Categories: blogueirosfutebol

Contas & gotas

Enquanto aguardamos a primeiras ações do novo C & tal, notadamente sobre saídas de jogadores improdutivos ao longo da vigência de seus contratos, presenciamos uma bateria de informações que ainda não estimulam o Atleticano. Isso posto, pois o que interessa ao Torcedor é a reformulação do elenco – saídas e entradas (invertida essa ordem pela necessidade) -, para tentar reanimar a Massa em 2026. E não tem faltado alimento para tanta resenha, daquelas que estimulam tanto otimistas quanto pessimistas sobre o futuro.

O atento Zé Roberto GaloDaMata, sempre me mantém informado (tenho três amiGalos antenados com a base) sobre os garotos que podem ter futuro no time principal. Preocupados ele e os demais sobre os “olheiros” de outros clubes até internacionais nessa garotada. Além dos nove que irão subir para treinar e mesmo jogar os primeiros compromissos do estadual, existem três nascidos em 2009 (16 anos) convocados para uma fase preparatória da seleção brasileira. Samuel Rodrigues (zagueiro que faz dupla com Vitão), Alexandro (lateral esquerdo com um ano a menos que o excelente Pascini) e o meia atacante Riquelme.

Todos eles podem integrar o elenco que vai disputar a Copa São Paulo – sub20 – e/ou até mesmo no caso do zagueiro e do meia pularem etapa e serem relacionados para o campeonato mineiro. A transição deve e merece ser feita com cuidado. Exemplos recentes tivemos como no caso Savinho, com o próprio Sampaoli, que poderia ter sido melhor lapidado e aproveitado. Acabou vendido pelo preço que apareceu e se destacou na Europa. Nesses nomes que venho mencionando aqui tem dois ou três sendo monitorados por clubes europeus, como a Juventus da Itália. Cuidado!

Paralelo a isso, já nessas primeiras medidas adotadas no profissional – ainda sem sinal de efetiva viagem da barca -, foram anunciados demissões na diretoria de futebol e comissão técnica. A embarcação, onde cabem de 10 a 15 jogadores, talvez ainda esteja sendo definida e procurando o menor prejuízo aos cofres Atleticanos. Entre eles, o ídolo eterno Victor, que fora das quatro linhas não repetiu a atuação do Santo. Aí começam, via imprensa do eixo, alguns a entrar na pilha de uma possível e eventual reação de jogadores e até de empresários. Ora, nossos profissionais, até merecem ser ouvidos sobre mas empresários que se danem. São sugadores do Galo e de outros clubes nacionais. Vão se phu…!

E nessa falta de notícia, surgiu uma envolvendo Scarpa e Hulk. Estariam condicionando sua permanência à saída do Sampaoli. Primeiro que é uma suposta informação, sem confirmação e portanto sob suspeita de interesse. Se for real, não que me posicione em defesa dos dois jogadores, mas que o treinador não soube aproveitar e explorar ambos é fato. Preferir Rony a Hulk, ainda que o ídolo não consiga repetir temporadas anteriores, é – no mínimo – teimosia. E optar por Igor Gomes no lugar do eficiente Scarpa (podem até dizer que vinha rendendo abaixo do esperado) é ultrajante. Ficaria com ambos e sem o argentino. Mesmo sabendo que o treinador vai permanecer. Fato é que essa informação carece de confirmação.

Por fim, só hoje pela manhã soube da vitória do Vasco sobre o favorito fluminenC. Aliando esse resultado ao da quarta-feira, quando o Corinthians – fora de casa – atropelou o BBBzero fico no conforto das minhas postagens na reta final do Brasileirão. Quando dizia que o Galo não seria rebaixado e tampouco chegaria ao sonhado oitavo lugar para torcer por uma final que assegurasse vaga na Libertadores. Nada lá na Copa do Brasil já está definido para a grande final, mas fiquei preservado em poder descansar e resenhar sobre o Galo e não sofrer com resultados de times que não me atraem qualquer motivação. Sigamos!

Blogueiro

View Comments

  • Boa tarde!

    DS está feliz com a notícia que saiu hoje de que 2 clubes europeus querem o Bernard, mas ele está mostrando planos de Sanpaoli e seguirá por aqui em 2026? A realidade bateu à porta, nao havera reformulação, saída de 10 a 15 jogadores, esqueçam. Vamos nos preparar para o sofrimento nos próximos anos, se pelo menos baixarem a dívida, ja será uma baita vitória!

  • Bom dia Ávila. Esse treim de jogadores derrubarem treinador é inaceitável. No Cruzeiro tentaram derrubar o técnico: um foi parar no Gremio, outro no banco e o terceiro no Galo.

