a base; ao mesmo tempo que o Galo vive esquentando os jogadores em ligas juniores e nunca os utiliza sob qualquer pretexto pífio. "Precisam de massa". Bernard estreiou pesando 50 kgs. Estêvão, do lado verde, estreiou pesando 60. Neymar estreiou pesando 60kgs no máximo. Jogador bom ganha massa atuando e levando pancada sim. É ali que ele sente a pressão e a responsabilidade e firma o toco. Fora que a base é a única solução viável e factível para ganhar dinheiro. Hoje qualquer "craque" Brasileiro sai por R$ 200 milhões pra fora. Basta ser jovem e jogar uma temporada boa. Os europeus engolem qualquer furada. Está cheio de "craques" da base dos times do brasil que já estão aqui de novo mas foram vendidos a peso de ouro.

    É um AMADORISMO gigante.

  • Ótimo retorno Mestre Ávila,

    Para mim o maior reforço do Galo 2026 é a torcida abraçar o time, entender que é um momento difícil e que vai passar, fazer o GNV, ir para o jogos com os pulmões cheio e gritar o grito mais lindo deste planeta terra Gaaaaaloooooo.
    Lembrando que a diretora não perdeu o pênalti contra o Palmeiras em 2021 tirando a possibilidade de fazermos a final da libertadores, também não foi a diretoria que perdeu para o Botafogo na final da libertadores 2024 jogando com um jogador a mais, também não foi a diretoria que perdeu feio para o flamerda na final da copa do Brasil 2024, também não foi a diretoria que arregou para o Lanús na final sulamericana 2025.

  • Bom dia Ávila. Muito bom ter você de volta com suas crônicas excelentes. Que tenha um feliz 2026, com muitas alegrias e , principalmente, com muita saúde.

  • Bom dia!
    Que todos tenham um excelente 2026.
    A cada ano que passa acabam com um pouco do que já foi o CAM.
    INFELIZMENTE essa é a nossa realidade de agora pra frente.
    O ranking atualizado do próximo ano nos mostrará a prateleira do péssimo futebol brasileiro que frequentaremos daqui pra frente nas mãos desses caras.
    Há algum tempo um amiGalo, trouxe essa questão de como vai ser depois da atualização que retira os resultados de 2021.

  • Bom dia, Atleticanos. Sou totalmente contrário à saída do Hulk e tbm lamento muito a saída do Arana. São ótimos jogadores, com muito potencial ainda e não estavam bem porque nosso time é ruim. Qdo o time é bom, os bons jogadores se destacam, simples assim. Além disso, futebol pra mim vai além. Acompanhei com tristeza a saída do Arana, o maior lateral de nossa história, que não queria sair, sua família não queria. Até hj tem torcedor que paga pau pros horrorosos Cincunegui e Jorge Valença que jogaram aqui e não ganharam porra nenhuma. Não se trata de idolatria, meu ídolo é o Atlético, o Clube é maior do que todos, mas penso que determinados jogadores, deveriam aposentar-se por aqui. Não é “crédito”, pois estou falando de quem tem (muita) qualidade. Deveríamos entender melhor o significado desses jogadores no e para o Clube e torcida. Identificação faz parte e uma parte muito significativa. Ou preferem o bobão do Reinaldo, que jogou no cruzeiro, disse que queria mesmo era jogar no framengo e não ganhou porra nenhuma pelo Atlético ? Abram os olhos, se o Hulk sair, vamos de Rony e Jr Santos?! Hulk deve ficar, ainda tem muita lenha pra queimar. E todos os jogadores que venceram pelo Atlético, tem meu respeito. Conquistaram. Dito isso, todo o respeito ao Alonso, esse zagueiro histórico e vencedor. Vejo com tristeza um monte de bobo enchendo a bola do fraco e desequilibrado Lyanco e esculhambando o Alonso. Simplesmente ridículo! Lyanco não tem envergadura nem pra engraxar a chuteira do Alonso. O Atleticano mudou muito, e pra pior. Sigo Atleticano, SEMPRE, mas a Massa não existe mais e claramente não frequenta o campo. SAN

  • A verdade é que o NOSSO GALO parece sem rumo, o Brasileirão já está chegando e a inércia dos comandantes do CAM deixa qualquer torcedor frustrado. Não concordo com a saída do Hulk, que é um atleta, nosso ídolo maior e que ainda tem muito futebol para jogar, renovem o contrato dele antecipadamente e ponham fim a tantas especulações.

