Se dentro de campo a temporada foi de oscilações, no aspecto administrativo financeiro – salvo melhor juízo – o Galo pode comemorar. Faço essa ressalva, uma vez que – por mais que me esforce – ainda não consegui equacionar a respeito dos empréstimos que o mandante Sette fez com os empresários que evitaram o pior no último ano de sua gestão.
Não fosse essa ação providencial, o atual presidente poderia se despedir do cargo até mesmo sem o título estadual, conquistado já sob a égide dessa intervenção dos mecenas. Praticamente coincidindo com a paralisação pela COVID no futebol, coube ao que vem sendo chamado de 4Rs (Rubens, Rafael, Ricardo, Renato), assegurar valores para as contratações, pagamento de dívidas antigas junto à FIFA e até mesmo a folha salarial em dia.
O resultado, prometido a médio prazo, sugeriu que fosse até mesmo imediato. Porém o time capitulou no meio da competição nacional. Ainda não está definido, evidente todavia que as condições que se ofereceram no início da competição foram escorregando pelo ralo a cada novo tropeço e – consequente – perdas de pontos e posição na tabela.
Hoje, véspera de Natal deste maluco 2020, percebo o Atleticano dividido entre a fé e esperança por um melhor futuro e outros – cansados – sinalizando jogar a toalha. Fico meditando e tentando encontrar qual desses lados tem razão. Talvez nenhum, mas quem sabe ambos. Se analisarmos pelas eliminações – precoces – das Copas Sul-Americana e do Brasil, podemos dizer que a reação foi boa demais.
Entretanto, ao pegar a tabela lá pela 13ª e até 15ª rodada do Brasileiro, com toda razão se justifica esse péssimo estado de espírito que fomos acometidos. Durante esse ano, para aguçar ainda mais nossa instabilidade emocional (chamada de bipolaridade), chegou um treinador que se mostrava “revolucionário” e contratações caríssimas de apostas que ainda não deram resultado.
Paralelo a isso, os investidores explicitamente promoveram uma intervenção na administração Atleticana. Tanto que o presidente sequer disputou sua reeleição e a chapa única foi lançada sob as bênçãos dos 4Rs. Estamos assistindo, bem aqui ao lado, o fracasso de gestão em clube de futebol.
Fica a pergunta – o Torcedor merece explicação – sobre a real situação financeira do Galo. As dívidas com a FIFA estão sem atrasos, o que já tirou pontos de outros clubes. Os salários estão em dia. Contratações foram feitas por indicação – e até exigência – do manager do futebol em campo. Duas curiosidades. Como fica o passivo dessa intervenção? E pra quando, afinal, vamos poder sonhar com títulos nacionais e internacionais?
*fotos: Bruno Cantini/Atlético
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
Leio um comentário, leio outro e nada muda...o mesmo bando de reclamões, agourentos, e derrotistas. Todos possuem capacidades invejáveis; são exímios estrategistas, conceituados financistas , e profundos conhecedores da arte do futebol. Preveem o futuro com precisão "Nostradamica". É isso que cansa, não o Galo.
Prezado Eduardo,
Muito bem colocado. Em relação a quando teremos títulos, não tenho ideia - mas se mantivermos o que temos, creio que sejamos bons candidatos aos mata-matas que são a Copa do Brasil, ou a Libertadores ou à Sulamericana, no próximo ano. Mas em relação a estas intervenções, tenho observado a fala dos "mecenas", e, a menos que sejam extremamente falsas, não vi armadilhas ou interesses escusos - pelo que tem dito, esperam a reposição do valor gasto com os jogadores quando forem vendidos - e tem afirmado que esperam o valor simples, sem correção, ou outros. Não tive notícias ou pude descobrir a existência de documentos de empréstimos bancários, confissões de dívidas, etc. Em relação ao Estádio me parece ser assim também - a capitalização do MRV foi em relação ao terreno do Estádio (apropriado por seu valor, mas sem transferência direta de fundos) e um "complemento", em troca do direito de nome e cadeiras cativas. Creio que poderíamos ter uma ação de relembrar, aos mecenas e à Diretoria, sempre que possível, que estes gastos com o clube sempre foram assim colocados, e que nos seria estranho, a exemplo, qualquer alteração nas condições ditas. É minha modesta opinião. Quanto ao resto - ao futebol - continuamos torcendo contra o vento, sempre. Resultados ... bem, isto é outro assunto. Eu, torço, e me basta. Muito obrigado por este excepcional espaço alvi-negro.
boa noite Eduardo e Atleticanos ! Apenas venho externar minha admiração como o texto de hoje perfeito: assino embaixo. Parabéns mestre e uma feliz e santo natal. Saudações Atleticanas
NÃO ACREDITO MAIS EM MUITO TEMPO PARA TREINAMENTOS.