  • Há tempos, alguém já disse que "um grande time começa por ter um grande goleiro". Com o passar dos tempos e mudanças no futebol, boas e ruins, passou-se a exigir um grande goleiro e um ótimo técnico, para começar. Por isso é que, neste momento, nada me agrada e deixa sem esperança, por ter ouvido dizer que o garnizé enganador vai continuar (contrato) dando seus pulinhos, esbravejando, com caminhadinhas de um lado pra outro e xingando a ponto de ser o campeão de cartões amarelos. Ah, e para além de nada construir, ainda é campeão de más substituições durante um jogo. Vai ser ruim assim lá não sei onde, porque, antigamente, a gente mandava ir pra China, mas, hoje, nem mais pra lá ele deve servir.

  • Bom dia AmiGalos!
    Olhando a situação do Scarpa me lembro do Ignacio Fernandes (Nacho). O Nacho quando deslocava pelo campo parecia que estava sofrendo, cansado, mas era somente o jeitão dele de correr. Ele se esforçava muito. Voltando ao Scarpa, fiquei reparando se não era algo parecido, mas depois de muitos jogos percebi que era preguiça mesmo, desmotivação ou até mesmo displicência. Qualidade técnica já mostrou que tem. Mas só isso não basta. Ao contrário do Hulk, o banco o desmotivou. O grande profissional quando pega banco se dedica mais, corre mais, entrega mais nos treinos e no jogos quando entra. É o caso do Hulk, mas não do Scarpa. Ninguém deve ter cadeira cativa no time e usar a imprensa (caso não seja especulação) para jogar a torcida contra o treinador não é uma atitude ética. Se alguém não gosta do chefe e não quer trabalhar com ele, que peça demissão. Essa última colocação vale também para o nosso super herói e qualquer outro jogador. Que 2026 tenhamos um time com vontade e dedicação em campo.

  • Bom dia xará e amigalos. O que preocupa é o Paulo Bracks como diretor de futebol. Muitas emoções por vir....

  • Bom dia a todos Atleticanos! Ainda antes das últimas seis partidas do Galo no ano, já tinha manifestado que o torcedor teria que ter fatos de alta qualidade para poder sair da condição de desmotivação e passar a acreditar na SAF e em um 2026 muito melhor que os decepcionantes 2024 e 2025. Até o momento me parece que nada de interessante aconteceu. A julgar pela permanência de Paulo Bracks e as constantes promessas e eternos adiamentos de aportes para diminuir a dívida, o torcedor Atleticano não tem em que se motivar. Ou mudam a postura e concretizem um fato qualitativo e de grande impacto no Galo ou as coisas continuarão no espírito sorumbático e ´cético quanto ao futuro do Atlético que a diretoria e um elenco hiper desqualificado empurraram o torcedor.

  • Bom dia, Atleticanos, penso que a manutenção do Sampaoli é fundamental pra próxima temporada. Trocar treinador, principalmente qdo o problema é o elenco meia bomba, é bobagem e, já devíamos ter aprendido que é solução rasa e contraproducente. Qto ao Scarpa, volta pro mar oferenda! Não rendeu abaixo do esperado, ele é descompromissado e indolente, parece estar fazendo um favor em jogar no Atlético. Não acredito que Hulk e scarpa tenham condicionado as respectivas permanências. O dia que um clube de futebol se sujeitar a isso, pode fechar as portas. Hulk deve permanecer, num bom time, certamente será mais produtivo, mesmo que como opção no banco. SAN

  • #2026 já começou

    Havidos pela barca, o que a torcida mais quer é ouvir as notícias de saídas. Sejam elas e jogadores, gente da adm ou mesmo come e dormes que ninguém sabem o que fazem no clube. E olha que tem muito por lá.
    Estas saídas serão tão comemoradas como as chegadas, principalmente se os nomes anunciados forem aqueles que citados aqui no dia a dia.
    Ontem fiz duas sugestões, para evitar as aberrações cometidas, que pelo horário da postagem creio não ter dado tempo do Guru colocar, então vai de novo:
    Sugestão 1 -Jogadores e tempo de contrato
    - base até 22 anos - 5 anos de contrato somente para jogadores fora do comum, principalmente para evitar perda de jogadores com clubes pagando multa;
    - de 23 a 26 anos - 4 anos de contrato só para jogadores com potencial de de negociação
    - de 27 a 28 anos - 3 anos de contrato no máximo
    - de 29 a 31 anos - 2 anos de contrato renováveis com mais 1 sujeito a metas
    - acima de 31 - 1 ano de contrato com mais 1 sujeito a metas
    Se tivéssemos aditado esta sugestão hoje não teríamos dificuldade de se desfazer de Jr. santos, Rony, Renier, Gabriel Menino.

    Sugestão 2 - Salários
    Folha não poderá passar de 15 milhões/mês
    Maior salário 1.2milhões podendo ter premiação mensal de até 20% se corresponder em campo.

    O que vcs acham meus amiga-los? mando Pro C&O esta sugestão?