  • Bom dia colegas alvinegros e todos da Massa,
    Achei que a prioridade era um cabeça de área e um centroavante para 2025, já entramos em 2026 e seguiremos com o Franco de volante e o Hulk ( se não for para o Flu) , se matando entre os zaqueiros.
    Enfim, mais um ano de sofrimento. Chego a concordar com o DS, se é para trazer o Maikon, era melhor ter ficado com o Vera que já estava (??) pago.
    Abs e Feliz 2026 para todos

  • Bom dia xará e amigalos. Feliz Ano Novo ao xará e a todos aqui. E Feliz Ano Velho aos Menin's e sua trupe. Sai Arana, provavelmente Hulk e fica Biel, Gabriel Menino, Roni(pupilo do Sampaoli). kd os Zagueiros, primeiro volante, meio campo, atacante???????....Esses dirigentes apanham, apanham, apanham e apanham e....apesar disso(quando você pensa que aprenderam a lição de escapar da Série B).....o GALO continua subestimando o Brasileirão. Daqui a 23 dias tem Palmeiras...

  • Que 2026 seja diferente

    Bom retorno ao espaço nobre escriba.
    Espero que agora revigorado, pois os posts do final de ano, sinalizavam um Ávila jogando a toalha e isto foi preocupante.
    As saídas de alguns jogadores bem que me animaram, uns por serem medíocres e outros pelo simples fato de não quererem mais nada de jogar no Galo.
    Mas como nem tudo é perfeito ai vem, o caso do novo uniforme de treino (horroroso e polêmico), com cor predominante que em nada tem haver com o clube.
    Veio o polêmico post de parabéns às Marias (que babação de ovo! Poderiam ser mais discretos e simples) e finalmente a sujeira de dívida com os jogadores que estava debaixo do tapete.
    Ai pergunto: como renovar se temos hoje, o título de maior caloteiro do futebol brasileiro ao lado dos Gambás?
    Qual jogador em sã consciência, vai vir querer jogar aqui sabendo que o clube não paga suas dívidas?
    Qual clube e empresário vai querer fazer negócios com clube caloteiro?
    De qualquer forma e para não ser pessimista e negativista, vamos aguardar os próximos capítulos da novela : OS ENCANTADORES DE SERPENTE, estrelando Rubens Menin!

  • Bom dia e bom retorno nobre amigo. Que tenha um 2.026 repleto de paz, saúde e harmonia. E que o nosso querido Galo não nos faça tantas desilusões como nos 2 últimos anos. Acho a renovação necessária para oxigenar o time. Só me preocupa é que estamos vendo saídas mais do que necessárias, porém recomposição nada. Tá certo que trouxemos o Renan Lodi, que se equipara ao Arana, e só valeu pelo dinheiro arrecadado. Acordei hoje com o notícia que foi feita uma proposta para o Maycon. Tenho muito receio desta diretoria ficar esperando oportunidades de mercado, que no futebol significa fim de feira. Aí vc traz jogadores livres no mercado, como Reinier, Biel, Caio, Gabriel Menino, Ruan Tresoldi que só fazem piorar a nossa qualidade. Dada a urgência desta reformulação acho que como sempre nossa diretoria está a passos de tartaruga. Esperando esta mágica oportunidade de mercado. Cadê um beque, um lateral direito, um volante, um atacante??? Não estou vendo nenhum sinal. Vamos esperar. Esses donos não aprendem a lição.

    • Concordo com você amiGalo e ouso traduzir a conduta sempre errônea dos donos: primeiro vendem as m..... adquiridas nos anos anteriores, para depois adquirem outras piores...

Recent Posts

Desempenho proporcional a estupidez

Assim como a maioria dos Atleticanos, o blogueiro também – ainda que tenha resistido muito…

4 horas ago

É preciso virar esse jogo

Antes de entrar especificamente no confronto de hoje à noite, pelo campeonato mineiro, quero registrar…

1 dia ago

Deixe-me ser Atleticano

Ontem, em meio a esse momento tenso da nossa Atleticanidade e num grupo sem qualquer…

2 dias ago

Galo, mostra a tua cara!

Ontem, voltando do Califórnia, duas músicas que me marcaram no passado tomaram meu pensamento de…

3 dias ago

Correr atrás do risco mal calculado

A opção por oportunidades para a garotada jamais será questionada, mas as escolhas de jogadores…

4 dias ago

Domingo para renovar as esperanças

Numa analogia aos meus tempos de criança, de uma família tradiconalmente católica do interior, tínhamos…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!