QUANTO MAIS O PROFESSOR PARDAL SAMPAOLI TREINA O TIME , MAIS O TIME PIORA.
ISSO É EXCESSO DE INVENÇÕES E CONFUNDE A CABEÇA DOS JOGADORES.
MELHOR SERIA SE NEM TREINASSEM.
boa tarde Eduardo e massa. grande texto Eduardo. 7 câmera não vai deixar saudades nenhuma no seus 3 anos de austeridade pífia ganhou um mísero rural. o problema que pelo jeito o novo presidente também não entende nada de futebol então amigalos estamos fritos espero eu que esteja enganado. o novo presidente disse que precisamos de um 10.9.6.e um volante. não minha opinião precisamos sim de um reserva para o arana. um lateral direito para ser titulares. e 2 zagueiros urgente. porque depender do Igor rabelo. rever.sena.gabriel estamos lixados. a todos amigalos do blog um feliz Natal e boas festas .enquanto eu aqui em Lisboa a tomar um vinho para aquecer deste frio. a galo não nos decepcione mais. vai galoooooooooo.
Caro Domingos Sávio. Está é uma evidente ação entre amigos. Ficarei surpreso se não tiver aí uma "rachadinha".
Caro AmiGalo Barata. Saudações atleticanas. Antecipo o meu desejo de que você tenha uma excelente comemoração natalina com a sua família. Deus esteja sempre presente em sua vida. Em resposta digo que o Gabriel, que entrega mais que motoqueiro, já é tratado assim por mim há muito tempo. E o Réver você acabou de classificar como poste. Cai bem para ele. Vou adotar. Os outros serão alinhados gradativamente, de acordo com a minha veia poética. Um abraço.
PAULO SILVA ,,
agradeço os votos e retribuo !
Boa tarde, como Eduardo indagou em seu comentário sobre nosso futuro já venho aqui a algum tempo dizendo sobre nosso futuro e com certeza ele sera nebuloso , com dívidas estratosféricas , com atraso de salários que aliás o clube não paga o salário de imagens dos jogadores a 8 meses, premiações desde 2019 não paga os atletas e como Domingos Sávio comentou , a omissão da imprensa é impressionante, mais tem explicação, essa imprensa ta sendo paga pelos mecenas e Guimarães para não divulgar nada, botar um pano quente e pronto . Esses empréstimos com juros baixíssimos como os mecenas dizem são o seguinte, em 2005 Ricardo Guimarães emprestou 40 milhões para o Atlético é hoje a dívida é de 120 milhões com Ricardo, então se isso for um bom negócio só se for para ele , e sem esquecer os 300 funcionários q foram mandados embora e não recebem nada , está conta também tem q ser paga , esses almentos para diretores com Domenico Bering q ganha esse salário estratosférico para ser diretor de comunicação vulgo assessoria de imprensa, q com certeza deve ser o assessor de imprensa mais bem pago do mundo fora o Relatório da Krow q identificou mais de 2 milhões em noras de serviços prestados pela empresa do Domenico Bering, oque é isso , brincadeira, q serviços são estes prestados , nem jogador ganha iisso um assessor de imprensa ganha , piada , então nosso futuro é simplesmente muito ruim , ou então a brincadeira dos Menin e Ricardo Guimarães vai custar um bilhão por ano e a que custo isso vai vir para o clube , ACORDA TORCIDA DO ATLÉTICO.
Com os tipos de jogadores que o novo presidente quer contratar, percebe-se que ele entende menos de futebol que o atual, e da mesma forma do atual, não está em sintonia com a Massa.
Enquanto isso...o que estará acontecendo no CT do Galo? Que tipo de treinamento pardal estará dando? Qual a surpresa ele nos reserva? Com certeza no gol não teremos surpresa. É Everson e mais 10.
Natal 2020 , final de ano. 39 pontos em aberto em disputa , terceira colocação do campeonato serie A, sentimento de puteza e esperança , ainda dá. Se tiverem vergonha na cara e justifiquem seus altissimos salarios , temos de acreditar. Ruim momento , pode melhorar................. Do outro lado, ch oro e ranger de dentes , estão na ante sala do inferno , não bastasse, pode piorar. ,
Boa tarde Eduardo e Massa!
Estão falando em Benitez do Vaxco como 10 do Galo,só espero que o 9 não seja o Ribamar porque com a capacidade de avaliação do doidão eu não duvido de nada.
Para sua avaliação, Reinaldo Alves:
Benítez jogou 26 partidas pelo Vasco e fez 2 gols.
Valor pedido pelo Independiente (Argentina) pelo "craque": R$20 milhões por 60% do passe, ou seja, R$ 33,35 milhões.
O futebol, realmente, transformou-se numa lavanderia...
Abraços!
É Teobaldo,eles vão torrar dinheiro com mais pé de rato,infelizmente.