    • JBHGALO,

      Compreendo suas sugestões como medidas que precisariam ser objeto de estudo para a SAF encontrar um padrão nos contratos futuramente a estabelecer…

      A maior dificuldade na Pós- Temporada, na montagem da BARCA, será justamente a questão contratual difícil de desembaraçar…

      Contratos longos dificilmente dão certo, basta ver o que aconteceu com os 5 anos de Vargas no CAM…

      Até Hulk, no contrato de 5 anos, já não terá mais unanimidade em torno da presença dele no último ano de contrato; se a maioria da Torcida ainda deseja a permanência de Hulk, haverá uma grande parte, menor, que entende que o ciclo do jogador terá chegado ao fim…

      A questão é polêmica, a solução difícil, mas concordo contigo que falta ao Atlético a definição de uma “Política Salarial e Contratual” que possa sanear as combalidas finanças do endividado CAM…

      Parabéns por levantar uma questão carente de solução no Atlético e que quiçá o novo CEO estude suas sugestões…

  • ObriGALO pela menção dileto Amigo temporão, saudações Atleticanas. Então... Sobre a transição da garotada da Base, temos material de qualidade como a muito não tínhamos nas categorias menores - do Sub 9 ao Sub 17. Sub 20 não me encanta,incluindo o treinador; mesmo após ter acontecido dispensas e chegadas. Salvam ali uns 5 gatos pingados e a maioria com idade avançada p a categoria. Necessário se faz ter um gerente de futebol competente nesse Clube, para quê a transição destes garotos seja bem feita e sem queimar etapas,pois caso contrário, a máxima de quê a " base não vale nada e tem de ser fechada" vai continuar sendo exigida,e desta vez com razão. Para se ter uma ideia, no time q foi à Copa do Brasil Sub 20 tinha vários garotos CAMpeões do Sub 17 q ficaram no banco de reservas e pouco ou nada foram utilizados.Pascini, Veneno, Mosquito, Índio, nem o Louback artilheiro do time foi titular,e o resultado não precisa de entrar no mérito - torço p q NÃO aconteça o mesmo na Copa São Paulo de jr.,ou capitularemos p time de empresa como aconteceu na deste ano -. Ontem o GALINHO Sub 17 - reforçado com garotos Sub 15/16 - com um a menos bateu de frente com a melhor base do País na Super Copa Capital disputada lá em BSB. Foi 3x3 no tempo normal - tomamos um gol logo aos 4 min. ,viramos p 2 x1 aos 15', tomamos o empate ,tivemos um jogador expulso aos 75', fizemos o 3º- com o João Teixeira artilheiro máximo da competição com 11 gols - e no final dos acréscimos o palmeiras empatou. Amassamos o palmeiras e como o futebol não é uma ciência exata ,nem sempre o melhor leva e infelizmente saímos nos pênaltis. Temo pela saída do Henrique Teixeira,assim como dos citados na vossa letra; além da perda irreparável será o fim de um trabalho q vem dando resultado positivo desde q ele chegou ao GALO. Que tenham juízo e colham resultados a médio prazo.
    Em tempo: Na arquibancada e nos arredores do Estádio tinha faixas de protesto - com erros de português e tudo mais - de Atleticanos locais pedindo a saída do Paulo bracks. Esses caras ao q parece não irão ter sossego... a Massa está de volta!
    "Quermes jogador"
    Forte abraço

  • Bom dia...é meio contraditório esta questão de aproveitar os meninos da base para o campeonato mineiro. Ano passado isso foi feito e deu no que deu. O time titular teve que sofrer para recuperar os 3 empates seguidos na meninada. E não vale dizer que a safra era ruim. Ora, da mesma forma que hj, não sabemos nada sobre a tal "safra que promete" a não ser que se destacam em partidas contra garotos da mesma idade. Uma vez disse aqui: queria ver o franzino veneno jogar contra um Kanemam, contra um Tiago Silva, Mercado. Prevejo que vai acontecer a mesma coisa quando os meninos forem jogar contra os beques caneludos dos times do interior de MG. Enfim, cada um com sua opinião, que deve ser respeitada. PS: abraços ao "Argilas". rsss

Recent Posts

Contradições e contraditórios

Vivemos num momento que nos apresenta essas situações frequentemente. Até mesmo no âmbito pessoal, seja…

2 dias ago

A polêmica da Arena

Ontem e também por postagens anteriores, em meio às críticas que venho reservando aos dois…

3 dias ago

Seja tudo o que o Galo quiser

Diferente da expressão usada por tementes e/ou adoradores a Deus, o Atleticano está dando um…

4 dias ago

5 a 0, e daí?

A goleada sobre os reservas do Vasco ontem não apagam a péssima campanha da temporada.…

5 dias ago

A melancolia de outra despedida

Já vivenciamos dezenas, acredito que centenas, de despedidas. Quase todas impregnadas de saudade antecipada. Seja…

6 dias ago

O futebol cedeu espaço para a futbet

Ao longo das últimas décadas, no caso brasileiro por mais de meio século, o futebol…

7 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!